Mais qualidade

Festival de Curitiba procura novos espaços para 2011

A organização do Festival de Curitiba já está de olho em novos espaços para a edição 2011. São locais que podem oferecer mais qualidade ao público e que se adaptam às necessidades das peças e outros espetáculos que integram o evento.

As pessoas diretamente envolvidas no Festival de Curitiba fizeram um levantamento dos espaços cênicos na cidade, considerado inédito. Foram identificados 200 locais em Curitiba que podem receber espetáculos.

Destes, 25 possuem condições ideais imediatas e outros 40 têm possibilidade de uso caso passem por adequações. O número de duzentos locais surpreendeu Ana Hupfer, coordenadora geral do Festival de Curitiba.

“Queríamos de alguma forma liderar esta pesquisa para a formulação de um banco de dados. Ninguém tem aqui e achamos que o festival tinha que ter. A gente não imaginou que teria tantos espaços cênicos assim em Curitiba”, comenta.

De acordo com ela, a oferta crescente na cidade também acompanhou o histórico do Festival de Curitiba e pode ser considerada um reflexo desta consolidação do evento.

Os trabalhos para o levantamento dos espaços cênicos começaram há um ano. Agora, equipes do Festival de Curitiba estão realizando vistorias técnicas e avaliações de estrutura de cada um deles.

Esta etapa deve terminar no máximo na semana que vem. A partir daí poderá se chegar ao número de espaços cênicos que serão integrados à edição 2011. “Encontramos espaços que nós não sabíamos que existiam”, afirma Hupfer.

Ela destaca como surpresas o teatro da Associação Mística da Ordem Rosa Cruz (Amorc), no bairro Bacacheri, com capacidade para 500 pessoas; e o auditório do Centro Feminino de Cultura, no centro da cidade, que pode abrigar 200 pessoas.

“O teatro da Amorc é lindo e deve estar no festival em 2011”, revela. Outro espaço que chamou atenção foi o Centro Cultural Boqueirão, que pode receber 100 pessoas.

O local já fez parte do Fringe (a mostra paralela do festival) e está sofrendo melhorias. “O teatro no Boqueirão está passando por reformas e tem um trabalho comunitário muito bom. Leva realmente o teatro à comunidade e fideliza o público no bairro”, comenta a coordenadora.

O perfil do Centro Cultural Boqueirão, por exemplo, vai de encontro com um dos objetivos do Festival de Curitiba, de levar espetáculos para todos os bairros da cidade.

Serviço

O Festival de Curitiba, anteriormente denominado de Festival de Teatro de Curitiba, chega a 20ª edição em 2011. Será realizado de 29 de março a 10 de abril. Para as companhias de teatro e artistas, ainda está aberto o edital de inscrições para o Fringe, a mostra paralela do festival. O prazo vai até 15 de dezembro.