Arte visual paranaense ganha guia de divulgação

A arte visual paranaense agora tem um guia de divulgação, que vai proporcionar o contato direto dos artistas com os interessados na aquisição de obras ou com o público que quer acompanhar suas carreiras.

A publicação ainda servirá como subsídio para galerias de arte, lojas de decoração, escritórios de arquitetura, museus e outros espaços culturais. O Guia Artes Visuais 2011/2012 será lançado hoje, às 19 horas, no Espaço de Arte Jayabujamra, no Mabu Royal & Premium Hotel (Praça Santos Andrade, 830), em Curitiba.

O guia tem curadoria do artista plástico Edilson Viriato e a organização da artista plástica Sandra Hiromoto. A publicação tem como objetivo atingir o maior número de pessoas possível, ajudando a divulgar o trabalho de artistas paranaenses.

Não existia um guia assim no Estado. Muitos artistas já tiveram a experiência de serem convidados a participar de outros guias similares na Europa e em outros países da América do Sul.

“Queremos deixar mais fácil o acesso ao artista. Aproximar mesmo o espectador com ele”, comenta Sandra. De acordo com ela, muitos artistas fazem suas obras em casa e não montam exposições com tanta frequência.

Ou as mostras e vernissages não atraem tanto público. Diante disto, o guia se torna uma ferramenta importante para que seja estabelecido este contato do artista com o exterior e vice-versa.

“O guia veio para organizar e democratizar mesmo. Os artistas precisam se profissionalizar cada vez mais. Abre uma nova expectativa e os artistas receberam a proposta com este olhar”, afirma.

O Guia Artes Visuais 2011/2012 traz 43 artistas paranaenses que se dedicam às pinturas, fotografias e esculturas. Entre os selecionados estão artistas consagrados e emergentes que trazem trabalhos interessantes.

A publicação traz informações de cada artista, com curriculum e contatos, além de quatro imagens de obras já realizadas. “Gostaria muito que os artistas fossem procurados como resultado do guia”, conta Sandra. Foram quatro meses entre os convites para os artistas e a organização propriamente dita do guia.

Já surgiu o interesse de outros artistas e, dependendo do resultado do guia que será lançado hoje, outras publicações podem contemplar quem ficou de fora. O Guia Artes Visuais 2011/2012 será vendido no lançamento a R$ 20. A tiragem é de mil exemplares, sendo que parte deles será distribuído para um público específico.

Voltar ao topo