O dia “D” das eleições 2010 em imagens

Em Curitiba, diante da importância do ato de votar, quatro fotógrafos independentes promoveram uma cobertura fotográfica do dia “D” das Eleições 2010.

O objetivo, além de registrar essa importante data, foi captar imagens inusitadas, para destacar a relevância do ato e contexto democrático na capital paranaense. Os profissionais percorreram vários bairros da cidade em busca de imagens que se diferenciam da cobertura de imprensa tradicional.

De acordo com o grupo, formado por dois repórteres fotográficos, um fotógrafo italiano radicado no Brasil e um jornalista, todos independentes, a ideia surgiu de uma pauta simples: fotografar os desvios no uso da propaganda eleitoral. A pauta evoluiu e apareceu uma proposta mais conceitual e abrangente.

“Depois de algumas reuniões e propostas, formatamos um mini-projeto e decidimos por fotografar o dia 3 de outubro. Pensar e fotografar jornalisticamente, mas com um toque mais artístico e documental.”, disse o fotógrafo e jornalista Marcos Xreda.

O dia da votação foi escolhido porque é o ponto áureo da eleição. “A ideia era captar de forma ampla, dentro do que uma imagem fotográfica permite, a diversidade do dia da eleição, as relações sociais, pessoais, emocionais e formais de um dia importante no contexto democrático de nosso País”, disse o repórter fotográfico André Rodrigues.

O fotojornalista Marco Lima destacou que esse tipo de trabalho, por não estar preso à pauta, como na cobertura tradicional, permite certa liberdade criativa. “Há uma liberdade no olhar. O cunho mais autoral do trabalho pode mostrar outras facetas da eleição que não costumamos ver por aí. É a vantagem de ser freelancer”, disse.

O trabalho foi elaborado com recursos dos próprios fotógrafos, recebeu o nome provisório de Uma eleição, quatro olhares e foi totalmente autônomo. Os fotógrafos pretendem montar uma exposição com os registros do dia da eleição para promover a cultura fotográfica e a conscientização desse importante ato, que é votar.

Mais informações: www.tudodefotografia.com.br.