Livro traz as melhores twittadas de humor

A cada semana, um tema diferente e diversas frases de humor com apenas 140 caracteres. Os autores, ídolos de 32 mil seguidores, muitas vezes nem são profissionais da piada.

São mecânicos ou administradores que têm talento para o humor e foram descobertos por Sílvio Lach e Ulisses Mattos. Os dois são os proprietários da chave do @Na—Kombi, um perfil coletivo do twitter que faz milhares de in-ternautas rirem diariamente desde abril de 2009.

As melhores twittadas também podem ser lidas no livro lançado semana passada através do selo LeYa Cult, em parceria com a editora Barba Negra. “Quando tiveram a ideia de fazer um pocket book de humor, queriam alguém de internet. Na rede só se fala de twitter, então pediram para nós. Já tínhamos 1500 frases selecionadas, retiramos alguns temas e deixamos 500”, conta Ulisses.

Novas frases de temas diferentes já estão guardadas para um possível lançamento de outros livros – possivelmente uma série. Sobre o twitter, apesar do alcance mundial, existem apenas dez livros publicados, sendo dois de humor.

“Nem os autores lembravam mais das próprias frases e os leitores também iam esquecendo, mesmo quando adoravam alguma. Os novos leitores ficavam sem acesso às antigas. Por tudo isso, o grande barato do livro é eternizar as frases e oferecer acesso ainda maior ao conteúdo do que só a internet”, conta Sílvio, que garante que o livro é como um “minuto de sabedoria” do humor.

O fanatismo dos seguidores é tanto que, ao invés de dar o nome para os autores autografarem no dia do lançamento, eles forneciam o título do perfil no twitter. “O número de seguidores aumentou quando chamamos pessoas que já eram influentes no twitter e outras que são conhecidas do público e utilizam o microblog com veia humorística”, afirma Sílvio.

Entre os mais seguidos da rede, pegam carona vip na Kombi os perfis de @microcontoscos, @mussumalive, @deeercy e @aperteoalt. Dos 70 perfis que já embarcaram no coletivo, 35 foram descobertos pelos donos da chave.

“Diversas pessoas estão se descobrindo como humoristas no twitter por encontrar um espaço gratuito, democrático, e que possibilita disseminar idéias”, lembra Sílvio.

Silvio escreve colunas e crônicas para jornais do Rio de Janeiro e Ulisses, atualmente, produz roteiros de séries do canal Multishow. Os dois iniciaram juntos o projeto de uma revista, de onde surgiu a ideia de chegar ao twitter e utilizar a rede social de uma forma diferente.

“Enquanto uns descreviam o dia a dia e interagiam com os conhecidos, Sílvio já começou com o perfil dele definido como um microblog de humor”, ressalta Ulisses.

Para manter a originalidade das twittadas mais distribuídas da rede, eles contam com vários fatores positivos. “Temos convidados especiais que trazem muitas coisas novas para a Kombi. O fato de ter um tema também ajuda muito a escrever”, afirma Ulisses. Sílvio concorda.

“Quando um colega faz uma frase legal, a gente quer fazer uma melhor ainda. A frase de um inspira outras”, revela. O conteúdo da Kombi não é pré-estabelecido nem estudado com antecedência: é tudo feito no improviso.