Primeira mão

Festival Varilux de Cinema Francês chega ao Brasil

Os lançamentos do cinema francês poderão ser conferidos pelo público brasileiro em primeira mão durante o maior festival do gênero. No próximo final de semana tem início o Festival Varilux de Cinema Francês em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Salvador.

O evento é a união de dois festivais. “Há sete anos temos um festival que apresenta reprises, e ano passado tivemos o Panorama do Cinema Francês, mas nenhum deles é tão importante quanto esse Festival”, garante Christian Boudier, produtor no evento no Brasil.

O evento é realizado pela Unifrance com apoio da Embaixada da França no Brasil e da Delegação das Alianças Francesas, e produzido no Brasil pela Bonfilm. Quem é apaixonado por cinema terá à sua disposição dez filmes atuais que debatem questões do cotidiano.

“O cinema francês tem divertimento, mas não fica desligado do mundo. Por esse motivo é muito próximo do cinema brasileiro, que também trata da realidade”, ressalta o produtor.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, os espectadores poderão conhecer atores e cineastas franceses. “Será válido para os artistas já que eles querem saber a reação do público com o trabalho deles, mas também será válido para a população, que poderá conhecer grandes nomes do cinema francês. Os visitantes ainda discutirão condições de aplicação do novo acordo de co-produção franco-brasileiro, que será assinado durante o festival de Cannes”, explica Christian, que pretende trazer esse contato dos artistas com o público para todo o Brasil no próximo festival através de uma transmissão em tempo real.

“Os cinéfilos aguardam O profeta, que já ganhou muitos prêmios. Já as crianças deverão gostar do O pequeno Nicolau, um clássico francês, que traz uma abordagem universal sobre as pequenas coisas da infância. O documentário Oceano é uma das maiores produções em termos tecnológicos sobre os mares, como um grito de alerta. Além de todos eles, ainda tem outros como o filme Coco Chanel & Igor Stravinski, que apresenta a história de dois gigantes da cultura franco-russa”, revela o produtor. Em Curitiba os filmes serão exibidos no Unibanco Arteplex, que fica no Shopping Crystal Plaza.

Conheça mais sobre os filmes:

Coco Chanel & Igor Stravinsky

De Jan Kounen, com Anna Mouglalis e Mads Mikkelsen. Drama, lançado em 2009, com duração de 1h58. Se passa em Paris, em 1913. A estilista Coco Chanel apaixonou-se quando Igor Stravinski apresentou a sinfonia Sacro da Primavera no Teatro des Champs Élysées, enquanto o público o vaiou.

Sete anos depois Stravinsky, recém-chegado a Paris como exilado da nova União Soviética, se muda para a casa de campo da estilista com esposa e filhos, a convite dela mesma.

Ele casado e ela viúva iniciam uma relação intensa. O filme de poucos diálogos foi apresentado no Festival de Cannes, na Mostra de Cinema de São Paulo e no Festival de Cinema do Rio de Janeiro no ano passado.

O profeta

De Jacques Audiard com Tahar Rahim, Adel Bencherif e Niels Arestrup. Drama Policial, lançado em 2008, com duração de 2h35.  Condenado a seis anos de prisão, o analfabeto Malik El Djebena é o personagem central da história e recebe do líder da facção dos córsicos uma série de “missões” a serem cumpridas.

Ao longo da história é debatida a escola do crime de maneira realista. O filme ganhou nove troféus do César Awards, o prêmio máximo do cinema francês, e teve uma indicação ao Oscar de Melho,r Filme Estangeiro. O diretor Jacques Audiard ainda conquistou o Grande Prêmio do júri em Cannes com a produção.

O pequeno Nicolau

De Laurent Tirard com Valérie Lemercier e Maxime Godart. Comédia, lançada em 2008, com duração de 1h30. Filme narrado em primeira pessoa, inspirado em uma série de livros lançada no Brasil em 1998.

O personagem principal é Nicolas, um garoto criado por René Goscinny, também criador do épico Asterix. A produção recebeu indicação ao César Awards de melhor roteiro adaptado. 

Oceanos

De Jacques Perrin e Jacques Cluzaud. Documentário, lançado em 2009, com duração de 1h44. A mega produção é resultado de quatro anos de filmagens em mais de cinquenta lugares, e faz o espectador compreender a necessidade de criação de novas políticas para conservação da biodiversidade no oceano. Também será apresentado ao ar livre no Forte de Copacabana no Rio de Janeiro, com entrada livre, no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). 

Faça-me feliz!

De Emmanuel Mouret com Frédérique Bel e Judith Godrèche. Comédia, lançada em 2008, com duração de 1h30. Para salvar seu casamento, mulher propõe que seu marido tenha um caso com outra. A conclusão da história bem humorada é de que o amor vence todos os problemas.

Hadewijch

De Bruno Dumont com Julie Sokolowski, Karl Sarafidis e Yassine Salim. Drama, lançado em 2009, com duração de 1h45. O filme exibido no 57.º Festival de San Sebastian apresenta questões religiosas sem julgamentos de valor. Hadewijch é uma noviça muito convicta, mas é expulsa do convento pela madre superior e passa a se chamar Celine, tendo que lidar com novos conceitos. 

Um outro caminho

De Philippe Godeau com François Cluzet, Mélanie Thierry e Michel Vuillermoz. Drama, lançado em 2009, com duração de 1h47. presenta o novo caminho que Hervé, dono de um agência de notícias, escolheu na sua vida ao decidir se livrar da dependência do álcool. 

O refúgio

De François Ozon com Isabelle Carré e Louis-Ronan Choisy. Drama, lançado em 2009, com duração de 1h30.  Um casal vítima do vício das drogas está no centro da história. Após a morte de Louis, Mousse descobre que está grávida e vai para um local que considera como refúgio, onde será encontrada alguns meses depois pelo irmão. 

8 vezes de pé

De Xabi Molia com Julie Gayet, Denis Podalydès e Constance Dolle. Comédia dramática, lançada em 2009, com duração de 1h43. Elsa e seu vizinho Mathieu fazem várias entrevistas de emprego para abandonar os bicos que fazem para pagar as contas. Elsa precisa de um emprego fixo para recuperar a guarda do filho.

O dia da saia

De Jean-Paul Lilienfeld com Isabelle Adjani, Denis Podalydès e Yann Collette. Comédia dramática, lançada em 2008, com duração de 1h28.  O filme marca o retorno da atriz Isabelle Adjani na pele da professora Sonia Bergerac, que sem querer transforma seus alunos de francês em reféns.

Serviço

Festival Varilux de Cinema Francês. De 4 a 10 de junho, em Curitiba. Abertura nesta quarta-feira com o filme Oceanos, que será exibido às 21h, no Arteplex Crystal, no Shopping Crystal Plaza.

Voltar ao topo