Vai começar o Festival de Curitiba

Os ingressos para o 19º Festival de Curitiba já estão a venda, faltando pouco mais de um mês para o início da maior programação teatral do ano na cidade. São mais de 400 espetáculos para a escolha do público.

Na Mostra Principal, além da adaptação de clássicos, são sete estreias nacionais e uma montagem internacional. O festival acontece de 16 a 28 de março. Até o fim desta semana, a organização do festival acredita que alguns espetáculos já estarão lotados.

“Quem costuma comprar antes os ingressos é o público cativo do festival, que procura os melhores lugares, vai ao teatro todas as noites do evento e segue uma maratona. Eles não procuram textos consagrados ou artistas da televisão, mas sim bons espetáculos”, define o diretor do festival, Leandro Knopsholz.

Quem procura o que assistir pode contar com o auxílio da equipe de apoio que, segundo Knopsholz, estará dando apoio aos clientes na fila para compra dos ingressos. “São pessoas que estudaram a programação e podem auxiliar na escolha”, diz o diretor do festival.

Confira as principais atrações da Mostra da edição 2010 Festival de Curitiba:

Dança

A São Paulo Companhia de Dança, um dos mais renomados grupos de dança do Brasil, traz aos palcos curitibanos duas coreografias: Theme and variations, clássico do russo George Balanchine, e Os duplos, exclusiva criação de Maurício de Oliveira para a companhia.

Circo

Seguindo a linha do chamado novo circo, o Grupo Tholl apresenta Exotique, um espetáculo vibrante, em que a alegria do picadeiro ganha força num sofisticado show.

Musicais

O concerto teatral Versão brasileira é uma retrospectiva da carreira da dupla Charles Moeller e Cláudio Botelho, famosa pela qualidade dos espetáculos que montaram, como versões em português de Les miserables e A noviça rebelde.

Comédias e comédias dramáticas

No rol das comédias dramáticas, Música para Ninar dinossauros é o check-up de uma geração aparentemente libertária, tema recorrente na obra de Mário Bortolotto, que volta do dramaturgo depois de ter se recuperado dos tiros que levou num assalto.

Em O papa e a bruxa, o texto ácido do dramaturgo italiano Dario Fo mistura temas tabu na igreja católica, encarando assuntos polêmicos com humor, como as drogas, o celibato e o aborto.

Pela primeira vez sem a direção de Gerald Thomas, a Cia Ópera Seca apresenta a Farsa burlesca travesties, texto de Tom Stoppard. A comédia foi escrita em 1970 e se passa durante a Revolução Russa, revelando o papel do artista naquela situação limítrofe.

Crítica mordaz à indústria cinematográfica que visa unicamente o lucro está presente em Produto, com texto de Mark Ravenhill, um dos expoentes da ecstasy generation do teatro contemporâneo inglês.

A peça canadense Dulcinea’s lament, inspirada na personagem Dulcinea del Toboso, a eterna musa de Don Quixote, é uma viagem multimídia através das emoções humanas. O espetáculo já correu o mundo e impressiona pela cenografia criativa e o grupo de atores/dançarinos.

Dramas

A loba de ray-ban é a versão feminina da peça O lobo de ray-ban. A história de um triângulo amoroso que vive situações convencionais e de bissexualidade, com Christiane Torloni.

As meninas é uma adaptação da obra de Lygia Fagundes Telles. Na São Paulo no final dos anos 1960, auge da ditadura militar, três jovens universitárias convivem num pensionato de freiras. O texto para teatro é de Maria Adelayde Amaral.

Outra adaptação da literatura brasileira é o drama M,emória da cana. Baseada na obra de Nelson Rodrigues, Álbum de família ganha ares dos engenhos e canaviais do Nordeste brasileiro. A apresentação será no estádio da Arena da Baixada.

A volta da diretora Bia Lessa se dá com Formas breves. A peça foi criada a partir de fragmentos de grandes nomes da literatura, tendo como ponto de partida a obra homônima do escritor argentino Ricardo Piglia. O elenco é composto por indivíduos de diferentes origens e não por atores profissionais.

Clássico

Macbeth é uma das mais curtas e contundentes tragédias de Shakespeare. Nobres, militares e feiticeiras movidos pela ambição. Nos papéis principais, os atores Renata Sorrah e Daniel Dantas.

Monólogos

No Monólogo Ghetto, o personagem vive as horas que antecedem o aniquilamento no gueto de Varsóvia. Em Simplesmente eu, Clarice Lispector, a atriz Beth Goularth dá vida aos sentimentos e reflexões da escritora.

Serviço

Os preços da Mostra Principal, Risorama, Mish Mash, Derepente e Guritiba custarão R$ 45,00 (inteira). O preço para o Fringe varia de entrada franca a R$ 45,00. Os bilhetes podem ser adquiridos na Bilheteria Central, no ParkShopping Barigui; pelo telefone 4003-1212 ou no site do Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br). A programação completa do festival está disponível em www.festivaldecuritiba.com.br.318 pgs R$ 59,90.