A história do colorido frevo no Teatro da Caixa

A dança popular nordestina deve se fazer presente, neste final de semana, no Teatro da Caixa, em Curitiba. De sexta-feira a domingo, estará em cartaz no local o espetáculo “Preto no Branco”, da Cia de Dança Artefolia, de Pernambuco.

Através dele, a população vai poder conhecer toda a história do frevo, desde seu surgimento até as características que o tornam, ao mesmo tempo, tradicional e contemporâneo.

“No espetáculo, mostramos toda a trajetória da movimentação do frevo. Da criação à adaptação dos movimentos”, diz a diretora artística do espetáculo, Marília Rameh. “O frevo tem sua origem na capoeira. Ele foi criado por negros que viviam em Pernambuco, numa tentativa de camuflar a luta”.

O frevo é dançado o ano inteiro em Pernambuco, mas principalmente no Carnaval. Atualmente, os dançarinos utilizam uma sombrinha pequena e colorida para executar os movimentos.

Porém, no passado, também eram utilizados guarda-chuvas e pedaços de pau. “Quando o frevo toca, não tem quem não se contagie com suas batidas”, afirma Marília.

O nome do espetáculo, “Preto no Branco”, foi dado porque a companhia queria deixar clara e passar a limpo toda a história do frevo e também como forma de deixá-lo cru.

“O frevo é sempre muito colorido e cheio de adornos. Porém, no espetáculo, os figurinos são todos pretos e os cenários brancos. É uma forma de deixar o frevo cru e fazer com que o público o compreenda melhor”.

Além do espetáculo, serão oferecidas oficinas de frevo gratuitas e, anteriormente a cada apresentação, haverá uma palestra ministrada pela coordenadora do projeto “Inventário e Registro do Frevo Como Patrimônio Cultural material” (Iphan 2006/2007), Carmem Lelis.

Podem participar da oficina pessoas a partir de 15 anos, sem qualquer noção de frevo e não ligadas à dança. Serão ensinados desde os passos mais simples do frevo até os mais complexos.

Serviço

Espetáculo “Preto no Branco”. Onde: Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280, centro). Quando: de 22 a 24 de janeiro. Horários: sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Ingressos: R$ 10 e R$ 5. Classificação etária: livre para todos os públicos. Oficina de frevo: de 21 a 23 de janeiro, das 14h às 17h, sendo oferecidas 40 vagas, por ordem de inscrição. As inscrições podem ser feitas pelo endereço jrproducoesltda@gmail.com.