Novo espetáculo do Terça Insana no Teatro Positivo

Curitiba vai receber em primeira mão neste fim de semana o novo espetáculo de humor do Festival Terça Insana 2009, ainda inédito nos palcos do Brasil, fora de São Paulo, onde a equipe de atores se apresenta todas as terças-feiras.

Entrando agora em seu 9.º ano de espetáculo, o Terça Insana se prepara para a temporada de 2010, com mais personagens. “Todos os quadros que vamos apresentar são novos, cenas que o curitibano ainda não viu. Em São Paulo, temos um show novo por mês, então temos um milhão de coisas diferentes”, conta a criadora do Terça Insana, Grace Gianoukas, que tem o objetivo de transformar o ator em autor do seu próprio texto dentro do espetáculo.

Além da equipe atual (formada por Grace, Roberto Camargo, Agnes Zuliani e Guilherme Uzeda), serão apresentadas cenas com os novos atores do projeto que vão integrar o elenco do Terça Insana em 2010, com Mila Ribeiro, Nilton Bicudo, Renato Caldas e Artur Kohl.

“Em 2010 vamos ter um grande elenco de atores fixos que vão se revezar nas apresentações para terem liberdade de fazerem outras coisas”, explica Grace.

Para a produção do espetáculo, a cada mês, os integrantes da Terça definem um tema. “Cada um tem um processo de criação dos personagens. Pra mim, é algo que está me incomodando, algo que preciso falar sobre aquilo para denunciar”, relata Grace.

Um dos exemplos, segundo ela, é a Fada, uma das personagens interpretada por ela. “A Fada é engraçada, desiludida, não acredita em duendes. Depois de muita brincadeira, tenho a oportunidade de falar sobre os caminhos da ciência, sobre os “remédios da moda’ e como todos nós entramos nessas ondas”, critica.

Projeto

Além das apresentações semanais, o Terça Insana tem o objetivo de amparar a produção artística de humor contemporâneo. O início do projeto surgiu de improviso, quando Grace, que é gaúcha, foi morar em São Paulo.

“Eu já era atriz, mas trabalhava como garçonete. De repente, eu largava a bandeja e fazia uma ceninha. As pessoas começaram a gostar. Tinha que ser algo visualmente impactante, objetivo e que chamasse a atenção para alguma coisa inusitada. Acho que isso é muito brasileiro”, define.

Nos anos 1990, Grace resolveu juntar um grupo de atores para fazer um tipo de humor diferente da maioria do que vinha sendo produzido no Brasil. “A ideia era buscar um estilo de humor que não fosse preconceituoso ou aquele humor adolescente que tomou conta da internet”, afirma Grace.

Serviço

Festival Terça Insana 2009. Amanha e sábado, às 21h, no Grande Auditório do Teatro Positivo (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300). Ingressos: platéia inferior – R$ 64,00 (inteira) e platéia superior – R$ 54,00 (inteira). Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, das 9h às 21h, ou pelo Disk Ingressos (quiosques instalados nos shoppings Curitiba, Mueller e Total, (41) 3315-0808 ou www.diskingressos.com.br). Conheça alguns dos personagens do Festival Terça Insana 2009: Aline Dorel (Grace Gianoukas) Estrela internacional, filmou com os maiores diretores de cinema. Viciada em Lexotan, está sempre envolvida em aventuras surrealistas. A personagem é considerada um dos clássicos da Terça Insana.  PQP (Grace Gianoukas). Velhinha culta faz uma análise do universo feminino, comparando os direitos da mulher no passado e no presente. Magro Miranda (Roberto Camargo). Jovem gaúcho que deixa a casa dos pais para tentar a sorte em São Paulo. Consegue um emprego como fiscal de supermercado, mas sua visão peculiar da lei o impede de delatar os infratores. Ficar Velha É (Agnes Zuliani). A realidade vivida pela mulher de 40, suas crises diante da modernidade e decadência física. Tia (Guilherme Uzeda). Senhora irreverente e espontânea que circula p,elos bastidores da Terça Insana e invade o palco. O Avesso do Armário (Mila Ribeiro). O conflito de gerações ganha contornos inusitados quando uma mãe em prol da diversidade solidária é pega de surpresa com uma declaração nada convencional de seu filho. Homem-Limão (Nilton Bicudo) Funcionário público que desfruta de sua condição de pessoa azeda e pretende comprovar o caminho do sucesso através da arte de dizer “não”. Seu Chico (Renato Caldas e Arthur Khol). Encontro de duas gerações no final de expediente de uma empresa, Toninho e seu Chico.