Coral de Santa Felicidade completará 64 anos

Um dos mais tradicionais grupos vocais de Curitiba, o Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade, está de aniversário. No próximo dia 19, quando é comemorado o dia de São José, padroeira da Igreja de Santa Felicidade, o conjunto estará completando 64 anos de criação.

“O Coral nasceu em março de 1945, quando moças e rapazes da comunidade italiana começaram a se reunir junto à igreja de Santa Felicidade para cantar. No início, eram dois grupos, um de moças e outros de rapazes. Depois, eles foram se juntando, formando um grupo de vozes mistas e dando origem ao coral que existe hoje”, comenta o orador do coral, Alberto Postai, que é integrante do mesmo há 36 anos.

No ano de 1987, em função do centenário da imigração italiana, o coral ganhou oficialmente personalidade jurídica, tornando-se uma associação civil, de cunho cultural, sem fins lucrativos, com estatutos aprovados e registrados. Em julho de 1988, foi declarado entidade de utilidade pública estadual.

Em 1993, passou a ser considerado entidade de utilidade pública municipal. Já em fevereiro de 2001, inaugurou uma sede própria, até hoje localizada na rua Calisto Cumin, em Santa Felicidade.

“O coral foi crescendo e obtendo destaque ao longo dos anos. Ele teve vários maestros, ganhou uniforme próprio, se apresentou em diversos lugares do país e teve sua qualidade vocal bastante aprimorada”, dizem o presidente e a tesoureira do coral, respectivamente Manuel Nunes da Silva Neto e Neide Sabariego. “Temos três CDs gravados, cada um com doze canções.”

Em seu repertório, o coral -que se mantém através de iniciativas e atividades próprias – tem cerca de cem músicas italianas, entre peças folclóricas e religiosas. Atualmente, é composto por quarenta integrantes, com idade média entre 50 e 60 anos.

“Estamos sempre abertos para receber novos participantes. Estes passam por testes vocais, participam dos ensaios e depois recebem materiais para integrar o coral. Com nossas músicas, contribuímos com a divulgação das canções e da cultura italiana”, contam Manuel e Alberto.

O coral é bastante diversificado. Integra pessoas de diferentes atividades profissionais, como advogados, médicos, bancários, donas de casa, aposentados, empresários, lojistas, entre outras áreas.

Voltar ao topo