Livro explora a vida de Alfred Hitchcock

Hitchcock raramente tinha algo a dizer sobre seus atores, hostil, ele frequentemente se ressentia abertamente do sucesso das grandes estrelas, dos salários e dos privilégios. Atores são gado – disse uma vez o diretor, e para piorar – eu nunca disse que atores são gado, eu disse que eles deviam ser tratados como gado.

Neste mais recente lançamento da editora Larousse do Brasil, Fascinado Pela Beleza, Donald Spoto – autor de best-sellers como The art of Alfred Hitchcock e biografias de Audrey Hepburn, Ingrid Bergman e Marlene Dietrich – examina a vida, a carreira e os filmes do cineasta por meio das relações complexas e frequentemente chocantes com suas lendárias atrizes, entre elas Grace Kelly, Kim Novak e Tippi Hedren.

Fascinado Pela Beleza é o terceiro livro sobre a vida do mestre do suspense, os dois primeiros The art of Alfred Hitchcock e The dark side of genius: the life of Alfred Hitchcock não foram lançados no Brasil, e para a produção deles, Spoto esteve, a partir de 1975, por várias vezes e para longas entrevistas, frente a frente com o diretor.

Segundo Spoto, a biografia de Hitchcock apresenta uma narrativa prudente sobre o que pode acontecer de errado na vida de qualquer um. É a história de um homem infeliz, que se odiava, solitário e sem amigos. Suas satisfações estavam em conseguir poder, tecer fantasias e ficar rico. O autor ainda diz que Fascinado Pela Beleza não é uma biografia revisionista, mas, de certo modo, é a história de uma vida com um tema triste – o egoísmo destruidor.

Fascinado Pela Beleza examina a ascensão de Hitchcock até atingir o poder e a fama internacional, seu gênio extraordinário, seu casamento não-convencional e suas obsessões. O livro revela a história dramática e fascinante dos filmes e estrelas do diretor, como ele lidava com os negócios e o poder corporativo, sua representação incomum de sexo e romance, e os sonhos de Hollywood que frequentemente se tornaram pesadelos.