O Carnaval dos Bonecos da RMC comemora aniversário

Não é só de bailes à fantasia e desfiles de blocos e escolas de samba que vive o Carnaval. Em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a festa de Momo costuma ser comemorada de forma diferente, através de uma grande apresentação de bonecos.

Este ano, no próximo dia 14, acontece no município a décima edição do Carnaval dos Bonecos, que já começa a se transformar em tradição. Às 21h, após a realização de um baile infantil e de um baile da família, cerca de cinqüenta bonecos de até cinco metros de altura devem desfilar pela Rua Veríssimo Marques, na região central.

“Este ano, como estamos comemorando dez anos de desfile, devemos realizar uma retrospectiva de todos os carnavais já promovidos. Serão levados para a rua bonecos utilizados em todos os anos, além de dezesseis inéditos. A idéia é de que o desfile seja uma verdadeira festa de aniversário”, comenta o coordenador do Carnaval dos Bonecos, Joelson Cruz.

O desfile dos bonecos, que conta com o apoio da prefeitura municipal, é sempre realizado no final de semana anterior ao final de semana do Carnaval. Isto para que o evento de São José não concorra com outros realizados em Curitiba e no litoral. Ao assistir ao desfile na RMC, muita gente o compara ao desfile de bonecos gigantes que anualmente acontece em Olinda (PE). Porém, Joelson explica que as duas apresentações têm pouca coisa em comum.

“Acho que, de semelhante, temos apenas o tamanho dos bonecos, pois eles têm diferentes técnicas de confecção. Em Olinda, são utilizados papel, gesso e madeira. Em São José, a base dos bonecos é de espuma. A intenção é que eles fiquem leves, mas sem perder a imponência. Além disso, utilizamos vários tecidos coloridos, alumínio e muito brilho, o que dá um ar bem carnavalesco”, conta.

A confecção dos bonecos, que tem início cerca de um mês antes da data do desfile, conta com a participação de integrantes do Projeto Boneco e Sociedade, criado em 1999, e de voluntários. “O Projeto Boneco e Sociedade visa transformar São José dos Pinhais em um centro de referência em teatro de bonecos no Brasil. Queremos inserir o boneco dentro da cultura popular e, ao mesmo tempo, criar uma identidade cultural específica no município”.

A estimativa é de que o desfile de 2009 atraia um público que varie de 20 mil a 30 mil pessoas. Nas apresentações, os bonecos costumam criar um clima bastante lúdico e conquistar a simpatia tanto de crianças quanto de adultos. Já os participantes do desfile devem totalizar 1.500 pessoas. Cada boneco gigante costuma ser conduzido por um único participante.

Serviço

Carnaval dos Bonecos. Dia 14 de fevereiro, as 21h, na Rua Veríssimo Marques, em São José dos Pinhais.
Duração: cerca de 2h30.