Teatro Universitário de Curitiba reabre suas portas

O Teatro Universitário de Curitiba, mais conhecido como TUC, foi reinaugurado na noite da última quinta-feira. O teatro, na Galeria Júlio Moreira, no Largo da Ordem, foi revitalizado pela Prefeitura. A noite de reabertura teve lançamento de CDs e apresentações de bandas curitibanas.

A Galeria Júlio Moreira e o TUC formarão em espaço cultural, com ênfase na programação de bandas de garagem. Há shows programados até o dia 18 de dezembro.

As obras, coordenadas pela Fundação Cultural de Curitiba, incluíram a reforma dos sistemas elétrico e hidráulico, nova pintura de toda a galeria, incluídas as escadas, nova iluminação e recuperação do piso.

A revitalização da Galeria Júlio Moreira faz parte do Programa de Recuperação dos Espaços Culturais da cidade, iniciado em 2005. O Teatro Universitário de Curitiba (TUC) foi recuperado e tem nova platéia, novo palco, novos banheiros e área administrativa.

O teatro foi projetado, em 1974, para ser um restaurante da Galeria Júlio Moreira e adaptado para tornar-se um teatro. No novo desenho feito para o TUC, o palco ficou no centro do teatro e a platéia se distribui dos dois lados.

O projeto prioriza a boa visibilidade e acústica de melhor qualidade. As antigas poltronas de madeira foram substituídas e agora há sanitários para portadores de necessidades especiais.

Foram feitas readequações elétrica e hidráulica e instalado ar-condicionado. Uma cabine de som foi instalada e o espaço ganhou um projeto de luminotecnia e iluminação cênica.

O novo TUC será a “casa” das bandas de garagem de Curitiba. Como todos os espaços revitalizados pela Fundação Cultural, o Teatro Universitário de Curitiba foi aberto com uma programação definida.

Depois das obras, ao longo do ano, 24 bandas farão apresentações gratuitas, como contrapartida social. Além das bandas de garagem da cidade, o espaço poderá ser ocupado por artistas de outras linguagens como dança e teatro. O programa Canja de viola, transferido temporariamente para outros espaços da cidade, voltará para o TUC.

Voltar ao topo