Um hino em louvor à poeta

Ainda que recolhida em repouso, devido a dores intensas nas articulações, a poeta Helena Kolody continua recebendo homenagens.

Nesta semana, acolheu em seu apartamento a compositora e poeta Kathleen Evelyn Müller, que lhe fez a entrega da partitura da Canção à Helena Kolody.

“A vida é linda, aproveitem enquanto vocês têm saúde. A vida é linda”, dizia Helena, que completou 90 anos dia 12 passado, em pleno Dia da Criança. Os olhos azuis se iluminam, a boca se abre em sorriso radiante, ainda que sinta dores. Com esforço, amparada por uma bengala e pela irmã Olga, sai da cama para receber a compositora e Leonor Lezam, do Centro Feminino de Cultura.

A homenagem envolveu também a Associação Paranaense dos Compositores e Centro de Letras do Paraná. Além de entregar a partitura com a letra do hino, Kathleen Müller cantou. Uma estrofe da canção recorda também a atividade docente da poeta: Riqueza na poesia/Inspira harmonia/Ensina a bondade/Semeando humildade/Helena sempre mestre/Irradia o dom celeste.

Diante da partitura com as notas musicais toda desenhada a mão e da letra, Helena Kolody retribuía o tributo com palavras amáveis: “Vocês se retratam na poesia e depois dizem que sou eu. Artista é assim”.

Os poemas mais recentes de Kolody estão em Viagem ao Espelho, que a editora Criar lançou em 2001 comemorando os 60 anos de seu primeiro livro – Paisagem Interior.

Helena Kolody, nascida em Cruz Machado e Cidadã Honorária de Curitiba, vem recebendo singelas homenagens por seus 90 anos. Ainda hoje será lembrada pela Academia Paranaense de Poesia, mas não poderá estar presente, impossibilitada de se locomover. No entanto, sua obra é o tema de Encontro da Poesia, evento mensal que acontece num dos restaurantes do Shopping Itália. Rosa Oliveira, presidente da Academia Paranaense de Poesia, diz que em torno de 30 poetas e amantes da poesia e músicos se encontraram ali para almoçar e alimentar também a alma. E a poesia de Helena Kolody é um alimento celestial.

Voltar ao topo