Curitiba é celeiro de Stand Up Comedy Nacional

Antigamente havia grande influência dos nordestinos no humor nacional. Comediantes como Renato Aragão e Tom Cavalcante fomentavam destaque no cenário artístico. Chico Anysio e Jô Soares também obtiveram expressivo destaque por décadas. Revelações surgiram como o Casseta e Planeta, Hermes e Renato e A turma do Pânicona Tv. O humor escrachado chamava atenção e trazia audiência.

Uma nova onda está tomando conta do humor brasileiro e um dos principais celeiros é Curitiba. O Stand Up Comedy (fórmula difundida nos Estados Unidos e na Europa) ganha força no Brasil com talentos como Diogo Portugal. Basta um microfone na mãe e platéia para haver a química do riso. Piadas são encontradas no cotidiano, situações são ridicularizadas, atitudes e condutas, bem como outros tipos de linguagem verbal e não-verbal passam a ser alvo de sacadas extraordinariamente patéticas. E rimos do patético.

Outra forma bastante característica do Brasil é criar tipos estereotipados ou minimalizados, como o bêbado, o trombadinha, o argentino fanho, o roqueiro, o terrorista, entre outros, que marcam pelo despojamento e pela crítica ácida ao cotidiano e valores da sociedade, porém, inteligentes os apontamentos ditos cômicos. Pois em Curitiba temos os dois formatos, unidos e entrelaçados.

Curitiba abriga, em bares noturnos, inúmeros shows de humor. E alguns teatros estão abrindo suas portas para os comediantes que dominam essa forma de fazer comédia porque o espaço está sendo pequeno na noite. O Teatro Regina Vogue constantemente organiza temporadas reunindo os principais nomes do Stand Up Comedy do sul do país.

Artistas como Fábio Silvestre, Marco Zeni, Danilo Gentili, Fábio Lins, Hélio Barbosa, Alisson Diniz, Miau Carraro, Márcio Ribeiro, Rafael Magaldi, ufa, brilham nos palcos e divertem um público cada vez maior. Não é à toa que alguns desses Stand Up Comedy estarão participando do Festival de Teatro de Curitiba 2007. Público cativo e boa oportunidade para relaxar das tensões e estresses do cotidiano são encontrados aqui na capital.

O Stand Up Comedy cativa e renova os princípios cômicos. Abre espaços aos talentos cênicos e humorísticos, mostra a competência e a criatividade de cada artista. Parabéns,Curitiba, pela nova forma de sorrir na cidade sorriso.

Voltar ao topo