Fernando Deghi e Zeca Collares, no Sesc

O músico, pesquisador, compositor, arranjador e instrumentista Fernando Deghi faz show hoje, no Sesc da Esquina. Ele divide o palco com o renomado violonista Ulisses Rocha e convida ao palco em sua participação o músico Zeca Collares um dos grandes nomes da viola brasileira.

Zeca está lançando seu sétimo CD Pés descalços. Em 2006, além de shows em todo o Brasil, fez lançamento em turnê pela Itália e Holanda. Seu sexto CD Primavera mineira ganhou o prêmio de melhor CD do gênero em 2006.

No show no Sesc, Fernando Deghi encerra sua participação juntamente com Zeca Collares no clima do Forró do fim do mundo, composição de Collares. O show acontece às 19h. Fernando Deghi está participando da Oficina de Música de Curitiba até dia 31 de janeiro ministrando curso de Viola Brasileira, mais conhecida como viola caipira, e concertos.

Fernando Deghi

Como músico, pesquisador, compositor, arranjador e instrumentista, Fernando Deghi desenvolve o seu trabalho em torno da recuperação e da divulgação da viola brasileira – onde as suas composições exploram as possibilidades deste instrumento, sobretudo em termos das muitas afinações possíveis. É assim que se aventura neste universo infindável, através dos mais variados estilos musicais recorrendo a uma metodologia voltada ao desenvolvimento, quer técnico, quer de repertório.

Fernando Deghi tem se apresentado em todo o Brasil e Europa. Em 2003 participou do Colóquio Luso-Afro-Brasileiro na Universidade de Lisboa e realizou vários concertos nas cidades de Lisboa, Évora, Cintra, Castro Verde, Coimbra, Seixal, Oeiras.

Em 2004 foi personagem da novela Escrava Isaura na Rede Record, sob a direção de Erval Rossano, onde representou um músico de época de um bordel. Sua participação começou no capitulo 49 até o capitulo 120, onde temas também executados foram todos de sua autoria. Esta novela foi reapresentada em 2005 no Brasil e em mais de 50 países e em março de 2007 começa reapresentação especial na Rede Record.

Programa da oficina

Descrição: introdução a um universo mais amplo, onde serão demonstradas as várias afinações; introdução à linguagem – análise de elementos que fazem parte da escrita musical para a viola brasileira (partitura e tablatura); desenvolvimento técnico em obras e estudos progressivos; exibição de filmes e slides sobre instrumentos e tocadores populares portugueses e brasileiros; a viola no espaço virtual, o ensino à distância.

Voltar ao topo