Morre Rita Pavão, ícone da dança moderna no Paraná

Morreu ontem em Curitiba, aos 50 anos, Rita de Cássia Pavão. Bailarina, professora e coreógrafa, Rita foi um dos grandes nomes da dança moderna no Paraná. A causa da morte não foi divulgada. O sepultamento ocorreu no Cemitério Iguaçu. Atualmente ela dividia seu tempo entre Curitiba e São Paulo, onde fazia um curso de pós-graduação.

Até o ano passado, deu aulas no Espaço Cultural Glaser, onde desenvolvia trabalho teatral e coreográfico, mas precisou desistir por causa da agenda apertada. ?Ela era uma excelente profissional muito bem quista pelos alunos?, lembra a diretora do espaço, Niroá Ribeiro Glaser.

Rita Pavão estudou dança nos Estados Unidos, teve um famoso estúdio que levava seu nome em Curitiba nos anos 80 e coreografou, em 1977, dois espetáculos de dança para o Balé Teatro Guaíra, intitulados C.B. on the rock e Let it be. Rita Pavão iniciou seus estudos no balé cedo, aos cinco anos de idade. Filha de pais intelectuais, o pai engenheiro, a mãe, catedrática em estatística, sempre recebeu apoio familiar para a arte.

Aos 15 já dava aula, sendo uma das fundadoras do Curso de Dança Moderna do Thalia. Ainda adolescente montou dois espetáculos. ?É uma grande perda. Rita tinha tudo para ter sido grande dentro das propostas dela. Mas infelizmente, estava na época errada?, lamentou a bailarina e amiga Ana Maria Ferreira Silva, que dançou nas duas montagens que Rita Pavão fez para o Guaíra.

Estudos

Aos 20 anos, Rita foi enviada aos EUA para estudar em uma universidade de San Diego, onde passou seis anos. Em 1977 voltou a Curitiba, para ficar apenas dez meses. Trouxe consigo o pintor Rickamn Williams, com quem tinha se casado. Nesse período, monta o grupo Esphera. Em 1978, volta aos EUA para concluir o mestrado. E, logo depois, divorciada, volta de vez ao Brasil em 1980. O Studio Rita Pavão nasce em 1981, fase mais atuante da carreira da bailarina, quando monta e apresenta diversos espetáculos na cidade. ?Rita Pavão foi pioneira da dança moderna no Paraná e um dos ícones que ajudou a difundir essa modalidade no Estado?, lembra o bailarino Grazianni Canalli, do Balé Teatro Guaíra.

Um ano depois, com apoio de colunistas sociais, Rita estava dando seis aulas por dia para turmas enormes egressas da alta sociedade curitibana.

Em 1982 montou a União de Artistas Independentes Contemporâneos (Uaic), grupo que reunia artistas plásticos, cantores, músicos, bailarinos e atores.

A companhia fazia pesquisa, teatro experimental e dança. Rita Pavão deixou o grupo em 1984 por problemas de relacionamento.

Juntou-se então ao bailarino Hugo Dellavale e voltou seus trabalhos ao balé clássico. Nos últimos anos, ela vinha se dedicando mais ao aprimoramento acadêmico, procurando em seus estudos e cursos ligar dança à consciência corporal.

Voltar ao topo