Esculturas e arte naif em exposição

Até 15 de setembro, os visitantes poderão conferir diversos aspectos da natureza, em peças esculpidas em madeira, e telas com o colorido único da arte naif do artista Jão Poneis. A mostra foi aberta ontem, na Sala do Artista Popular, da Secretaria de Estado da Cultura, dando continuidade ao projeto Paraná: Identidade Popular, com esculturas de Jão Poneis e pinturas de artistas do GAN-Grupo de Arte Naif.

Autodidata, Jão Poneis começou a esculpir em madeira aos 14 anos de idade, tendo como ateliê o pátio de sua casa em Santa Helena, oeste do Paraná. Seu trabalho sempre foi voltado aos múltiplos aspectos da natureza, enfocando a preservação ambiental e a denúncia aos abusos praticados pelo homem. Utiliza como ferramentas o formão, inchó, machado e até a motosserra.

Nos últimos cinco anos, o artista se dedica à escultura em raízes. Suas peças já foram expostas em mostras regionais e estaduais. Colecionadores de vários estados brasileiros e países como Inglaterra, Estados Unidos, Espanha, Argentina e Paraguai tiveram a oportunidade de adquiri-las.

Grupo de Artistas Naif

As composições espontâneas com cores alegres da arte naif, traspassadas em pinturas de óleo sobre a tela, podem ser conferidas nos trabalhos de 14 artistas. Com formações acadêmicas diversas, os integrantes do GAN são orientados pela também artista naif Constância Néry, cujas obras estão expostas no Solar do Rosário, em Curitiba, e em galerias e museus da França e Espanha.

Variando desde paisagens multicoloridas até reflexos do cotidiano, as temáticas são desenvolvidas com total liberdade, sem sofrer interferência da orientadora em nenhum aspecto da criação e produção das peças. O grupo já expôs suas obras em outros espaços culturais da cidade, como na Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep – e na Fundação Solar do Rosário.

Serviço:

Sala do Artista Popular – Rua Saldanha Marinho s/n.º, anexo à Secretaria de Estado da Cultura. Rua Ébano Pereira, 240, Centro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Voltar ao topo