Uma viagem pelo inconsciente coletivo

Cada inteligência possui talentos diferentes e complementares que, somados, permitem que progressivamente se aprenda a lidar com as dificuldades, adversidades e tensões resultantes das experiências estressantes do cotidiano.

As 32 inteligências, ou caminhos, eram estudados por antigos sábios como parte de um sistema maior de conhecimento que possibilitaria às pessoas superarem as pressões do mundo, seriam as potências criadoras da vida.

O livro 32 tipos de inteligência, de Regina Moraes, apresenta estes 32 caminhos de estudo da árvore da vida, as 32 inteligências para um relacionamento consigo mesmo, com o outro e com a vida. O perfil de cada inteligência é apresentado em capítulos individuais. As 10 primeiras são chamadas de inteligências do criativo. Já as outras 22 são as inteligências humanas. Elas funcionam como uma espiral do desenvolvimento, que parte da ação, e incorpora-se à consciência até chegar à sabedoria, para se expressar na linguagem. ?Pode-se afirmar que uma pessoa que desenvolve estas capacidades conquista um diálogo intrapessoal progressivamente mais harmonioso, condição básica para o nascimento de relações interpessoais mais empáticas, que não reduzem, não anulam, nem endeusam o outro?, explica Regina.

A árvore da vida é representada em 32 tipos de inteligência como um caminho coletivo, oculto, que está entre os humanos, e que progressivamente ganha força e estende-se por entre todos. ?O importante é aprender a interagir com a vida de forma construtiva, para compreender como esses caminhos ou inteligências atuam em nosso ser espiritual e em nossas relações interpessoais, possibilitando a conquista de maior flexibilidade, responsabilidade, compromisso, autonomia, solidariedade e entendimento?, completa a autora.

Voltar ao topo