CPM 22 esquenta noite curitibana

Hoje tem show de rock com a banda paulista CPM 22, no Curitiba Master Hall. A banda, que é uma das mais tocadas nas rádios brasileiras, chega a Curitiba para divulgar seu último CD denominado Felicidade instantânea.

O grupo começou a carreira sob olhares desconfiados e incrédulos. Ao lançar seu álbum homônimo em 2001, o CPM 22 aparecia timidamente no cenário rock nacional. Apesar de toda a experiência e respeito adquiridos no underground paulistano, o grupo estava na mira de um público e mídia não familiarizados com o hardcore. Porém músicas cheias de vigor como Regina let´s go, Tarde de outubro (cujo clipe rendeu o prêmio na categoria Artista/Banda revelação no VMB, da MTV, em 2002), Anteontem e O mundo dá voltas acabaram angariando a simpatia dos adolescentes e contagiando o País, resultando em uma vendagem de 120 mil cópias.

A prova de fogo veio com o segundo disco, estigma que pode tanto consagrar quanto derrubar artistas não só de rock como de outros gêneros, mas que foi superada com o sucesso de 180 mil cópias vendidas de Chegou a hora de Recomeçar (2002). Dele saíram faixas como Desconfio, Dias Atrás, Especial Como você, Ontem e Não sei viver sem ter você, exaltadas nos shows da turnê finalizada em janeiro. No mesmo mês, um capítulo importante foi encerrado na história da banda: a participação de Portoga como baixista. O contratempo serviu para que Badaui (voz), Wally (guitarra e voz), Luciano (guitarra) e Ricardo Japinha (bateria e voz) entrassem ainda mais unidos em estúdio, resultando no álbum mais maduro e diversificado do CPM 22.

A gravação de Felicidade instantânea, que sai pela Arsenal Music com distribuição da SONYBMG, foi feita no Midas Studios e a produção ficou mais uma vez nas mãos certeiras de Rick Bonadio, Rodrigo Castanho e Paulo Anhaia. A faixa-título abre o CD mostrando o hardcore característico do grupo, onde ao mesmo tempo já é possível notar mudanças sutis, como a fúria de Badaui bradando a aguerrida frase ?Olá, sou eu que faço as canções pra você chorar?. O momento passado por Wally, autor da música, reflete a tentativa do ser humano em manter vivo um êxito, aspirando poder tê-lo sempre que quiser.

Na seqüência, Um minuto para o fim do mundo, uma parceria entre Wally e Rodrigo Koala (que compôs Chegou a hora de recomeçar), mantém o pique e a carga emocional. A faixa, que já toca nas principais rádios do País e tem clipe dirigido por Johnny Araújo, também enfatiza a urgência de aproveitar ao máximo a vida. Essa talvez seja a maior influência do CPM 22, o cotidiano e todas as emoções que uma pessoa sente ao longo de sua existência.

Podendo passar por momentos de dissabores (Irreversível), ambigüidade (Recíproca) e até casos extremos como na lamuriosa Jovem, alcoólatra, suicida. Faixas como Apostas & Certezas, A cura e Depois do fim, trazem o estilo consagrado pelo CPM22, onde as bases simples se juntam às melodias acentuadas e aos backings vocals marcantes. Assim fica fácil entender porque eles abriram caminho para outras bandas de hardcore no Brasil, tornando-se a maior, e mais influente, referência do gênero. Em clima sorumbático, Não vá embora narra o desespero de quem já ficou sem um grande amor, reconquistou-o, e está a um passo de perdê-lo novamente.

O grupo mantém ligação direta com o fértil cenário independente. Seja nas colaborações de Koala (que há mais de 10 anos atua à frente do Hateen, que tem Japinha nas baquetas) ou com Carlos Dias, emblemático vocalista do Againe e do Polara, grupos diferentes porém essenciais no contexto indie rock nacional. O gaúcho Carlinhos, como é conhecido, também costuma vagar pelas artes plásticas e visuais, e seus dotes podem ser conferidos na capa e encarte do CD. Há também Rodrigo Giannetto, do Fr!la, e ainda que não participando diretamente, o baixo foi gravado por Luciano; o músico e produtor respeitado na cena alternativa paulistana Fernando Sanches (Hateen, Againe, Van Damien, entre outros) ajuda a engrossar esse seleto time, já atuando como baixista nos shows do CPM 22.

Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 20,00 pelo Disk Ingressos (3315-0808), na bilheteria do Curitiba Master Hall e nas lojas Sumatra dos shoppings Barigüi, Garcez, Omar, Total, Cidade e Portal Plaza.

Serviço:

Curitiba Master Hall Rua Itajubá, 123 – Portão Curitiba -PR Fone: (41) 3248-1001

Voltar ao topo