Banda de Quatro Barras se apresenta no DF

Das ruas para a etapa finalíssima do Concurso Nacional de Bandas. É essa a história da Banda Municipal Peti de Quatro Barras (PR), composta por crianças de 8 a 14 anos de idade, retiradas das ruas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – e que disputaram ontem o prêmio de melhor banda sinfônica nacional, no Auditório da Escola de Música de Brasília, no Distrito Federal (DF).

Brasília (AE) – Criada em fevereiro deste ano, como parte da ?jornada ampliada? (programação socioeducativa do Peti oferecida fora do horário escolar, para impedir que as crianças voltem ao trabalho), a Banda Peti de Quatro Barras foi premiada apenas quatro meses depois de sua formação – conquistou o primeiro lugar nos concurso de Gaspar (SC) e de Rondon (PR), classificando-se para disputar o primeiro lugar no Concurso Nacional de Bandas, em Brasília. É mais uma história de superação no Brasil. ?Foram conquistas merecidas?, comenta o regente Alessandro Gomes. ?A gente ganhou no Paraná e a banda colocada em segundo lugar ficou 10 pontos atrás de nós. A gente ganha pelo trabalho que faz, não por caridade. Os juízes dos concursos usam critérios claros para avaliar o trabalho musical – a harmonia, a melodia, o ritmo, a apresentação e a uniformidade das bandas.?

A Banda Peti de Quatro Barras foi a primeira a se apresentar no concurso, concorrendo na categoria de banda sinfônica infantil. Foram a Brasília 33 meninos e meninas, que tocaram instrumentos de percussão (bateria, pandeiro, triângulo, surdo, bumbo, caixa e metalofone) e de sopro (flautas doce e transversal, clarinete, saxofones alto e tenor, tuba, bombardino, trombones, trompa e trompetes). O repertório incluiu as músicas Outro Lugar, dos Detonautas, e o clássico Asa Branca, de Luiz Gonzaga, em arranjo do maestro carioca Marcos Leite.

Para a criação da Banda Peti, além de contratar o maestro Alessandro Gomes, a Prefeitura de Quatro Barras disponibilizou um espaço para ensaios e comprou os instrumentos usados pelas crianças. ?Eu me arrepio só de lembrar a reação dos pais ao ver seus filhos ganharem concursos de música, porque no início os pais eram muito distantes?, conta Gomes. ?As crianças estavam numa situação em que se sentiam de certa forma oprimidas pelas relações sociais. O que aconteceu é que o Peti e a banda imprimiram na mentalidade delas a idéia do ?eu sou capaz?. Hoje eles são o show – todo mundo quer ver a banda do Peti no município, inclusive os pais, que acompanham seus filhos, se envolvem nas viagens. Foi uma conquista muito grande nessa área.?

O maestro comenta a integração com a sociedade que a Banda Peti conquistou. ?A gente veio de ônibus até Brasília e é interessante lembrar que a viagem foi doada por uma empresa de ônibus do município, o que mostra o envolvimento da comunidade. Somos, agora, também, a banda oficial de Quatro Barras.? 

Voltar ao topo