Espetáculo circense é atração em escola municipal da CIC

O fascinante mundo do circo, suas origens e seus grandes artistas são os temas do espetáculo "Circo Espalhafatos", que tem apresentação gratuita às 10h desta segunda-feira (17), na Escola Municipal Ditmar Brepholl (Cidade Industrial de Curitiba ? CIC). A atração, que integra o programa Difusão em Artes Cênicas, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, está a cargo da JBA Produções e Promoções Artísticas. No palco, reúnem-se três artistas circenses para performances de mágica, equilibrismo e palhaços.

Com base em pesquisas realizadas sobre textos e biografias circenses, os artistas Hugo Moraes, José Barbosa Alves e Vilma Fernandes criaram o espetáculo, que tem como objetivo despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela arte do circo. Os figurinos são de Silvane Ester Adriano, sendo que a montagem do show é de Daniel Paulo Carraro, sob a direção do cenógrafo Vilson Soares Cardoso.

O programa

Criado com o objetivo de levar às comunidades curitibanas a produção de grupos locais, o programa Difusão em Artes Cênicas concede apoio financeiro a produções nas áreas de teatro, dança e circo. Os participantes foram selecionados por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura, que destinou R$ 380 mil ao programa. São 14 espetáculos de teatro, seis de dança e três de circo, que integrarão o programa Comunidade Escola, da Prefeitura de Curitiba, além de outras iniciativas da Fundação Cultural.

Os espetáculos teatrais escolhidos são: O Conto da Ilha Desconhecida (Pé no Palco Atividades Artísticas), Surpresa (Caçuarte Produções Artísticas), Tempo (Geane Silva), A Farsa de Mary Help (Cia Senhas de Teatro), Projeto Shakespeare para Crianças ? Sonho de uma noite de verão (Gerson da Silva Silveira), Aperitivos (Gabriel Gorosito), Surpresas na Árvore de Natal (Olga Romero), Snuff Games (Paulo Biscaia Filho), A Importância de Ser Prudente (Fabiana Gomes Porrat Reiner), Metamorphosis (Edson Bueno & Cia), Procura-se uma Estrela (Vão Livre Arquitetura e Artes), Psicose 4h48 (Marcos Aurélio Damaceno), Projeto Chaplin para Crianças ? Um mundo debaixo do meu chapéu (Simone Pontes) e "Xiii!!! Cadê o Pingo do i ?!" (Ditirambo Eventos Culturais).

Na área de dança os selecionados são os seguintes: Andaluzes ? Espetáculo de Flamenco (Carmem Coronel Romero), Mobile (Carmem Lúcia Doretto Jorge), "Linhas + (-) Pêlo" (Stéphany Schuwinski), Allsense (Cintia Perola Napoli), Universo Elegante (Ana Paula Cavalli) e Cultura em Movimento (Lucicler de Oliveira França). Os espetáculos circenses aprovados são Diálogo Dentro de um Ser (José Geraldo da Silva), Viva Sorrindo (Sandro Antonio Santurio Streleski) e Circo Espalhafatos (JBA Produções e Promoções Artísticas). Cada um dos grupos realizará nove apresentações e uma oficina de artes cênicas dirigida à comunidade.

Serviço
Programa Difusão em Artes Cênicas, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba
Dia 17.10.05 (segunda-feira), às 10h, apresentação gratuita do espetáculo "Circo Espalhafatos", da JBA Produções e Promoções Artísticas, na Escola Municipal Ditmar Brepholl (Rua Clemente Ritz, 420 ? Conjunto Itatiaia ? CIC)

Voltar ao topo