Collegium Cantorum estréia espetáculo

O Instituto Curitiba de Arte e Cultura – Icac – apresenta hoje o coro feminino do Collegium Cantorum pela série Intermezzo. Com o espetáculo Vivência e Cantos de Trabalho, o grupo presenteia o público com obras originais e canções do folclore nacional de compositores como Villa-Lobos, Dorival Caymmi e José Geraldo de Souza. Além disso, apresentam melodias inéditas coletadas, harmonizadas e trabalhadas especialmente para o espetáculo pelos integrantes do conjunto.

O Collegium Cantorum realizou uma pesquisa refinada na qual um grande acervo sobre o tema cantos de trabalho foi descoberto. ?Tivemos contato com comunidades bem fechadas, no sul da Bahia e em Minas Gerais, onde ainda permanece o costume de cantar durante a lida, seja lavando roupas na beira do rio ou escolhendo o feijão?, conta Helma Haller, regente do coro.

Esta será a primeira apresentação do espetáculo, que traz entre os instrumentos de percussão, tambores, pandeiros e berimbaus e um cenário especialmente ambientado nos ofícios abordados como boiadeiros, tropeiros, lavadeiras, entre outros.

O grupo foi escolhido para representar o Brasil no IV Festival Internacional de Música Sacra na Alemanha, que acontece uma vez a cada três anos. Em julho, o coro feminino, que está entre os 12 selecionados do mundo todo, irá apresentar a música sacra brasileira com toda sua influência indígena, africana, portuguesa e espanhola. Esta será a única exibição do espetáculo Cantos de Trabalho, do Collegium Cantorum no Intermezzo este ano. ?A apresentação da próxima quarta é uma ótima oportunidade para os amantes da música conhecerem um pouco mais dos compositores brasileiros e conferir um pouco do que será apresentado no festival na Europa?, ressalta Janete Andrade, consultora de música do Icac.

Voltar ao topo