Espaço Brasil leva o melhor do país a Paris

Desenhado para abrigar o melhor da diversificada e moderna produção cultural do país durante o Ano do Brasil na França, o Espaço Brasil foi lançado ontem, oficialmente, pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, no Ministério da Cultura (Minc) do Rio de Janeiro. Mais do que o ?carro-chefe do ano?, o Espaço Brasil é o projeto-piloto de uma grande estratégia de promoção da imagem do país no exterior, pensado, selecionado e executado por profissionais brasileiros com a proposta de criar um novo modelo de divulgação da cultura nacional, além de reforçar laços comerciais já existentes e abrir novas frentes de mercado para o país.

Para isso, por iniciativa do governo brasileiro em parceria com a Prefeitura de Paris, será montado entre junho e setembro no Carreau du Temple – pavilhão tombado de 2.400 metros quadrados localizado no bairro do Marais, um grande centro multidisciplinar capaz de receber as diversas formas de manifestação da cultura brasileira, numa ação inédita entre os países já homenageados pela França durante as Saisons Culturelles Étrangères em France. A programação contará com shows de música, mostras de artes plásticas e de artesanato, filmes, peças teatrais, espetáculos de dança, festival gastronômico e apresentações de grupos folclóricos, além de seminários, fóruns, workshops e rodadas de negócios, dentre outras atividades de cunho cultural e comercial selecionadas de acordo com os critérios de qualidade e coerência estabelecidos na proposta do projeto.

Com capacidade para 2.500 pessoas, o Espaço Brasil será aberto ao público no dia 11 de junho e funcionará diariamente, do meio-dia à meia-noite, com entrada franca. Na entrada do pavilhão, uma instalação audiovisual com imagens do Brasil e da França dará as boas-vindas ao público. Um auditório com 200 lugares abrigará espetáculos de dança, teatro e música clássica, além de uma mostra de filmes nacionais.

Os shows de música, para 1.400 pessoas, serão realizados em um palco montado entre o espaço gastronômico e as galerias de arte popular e contemporânea, que ocuparão uma área de 800m2, dividida em dois andares. Abaixo do auditório, três salas multimídia estarão equipadas para receber o público interessado em conhecer produtos e serviços oferecidos pelas regiões brasileiras. Ao todo serão 108 dias de eventos, com cerca de 80 filmes, 140 shows, 10 mostras de arte contemporânea e arte popular, 20 companhias de teatro e dança, entre outras atrações programadas para o local até 25 de setembro, data de encerramento do projeto.

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