Saudades da mesa de casa

Vamos eleger os 20 melhores acepipes de todos os tempos em Curitiba. Com água na boca, na sexta-feira passada fizemos a seguinte pergunta: quais os melhores petiscos da história de Curitiba, e onde eram servidos? Dois curitibanos no exterior foram os primeiros a responder. Do Japão, votou Helio Galvão Ciffoni: ?Moro em Tóquio metade do meu tempo, a outra metade em Curitiba. Pena que não dá pra ser uma semana aqui e uma aí, tem que ser de 70 em 70 dias?. Da Inglaterra vieram os votos de João Amantino Almeida: ?De dar água na boca, principalmente para quem está longe dos nossos sabores, como eu?.

Hélio Galvão Ciffoni – Minha lista, em ordem de preferência, onde eu comia e em que ano.

1 – ?Marchand? no Bar Triângulo, 1983. / 2 – ?Broa, salame e queijo branco?, na Leiteria Schaffer, 1980. / 3 -?Quibe frito? no Snooker 21, 1990.

4 – ?Bucho frito? no Bar do Edmundo, 1987. / 5 – ?Frango a passarinho? no Bar Palácio, 1970. / 6 – ?Bolinho de carne?, no Pescador (Rua General Carneiro), 1978. / 7 – ?X-Salada?, no trailler do Tipiti Dog na 24 de maio, 1969. / 8 – ?Só no cuque com queijo?, o cheese burguer do Tipiti (quando não era mais chamado de Tipiti Dog) na Comendador com Brigadeiro, 1972. / 9 – ?Cachorro-quente? do AuAu, quando eram carrinhos na rua e o molho era só cebola, tomate e mostarda, 1973. / 10 – ?X-Picanha?, Waldo na Cruz Machado, embaixo da SPEI, 1986. / 11 – ?Batata-frita com maionese?, feita pela mulher do poeta Alberto Cardoso, no Bar do Cardoso, 1985, na Visconde de Nácar. / 12 – ?Mignon Oriental?, preparado pela Martha Smolka, na Adega do Helvetia, 1996. / 13 – ?Espetinho de Coração? do Skina Bar, na Manoel Ribas, 1987. 14 – ?Sushi? do Restaurante Nara, no começo da onda oriental, 1988. / 15 -?Rã?, no Bar do Pudim, 1982. / 16 – ?Testículos de Touro?, Stuart, 1990. / 17 – ?Testículos de Touro?, Ligeirinho no Santa Mônica, 1993. / 18 -?Bolinho de carne?, Bar do Português, Av. João Gualberto, 1979. / 19 – ?Acarajé?, Barraca da Baiana, Feirinha do Batel, 2005. / 29 – ?Bolinho de Carne?, Bar do Torto, 2007. (Único bar em que estive em Curitiba, nos últimos cinco anos. Parei de beber há oito anos). Único bar que visito quando estou por aí, sempre às segundas-feiras, para encontrar meus velhos camaradas Nelsinho Galvão, Amorim, Reizinho…

Tá pronta a lista. Um abraço, Hélio Galvão Ciffoni.

***

João Amantino Almeida -Sou de Curitiba, mas estou residindo atualmente no litoral da Inglaterra, em Bournemouth, e recebi um e-mail de um amigo daí a respeito da eleição gastro-boemia que você está realizando. Anotei também seu próximo livro, o qual comprarei, com certeza, pois estarei em Curitiba em dezembro deste ano.

Gostaria de participar com três indicações. Na linha lanche rápido indicaria o Bar do Zezito, com seus ?Pão com bife? e ?Pão com pernil?. Este já fechou, mas guardo ótimas recordações do Billy Sanduíches, do falecido Billy Garmatter, que teve como último endereço a Travessa Nestor de Castro, antigo açougue da família Garmatter, atrás do Largo da Ordem, dirigido pela competente Tata. Ela fazia um ?MuMu? (nome do x-salada) de dar água na boca, principalmente para quem está longe dos nossos sabores, como eu.

Na linha mais tradicional, voto no ?Mignon ao Poivre? do Tortuga.

Grande abraço, João Amantino Almeida.