Dica de férias – Parte 1

Janeiro é mês de férias e nada melhor que aproveitar as horas livres lendo um bom livro. Por isso, até o final do mês, todo sábado será dia de uma dica de leitura. Para começar, um best-seller inglês: Serena, de Ian McEwan, lançado em 2012. Para quem ainda não conhece o trabalho do escritor britânico, vale saber que suas tramas são recheadas com um contexto histórico que dará substrato ao romance. Mas nada que exija uma busca no Google para compreender do que se trata. Tudo o que você precisa saber, McEwan oferece em suas próprias páginas.

Flertando com os romances policiais e de espionagem, Serena conta a história Serena Frome, uma moça pacata que acaba contratada pelo M15, Serviço Secreto Britânico, por intermédio de um professor universitário que se torna seu amante. Ela faz parte de uma divisão de incentivo a escritores, ou seja, precisa fomentar a criação literária de algum jovem escritor – no caso, Tom Haley. McEwan, recorrentemente acusado de manipular o leitor, coloca em xeque o limite entre realidade e ficção ao citar nomes de pensadores famosos, como George Orwell (1903 – 1950), entre os “favorecidos” do M15.

Haley, que recebe um pagamento “misterioso” para se dedicar apenas à escrita, se vê cada vez mais envolvido com Serena, em um romance que transforma em uma relação obsessiva. O trunfo de McEwan é conseguir guardar o desfecho para o final, literalmente, encaixando todas as peças de uma trama ímpar.