Musculação para idosos

Saudações, amigo leitor. Estamos aqui novamente para a sua dose diária de informação. O papo hoje continua sendo sobre musculação. Você já sabe que musculação não é somente para a moçada que gosta de cultivar a musculatura, mas também tem sido utilizada e recomendada com sucesso para o emagrecimento e tratamento da obesidade.  Falamos também que, atualmente, os médicos sabem que a musculação é benéfica para o adolescente em fase de crescimento, pois ajuda sim a crescer, ao contrário do que se pensou por muito tempo. Anda há muita gente desinformada que pensa isso até hoje. Mas temos aqui o objetivo de levar as melhores informações até você. Estou sempre de olho nas últimas pesquisas e práticas dos melhores profissionais.

Por conta de tudo isso, não teria como finalizar esse tema sem falar da mais importante de todas as descobertas feitas em relação à musculação nas últimas décadas: que pode ser uma verdadeira benção na vida de um idoso, quando bem orientada, e em parceria de uma boa alimentação e hábitos mais saudáveis de vida.

Um dos problemas que mais afetam os idosos é a osteoporose, que já foi considerada a doença do milênio. Segundo a Fundação Nacional de Osteoporose Americana, a musculação é a melhor forma de prevenir e, em alguns casos, reverter quadros desta doença. Então, muitos profissionais recomendam a musculação quando já são diagnosticados casos de Osteopenia e Sarcopenia. Osteopenia é a perda de mineral ósseo resultante do processo de envelhecimento, que afeta tanto homens como mulheres. Já a Sarcopenia é a redução de massa muscular associada com a idade. Atualmente, mulheres cada vez mais novas já apresentam esses problemas, que se não forem tratados podem se transformar em uma Osteoporose ainda com idade não avançada, o que é muito triste, porque a pessoa fica limitada, com os ossos fracos, e qualquer tombo ou impacto mais forte pode machucar bastante, além da recuperação ser bem mais lenta e complicada.

Além disso, fazer musculação melhora os tendões e articulações, e pode devolver movimentos que já estavam começando a ficar limitados. São inúmeros os casos de idosos que não conseguiam nem levantar de uma cadeira e que hoje conseguem carregar seus netos no colo.

O primeiro passo é procurar o médico para ele verificar se o idoso pode ser liberado para a prática. Depois disso procure uma boa academia, com profissionais de confiança. Atualmente a maioria das academias são bem preparadas para receber idosos na musculação.

Amanhã tem mais, grande abraço!