Grávidas obesas x bebês prematuros

Pesquisa realizada na Suécia apontou que mulheres grávidas com sobrepeso ou obesidade têm maior probabilidade a dar à luz prematuramente. Os bebês prematuros são considerados os que nascem antes de 37 semanas de gestação.

A pesquisa foi publicada na edição do dia 12 de junho do Journal of the American Medical Association (Jama). Segundo o estudo, embora o excesso de peso tenha relação com esse fato, não se sabe precisamente o porquê do parto ser adiantado. Apesar disso, os pesquisadores chegaram ao consenso que problemas associados ao excesso de peso e obesidade como hipertensão arterial, níveis altos de colesterol, resistência à insulina e aumento da possibilidade de infecções do trato vaginal e urinário poderiam afetar a capacidade de levar a gravidez até o nono mês.

No ano passado, o relatório de ação global da Organização Mundial da Saúde estimou que 15 milhões de bebês nascem prematuramente a cada ano, e a prematuridade é a maior causa mundial de mortes de recém-nascidos. O relatório da OMS apontou, inclusive, que muitos bebês prematuros que sobrevivem, podem enfrentar problemas como dificuldades de aprendizado na infância.