Menopausa prematura x tabagismo

Continuando nossa semana falando sobre a menopausa, um estudo britânico descobriu mais uma complicação para as mulheres que fumam e não praticam exercícios físicos. Elas são quase três vezes mais propensas a ter falência ovariana prematura (FOP) ou menopausa precoce em comparação a outras mulheres sem estes hábitos.

O estudo analisou os registros de cerca de 5 mil mulheres britânicas que faziam parte do estudo 1958 Birth Cohort. Elas foram acompanhadas pelos pesquisadores até a idade de 50 anos, quando foram questionadas sobre a data e a causa da sua menopausa e a sua qualidade de vida.

Das 4.968 participantes efetivas do estudo, 370, ou 7,4%, já tinham entrado na menopausa, naturalmente, ou de maneira induzida. Além da influência da classe social, os pesquisadores detectaram forte associação do tabagismo com a menopausa precoce.

As mulheres com menopausa precoce relatavam, quase duas vezes mais, uma pior qualidade de vida atribuída a fatores como tabagismo, obesidade e pouco exercício físico. Os pesquisadores detectaram também impacto profundo na qualidade de vida destas mulheres, 10 anos após a chegada da menopausa precoce, o que afetava negativamente sua vitalidade física.

Portanto, mais um motivo para deixar o vício do tabagismo e sempre praticar atividade física.
 
Ficou com dúvida?

Escreva para mim:
faleconosco@marialeticiafagundes.com.br