Doenças de fundo psicológico

Nem sempre o tratamento de problemas ginecológicos acaba no consultório médico. Muitos sintomas, de corrimentos a cólica menstrual e até hemorragia, podem estar relacionados a aspectos emocionais.

Hoje já existe um consenso de que o medicamento não faz efeito, vira apenas um paliativo, se houver um forte distúrbio emocional. Mesmo quando há uma causa externa, como um vírus, por exemplo, a doença pode ser recorrente, já que o sistema imunológico está ligado ao emocional.

Os problemas de causa psicológica mais frequentes ligados aos órgãos femininos são: corrimento, dismenorreia (cólica menstrual forte), tensão pré-menstrual exagerada, frigidez, falta de libido, dor na relação sexual, alteração no ciclo menstrual e hemorragia. Essas alterações eventualmente passam pelos hormônios.

A mulher deve estar em constante reflexão sobre sua vida, tanto profissional, como amorosa. Caso algo esteja incomodando, procurar ajuda de um psicoterapeuta ou de terapias alternativas para voltar ao equilíbrio é a melhor solução. O importante é estar bem tanto no corpo quanto na mente.

Ficou com dúvida?

Escreva para mim: faleconosco@marialeticiafagundes.com.br