Você sabe o que é cerclagem?

Uma gravidez normal atinge de 36 a 42 semanas de idade gestacional. Logo, bebês que nascem antes de 36 semanas são considerados prematuros e isto deve ser evitado ao máximo, mesmo quando se tem recursos terapêuticos para atender a prematuridade.

Para isso, existe uma cirurgia de pequenas dimensões que faz enorme diferença desde 1953, quando foi desenvolvida a técnica. Chama-se cerclagem e é responsável por impedir o nascimento de enorme número de crianças prematuras.

Ela deve ser realizada até 14 semanas de gravidez, principalmente em mulheres portadoras de incompetência istmo cervical (colo curto) e gestações gemelares. Em especial, mulheres que são chamadas de “abortadeiras de repetição” também devem ser consideradas para esta cirurgia.

Isto decorre por defeitos anatômicos ou funcionais. O orifício interno apresenta-se incompetente para reter o concepto. A incidência da incompetência istmo-cervical segundo a literatura é de um para mil. Geralmente, a mulher só descobre que possui essa incompetência uterina após uma ou mais perdas sem motivo aparente.

Após a cirurgia, como medida cautelar, deve-se utilizar o ultrassom mensalmente para medir o colo uterino. Colo uterino menor que três centímetros exige cautela e repouso absoluto, pois corre-se o risco de ter complicações.

Há até pesquisadores que apuraram, a partir de estudos, que o repouso puro e simples teria o mesmo efeito da cerclagem na manutenção da gravidez. Mas o assunto, como reconhecem os próprios pesquisadores, ainda carece de uma grande pesquisa, realizada ao mesmo tempo em países diversos e envolvendo um número realmente representativo de gestantes.