Orquestra Filarmônica Lions

Orquestra Filarmônica Lions estará em ação neste dia 30 de agosto, no Canal da Música, localizada na Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, em Curitiba. A apresentação será de uma Orquestra de Câmara, com início às 20 horas, com direção e regência do maestro Rogério Krieger e apoio do Ministério da Cultura.
Os ingressos estão com preços simbólicos de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meio ingresso), que serão revertidos para a manutenção dos instrumentos da Escola de Música Lions.
Tanto a Escola de Música Lions, quanto a Orquestra Filarmônica Lions, foram fundadas e são mantidas pelo Lions Clube de Curitiba-Batel que conta com apoio da Lei Rounet, do Ministério da Cultura.
Escola de Música Lions funciona em convênio com escolas do bairro Uberaba, em Curitiba, e tem como objetivo e iniciação e ensino musical para crianças carentes expostas ao risco social. Além de crianças deste bairro, também são assistidas crianças de outras localidades da periferia de Curitiba. Assim elas recebem, sem custo algum, orientação musical, disciplina, apoio para dedicação aos estudos regulares e respeito para com professores, pais e sociedade, num resgate de valores sociais.
Orquestra Filarmônica Lions é formada por alunos da escola e proporciona momentos de lazer e cultura para a comunidade, através de esforços dos seus integrantes que assim expõem sua arte.
Lions Clube de Curitiba-Batel , presidido pelo CL (Companheiro Leão) Nilson Izaias Pegorini, convida toda a comunidade para prestigiar esse evento que vai coroar o esforço dos alunos que integram a Orquestra.

Artistas participantes do Rumos Itaú Cultural fazem parte da Bienal Internacional de Curitiba 2013

Entre os dias 31 de agosto e 1 de dezembro, a Bienal Internacional de Curitiba 2013 mostra obras de artistas dos cinco continentes. Dentre eles, quatro participantes já foram selecionados no Rumos Itaú Cultural, um programa de apoio à produção artística e intelectual brasileira.

Segundo Itaú, o programa foi criado em 1997 para incentivar a criação artística brasileira, apoiando a formação de talentos emergentes ou artistas já consolidados desde que trabalhem com a experimentação, e a produção e difusão de suas obras em todo o Brasil. Passados 16 anos, o Rumos já recebeu mais de 25 mil inscrições, apoiou o desenvolvimento de 1.130 projetos em Artes Visuais, Arte  e Tecnologia, Cinema e Vídeo, Dança, Educação, Jornalismo Cultural, Literatura, Música, Pesquisa Acadêmica e Teatro, e levou a obra dos selecionados a cerca de 5,1 milhões de pessoas em todo o país.

Dentre os premiados, está a obra da fotógrafa gaúcha Juliana Stein (foto acima), em exposição no Museu Oscar Niemeyer (MON), da arquiteta paulista Raquel Kogan com a obra “Reler” na Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e a web arte da paulistana Giselle Beiguelman, vencedora do prêmio Rumos Arte Cibernética (2012). Participante do Rumos Artes Visuais 2012/2013, Adriano Costa apresenta seu trabalho no Museu Municipal de Arte e Zmário sua performance na Praça Tiradentes e na Feirinha do Largo da Ordem.

A artista Juliana Stein tem como eixo central do seu trabalho a figura humana, fazendo pensar, refletir e experimentar imagens diferentes, trabalho que a colocou entre os selecionados do Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2001/2003, com a série “Éden”. Formada em psicologia (UFPR), começou a fotografar no final dos anos 90 com uma câmera analógica 35mm foi estudar na Itália onde expôs na Fondazione Triennale di Milano (2007). Em 2010, participou da Biennal de Quebéc (Canadá) e da 29ª Bienal Internacional de São Paulo. Grande,s museus tem obras de Stein em seu acervo, como é o caso do Museu da Fotografia de Braga (Portugal) e Museum of 21 Century (Áustria), dentre outros.

Raquel Kogan foi selecionada no Rumos Itaú Cultural Arte e Tecnologia duas vezes. Em 2002, dentro do recorte Transmídia, com a seleção de sua obra “Reflexão #3” e em 2006, na carteira de apoio à produção de obras do mesmo programa com a obra “Reler”, agora em exposição na BPP. Esta instalação interativa é composta por 50 livros aparentemente iguais que, ao serem manuseados, disparam trechos de textos selecionados iluminando o rosto das pessoas. Formada em arquitetura (Mackenzie), já expôs no México, Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos e Portugal e ganhou o Prêmio Aquisição da Fundação Rômulo Maiorama (Pará, 2000) e Menção Honrosa no 6° Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia.

Outra selecionada no Rumos Itaú Cultural Arte Cibernética Giselle Beiguelman traz obras de web arte captadas no cenário urbano como “Glitched Landscapes Games” que utiliza estratégias de programação em html5 para montar um quebra-cabeça de paisagens urbanas, combinando inquietações com as imagens em trânsito. Ela é professora da FAU-USP e já se apresentou na Bienal de São Paulo, na Net_Condition e na Algorithmic Revolution (Alemanha) e Arte.Mov (São Paulo), Bienal de Sevilha e Netescópio (Espanha).

Adriano Costa participou da exposição coletiva “Convite à Viagem”, que apresentou os trabalhos de todos os selecionados no Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2012/2013 e vem para Curitiba para mostrar uma instalação com objetos do cotidiano que interage com a obra de Luiz Henrique Schwanke e os artefatos da Coleção Poty Lazarotto. Seus arranjos subvertem as tradições históricas da arte numa construção com ritmos dissonantes. O plano, a cor desbotada, os materiais descartados e os objetos de contextos geográficos distintos são organizados para que haja o embate entre elementos formais carregados de significados e situações marginais. Nascido em São Paulo, participou mostras no Instituto Tomie Ohtake (2013), na Bélgica, Londres, Paris e Viena.

O performer, pesquisador e professor Zmário tambémteve sua produção artística mapeada pelo programa Rumos Itaú Cultural (2002-2003)e, este ano,convida todos os passantes da Feirinha do Largo da Ordem para tomar um “Café com Zmário” (em busca do zen café). Sua pesquisa parte das situações criadas no espaço público dialogando com pessoas e objetos simples. Mestre em Artes Visuais (UFBA), nasceu em Jequié-BA e já participou do Festival Performance Arte Brasil (MAM-RJ, 2011), do Performance Corpo Política e Tecnologia UNB (2010), Zonadeartenacción (Argentina, 2010), MOLA – Mostra OSSO Latino Americana de Performances Urbanas (Salvador-BA, 2010). Foi premiado em diversas edições dos Salões de Artes Visuais da Bahia, além de ter publicações em revistas especializadas tem uma carreira de 15 anos em performance art.

Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco apoia as artes visuais no país e reconhece a cultura como elemento fundamental na formação de uma sociedade mais crítica. Também através do Instituto Itaú Cultural, tem como missão inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e pela criatividade para gerar experiências transformadoras no mundo da arte e da cultura brasileiras. Por isso também incentiva o Festival de Teatro de Curitiba, o Festival de Dança de Joinville, Festa Literária Internacional de Paraty, dentre outros.

Patrocínio
A Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e o Banco Itaú apresentam a Bienal Internacional de Curitiba 2013, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultur,a do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio da PetrobrásBNDESCopelSaneparVotorantim CimentosVolvo; copatrocínio da Barigui Financeira, Construtora JL e parceria com a Fael Luce do Brasil, além do apoio do Governo do Paraná/Secretaria de Estado da Cultura, Sesi no Paraná e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

Abertas inscrições para o curso de liderança da Master Mind em Curitiba

Estão abertas as inscrições para o curso de Liderança, Inteligência Interpessoal e Comunicação Eficaz (LINCE) da Master Mind, que será realizado no Hotel Lizon, em Curitiba. O treinamento começa dia 22 de agosto com início às 19 horas e cada encontro terá duração de quatro horas. No total serão 12 encontros, com treinamento ministrado pelo terapeuta comportamental e sócio-proprietário da Master Mind Giovani Capri. Mais informações e inscrições podem ser feitas na Bridge Recursos Humanos pelo telefone (41) 4106 4830 ou pelo e-mail adm@bridgerh.com.br