Brasil … brasileiro.

     Nas próximas semanas vou relatar algumas experiências e lugares pelo BRASIL. Devido estar falando mais diretamente aos brasileiros, é o ponto mais delicado e difícil, pois o leitor conhece seu país como eu, com suas próprias experiências e em alguns lugares, fica difícil eu descrever com maior conhecimento que o próprio morador local.  Até hoje citei nestas colunas apenas lugares no exterior o qual voltarei a citar em algumas semanas, mas devido a solicitações e para que não pensem que só descrevo sobre lugares ” lá fora “, aqui inicia um breve passeio pelo Brasil dos brasileiros.

     Também não sou patriota a extremos, principalmente por conhecer tantos outros lugares e presenciar a grande diferença que há com o respeito dos governantes ( ou representantes destes ) aos governados em outras nações, diferença nas leis e outros aspectos que não vem ao caso prolongar nesta alegre demonstração do que temos de melhor :  Nossa belezas !!

     BRASIL, nome que vem da árvore Pau-Brasil, é muito bonito sim, porém existem belezas extremas pelo mundo e a diferença é que é fundamental, pois viajar é viver e a melhor forma de obter cultura e conhecimento através de suas próprias experiências. E o título destas colunas e do meu futuro livro ( O mundo é seu, viaje ! Já devidamente registrado com direitos autorais tudo o que por aqui exponho ) e é exatamente baseado e escolhido nisto … unindo todo o planeta como se fosse um só. Já ouvi gente que nunca viajou para o exterior dizer : ” – Quem mora no Brasil não precisa viajar para fora, temos de tudo aqui ! “. Como citei, o Brasil é mesmo lindo, mas como pode alguém que nunca foi para fora do país dizer uma coisa dessas ? E também já ouvi brasileiro dizer no exterior : ” – Quem mora no Brasil não precisa viajar para fora, temos de tudo por lá ! ” ( a mesma coisa !? ).  Se pensa assim, então o que está fazendo viajando fora do país ? Já que o ponto era férias e não trabalho ?  Eu afirmo o seguinte : Apesar das belezas brasileiras, viajar é fundamental … e quanto mais você puder viajar, melhor, seja pelo Brasil e pelo mundo. Nem que seja para voltar e dar valor às suas coisas ou belezas ou sua cidade. E dizer que temos de tudo no Brasil é muito exagero, pois as ” coisas “ ou maravilhas espalhadas pelo mundo são muito diferentes, em todos os continentes da terra. Essa frase acima é coisa de quem não sabe viajar ou quem acha que viajou ! É claro que isso vai depender do limite de cada um para cada feito … mas as frases  foram pronunciadas por quem tem condições de viajar para qualquer lugar. Sempre que puder, viaje pelo mundo, pois ele é seu ! E isso inclui o Brasil, evidentemente.

   Um detalhe que faço questão de destacar é a diferença cultural brasileira entre os estados que chega a causar grandes divergências ou rivalidades ao ponto de já conhecer carioca que prefere voar até Londres com destino à África do Sul fazendo um enorme triângulo a ter de passar pelo aeroporto de Guarulhos em São Paulo, um completo exagero preferir enfrentar mais do que o dobro de horas de vôo … nem em 1ª classe ! Isso sim é richa !

     Outro detalhe é mesmo o patriotismo. Apesar de ” todos ” os brasileiros levantarem essa imagem de ser patriota ( mesmo aqueles que não viajam para fora do país ), o ponto é destacar a falta da Bandeira Nacional em terra brasileira. Onde está ? É um tanto difícil enxergá-la em qualquer esquina ou canto, à exceção dos órgãos e prédios militares ou do governo, claro … isso sem falar em esportes, aí não conta ! Quando chega a Copa do Mundo no ” país do futebol “, todos esquecem de tudo e aí o patriotismo se aflora e todos expõem suas bandeir,as em janelas e carros para torcer pela seleção. Tudo bem, isso é sadio e válido, mas onde estão as bandeiras brasileiras num dia comum fora das competições esportivas ? Dou ênfase a esta realidade, pois é uma grande diferença que se vê quando viaja para certos países onde bandeiras estão  exposta até em cima de casas comuns e pobres em grandes e pequenos países pelo mundo. A questão é cultural, sempre ! Portanto, deixo de início, apesar de que isso possa desagradar algum leitor, que o Brasil e os brasileiros pecam sim no ponto de patriotismo em comparação a vários países pelo nosso globo terrestre. O brasileiro é pouco patriota ! Nem o Hino Nacional sabem cantar corretamente ! O prezado leitor sabe toda a letra ? Não é uma letra assim tão fácil. Sabe mesmo o que significa o que está sendo cantado ? Tente interpretar o hino brasileiro e se e discorda o que cito com relação à bandeira, então viaje para o exterior e é só reparar. No Brasil é relativamente raro ver nossa bandeira que, por sinal, é muito linda ! Cadê a bandeira brasileira ?

     E outro ponto a destacar e talvez ajudar o leitor a pensar sobre sua vida e pensar em viajar ( relaxar ) é que foi feita uma pesquisa em 2010 sobre os países mais estressados do mundo e o Brasil ficou em 2º lugar, perdendo apenas para o Japão !? É uma triste realidade e outro ponto a considerar para nosso futuro e para nossa vida. Isso me deixou preocupado comigo mesmo, pois acredito neste resultado da pesquisa. Isso poderá mudar, mas é preocupante. E já de imediato peço desculpas a todos os brasileiros aos lugares que vou citar por aqui, caso fiquem incompletos ou falte algum detalhe ou lugar que o leitor ache fundamental para o turismo brasileiro ou para se conhecer. Aceito toda e qualquer sugestão ou mesmo crítica, pois conhecer o Brasil continental e original realmente por inteiro é uma tarefa bem difícil ( nem para os mais dedicados viajantes ), apesar de eu conhecer praticamente todo litoral de quase 8 mil quilômetros e muitas cidades e capitais, ainda não é o suficiente. Existem lugares inusitados, outros de difícil acesso, outros engraçados … o que dizer de Quebra-Freio/PR, Corta-Mão/BA, Não-Me-Toque/RS, Venha-Ver/RN, Passa-e-Fica/RN, Passe-Bem/MA, Jacaré-dos-Homens/AL, Pintópolis/MG … Borá/SP por exemplo tem uma população que não enche um AIRBUS 380 ( o super jumbo tem capacidade para 850 pessoas ) … existem duas Palmas ( uma no Paraná e outra capital do Tocantins ) e o mais curiososo é que é entre elas que estão as maiores diferenças de temperatura nacional. E não paramos por aí … ainda temos o próprio ESTADOS UNIDOS dentro do Brasil; Nova Iorque/MA, Buenos Aires/PE, Filadélfia/BA, Flórida/PR e duas Califórnias ( uma no Paraná e outra no Ceará ) … só mesmo no Brasil para ver isso !  Temos muita coisa pelos nossos mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, somos maior que a Europa inteira ( fora a Rússia ).  O que faço aqui é uma pequena amostra dos lugares que passei ( outros cito por achar considerável ) com exposição do que achei, seja elogio ou crítica. Eu descrevo a verdade, seja positiva ou negativa ! Evidentemente, são experiências baseadas em épocas específicas e peço mais uma vez desculpas caso eu esteja atualmente errado ou cite negativamente algum ponto que o leitor goste ou caso deixe de citar algo relevante. Isso é apenas uma pequena pincelada. O Brasil é bem atrasado em relação a muitos países menores que seus estados, tecnologicamente e urbanisticamente falando … isso sem citar a língua portuguesa praticamente escassa pelo planeta ( já citado em publicação específica ), outra verdadeira e triste realidade, já que no Brasil o inglês só aparece em cartazes, marcas e músicas onde o grande público nem sabe o que está sendo dito, pronunciando errado as palavras.

     Citar tudo que existe no Brasil é impossível, gosto pessoal é mesmo relativo e talvez tenha alguns lugares que não passei por n&at,ilde;o ter tido oportunidade ou mesmo intenção … até hoje. Pretendo ainda fazer outra grande viagem passando por cantos que ainda não passei neste país que é abençoado por Deus e ” Gigante pela Própria Natureza “

www.brasil-turismo.com  /  www.turismo.gov.br 

 ” Trabalhe para viver … não viva para trabalhar.”

Coleção de selos históricos do BRASIL

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO 24/07/2011 > CURITIBA

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo