As Ilhas Encantadas do Equador

                                           

Sua entrada no EQUADOR, se for aérea poderá ser por Guayaquil, a cidade com o maior número de habitantes no país, consequentemente mais perigosa, conhecida como a República do Cacau pela quantidade do produto extraído na região. Outra entrada é a capital Quito, a segunda capital mais alta da América do Sul ( a primeira é La Paz – Bolívia ), menos populosa e me pareceu muito mais atraente que Guayaquil, porém não tenho o conhecimento real para me aprofundar e descrever sobre essas cidades, apenas de passagem.  Como meus objetivos são bem direcionados, não perdi tempo indo o mais rápido possível para as ILHAS ENCANTADAS DO EQUADOR. Algumas pessoas nunca ouviram falar, outras nem sabem onde ficam … outras pensam que não são habitadas.    Destino da National Geografic ( NATGEO ), de repórteres, mergulhadores, pesquisadores de todo o planeta e dos viajantes mais exóticos : As ILHAS GALÁPAGOS, também conhecida como Arquipélago de Colombo, pertencente ao EQUADOR.  Os primeiros moradores dessas ilhas do pacífico foram prisioneiros ou criminosos que eram enviados como uma punição pelo isolamento remoto do local, pois ninguém queria saber de ir para lá. Hoje as pessoas fazem questão de conhecê-las e pagam caro para ir … bem caro ! Comece se preparando com taxas de entrada ( INGALA – Instituto Nacional de Galápagos, U$ 10,00 e o Parque Nacional de Galápagos que é de U$ 50,00 para o MERCOSUL e U$ 100,00 para as demais nacionalidades ). Das 58 ilhas, apenas quatro são pouco habitadas ; São Cristobal, Santa Cruz, Isabela e Baltra, com uma infra-estrutura ainda carente, não sendo o centro turístico que você possa imaginar. Não espere muita gente, não espere muitíssimo conforto nem alimentação cinco estrelas, apesar de alguns hotéis terem acomodações boas. Os aeroportos então são um verdadeiro horror ! No aeroporto de São Cristobal suas malas não vem em esteiras, elas vem em carrinhos depois de um tempão … e tem de esperar a revista dos cães que vão subir por cima delas farejando atrás de drogas, na sua frente.  O aeroporto de Baltra então … parece uma rodoviária das piores cidades do interior que você possa imaginar. Os bancos são de madeira precária ou cadeiras de plástico e o telhado é coberto por uma espécie de tapume de madeira ou tipo telhas de alumínio que se vier um vento mais forte eu imagino ficar ao relento, infelizmente é assim ! Parece uma base de guerra e as ilhas são de certa forma muito parecidas, mas você deve ir conhecer sem falta se for viajante ou aventureiro. As que são completamente desabitadas, por humanos, são uma verdadeira viagem no tempo … e é aí que entra o encanto deste paraíso perdido do pacífico.

” Bem vindo ao Parque dos Dinossauros ! “

     Na realidade nunca viveu nenhum dinossauro verdadeiro por lá, já que as ilhas surgiram muito depois em uma erupção vulcânica e seu primeiro nome foi ” Ilha das Tartarugas “, verdadeiros exemplares ” pré-históricos ” e ” Galápago “ vem literalmente de galopar e foi criada pelos espanhóis que cavalgavam sobre os animais antes de matá-los para obter o óleo e a carne, muito diferente dos dias atuais. Galopavam nas Tartarugas Gigantes de Galápagos que quase foram extintas e dão o n,ome ao arquipélago, hoje é PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE e está entre as Maravilhas da Natureza. Falam até em clonagem das tartarugas, caso contrário elas realmente vão se extinguir. Não é à toa que Charles Darwin por volta de 1800 utilizou Galápagos como base para seus estudos sobre a Teoria da Evolução das Espécies. Possui uma Estação de Pesquisas local com seu nome na Ilha de Baltra, que na minha opinião das pessoas que conversei localmente nem é assim tão necessário conhecer, apesar de lá ter a famosíssima ” Lonesome George ” ou o Solitário Jorge ( em Espanhol ), possivelmente a maior tartaruga do mundo ainda viva e muitos vão lá apenas para vê-la, porém podem ficar decepcionados em não chegarem tão perto devido a quantidade de pessoas ou por estar em um cercado impedindo a aproximação para a foto que demonstra o tamanho desses dinossauros. Virou até grife e marca de roupa local e Jacques Cousteau citou Galápagos como ” O último santuário de fauna ! “.

A dica é que existem outros lugares para ver as tartarugas gigantes, com muito mais calma e sossego e podendo chegar bem pertinho delas, sem tocar, claro … pois esta é a lei do arquipélago. Alguns falam em aproximação mínima de dois a quatro metros dos animais em certos lugares, principalmente aqueles que você somente poderá ir com os guias que chegam a ser até chatos, mas é o trabalho deles e o maior tesouro de Galápagos são exatamente os animais que lá estão, chegando eles a serem mais curiosos que você, pois em algumas ilhas é você que vai ter de se afastar e fugir deles, alguns querem saber quem ou o que você é ! É uma sensação que somente Galápagos irá lhe proporcionar, por isso são ” ilhas encantadas “, por isso o valor, por isso o cuidado e por isso o alto preço. São aquelas coisas que na realidade não tem preço e são literalmente as praias mais limpas  do mundo. Eu nunca vi tanto cuidado e limpeza em nenhum outro paraíso terrestre. Neste quesito Galápagos é o campeão absoluto  com o segundo lugar muito distante. Considero um outro planeta.      

Minha chegada foi na Ilha de São Cristobal, a capital política do arquipélago para embarcar no navio MN ou MV  SANTA CRUZ ( MN é Moto Nave em espanhol e MV é Motor Vessel em inglês ) em um cruzeiro de 4 dias, pois a melhor forma de conhecer um arquipélago é pelas águas, claro, ainda mais em Galápagos onde é possível avistar baleias e golfinhos desfilando ao seu redor, isso sem contar as revoadas de fragatas que podem lhe deixar ainda mais encantados. Este navio é um barco próprio para expedições e se quiser cabine com sacada, solicite com antecedência pois tem apenas duas ( das 46 disponíveis ) e são bem salgadas no preço ( U$ 2.000,00 por pessoa ), outras ficam em torno de U$ 850,00 por passageiro com tudo incluso, refeições e excursões. E prepare-se para a correria, pois são muitas atividades e passeios em apenas 4 dias de navegação. Detalhe de preservação e controle é que os cruzeiros em Galápagos comportam no máximo até cem pessoas, não mais que isto para preservar mais os desembarques e a natureza. Mais uma razão para os preços altos.  GRANDE DICA > Este lugar não é para mergulhadores amadores, pois as correntezas são fortíssimas ! Se você é um mergulhador experiente e pretende fazer aqueles mergulhos que passa na National Geografic no meio de mais de cem tubarões martelos, saiba o que eu não sabia antes de ir para poder escolher o cruzeiro certo para esse fim. Ninguém mais vai lhe avisar disto : Para ver Tubarão Martelo ( Hammer Shark ou Hammerhead Shark ) que &e,acute; o outro símbolo de Galápagos ( o primeiro é a tartaruga gigante ) é preciso ir até as Ilhas Darwim e Theodoro Wolf que ficam a dois dias de navegação das ilhas padrões e comuns mais visitadas, onde fiz meu cruzeiro. Somente lá é que tem esses bichinhos, lembrando que aí terá de pegar um cruzeiro específico de mergulho que poderá chegar aos U$ 4.000,00 por pessoa, incluído as descidas nas profundezas. Realmente é para você não ir se não tiver muita grana. Em outros pontos de mergulho somente com muita sorte os avistará, por isso nem perdi meu tempo mergulhando fundo, pois a água em Galápagos são muitíssimo gelada. A baixa estação em Galápagos é abril e maio ou setembro e outubro, considerando a estação seca de junho a dezembro, mais fresco por causa da corrente fria de Humbolt, a melhor época pelos preços talvez mais em conta. Nos outros períodos é alta estação, mais quente, sendo necessário reservar com mais antecedência sua ida, porém eu não acredito que a água fique mesmo quente, pois um lugar onde se tem leões marinhos, pingüins e até orcas não é um banho quentinho de hidromassagem.

Minha primeira impressão ao avistar a ilha de São Cristobal não foi das melhores, pois não é o que podemos chamar de uma linda ilha. Possui uma vegetação seca e rasteira com cactos, muito diferente dos coqueiros paradisíacos que eu estava acostumado e que você vê em outros lugares ou fotos; muitas pedras e rochedos devido serem ilhas vulcânicas. Me instalei no Hotel Casa Opuntia, bem localizado em frente ao mar com quartos muito espasosos deixando a desejar apenas nas refeições coisa que não me acostumei por lá. É de ficar abismado pela aproximação dos leões marinhos por todos os lados. Vai ter até que fugir deles, pois são extremamente territorialistas, brabos, ariscos e fedorentos ( urght ! ) … mas são muito fofos, principalmente os filhotinhos, claro. Aconselho ficar duas noites para passear pelas praias onde tem um berçário e somente ali poderá chegar mais próximo desses animais, mesmo assim com cuidado para não levar bronca de alguém.  Dizem os guias, que se você toca em um filhote a mãe o rejeita e ele acabará por morrer de fome e falta de carinho … eu confesso que cheguei mais perto do que deveria e acabei por ficar com remorso depois de saber disso.  

Nesta mesma ilha, que dá um exemplo de aproveitamento de energia heólica, existe uma lagoa chamada El Junco que fica no alto de um vulcão extinto onde algumas pessoas vão para meditar, admirar a vista e ver pássaros e seus ninhos. E se quiser ver mais pássaros faça um passeio ou cruzeiro que passe na Ilha Espanhola … lá sim ficará satisfeito com a fartura de pássaros, iguanas marinhas coloridas e penhasco de cenários de filmes. Mas se estiver em São Cristobal , vá na ” Galapaguera “ local que fica do outro lado da ilha, lá terá o sossego de ver tartarugas grandes bem de perto, além dos filhotinhos e ainda uma grande dica; existe uma tartaruga tão grande quanto o ” Georjão ” famoso, também é solitária e nem sei se é macho ou fêmea, só sei que é realmente grande. Fica em um cercado atrás da igreja local e é possível até alimentá-la na boca, tomando cuidado para não perder o dedo. Nesse momento terá uma oportunidade única de tocar em um animal de aproximadamente cem anos ( ou mais ? ), coisa que não vai fazer em mais nenhum outro lugar de Galápagos, muito menos do mundo … melhor ir logo antes que este dinossauro morra. É um lugar com muita biodiversidade e vida selvagem peculiar que formam um santuário para ecoturistas e amantes de animais selvagens. Uma curiosidade é que em cada ilha os cascos das tartarugas são diferentes !

     , Ao iniciar sua navegação, deverá passar por uma curiosa pedra gigante em meio ao mar, chamada Leão Dormido ou Kicker Rock. Sinceramente eu não consegui ver de nenhum ângulo o formato do tal leão que falaram, mas a pedra é muito bonita. Desembarque na Praia de Cerro Brujo. Para mim a mais bonita de todas as praias que vi por lá com areia bem fininha e água também gelada. Na Ilha Floreana, fiz um snorkel na famosa Coroa do Diabo ( Devil´s Crown ou Corona del Diablo ) e quase morri congelado, achando sinceramente ruim, pensando que valeria à pena passar frio, não vendo nada diferente do que já tinha visto antes. É um ” Rambo Snorkeling “ porque tem muita correnteza e é necessário experiência e preparo físico, um tanto perigoso para amadores.  Na Ilha Fernandina irá se deparar com uma quantidade absurda de iguanas marinhas. É o único lugar no mundo onde vai vê-las, uma adaptação necessária à sobrevivência, que deu muito certo ! São mais de 300 mil !!  Elas estão por todos os lados e é preciso cuidar para não pisar nelas ! Esta ilha é catalogada como uma das ilhas mais primitivas e remotas do mundo e terá a real sensação de estar no Parque dos Dinossauros. Possui lava negra petrificada da última erupção do Vulcão Cerro há 200 anos e foi cenário em 2003 do filme ” Mestre dos Mares: O lado mais distante ( ou longínquo ) do mundo ” ( Master and Commander : The far side of the world ) com o ator neozelandês naturalizado australiano  Russel Crowe ( o Gladiador ). O curioso é que no meio dessa lava endurecida que parecia ter matado tudo, nasce um cactos muito bonito e colorido … coisas só de Galápagos. A Ilha Isabela é a maior de todas e tem o formato de um cavalo marinho. Possui penhascos lindos e não se desembarca em terra ( pelo menos o cruzeiro que fiz ) e faz-se um passeio de bote ou snorkeling em um canto embaixo do ” queixo do cavalo marinho “, podendo entrar em uma caverna especial com uma água muito transparente ( fria ) com muitas e muitas tartarugas marinhas ao seu redor.

Foi possível avistar um navio da NATGEO que por lá deve circular para realizar suas filmagens. À bordo do navio MN SANTA CRUZ ganhará seu certificado ao cruzar a linha do Equador em navegação, por isso a dica de levar filtro solar, pois os raios caem perpendicularmente e queimam mesmo que você não esteja os sentindo. Dê preferência leve um que tenha repelente e não esqueça do boné, de um boot ou um bom tênis alto para as caminhadas e um agasalho, pois faz sempre um friozinho à noite.  Eu e minha esposa éramos os únicos brasileiros à bordo, além de uma equipe da Rede Globo de televisão brasileira, o qual exibiu um programa específico para o GLOBO REPORTER recentemente no dia 12/11/2010.  Acompanhei várias filmagens pessoalmente e troquei informações também com o guia Andrés Vergara ( equatoriano que já morou no Brasil ). Foi realmente uma experiência diferente e Galápagos estará em destaque no Brasil, pois será tema da escola de samba União da Ilha do Governador no carnaval 2011, ajudando a preservar este santuário que é o maior laboratório natural do mundo e o maior exemplo de conservação e compromisso com o meio ambiente, onde tudo é intocável, devendo permanecer assim !  

     Aqui mais uma vez afirmo a variedade que encontramos pelo mundo. Se quiser viajar de verdade, vá antes aos lugares mais preservados, pois eles podem sumir antes da sua chegada.  www.ecuador.travel / www.galapagosislands.com

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO 23/12/2010 > DICAS DE VIAGENS

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo