A ” minha ” capital

Sou paranaense nascido na capital Curitiba, uma das melhores capitais do Brasil para se viver e morar, sendo fato já divulgado como a 3ª melhor cidade com qualidade de vida no mundo, perdendo apenas para Roma na Itália e São Francisco nos Estados Unidos. Este ranking mudou infelizmente … a realidade atual de Curitiba é que uma cidade violenta como todas as grandes capitais brasileiras.  Mas o conceituado instituto de pesquisa Forbes também já apontou Curitiba como a terceira cidade mais esperta do mundo ( The Word´s Smartest Cities ), devido à preocupação, de forma conjunta, em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, boa infra-estrutura e dinamismo econômico. Neste ranking ficaram na frente apenas Cingapura e Hong Kong. E não vou aqui advogar só à favor de Curitiba, pois na realidade nenhuma cidade brasileira bate tantas lá fora, chega até ser um absurdo publicarem isso, já que o Brasil ainda é terceiro mundo e temos de ficar no nosso lugar sem querer se comparar com algumas cidades européias, norte americanas ou mesmo asiáticas ( por exemplo ), que ousadia ! Para nível brasileiro ou mesmo de América do Sul ou latina, Curitiba sim está bem. Em 2010 até apareceu um boato na internet onde existiria um projeto da Disney em vir para o Brasil ( Disneyland Brazil ) e se isso ocorresse realmente adivinhe qual a cidade escolhida ? Claro, a cidade com maior infra-estrutura brasileira, mais bem localizada dentre os estudos feitos e símbolo do desenvolvimento urbano local. A capital mais próxima do grande centro de São Paulo ( 408 km ) e fácil deslocamento para os países do MERCOSUL, sem falar no aeroporto internacional mais bonito do Brasil e o Porto de Paranaguá-PR ( 97 km ) que receberia cruzeiros internacionais da própria Disney.

     É brincadeira … Paranaguá até pode ser um importante porto brasileiro, mas só para cargas, não para grandes cruzeiros turísticos internacionais num mar marrom, só podia ser piada mesmo. Foi feito um monte de elogios à Curitiba e região que até podem proceder, de certa forma, mas uma empresa como a Disney investir a este ponto no Brasil seria demais. Portanto, ao invés de Disneyland Brazil, alguns fofoqueiros criaram essa ” Disneylenda ” para iludir alguns brasileiros, inclusive a mim, pois de início achei até que poderia ser verídica a estória, afinal o Brasil está em foco nesta década com a copa do mundo de 2014 e as  olimpíadas de 2016, acordos e interesses políticos, pois o país não tem condições de receber uma copa do mundo com os caóticos e ridículos aeroportos que possuímos, uma vergonha internacional, triste realidade, infelizmente. Tive experiência de permanecer temporariamente em outras cidades brasileiras por algum tempo, mas no fim acabei ficando por mais tempo na ” Cidade Sorriso “, como é conhecida. E para ser sincero não sei de onde tiraram este apelido, pois na prática cadê os sorrisos ? É bem ao contrário, êta povinho difícil ! Muitos não gostam mesmo de ” Curita “ … pelo frio ou talvez por algumas pessoas mais reservadas e fechadas. Tem todos os inconvenientes de uma grande cidade nos dias normais e realmente muitos Curitibanos não são simpáticos, alguns mal educados, principalmente no trânsito … é fato !  O trânsito que era bem tranqüilo até meados da década de 90,, de lá para cá a coisa está bem complicada e está impossível circular por algumas ruas em certas horas do dia. Uma estatística já apontou que há um veículo para cada habitante … isso é muita coisa ! Ainda mais com motoristas lerdos ou folgados, na realidade dirigir em Curitiba é estressante, por mais calmo que você seja … como tem motorista ruim, ninguém lhe dá a vez … e se reclamar é pior !? Incluindo os motoristas de ônibus e taxistas que se acham os ” donos da rua “ … os ” profissionais do trânsito ” … sai da frente ! O curitibano é individualista e ” falta ” sorriso ” na ” Cidade Sorriso ! ”  E se vier mesmo motorizado para Curitiba, cuidado, pois a indústria das multas está nos radares e nos Estares ( locais para estacionar com o pagamento do imposto ) que são obrigatórios por quase todos os locais, principalmente próximos ao centro que é um dos pontos que mais gosto de caminhar. Já vi até adesivo : ” Visite Curitiba e leve uma multa de presente “. Este é um grande inconveniente que me faz pensar em trocar de cidade para morar, além dos ” dias negros de frios e neblina ” que permanecem por vários dias, o que deixa o trânsito ainda pior, as pessoas mais estressadas e e a cidade sem vida. Mas é um dos bons lugares se quiser fugir da folia do carnaval que tem pelo Brasil, é sossego … carnaval em Curitiba é só se ligar a televisão.              

Curitiba vem da união de palavras do Tupi Guarani, Kur yt ybaKur = pinhão, yt = árvore e yba = grande quantidade ) significando grande quantidade de pinheiros ou pinheiral ou Muito Pinhão, pois o que não falta por aqui são as araucárias que dão este fruto-castanha, muita gente nunca provou. Possui disparado o melhor transporte coletivo do país em suas estações tubos e terminais, apesar de nos horários de pico ser um caos … imagino então o pior do país ..? É considerado mundialmente como inovador e já foi copiado em cidades no exterior. Também possui uma Linha de Turismo de primeiro mundo ( copiado aos moldes europeus ) com ônibus abertos e/ou jardineiras para circular pelos principais pontos da cidade. Só que esteja preparado para aqueles estresses ou briguinhas ridículas na hora em que o ônibus chegar no ponto para seu trajeto de duas horas e meia. Ninguém respeita fila ( como em muitos lugares ) e todo mundo quer subir primeiro … porque em Curitiba o sol é muito valorizado e quando aparece, tudo enche ! Também foi lançado o segway para dar uma volta ecologicamente correta na cidade … não sei se esta onda vai pegar direito, já que o frio impera. São veículos elétricos individuais os quais dirige-se em pé, também copiado de modelos internacionais, afinal tudo no Brasil se copia, nada se cria.             

     Para quem não gosta mesmo de frio é melhor fugir, é a capital mais fria do país e o único lugar onde o horário de verão é trocado em pleno ” fim de semana de inverno negro com chuva “ … aqueles dias que chegam a ser noite em certas épocas do ano. Mas é muito bom estar em Curitibaé tão bom que até o inverno escolheu este destino para passar o verão !?  É o único lugar onde se come ” Vina ” ( salsicha de cachorro quente ). Os ” Curitibobocas ” ( como somos chamados ” carinhosamente ” ) sabem bem o que estou querendo descrever. Muitas pessoas questionam ou falam : ” – Que pena que Curitiba não tem praia … “, mas será mesmo que isso seria bom ? Para muitos o legal é você viajar para ter praia, aquele clima de férias ou feriado., Mesmo porque praia com frio não é nada bom, né ?   Dica para você que pretende voar saindo de Curitiba é evitar pegar um vôo muito cedo, pois a probabilidade de não ter teto e não decolar é bem grande, pode atrasar seus planos, conexões e até ter algum prejuízo. Sempre que tenho uma conexão saindo de São Paulo pela manhã, se possível, eu já vou um dia antes pousar por lá para não correr riscos. Isso também pode ocorrer em outros lugares do sul brasileiro onde a neblina impera em certos dias de inverno. O natal aqui é no verão e no Palácio Avenida acontece o espetáculo natalino mais bonito do país, realmente imperdível de se ver ao menos uma vez !

     Vir para Curitiba é presenciar parques e belezas de uma cidade organizada e relativamente limpa em comparação ao resto do país ( exceção dos lagos e rios que, deixam a desejar na limpeza dessas águas e vários alagamentos com enchentes … falta melhor investimento ). Falando nos parques ( além dos bosques e praças ), entre tantos outros também bonitos ( Jardim Botânico, Tingui, Tanguá, Bosque do Alemão, Bacacheri, São Lourenço, Passaúna, etc … ), o meu preferido é o maior e mais movimentado, principalmente nos finais de semana e feriados : O Barigui; antigo rio represado para virar parque em 1972. Entre as diversas espécies de animais que lá permanecem, há alguns bons anos atrás já presenciei e até toquei no rabo de um jacaré de tamanho considerável ( mais de 2 metros e talvez uns 200 kg ) no lago do parque, uma situação inusitada no meio de uma cidade do tamanho de uma capital. Em 2007, após o ataque e morte de um cão, houve uma polêmica enorme sobre a retirada do(s) jacaré(s). Apesar de afirmarem que são três, há contradições quanto a quantidade deles. Na realidade só os avistei duas ou três vezes.  Em 2008 a Secretaria do Meio Ambiente juntamente com o IBAMA transferidos o maior deles  para o Zoológico de Curitiba que na realidade nem fica em Curitiba e sim em São José dos Pinhais, município ao lado ( o mesmo onde fica o aeroporto Afonso Pena ). Portanto, restaram dois ” menores ” e não é um tarefa fácil avistá-los, é questão de muita sorte, pois não tenho mais percebido nenhum há muito tempo, apesar das placas ainda permanecerem avisando os riscos.  É necessário fazer uma crítica àquilo que chamam de zoológico para que alguém ou alguma autoridade competente faça alguma coisa e melhore aquilo lá. O fato é que o zoológico é uma verdadeira bagunça (  2010 foi minha última visita ). Uma área escondida que deveria ser toda reestruturada, desde mais divulgação … melhorar a estradinha de entrada que é ” podre de feia “ para não dizer nojenta … até o interior onde há uma má administração e distribuição dos animais lá dentro. Leões e Tigres em jaulas apertadas sem condições e outros animais mal distribuídos em espaços exagerados. Nem placa com o nome dos animais tem ! Cito isso de fonte segura de quem viaja e conhece muito mundo afora para comparar e também informações de quem trabalha lá dentro, mas não pode fazer nada. Quem pode, não para lá, apenas se omite ou acha que entende do assunto ” de longe “. É só ir lá e ver como está. É um espaço enorme com potencial que poderia ser muito melhor estruturado e organizado, cobrando uma pequena entrada para ajudar na preservação e melhora. Curitiba merece isso !! Até 2010 a entrada era gratuita e tudo o que é gratuito não é muito bom, acredite !

Retornando ao velho Barigui, seria n,ecessário uma limpeza nos lagos que em certos dias soltam cheiro desagradável … e para ter nota dez na minha opinião, faltam também mais lixeiras e bancos, devido ao seu tamanho. Muitas pessoas levam cadeiras de praia, porque achar um lugar para sentar, a não ser no chão, pode ser difícil.  A Alameda Ecológica Burle Marx ( tem até placa ) fica dentro do parque, apesar de quase ninguém conhecê-la pelo nome … nem os taxistas ou GPS´s. Fica dentro do Parque Barigui, próxima da entrada do museu do automóvel onde a natureza literalmente cheira ar limpo, ficando às vezes interditada nos finais de semana e feriados para trânsito de veículos. Aliás, nos fins de semana os parques e as churrasqueiras lotam, se quiser achar vaga para o carro ou em uma churrasqueira, chegue cedo ou como eu … passear de moto, a melhor opção ( quando o tempo deixa … ).

” Deus criou Curitiba num domingo, com parques, praças, colunistas sociais e gente devagar no trânsito. Achou monótona e então, na segunda-feira criou o inverno local, com sua brancura, cachecóis e um bom vinho para os Curitibanos pensarem que são europeus. Achou o frio muito triste e na terça-feira criou a primavera, florida e colorida para enfeitar os parques e praças dos europeus … ops, Curitibobocas, digo Curitibanos. Mas Deus ainda a achou bucólica demais e na quarta-feira criou o verão ( bem no meio da semana ), alegre e saudável para fazer os Curitibanos ” sorrirem ” em meio ao trabalho …  Achando seco demais, na quinta-feira criou o outono, farto e ameno para confortar os Curitibanos ” europeus”. Então achou tudo muito distante e na sexta-feira misturou tudo fazendo as quatro estações no mesmo dia, descansando no sábado. Na verdade caiu de cama resfriado e gripado “.      

Gosto de citar coisas diferenciadas e no bairro do Bacacheri, além do Parque local, encontram-se os templos da AMORC ( Associação Mística da Ordem Rosa Cruz ), uma ” espécie de religião ” ou organização internacional espelhada em vários países. No Brasil, que eu saiba, é apenas em Curitiba sua sede e o detalhe é que sua arquitetura é feita nos moldes egípcios, o que chama a atenção de quem passa no lugar, por se diferenciar de tudo na cidade … possivelmente no país. São construções muito bonitas, sendo uma delas um pequeno museu que tem até uma múmia de verdade para aqueles que não tem ou não tiveram a oportunidade de ir ao Egito verdadeiro. Portanto, considero é um ponto único no país e uma opção interessante de se ver em Curitiba. Outra estrutura curiosa é a Estátua da Liberdade das Lojas Havan ( maiores detalhes em publicação futura ).  Entre tantas construções, tem o Teatro do Paiol, uma construção que não chama muito atenção para quem ali passa e nem é muito amado pelo povo em geral, chegando a ser polêmica de destruição. Chamo carinhosamente de ” Coliseu Curitibano “, por causa de seu formato redondo e antigo. Seu objetivo inicial entre 1874 e 1906 ( ano da construção ) era guardar pólvora e munições militares, hoje espaço cultural.  Sem falar na modernidade da Opera de Arame, que é uma obra de arte feita para a arte ( construída no tempo recorde de dois meses ) e o Museu do Olho ou Museu Oscar Niemeyer que possui este formato curioso e único no mundo.

     Um dos pontos turísticos e cartões postais da cidade inaugurada em meados dos anos 1991/1992, a Rua 24 Horas ou ” Rua que não dorme “, que nada mais é que um espaço entre duas ruas centrais da cidade, coberta por vidros como um shopping, foi a primeira neste estilo no Brasil, sendo fechada em 2007 para uma reforma que permanece por anos, ficando absolutamente abandonada, chegando a ser ponto de consumo de drogas e de moradores de rua. Na época da inauguração não havia nada aberto na capital do Paraná após certa hora da noite, já hoje em dia há muito mais atrativos até altas horas, acho que por isso ficou esquecida pela prefeitura com a reabertura ainda para este ano de 2011. 

       

     Muitas pessoas não desfrutam ou não apreciam as belezas da cidade onde mora. Algumas árvores em Curitiba florescem em épocas distintas e nem são notadas por aqueles desligados que estão somente na correria da vida, principalmente porque algumas flores permanecem somente por duas semanas no máximo, uma pena ! No Jardim Botânico, uma espécie de Ipê Roxo flora geralmente no mês de julho e em frente a Rodoviária um Ipê Amarelo ( entre tantos outros da cidade ) destacasse geralmente no mês de setembro em sua exuberância sem ser notado realmente por milhares ( talvez milhões ) de pessoas que passam em sua frente todos os dias … se ele pudesse falar talvez diria : ” – Hey, parem um pouquinho e vejam como sou lindo ! Eu estou aqui … vejam como é bela a Mãe Natureza. Relaxe, respire um pouco e siga em paz … “.  Isso poderia mudar o dia e talvez a vida de alguém. 

Vídeos sobre Curitiba > http://eloizanetti.com.br/blog/?p=1576

Para ver artigo sobre Curitiba na CNN acesse  : http://edition.cnn.com/video/?/video/business/2010/11/29/fc.curitiba.sustainable.city.cnn

www.turismo.curitiba.pr.gov.br  /  www.curitiba-parana.com  

        

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO  07/08/2011 > PARANÁ e arredores de Curitiba  

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO    

Voltar ao topo