Turquia

     A TURQUIA é um país transcontinental euro-asiático que possui seu maior território na Ásia, mas está em negociação para entrar para a União Européia.              

Kusadasi foi minha primeira entrada. É um porto muito limpo e bem cuidado onde há uma variedade de bazares e lojas próximas, um verdadeiro capricho e ” paraíso de compras ” com preços atrativos sem esquecer que a barganha e a ” briga ” pelos preços são obrigatórias para satisfazer o vendedor que geralmente lhe pergunta quanto você quer pagar pelo produto ao invés de lhe dar o preço, muito estranho e engraçado. Se você aceitar o preço de cara que lhe passarem eles chegam a ficar até brabos, preferem dividir um chá e discutir a venda, coisa deles … porém podem chegar a exageros, tome certas precauções e não deixe levarem você para alguma sala ou loja isolada, pois para sair pode ser um problema, caso não compre nada. Já soube de algumas pessoas que tiveram de derrubar a porta … comigo não chegou a este nível.          

Éfeso ou Ephesus é uma maravilha da antiguidade onde existia o Templo da Ártemis, a 3ª Maravilha do Mundo Antigo. Fica próximo do porto de Kusadasi. São ruínas que foram dominadas pelos romanos e lhe transportam à época de Cleópatra que passou noites de orgias por lá, já que não é só mundo de hoje que a perversão corre solta e a fama desta rainha não era das melhores, assim como em todas as cidades do mundo antigo onde a perversidade era comum.  Em contradição a isso, é  onde dizem que morreu a mais famosa Maria do mundo, a ” Mãe de Jesus ” que passou seus últimos dias por lá fugindo dos romanos que perseguiam os cristãos e dominaram a região … e é também onde fica a Biblioteca de Celso ( 3ª maior biblioteca do mundo antigo ) que encontra-se ainda em bom estado e, juntamente com a limpeza do porto de Kusadasi que é realmente bonito, vale a visita.    

               O mundo antigo é realmente um fascínio !

 

Mais ao norte tem Istambul ou a Cidade das Sete Colinas, o maior pólo do país, antiga Constantinopla famosa nos livros e uma marca no calendário histórico, apesar de não ser a capital, possui a 13ª Maravilhas do Mundo Moderno, a Catedral ou Basílica ou Igreja ou Mequita de Santa Sofia ( Hagia Sophia = Santa Sabedoria ) que hoje é um museu, pena que não é um monumento tão preservado. É onde a Europa se divide com a Ásia pelo Estreito de Bósforo ou simplesmente Bósforo que significa ” passagem do boi “, o qual é bem agitado pela movimentação de barcos e navios. Não é à toa que é a mais populosa cidade européia. Ainda posso citar o Palácio Topkapi que também foi citado entre as Maravilhas do Universo e a Mesquita Azul ou Blue Mosque ( entre outras ), possue uma ar,quitetura semelhante à própria Basílica citada, assim como alguns hotéis em estilo otomano muito interessantes, diferentes e atrativos, ficando todos próximos um do outro.

     A Turquia é uma país que possui nomes um tanto engraçados para o português escrito ou falado como também é o caso de Kusadasi e Esenboga que é o aeroporto da capital Ankara. Porém isso é inversamente proporcional à limpeza, que capricho !  E temos também Capadócia, região que foi citada entre as Maravilhas da Natureza ficando fora das finalistas … com hotéis muito característicos feitos na pedra e os famosos passeios de balões para ver tudo de cima, muito legal e diferente, em uma da altura absurda que chega a gelar tudo de tanto frio … e ainda existe um lugar absolutamente inacreditável : Pamukkale ( Castelo de algodão ). Fica 20 km próximo à cidade de Denizli, mais ao Sul do país. É um dos lugares que é necessário um pouco mais de empenho para se chegar lá, com escalas e devido ao fato de não ser bem conhecido por brasileiros. A cidade de Kusadasi que passei em 2007 é um pouco longe do lugar ( 3 horas de carro ) e o navio que aportei não ofereceu esta excursão, talvez mesmo por não dar tempo de ir e voltar ( 6 horas só de deslocamento ) além da diversão mínima necessária, por isso fiquei com receio de tentar ir por conta e perder o navio, um perda imensa ! É um lugar de tirar o fôlego e Patrimônio da UNESCO, juntamente com as ruínas da antiga cidade de Hierápolis, outra atração local.   São águas termais onde o derramamento de carbonato de cálcio sólido parece formar grandes degraus ou cascatas de neve ou mármore travertino em uma montanha, chegando a mudar de cor durante o dia dependendo da incidência solar ( branco, azul, verde … ), um fenômeno natural único em todo o mundo e totalmente incomum que somente vendo fotos não dá para tentar imaginar como realmente são, pois dá impressão de ser um local frio e é bem ao contrário. Este com certeza também deveria estar entre as Maravilhas da Natureza simplesmente por ser fantástico e inigualável no quesito diferencial.     

     E apenas como citação, lembro que a lendária Cidade de Tróia ficava em território turco, próxima ao porto onde desembarquei, Kusadasi. Cheguei a questionar sobre a possibilidade de visitar o local, mas não há nada lá para ser visto que valha o esforço já que pesquisadores passaram ou ainda passam anos tentando achá-la. É um sítio arqueológico em Hissarlik, que significa ” Lugar da Fortaleza ” em turco. Se realmente existisse, seria sem dúvida um dos maiores pontos turísticos do mundo. 

www.goturkey.com  

 

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO 17/05/2011 > MARROCOS, BAHRAIN, OMÃ e IÊMEN

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo