Tailândia

    

     A parte mais mística e misteriosa da Ásia é a região Sudeste onde é praticamente uma viagem no tempo e a um mundo desconhecido e diferente para os ocidentais. É como o Japão … fica literalmente do outro lado do mundo para os habitantes das Américas. Porém, na Tailândia ( Terra Livre ) não acontecem terremotos diários como na terra do sol nascente ( a ilha mais populosa do mundo ). E também é berço de artes marciais que podem ser observadas e cultuadas em vários lugares para quem tem este intuito.  É um dos países mais visitados no mundo, principalmente a região mais ao sul, a ilha de Phuketou mesmo Krabi que recebem anualmente mais de 5 milhões de turistas, portanto é um lugar bem agitado e movimentado, coisa que não sou muito fã, particularmente prefiro sossego. É onde morreram 250 mil pessoas com o tsunami de 2004. As famosas lhas Phi Phi ficam no Mar da Andaman a uma distância considerável da capital Bancoc, há uma necessidade de um maior esforço financeiro. Para quem gosta de festa, agito e balada a região é também um prato cheio, é só se informar e procurar hospedagem em Pucket, Krabi ou mesmo na Ilha Phi Phi Don. O próprio filme ” A praia “ protagonizado por Leonardo Wilhelm DiCaprio em 2000 mostra tais intenções. Só que o filme conta a história de uma ” praia secreta e isolada de turistas “, o que é uma contradição nos dias atuais. Portanto, Phi Phi, para minha definição real de paraíso já não se encaixa perfeitamente, apesar da beleza local inquestionável de Maya Bay que fica na Ilha Phi Phi Le ao lado, mostrada no filme citado que fica ainda mais lotada, afinal a propaganda é a alma do negócio e todo o mundo já descobriu a ” ilha secreta de Phi Phi “. O melhor é pegar um passeio privativo para evitar os barcos lotados e ir bem cedo ou no fim de tarde. Algumas pessoas chegam a reclamar até do cheiro de óleo que sai dos barcos ( são muitos ) e com certeza DiCaprio não passa suas férias lá. Conseguiram acabar com o paraíso, já que a densidade demográfica pode ser igual a de Copacabana no Rio de Janeiro ( Brasil ) … ou qualquer outra que o leitor conheça e fique entupida de gente nos fins de semana. Sortudos os que foram antes do filme. Uma curiosidade é que o filme foi baseado numa outra praia chamada Secret Beach e ela não fica na Tailândia e sim nas Filipinas ! Mais especificamente em El Nido, norte da Ilha de Palawan ( PUBLICAÇÃO FUTURA ). É trama do livro de mesmo nome ” The Beach ” ( 1996 ) do autor Alex Garland. Lá sim é realmente Paraíso; isolado, desconhecido e com poucas pessoas … por enquanto.             

Vista do 46º andar do Hotel Centara – Centro Novo de Bancoc ( foto MARVIN TURISMO )

Nesta minha visita fiquei em Bancoc, que está situada no delta do Rio Chao Phraya e tem um verdadeiro contraste entre a modernidade ( foto acima ) e o centro antigo onde ficam os Palácios absolutamente imperdíveis de se visitar, tanto que forcei esta parada apenas com este intento, também por ser escala com destino ao Camboja, que era meu objetivo final no Sudeste Asiático. É uma cidade cercada no meio de uma cidade. Uma exibição e exposição de ouro e riqueza de detalhes com um capricho que nunca se vê em outro lugar que deve estar entre os lugares na sua lista para conhecer antes de morrer.

Entre os milhares de templos tailandeses, cerca de 440 deles estão na capital que também é muito visitada, principalmente por orientais vizinhos, claro. Não entro muito em detalhes profundos como nome de reis, dinastias e datas … isso aqui não é aula de história e sim uma demonstração de realização, possibilidades e incentivo para quem queira viajar e conhecer ( ver ), citando os pontos mais interessantes como é mesmo o Grande Palácio Real de Bancoc, o maior símbolo da monarquia tailandesa e um dos lugares mais fabulosos do globo terrestre construídos por mãos humanas. É absolutamente SENSACIONAL … com letras bem maiúsculas !! Não entendo como não ficou entre as Maravilhas do Mundo Moderno.  Um lugar tão sagrado que é proibido tirar fotos do Buda de Esmeralda, o mais sagrado objeto da fé budista e fonte de sabedoria e poder divino do rei, peça única no mundo ! Melhor não ter problemas no exterior por besteira.  Os tuk-tuks ( taxis de 3 rodas ) estão por todos os lados da cidade, assim como as motos em um trânsito bem caótico. Há quem goste de fazer outros passeios como o mercado flutuante para ver como a vida é mesmo diferente para cada povo, incluindo a alimentação asiática nem tanto saborosa ou atrativa para certos ocidentais … informe-se antes de comer qualquer coisa pela região sem saber o que é, talvez seu organismo não esteja preparado para tal digestão. Este mercado flutuante já foi apelidado de a ” Veneza do Leste “ … um exagero, apenas porque tudo é sobre as águas. O centro antigo tem um cheiro estranho aos costumes ocidentais, mas o povo é bem amistoso e simpático ( exceção aos aeroportos onde alguns funcionários impacientes podem lhe tratar mal – como em todo lugar ).

2010 no calendário de Buda refere-se ao ano 2553 ( Buda nasceu 543 a. C. ) e é onde muitos se referem e se orientam por lá. No crachá do meu guia constava esta data. Outro detalhe importante para ficar atento é restrição à roupas ( principalmente femininas ! ). Considerando calor local, é preciso cobrir as pernas e ombros para acessar o Grande Palácio, assim como outro grande impacto que deve ter ao visitar o gigantesco Buda Deitado que pode deixa-lo(a) ainda mais chocado(a), pois é tudo muito deslumbrante.

Na capital, preferi ficar apenas com os Palácios e arquitetura local única, incluindo um almoço no Supatra River, onde foi necessário pegar um barco e cruzar o Chao Phraya, rio citado acima para uma refeição típica à base de peixe e camarão, sem nenhum outro animal estranho. No dia seguinte fiz um passeio de dia inteiro para a Província de Kanchanaburi ( duas horas de Bancoc ) para conhecer o Elefant Camp onde é possível interagir com esses paquidermes ( muito legal – uma experiência sensacional é tocar e brincar com elefantes bebês ) e no mesmo roteiro não deixe de ir ao Monastério Wat Pa Luangta Bua Yannasampanno, que apesar do nome bem difícil, se resume ao Tiger Temple ( Templo dos Tigres ). Você entra em um templo de monges budistas onde os felinos de até 300 kg estão à vontade e soltos onde você chega perto e os toca, mesmo com o receio natural que vai lhe causar esta sensação incrível, uma incomparável intimidade que levará para o resto de sua vida ! Mas fique atento quanto a dois detalhes : Não vá com roupas de cores fortes ( vermelho, amarelo, etc … ), use roupas neutras ( preto, cinza, branco … ), devem lhe orientar quanto a isso. Melhor que os ” bichinhos ” não se excitem de maneira alguma, concorda ? E Anote bem o nome difícil deste monastério, pois existem outros Tiger Templos tailandeses onde não vai encontrar tigres de verdade, apenas no nom,e. São experiências absolutamente incomparáveis, daquelas de se perder o sono de ansiedade  … não dá para deixar de andar de elefante, dá ? Fotos como essas é para mostrar com orgulho aos netos, aos amigos, aos inimigos … ao chefe … ao vizinho …   

Nesta mesma província existe a famosa Ponte do Rio Kwai ou Kwe ( significa afluente de rio grande ), que na verdade é uma tradução errada do nome real que é literalmente intraduzível já que a língua tailandesa possui 21 vogais, 44 consoantes e 5 tonalidades nasais ( informação do guia local ) o qual faz ser uma língua um tanto difícil de se aprender ou mesmo traduzir para outros idiomas. Esta ponte foi tema de um filme sobre a segunda guerra mundial, ganhador de sete Oscars. A primeira versão foi destruída no filme, que na realidade foi gravado no Sri Lanka, porém a versão atual realmente existe e foi mesmo bombardeada depois de sua reconstrução. É permitido caminhar sobre a ponte, porém é meio arriscado, pois existem espaços abertos e se não se cuidar, cair de lá não deve ser agradável e lembra muito a região do Vietnã ( aquelas imagens que vemos em filmes ). É ver literalmente história. 

www.phi-phi.com / www.tourismindochina.com 

www.tourismthailand.org / www.palaces.thai.net     

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com 

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO 05/10/2010 > DICAS DE VIAGEM

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo