Amor pelo movimento

A exposição ARTesporte, série que traz como tema central a paixão pelo esporte, da artista plástica paranaense Lu Franco, estreia nesta quarta, dia 25 de julho, às 17 horas, no Centro de Integração do Clube Curitibano (Av. Getúlio Vargas, 2857). A mostra conta com oito obras e fica em cartaz até o dia 10 de agosto.

Em nova fase, a artista resgata sua relação com a figura humana. Similar à jornada de um atleta, que percorre diversos estágios para desenvolver suas habilidades esportivas, a técnica atual passa por diferentes etapas de criação até se obter o resultado final. O trabalho parte de uma imagem fotográfica convencional já existente, ou produzida pela própria artista, e ganha ares de uma ilustração que remete à pop art. A etapa seguinte é marcada pela utilização de recursos visuais, como mapas, que compõem um plano de fundo juntamente à figura humana (o atleta). “A sobreposição de imagens, que ao fim da obra resulta numa pintura em acrílica sobre tela, se apropria da fotografia em diversas etapas do trabalho, mas não perde de vista o papel do pintor, que é o de trazer personalidade e magia ao que seria uma simples imagem de esporte”, diz Lu Franco. Para ela, cada esporte representado na exposição – dentre eles o futebol, o tênis e o golfe – exibe sua beleza, expressividade e força de movimentos, levando vida e paixão às telas. Esta paixão pode ficar ainda mais evidente quando o próprio esportista é o personagem principal da obra. Na tela “Futsal”, por exemplo, o pequeno Thiago Costa Santos, freqüentador assíduo das aulas de futsal do Clube Curitibano, foi registrado enquanto praticava seu esporte preferido. Entre alguns cliques fotográficos e outras tantas pinceladas, atletas têm a possibilidade de eternizar seus passes, saltos e tacadas numa tela vibrante e rica em significado emocional.

Em período olímpico, a Petiscaria do Victor oferece prato tradicional inglês

Guilherme Alves

O Beef Wellington homenageia o comandante britânico

Entrando no clima dos Jogos Olímpicos que acontecem em Londres, a Petiscaria do Victor oferece a seus clientes um prato tipicamente inglês, que será servido no restaurante durante o período das Olimpíadas, de 27 de julho a 12 de agosto. O Beef Wellington homenageia o comandante britânico que derrotou Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo, em 1815. O comandante recebeu o título de primeiro duque de Wellington justamente graças às vitórias contra as tropas napoleônicas, por isso o nome do prato. O prato típico da cozinha inglesa é preparado com um medalhão de mignon envolvido em massa folhada e assado no forno, servido acompanhado de purê de batata salsa e ragú de cogumelos e legumes com molho charcutiere. O prato serve duas pessoas e custa R$78. A sugestão de harmonização para esse prato é o vinho Luccarelli Primitivo Puglia (R$39). Durante os Jogos Olímpicos, os clientes da Petiscaria do Victor terão a chance de concorrer a uma viagem para Londres.

Miss Cady

Fernando Smak

Fernanda Manosso

Na última sexta-feira (20), a DJ Miss Cady assumiu as pick ups do DUC Club com seu set recheado de vocal house. A noite foi de tirar o fôlego!

DecoreCom de casa nova!

De 14 a 23 de setembro acontece a 4ª edição da feira de móveis e decoração DecoreCom. Nessa edição, a feira irá acontecer no recém inaugurado Expo Renault Barigui, que fica localizado dentro do Parque Barigui, em Curitiba. Essa será a única feira de móveis e decoração em 2012 no local, que ,já é o preferido dos curitibanos. A DecoreCom consolida-se no mercado de feiras de móveis e decoração e traz para a 4º edição do evento mais de 50 expositores, entre soluções de mobiliário, decoração e acabamentos. Conhecida pelos descontos oferecidos durante o evento, a feira terá duração de 10 dias – o dobro da última edição, que aconteceu de 9 a 13 de maio. “Aumentar a duração da feira foi um pedido do público e dos expositores, em razão do alto movimento da última edição”, explica diretora da Com Eventos e organizadora da DecoreCom, Sônia Cardoso.

3º Congresso de Gestão Pública

Júlio Cesar Souza

O diretor-presidente da JML Consultoria e Eventos (organizadora do evento), Juliano José Lopes; a diretora pedagógica da JML Consultoria e Eventos, Jacqueline Mendes Menezes; e o especialista em desenvolvimento gerencial, Paulo Daniel Barreto Lima

Cerca de 200 congressistas, representando 22 estados do País, participaram da abertura do 3º Congresso de Gestão Pública – Gestão Estratégica de Pessoas e Inteligência Pública na manhã desta segunda-feira (23 de julho), no Estação Business School,em Curitiba. O evento prossegue até esta quarta-feira (25 de julho).

Expositor da Feiarte Curitiba, Arley Lopes produz cerâmica que ri

Divulgação

Palhaços moldados pelo ceramista Arley Lopes: exposição na Áustria e miniaturas feitas especialmente para o velejador Lars Grael

Com um currículo que inclui uma participação na Semana Cultura do Paraná na Áustria, em dezembro de 2008, o ceramista Arley Lopes vem conquistando fama por onde passa. No ano passado, moldou, sob encomenda, uma série de faróis de navegação, em argila, que enfeitaram o Deck Náutico da Casa Cor em homenagem a Lars Grael. Depois, as miniaturas seriam presenteadas ao velejador que as coleciona. Autodidata desde que deixou a profissão de bancário, há 14 anos, para dedicar-se a transformar o barro em arte figurativa, Arley inspira-se em gravuras de livros e em quadros para compor suas figuras, mas seu principal tema é mesmo o do palhaço ou, como ele mesmo define, a cerâmica que faz rir. “A figura do palhaço é a que me inspira e a que me tornou conhecido. Além do mais, a imagem do palhaço é sempre um enigma. Apesar da sua expressão sorridente, ele pode esconder uma imensa tristeza. E essa é a tradução de todo artista”. Com uma obra que ultrapassa mil peças, Arley dá cursos regularmente no Ateliê Recnato do Barro, no Alto da XV, em Curitiba, além de atender uma série de encomendas que inclui troféus para a Secretaria de Educação do Paraná, como ocorreu no governo Requião (2003-2010), até santarias. Uma das esculturas de cerâmica de que mais se orgulha foi uma réplica da imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, utilizada pela Catedral Basílica de Curitiba nas procissões. Durante a Feiarte Curitiba, o artesão nascido em Telêmaco Borba, no interior do Paraná, promete além de expor suas peças, ministrar aulas para crianças de 6 a 12 anos em um espaço reservado especialmente pelos organizadores da feira para as oficinas infantis. Do universo da arte em argila, Arley Lopes, que é casado e tem uma filha de sete anos, só faz restrição à arte abstrata. “Meu trabalho é essencialmente figurativo. Agora se precisar torná-lo abstrato, é fácil. Basta jogar o barro no chão”, brinca.

A Feiarte Curitiba – Feira Internacional de Artesanato, será realizada de 3 a 12 de agosto no recém-inaugurado Expo Renault Barigui. Com 5 mil metros quadrados de área útil, o novo centro de exposições foi projetado pelo arquiteto Manoel Coelho levando em conta os conceitos mais modernos de sustentabilidade.

Última semana de Repetidor

Divulgação
Obra do artista plástico Rafael Alonso

Está é a última semana para conferir a exposição “Repetidor”, exposição individual do artista plástico Rafael Alonso que está em cartaz na SIM Galeria de Arte. Formado em pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ e atuando no mercado há oito anos, o artista é apontado como um dos grandes talentos da arte contemporânea brasileira. Alonso apresenta pinturas que estão entre o abstrato e a representação, nas quais investiga as possíveis interseções entre a pintura e o design, inspirando-se em objetos mediadores como computadores, tablets e monitores. A exposição conta com texto crítico de Fernando Cocchiarale e fica em cartaz na SIM Galeria até o dia 30 de julho.

Voltar ao topo