Grande Festa em Carambeí

Neste final de semana, a região dos Campos Gerais, a 150 km de Curitiba, ganha um novo destino de lazer para toda a família. Trata-se do Parque Histórico de Carambeí (PHC), inaugurado em comemoração ao Centenário da Imigração Holandesa. Com área total de 100 mil m2, o novo local de lazer é composto por cinco unidades culturais interligadas, que contam um pouco da colonização dos municípios de Carambeí, Castro e Arapoti.
Sua inauguração coincide com o Centenário da Imigração Holandesa, cuja celebração será de 1 a 4 de abril. Nos quatro dias de festa, cerca de 30 mil visitantes são esperados no parque.

Mary Derosso

De acordo com Dick de Geus, presidente e um dos idealizadores do PHC, a ideia de se criar um complexo cultural para preservar e divulgar a história da imigração holandesa nos Campos Gerais nasceu em 1991, tendo como sua primeira ala a Casa da Memória. “Em 2009, foi iniciado um projeto completo de curadoria. E agora estamos tornando um sonho realidade”, completa Dick.

Mary Derosso

As cinco alas do parque são: a Casa da Memória, um museu cujos objetos e documentos históricos foram integrados aos acervos do Instituto Brasileiro de Museus, do Instituto de Patrimônio Histórico e da Secretaria de Estado da Cultura; a Vila Histórica de Carambeí, réplica da primeira comunidade organizada na região de Carambeí, composta por um jardim holandês e habitações individuais; a Engenharia das Águas, que recria a tecnologia de gestão de água existente na Holanda como diques, eclusas, pontes, represas, quebra-mares, portos e guindastes; o Centro Cultural Amsterdã, composto por um conjunto de construções que reproduz um pequeno quarteirão da cidade de Amsterdã; e o Parque de Exposições, destinado a realização de eventos rurais, mas com caráter cultural, comercial, esportivo e recreativo.

Mary Derosso

Próximo da Vila Histórica, que recebeu uma réplica da Estação de Trem Carambeí da Brazil Railway Company, foi instalada a Ponte da Integração, estilo pêndulo, com 15,80m de comprimento e em aço e madeira, presenteada pelo Rabobank.

Mary Derosso
Bebel Ritzmann e Nenezinha Maranhão na entrada do Parque Histórico de Carambeí

Segundo Mário Dijkstra, gerente de Novos Negócios da Batavo, foram necessários dois meses para que a ponte fosse produzida artesanalmente, transportada por mar e terra, e instalada pela empresa De Boer & De Groot B. V.. “O objetivo desta ponte é sinalizar a abertura ou não do parque. Quando ela está abaixada, o local está aberto para visitações. Mas quando esta ponte está com sua parte articulável levantada, significa que o local está fechado”, explica Mário.

Mary Derosso
Mary Derosso
Os campeões de Bike estavam dando um show para os visitantes

Campeão Mirim

Neste sábado, dia 02 de abril, no Iate Clube Jardim Guanabara, aconteceu o Campeonato Estadual de Jiu Jitsu da Federação de Jiu Jitsu do Estado do Rio de Janeiro. Atila Aleixo, de 9 anos, curitibano, irmão da atriz Polliana Aleixo, lutou e venceu a competição em sua categoria ( mirim 9 ). O esportista mirim levou mais uma medalha para casa. Em 26 de fevereiro, Atila foi o campeão no Campeonato Aberto de Verão 2011 – RJ.

Divulgação
A atriz Polliana Aleixo, seu irmão Atila Aleixo com o metre do restaurante La Mole

Polliana, que está no elenco da novela Insensato Coração, é uma irmã dedicada e se empolga com as competições do irmão “Fiquei muito nervosa hoje, porque foi uma luta difícil, mas ele venceu porque ele teve muita garra!” Polliana, e o irmão Atila foram comemorar a vitória no Restaurante La Mole da Barra. Atila Aleixo vem confirmar que Curitiba é mesmo o celeiro de lutadores em artes marciais.

Presença curitibana na Hair Brazil 2011

Divulgação
A Hair Stylist Isabel Cristina Nogueira

A Hair Stylist Isabel Cristina Nogueira embarcou neste domingo para São Paulo, onde participa com a equipe nacional do Jacques Janine da Hair Brazil 2011, o maior evento de beleza do país. Será realizado até o dia 5, terça-feira, no Expo Center Norte.

A Ceretur e a Santur divulgam Santa Catarina em todos os Estados Brasileiros em 2011

Em continuação ao trabalho de divulgação e capacitação para operadores e agentes de viagem de como melhor vender o Estado de Santa Catarina, a Ceretur e o órgão oficial de turismo no Estado, a Santur, deverão treinar mais de três mil profissionais em 2011.
Pioneira nesta modalidade de eventos, a Ceretur com o projeto “Destinos e Roteiros Integrados”, capacita os profissionais de turismo levando maiores conhecimentos das particularidades que fazem a diferença na venda deste Estado, privilegiado pela natureza.
Na agenda de maio estão marcados sete eventos começando em Vitória-ES, Salvador-BA, Maceió-AL, Recife-PE, João Pessoa-PB, Fortaleza-CE e Natal-RN.
Ainda no primeiro semestre as capacitações deverão acontecer em mais quatro Estados.
O grande evento de capacitação que acontece todos os anos em Santa Catarina, em 2011 será o V Encontro Destinos e Roteiros Integrados, que acontecerá na Praia de Garopaba, Município de Imbituba. A programação estende-se a Praia do Rosa, Laguna, Parque Beto Carrero e culminando com dois fam tours que percorrerão os melhores destinos turísticos do Estado.
Um dos fam tours fará o roteiro da Serra Catarinense e o outro a região de Joinville e São Francisco do Sul, e ao final o encontro de ambos será em Florianópolis.
A Ceretur receberá este ano cerca de 200 operadores, agentes de viagem e jornalistas do turismo para treiná-los in loco como melhor vender o Estado de Santa & Bela Catarina.

Voltar ao topo