Dramaturgia sem Ítalo

O ator Ítalo Rossi morreu anteontem, no Rio de Janeiro. Ele tinha 80 anos e estava internado no hospital Copa D’Or. Em janeiro, o ator havia completado 80 anos de idade, com o lançamento da biografia Ítalo Rossi: Isso é tudo. Na ocasião, também comemorou 60 anos de carreira.
O ator nasceu em Botucatu, no interior de São Paulo, e foi integrante do Teatro Brasileiro de Comédia. Ítalo fez carreira no teatro, tendo sido um dos fundadores do Teatro dos Sete. Também atuou na televisão e no cinema. Sua última participação na TV foi no programa humorístico Toma lá, dá cá, da Globo, em que vivia o personagem Seu Ladir, em 2008. No mesmo ano, foi lançado o filme Sexo com amor?, em que interpretou um padre. O enterro ocorreu ontem à tarde no Cemitério do Caju, zona norte do Rio de Janeiro.

Rossi morreu de insuficiência respiratória. Ele fumara por boa parte de seus 80 anos, mas tinha largado o cigarro havia vários meses, segundo Humberto Rossi, seu sobrinho. A morte pegou de surpresa mesmo os mais chegados. O ator foi internado na segunda-feira, com dificuldade para respirar. “Ele tinha problemas respiratórios há muito tempo, mas tinha parado de fumar, depois de várias tentativas. Era vibrante e a cabeça estava excelente”, disse o sobrinho.

Carreira

Ítalo Balbo Di Fratti Coppola Rossi nasceu em Botucatu, interior paulista, no dia 19 de janeiro de 1931. Iniciou a carreira no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Já no primeiro espetáculo, sob a direção de Maurice Vaneau, em A Casa de Chá do Luar de Agosto (1956), recebeu o prêmio revelação de ator da Associação Brasileira de Críticos Teatrais, ABCT.

Em 1959 fundou, ao lado de Fernanda Montenegro, Sergio Britto e Fernando Torres, o Teatro dos Sete, em que atuou com exclusividade durante seis anos, até o encerramento da companhia. No teatro, participou do elenco de mais de 400 montagens. Com 55 anos de carreira, o ator atuou em diversas novelas pela TV Globo, como Escrava Isaura, Senhora do Destino e Belíssima, e era considerado um dos mais importantes atores do País.

Planos

Como diretor, Rossi tinha duas peças planejadas. A atriz Ester Jablonski contou que para ontem estava planejada a primeira reunião do próximo espetáculo: uma peça escrita por Marcelo Rubens Paiva que Rossi dirigiria, tendo Ester como assistente e também como atriz, que se baseia em relatos recebidos pelo Disque-Denúncia e se chama C’est la Vie. “Vamos fazer sem Ítalo. Ele estará presente do jeito dele.” Já Camila Amado, amiga desde os anos 50, revelou outro projeto. “Queríamos levar as crônicas de Danuza Leão para o teatro.”

Morte a pauladas

Uma nova versão para o desfecho do casal Hugo (Marcos Damigo) e Eduardo (Rodrigo Andrade) ganha força em Insensato Coração. Em vez de mortos a tiros por Vinícius (Thiago Martins), conforme os capítulos divulgados na semana passada, os dois homossexuais podem, sim, levar uma surra, mas o pitboy não estaria portando uma arma. “Fiquei surpreso pela maneira como vai ser a agressão, com pauladas”, revela Thiago Martins. O relato do ator reforça a hipótese de que o fim trágico do casal pode ser uma cena falsa para confundir a imprensa. Nem Thiago acha que a sequência da morte seja a verdadeira, mas está estudando todos os capítulos – falsos ou não – que lhe são entregues pela produção.

No capítulo de hoje, Vinícius e sua gangue de homofóbicos vão atacar Gilvan (Miguel Roncato), o protegido de Sueli (Louise Cardoso). Cercado pelo grupo, o jovem gay tentará se defender dos socos e pontapés, mas levará uma gravata de Vinícius e será jogado para dentro do quiosque. Desesperado, Gilvan cravará suas unhas no braço do mau-caráter, que ficará arranhado mas reagirá com mais violência ainda. Vinícius baterá no rapaz até a morte, enquanto o resto da gangue fugirá correndo. O pitboy será preso antes de se casar com Cecília (Giovanna Lanc,elotti), mas conseguirá fugir da cadeia.

Barraco

O clima ficou pesado em “A Fazenda 4” anteontem. Dinei e Joana Machado tiveram uma briga feia, confusão que rolou mais de uma vez no dia. O barraco começou quando Joana chamou Dinei de fofoqueiro. O ex-jogador não gostou e engrossou com a personal trainer. Os bate-bocas ao longo do dia tiveram direito a xingamento e dedo na cara.

Tantos barracos estão fazendo a própria Igreja Universal, ligada à Record, atacar “A Fazenda”. O bispo Romualdo Panceiro, rival de Honorilton Gonçalves (vice da Record), está aconselhando fiéis da igreja a não assistir o programa. Panceiro também estaria fazendo a cabeça de Edir Macedo, para que ele proíba uma quinta edição do programa.

Acidente

Se foi jogada de marketing da Band, sobre o retorno de José Luiz Datena à emissora, ninguém sabe ao certo. Mas surgiu uma explicação de porquê Datena substitui Marcelo Tas na bancada do “CQC”, segunda-feira. Tas teria sofrido um acidente, machucou a boca e precisou ficar afastado da atração esta semana. Aliás, Datena não foi o único assunto que bombou no “CQC”. O apresentador Rafinha Bastos deu o primeiro beijo gay em um programa de humor brasileiro. Para acabar com sua fama de homofóbico, fez uma reportagem sobre o assunto. Ao final, pediu um beijo ao colega Marco Luque, que correspondeu e deu um selinho em Rafinha.

Sofrimento

Em entrevista ao site Terra, Renata Banhara, a primeira eliminada de “A Fazenda 4”, voltou a falar de Monique Evans, que detonou a modelo após ela sair do reality show. “Desejo que Monique fique muito tempo no programa. Ela merece sofrer bastante e merece enlouquecer meia dúzia lá dentro”, disse Renata, que também criticou João Kleber, com quem brigou na casa.

Aniversário

A lenda do jazz Tony Bennett completou 85 anos ontem e ganhou um presente de vários artistas. Aretha Franklin, Norah Jones, Carrie Underwood, Michael Bublé, Alejandro Sanz, Andrea Bocelli e outros nomes importantes da música homenagearam o cantor em um vídeo, gravando depoimentos sobre ele e desejando parabéns. Até Lady Gaga gravou um vídeo à parte, onde aparece cantando Happy Birthday para o aniversariante. Todos estes artistas participaram da gravação do novo disco de Tony, “Duets II”, que será lançado no dia 20 de setembro. O álbum traz até um dueto com Amy Winehouse, gravado antes da morte da cantora.

Ibope

A estréia dos episódios perdidos de “Chaves” deixou o SBT em segundo lugar no Ibope da Grande São Paulo. Segunda-feira, a emissora de Silvio Santos exibiu, das 18h03 às 19h39, um mix de capítulos, entre eles, o inédito “Muito Azar na Sorte Grande”, que fazia parte de um bloco da série mexicana que desapareceu dos arquivos do canal em 1992. Produzido entre 1977 e 1979, o episódio nunca foi exibido no Brasil. No horário de “Chaves”, o SBT marcou 9 pontos, com pico de 12. A Globo liderou com 30. Sob novo comando – após o retorno de Datena para a Band -, o “Cidade Alerta”, da Record, amargou a terceira posição no ranking das audiências, com 7 pontos. Mas há quem diga que estes episódios não estavam perdidos, pois alguns deles têm sido exibidos pelo canal pago Cartoon Network.

Antisequestro

Kate Middleton, mulher do príncipe William, hoje duquesa de Cambridge, estaria passando por uma série de treinamentos para não se tornar um alvo vulnerável de sequestro. De acordo com o jornal The Sun, o Palácio quer ter certeza que ela sabe se defender e, por isso, aulas de sobrevivência, reações ao ataque e como forjar um diálogo com sequestrador durante cativeiro, estão sendo passadas.

Top less

A modelo Kate Moss, 37, ficou de topless em um iate de luxo em Saint Tropez, no ,sul da França, e foi flagrada por paparazzi pulando bem à vontade no mar. Além dos seios à mostra, a modelo também deixou aparecer uma barriguinha. A modelo britânica estava acompanhada da filha, Lila Grace (9), e amiguinhos da menina. Kate e o roqueiro Jamie Hince, 42, se casaram no começo de julho em uma capela perto de sua casa de campo, no oeste da Inglaterra.