Filme nacional

O filme Febre do Rato, do pernambucano Cláudio Assis, foi o grande vencedor do Paulínia Festival de Cinema 2011. O longa-metragem venceu em oito categorias: melhor filme, ator (Irandhyr Santos), atriz (Nanda Costa), fotografia, montagem, direção de arte, trilha sonora e o Prêmio da Crítica.

Assis e Nanda Costa (acima) não esconderam a alegria ao subir no palco para receber os prêmios.

Dirigido e produzido por Assis, de Amarelo Manga (2002) e Baixio das Bestas (2006), Febre do Rato acompanha Zizo, um poeta anarquista responsável pela publicação do fanzine que dá nome ao filme.

Marina Person e Rubens Ewald Filho subiram ao palco do Theatro Municipal para agradecer as 27 mil pessoas que em sete dias prestigiaram o festival de cinema e o Paulínia Fest – que animou a cidade com shows de Caetano Veloso, Gilberto Gil (foto) e Rita Lee.

Selton ganhou 4

Com o longa O Palhaço, Selton Mello levou seu segundo prêmio de melhor direção no Festival de Paulínia -o primeiro foi com Feliz Natal, na primeira edição do festival. “Como ator, tenho 30 anos de carreira; como diretor, tenho muito feijão pra comer, mas quero comer muito feijão”, brincou. “É uma honra, sobretudo em uma edição como esta, com belos filmes”, disse, se referindo aos demais longas na competição que terminou anteontem, com a premiação.

Selton também recebeu do júri o troféu Menina de Ouro de melhor roteiro, escrito com Marcelo Vindicatto e atônito, subiu ao palco para receber o prêmio de ator coadjuvante para o veterano Moacyr Franco, 75 anos, que não pôde comparecer. “Que maravilha, o Moacir Franco, com uma cena, estupendo, um artista brasileiro, um cara que eu assistia com meu pai”, enumerou. “Depois que terminamos essa cena, ele agradeceu a toda a equipe pelo convite porque nunca tinha feito cinema’”, contou Selton, emocionado.

O Palhaço ainda recebeu o troféu Menina de Ouro de melhor figurino, assinado por Kika Lopes.

Estreia

A noite da premiação foi também a estreia nacional de “Assalto ao Banco Central”, de Marcos Paulo. Lima Duarte subiu ao palco com parte da equipe do longa e brincou: “neste filme interessante sobre um fato estarrecedor”. Por estarrecedor, Lima se referiu ao roubo que, em 2005, levou R$ 164 milhões dos cofres do Banco Central de Fortaleza – sem deixar rastros -, mas depois desbaratado pela polícia.

Finalíssima

Humildade, carisma e fé são os substantivos que traduzem a final de Ídolos 2011, realizada anteontem à noite. De um lado, a família de Henrique Lemes, o vencedor, devota de Santo Expedito. Do outro lado, a família de Higor, evangélica, bem humorada e confiante.

Mesmo apostando todas as fichas no sucesso de seus filhos, os finalistas de apenas 16 anos, os pais dos dois concorrentes afirmaram que continuariam acreditando no futuro musical deles, mesmo se não vencessem o programa. “Ficarei feliz com o resultado de hoje, independente de qualquer coisa, pois tudo o que eu pedi para Deus está acontecendo. Está nas mãos dele”, afirmou Clarice, mãe do gaúcho Henrique. “O talento dele vem de Deus, é um dom que alegra a alma e a carne”, afirmou Jornadis, pai do baiano Higor.

Os jovens talentos conduziram a festa da 4 ª edição do reality que recebeu no Via Funchal, em São Paulo, familiares, amigos, convidados especiais e fãs dos finalistas. Tristeza para uns — os que torceram por Higor—, alegria para Henrique e a Record. Segundo o anúncio de Rodrigo Faro, minutos antes do resultado final, o programa atingiu o primeiro lugar de audiência no país.

Crítica

O resultado – se bem recebido pelos concorrentes -desapontou um dos ju,rados. “O público não sabe votar. E isso é uma coisa chata, eu fiquei bem decepcionado. O Brasil não vota em quem canta bem, mas em quem vai com a cara”, disparou na saída Rick Bonadio, sobre o fato das mulheres não conseguirem vencer as edições de Ídolos.

Nem bem terminou o reality musical e a Record já se prepara para a próxima edição. As inscrições já estão abertas no site da emissora para participantes entre 15 e 30 anos.

Aquecimento

Animada com a transmissão exclusiva na TV aberta do UFC Rio, marcado para o dia 27 de agosto, a RedeTV! prepara uma programação especial para promover a competição de artes marciais mistas (MMA). Um mês antes do evento, uma espécie de aquecimento tomará conta do “RedeTV! Esporte”, “Belas na Rede” e “UFC Rio Especial”. “TV Fama” e “Pânico” também farão parte da cobertura.

Aposta

Aguinaldo Silva já escreveu 24 capítulos de “Fina Estampa”, próxima novela das 9 da Globo. “Estou apostando muito no elenco jovem, na Adriana Birolli (foto), na Sophie Charlotte e na Milena Toscano”, diz.