Cenas curitibanas

O que pode representar uma simples viagem de ônibus? Quem está ao seu lado? O que essa pessoa pode mudar na sua vida? Questionamentos como estes podem não fazer parte do nosso cotidiano, mas estas cenas se repetem com todos. O filme Circular traz justamente este universo ao contar o encontro entre os desconhecidos Cristina (Letícia Sabatella, foto), Carlos (Cesar Troncoso), Lourival (Santos Chagas), Samuel (Marcel Szymanski), Cabeça (Luiz Bertazzo), Vina (Bruno Ranzani), Débora (Débora Vecchi) e Dentinho (Gustavo Pinheiro). Um assalto no ônibus onde estão muda a vida de todos. A história é levada ao público em perspectivas diferentes, sob ponto de vista de cada um dos envolvidos.

O longa passou pela fase de pré-produção e as gravações acontecerão em Curitiba, a partir do dia 18 de maio. A equipe toda trabalhará nas ruas curitibanas e em locações na Região Metropolitana até 23 de junho. A direção ficará a cargo de cinco jovens diretores, que se conheceram na escola de cinema, também na capital paranaense. Os cinco também assinam o roteiro do filme. Circular foi um dos projetos contemplados pelo edital de longa-metragem de baixo custo do Ministério da Cultura.

Interbairros

Curitiba será o pano de fundo de uma história que poderia acontecer em qualquer cidade da América Latina, segundo Diego Florentino, um dos diretores. Os cinco quiseram um roteiro universal, mas há uma ligação muito forte com a cidade. Os jovens se conheceram, formaram uma amizade e se lançam para a carreira em Curitiba. “Fizemos questão de gravar aqui, de fazer tudo aqui e nos arredores da cidade. Cerca de 90% da equipe técnica também é daqui”, afirma Aly Muritiba. Também assinam a direção Adriano Esturilho, Bruno de Oliveira e Fábio Allon. Parte das cenas será feita na Praça Tiradentes, além de locações em Pinhais e Piraquara. As cenas dentro do ônibus ocorrerão num veículo que faz a linha Interbairros II.

Personagens

Os personagens têm seus próprios dilemas antes mesmo do assalto. Samuel, por exemplo, vai interpretar um policial que também é evangélico. Cristina é uma artista plástica viciada em remédios e que está grávida. Letícia, que interpreta esta personagem, aceitou o convite para trabalhar com os diretores jovens e acredita que Circular seja o primeiro passo de um grupo talentoso. “Esta relação de amizade entre eles já é um conforto para quem chega”, analisa. Ela conta que há tempos estava com vontade de realizar algum projeto em Curitiba e Circular veio de encontro a isto.
Joyce Carvalho

Rapidinhas

* Alvaro e Daniel, a dupla que ficou conhecida em várias regiões do Brasil ao emplacar a música Estrela na novela Paraíso, se prepara para uma nova empreitada. Dia 16 de junho, os sertanejos gravam o segundo álbum da carreira, o CD Ao Vivo, no palco do Victória Villa (Victor Ferreira do Amaral, 2291), em Curitiba.

* Dourado, o vencedor do BBB 10, faz sessão de autógrafos e fotos no Shopping São José em São José dos Pinhais, amanhã, às 18h30.

* Viva, novo canal da Globosat, para mulheres estreia no dia 18. A programação traz sucessos da Globo – como Mais você, Estrelas e TV Xuxa, Sai de baixo – além de filmes e programas de grande repercussão nas TVs de todo o mundo. Todo o conteúdo é em português narrado ou dublado no caso dos internacionais, com exceção do The Oprah Winfrey show.

* Otto se apresenta na sexta-feira, dia 14, em Curitiba. Ele lança seu novo álbum, Certa manhã acordei de sonhos intranquilos, no John Bull Music Hall (Engenheiros Rebouças, 1645), a partir das 23h. Ingressos a partir de R$ 20.

* Ana Maria Braga caiu de uma cadeira durante o programa Mais você de ontem. Ela comentava a convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo da África do Sul com a jornalista Glenda Kozlowski, quando foi se sentar e a cadeira escorre,gou. A cena virou motivo de piada e Ana mandou um recado pelo twitter: “agradeço às pessoas que, além de se divertirem com meu tombo, perguntam e se preocupam com minhas dores. Valeu, obrigado aos poucos educados”, escreveu.

* Fernanda Vasconcellos renovou seu contrato com a Globo. Ela continua exclusiva da emissora pelos próximos três anos.

* André Gonçalves vai aparecer batendo bola no curta-metragem A distração de Ivan, selecionado para o Festival de Cinema de Cannes, que começa amanhã.

* Betty Gofman vai voltar à TV em Ti ti ti. No remake da novela, que ela começa a gravar no próximo dia 30, a atriz vai interpretar Maria do Socorro, uma modernete que adora sair à noite.

* Jean-Pierre Noher será par de Alice Braga no filme Grand tour.

* Priscila Grasso, a nova namorada de Dudu Nobre, tatuou o nome do amado no antebraço e enfeitou o desenho colocando algumas notas musicais.