Folianópolis 2012: o axé invadir a capital catarinense

* É hora da contagem regressiva! Faltam três dias para a maior micareta do Sul do País. Com opções de abadás para todos os públicos e gostos, o “FOLIANÓPOLIS 2012” vai apresentar, na Passarela Nego Quirido, na capital catarinense, as principais atrações da música baiana para um público que já confirmou presença vindo de todos os estados brasileiros. Ivete Sangalo, Alexandre Peixe, Tomate, Asa de Águia, Chiclete com Banana e Banda Eva são as estrelas da música que sacudirão a avenida, nas noites de quinta, sexta-feira e sábado (de 15, 16 e 17 de novembro). Estreando no evento, o Trio Esquenta Folia terá a participação da musa do axé em Santa Catarina, a florianopolitana Diana Dias. E para apoiar os shows, uma estrutura completa está sendo preparada para os foliões. “Quem acessar a área do Folianópolis não vai precisar de mais nada, pois lá ofereceremos tudo o que o público vai precisar para curtir a festa”, antecipa o diretor geral do evento, Artemio Júnior. Praça de alimentação completa, banheiros, mais de 400 seguranças e acesso a serviços de transportes estão garantidos. Passaporte para a folia, os abadás deste ano têm o traço exclusivo do artista plástico Luciano Martins e poderão começar a ser retirados a partir de amanhã e quarta-feira, no Centro Sul – Salão B. Só necessitam de abadás quem irá curtir o evento na Pista, no Camarote Balada (com atrações da música eletrônica) e no Carro de Apoio, acompanhando o trio elétrico. No local da entrega dos abadás, haverá serviço de customização aos foliões que quiserem dar um Up no visual. Durante os três dias de eventos, os foliões poderão retirar seus abadás das 20h às 0h na bilheteria.

Viviane Bonrruque marcou presença nas boas promoções e no jantar “Quinta pra mais de 30” do Crystal Music Hall.


NOITE DA RESSACA

* O CRYSTAL Music Hall, fone 3363-4171, realiza hoje, às 20h, a “Noite da Ressaca” que contará com fina mesa de antepasto e animação de “Syd & Banda Luna” e do DJ Japa. E na quinta-feira, você também não pode perder o jantar dançante “Quinta para mais de 30”, ao som da “Banda LeFigarroo”. E na sexta-feira, vai rolar a “Noite Mix Total”, ao embalo das bandas “Jeito a mais & Coração Brasil”. Promoção Double: Na compra de um litro leve outro na faixa e no balde com 5 latas de cerveja você leva10. Promoção valida até 1h30. Acesse o site www.crystalmusichall.com.br e imprima seu bônus.

SEGUNDA NOBRE

* A diretoria da SOCIEDADE UNIVERSAL, fone 3332-0306, promove hoje, a partir das 15h30, a tarde dançante “Segunda Nobre”, com mesa especial de antepasto e a boa música do tecladista Luiz “Japa” Adega e convidados. A diretoria também anuncia para a quinta-feira, uma tarde dançante, seguida de jantar, com Luiz Adega. Eno próximo domingo, rola o som das bandas “Luna e Interprise Show”.

O tecladista Luiz “Japa” Adega que comanda hoj,e mais um concorrido encontro dançante na Sociedade Universal.

PRIMEIRO ANO DO LV SOHO

* Na Praça Espanha, O LV Soho, fone 3319-0907, festeja seu primeiro aniversário na quarta-feira, a partir das 23h, com a gravação do ao vivo do DVD do bar. Confira as atrações que participarão da gravação deste mega evento: Vir@du@vesso, Kifase, Ah Muleke!, Deixa Acontecer, Ambição, Pura Elegância, Os Soberanos, Pretinho, Gustavo Melo, Unisamba, Bonde dos Chocolícias,  Jeito a Mais, Las Rabiosas e Mc Tatty.

CHOPÃO VAI ROLAR

* O 3 MARIAS Clube de Campo, fone 3370-3000, promove no próximo dia 24 (sábado), a partir das 20h30, o jantar dançante “Baile do Chopp para Casais”, com buffet especial da tradicional cozinha alemã, chope escuro e branco e animação da “Banda Toque de Imaginação”. Reserve sua mesa com antecedência.

Josiane, Beatriz, Claudia, Welen e Jéssica curtindo as animadas Baladas Automotivas Electro Car da Sociedade Primavera.

DAVID GUETTA NO MASTER HALL

* Se já não bastasse o melhor DJ do mundo, o astro David Guetta, se apresentando novamente em Curitiba, o show de amanhã (terça-feira), no Curitiba MASTER Hall, fone 3248-1001, vai contar apenas com a presença do DJ Sharam. A casa abrirá às 21h, com Daniel Kuhnen, residente do Warung Club e encerra a noite com o DJ Carioca Marcelo Cic, que já se apresentou no Rock in Rio e SWU. A censura é 18 anos. O DJ David Guetta que vem apresentando o seu álbum “Nothing But The Beat” recebe um grande nome da música eletrônica para abrilhantar ainda mais a noite, o produtor musical vencedor do Grammy 2002 e sobe ao palco e toma conta das pick-ups também. Suas músicas são grandes sucessos mundiais e envolvem todos, não somente na pista, como nas rádios. Sharam já é conhecido e querido no Brasil, por suas apresentações para multidões, em diversas casas noturnas especializadas em música eletrônica. Entre o seu repertório de sucesso estão os hits “Fun”, “Now”, “Our Love”, “She Came Along”, “The One” e é claro o seu grande estouro nas paradas, “Party All The Time”. Certeza de noite badalada, com grandes sucessos, batidas e sets envolventes!  A produção só podia ser da DJCOM, empresa do Grupo CWB Brasil, e Liqüe. Ingressos à venda no www.diskingressos.com.br, pelo fone 41 3315-0808, nos quiosques dos shopping Mueller, Estação e Palladium, na Lique, no Master Hall e nas duas lojas do King Temaki (Batel e Juvevê).

Jéssica Fernanda marca presença no sambão e boas promoções do clube New Flick’s.

 “CRUZEIRO ROUPA NOVA – O SHOW”

* O “Roupa Nova” retorna a Curitiba para mostrar seu mais novo espetáculo, o “Cruzeiro Roupa Nova – O Show”, trabalho gravado em um transatlântico. A nova turnê teve início no Rio de Janeiro, em julho deste ano, tendo como resultado uma deliciosa mistura de show, lindas imagens externas e um documentário bastante inusitado. Com realização da Prime, a apresentação acontece no próximo dia 25, às 19h30, em única apresentação no Teatro GUAÍRA, fone 3304-7900. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, das 12h às 21h, e também pelo site (www.ingressos.tguaira.pr.gov.br/bilheteria/vendainternet). Não ser&,atilde;o aceitos cheques.

Tainara Santos esbanjando animação no pagodão e na festa eletrônica do clube Pulse.

ESPETÁCULO DE TANGO

* Um grande show argentino que percorre a essência do tango portenho por meio da incomparável melodia e da refinada dança chega a Curitiba no próximo dia 30, às 21h. Sob direção do renomado bailarino e coreógrafo argentino Manuel Ortiz , dono de três comendas presidenciais e reconhecimento internacional, o espetáculo Sangre de Tango retorna ao Brasil com 15 bailarinos da Cia e faz uma única apresentação no Teatro POSITIVO, fone 3317-3107. O espetáculo compõe cenas de um passado presente; resgata a tradição e movimenta a história em uma viagem no tempo. O elenco é composto por dançarinos das famosas Milongas e shows de Buenos Aires que apresentam desde o “tango show” até o “tango salão”, baseados na comunicação e na paixão.

Suelen Siqueira curtindo as animadas baladas eletrônicas dos DJs do Sistema X.

NATAL DE LUZES E CORES EM CURITIBA

* As atrações do Natal em Curitiba já estão sendo preparadas. Nesta época, a cidade se enche de luz e vários pontos turísticos ficam iluminados em comemoração à data, além da inclusão de shows e apresentações no calendário de eventos da cidade. O Palácio Avenida será palco para o mais tradicional evento do Natal curitibano, o Coral Infantil do HSBC, que neste ano terá 160 crianças apresentando o espetáculo “Vem Sonhar com a Gente”. Serão nove apresentações que começam às 20h10 nos dias 30/11 e 1, 2, 7, 8, 9, 14, 15 e 16/12. O circuito natalino na região central da cidade terá também diversas feiras gastronômicas nas praças Osório e Santos Andrade com produtos natalinos e comidas típicas de diversos países. As feiras funcionarão de 22 de novembro a 21 de dezembro. A Linha Turismo especial de Natal voltará a percorrer os principais pontos decorados. No ano passado, cinco mil pessoas fizeram o passeio. Também será realizado em diversos bairros o concurso de decoração de vitrines promovido pela Associação Comercial do Paraná. Serão premiadas, em cada bairro, as três lojas inscritas com melhor decoração. Outro espetáculo é a “Galeria de Luz”. Lançada no ano passado, a Galeria é formada por um conjunto de arcos de luzes coloridas que compõe uma ilusão ótica. O espetáculo “Sobre Anjos e Luz”, também realizado na Galeria, promete encantar os visitantes. As lâmpadas serão acesas no dia 04/12 e continuarão até o dia 06 de janeiro. O show “Sobre Anjos e Luz” acontecerá em nos dias 4, 5, 6, 18, 19 e 20/ 12. O Paço da Liberdade, prédio histórico localizado na região central da cidade, também sediará apresentações natalinas. Um show especial acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de dezembro. No bairro Batel, a atração será a Árvore Encantada do Hotel Radisson. Tradicionalmente, a árvore é enfeitada, iluminada e serve como cenário para apresentações.  A abertura será no dia 7 de dezembro e apresentações acontecem nos dias 14, 19 e 21/12.


Thayane Dybas e Cláudia Souza estiveram circulando nas concorridas pagode do bar Thá na Cuca.

SHOW DE LUZES E MÚSICAS

* O Shopping Curitiba, tradicionalmente o primeiro a estar decorado para o Natal, apresenta uma tecnologia inovadora para iluminar a cidade: um show de luzes dançantes, na fachada do prédio, que será apresentado ao público a partir desta semana. O show de luzes mostra que o Shopping Curitiba sempre se preocupa em trazer novidades para o Natal da cidade. No ano passado, o Mapping, uma projeção em 3D na fachada do Shopping, entrou para o roteiro turístico oficial do Natal de Curitiba e rendeu premiação nacional ao empreendimento.O show de abertura é só uma prévia do Natal no Shopping Curitiba. A partir do dia 19 deste mês serão quatro apresentações diárias da iluminação da fachada, sempre a partir das 20h, até o dia 24/12.

Ivete Sangalo, Alexandre Peixe, Tomate, Asa de Águia, Chiclete com Banana e Banda Eva são as estrelas o “Folianópolis 2012” vai apresentar, na Passarela Nego Quirido, na capital catarinense, a partir de quinta-feira. Com opções de abadás para todos os públicos e gostos, as principais atrações da música baiana irão agitar o grande público que já confirmou presença, vindo de todos os estados brasileiros.

SITE NATAL CURITIBA

* O Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB) lançou site especial (www.natalcuritiba.com.br), com toda a programação de Curitiba no mês do Natal. O portal foi projetado para oferecer os melhores serviços da cidade com relação à city-tours, compras, gastronomia e entretenimento, locação de veículos e transportes, meios de hospedagens e pacotes de ceias, além de atualizações com notícias, novidades e atrações de Natal.

NOITE DE HUMOR

* O SANTA MARTA Bar, no Batel, fone 3343-2803, apresenta quarta-feira, às 21h, o projeto humorístico “Acusticozinho”, com o humorista Diogo Portugal, um dos precursores do stand up comedy no Brasil, em parceria com o músico e dentista Rogério Cordoni. Com formato de musical, a dupla – entre uma música e outra – insere textos bem humorados, muitas vezes explicando a razão ou o modo de como a música surgiu. Como humor é uma coisa para ser degustada, a dupla criou um clima mais intimista para que esse espetáculo seja mais teatral do que para grandes públicos, onde a piada se perderia. Essa também é a razão por terem optado por um trabalho mais acústico, sendo um violão e um contrabaixo, em alguns momentos uma guitarra e um contrabaixo, a percussão feita com um cajon ao invés da bateria, o que seria tradicional em uma banda de rock. Algumas coisas poderão ser “sampleadas”, para poder facilitar ao máximo a logística do show e fazer que ele possa rodar pelo Brasil. A vontade de criar o Acusticozinho veio da veia musical de Portugal, pois antes da carreira humorística, ele se dedicava à música, sendo baixista de uma banda de rock e também criador de trilhas e jingles publicitários. Mas, como sua vida de comediante se tornou séria, a música acabou ficando um pouco de lado. Esse é o quarto produto do artista, que hoje já viaja pelo país com seus três shows diferentes: Portugal é Aqui!, espetáculo que trabalha com seus personagens;  HÃ!? stand up comedy e o Senta pra Rir, onde ele mistura tudo, stand up e personagens, recebendo convidados. Para Diogo Portugal o que tem dado mais orgulho neste show são as músicas, que além de elaboradas, são muito engraçadas e com certeza irão causar risos. “Hoje em dia não existem tantos trabalhos de humor musical e acredito que é um mercado a se investir. O projeto não tem religião musical, passamo,s por todos os estilos para agradar a todos os gostos e as músicas são autorais”, afirma Portugal. Preço: R$ 30,00. Censura: 14 anos.

Ketlin Martins  prestigiou o concorrido no pagodão da Chopperia É Gool!, em Colombo.

CORAÇÃO NA BATIDA CERTA

* A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, instituído no dia 12 de novembro, realizará hoje diversas ações em função da campanha “Coração na Batida Certa“, durante a semana que antecede a data. Em sua sexta edição, a Campanha mobilizará a população leiga e profissional em locais públicos e serviços de saúde, abordando medidas preventivas e de tratamento deste problema que acomete milhares de pessoas no Brasil. Em diversas cidades brasileiras, cardiologistas associados da SOBRAC, estudantes de medicina e demais profissionais da área da saúde irão explicar as melhores práticas preventivas das arritmias cardíacas. Também haverá demonstração do uso correto dos Desfibriladores Externos Automáticos (DEAs), com explicações sobre a aplicação das novas normas das manobras de ressuscitação cardiorrespiratória. Parques, shoppings centers, calçadões, universidades, hospitais, praças, estádios de futebol, entre outros locais serão palco das atividades da Campanha, que tem como slogan de sustentação a frase “Não deixe seu coração sair do ritmo”. Segundo o presidente da SOBRAC, Dr. Adalberto Lorga Filho, mais do que difundir a doença e as suas consequências, este ano a Campanha amplia sua frente de comunicação para a promoção das boas práticas de saúde, como a atividade física regular e a consulta periódica a um profissional especializado. “Em 2012 buscamos o apoio de clubes de futebol que pudessem nos ajudar a divulgar de forma mais clara e maciça a campanha durante seus eventos, até porque temos nos estádios um volume muito grande de pessoas que são público alvo de nossas atividades”, explica o cardiologista. A iniciativa junto aos estádios também soma a outra importante divulgação, sobre a importância do Desfibrilador Externo Automático (DEA) em locais públicos de grande concentração, já que ele é o aparelho indispensável no socorro de uma vítima de parada cardiorrespiratória, tanto para os jogadores como para os torcedores. A campanha Coração na Batida Certa conta com um hotsite, com informações complementares, locais das ações, áudios e vídeos de entrevistas com o presidente da SOBRAC, comercial institucional da campanha – que já contou com a colaboração do ator e diretor Juca de Oliveira e do compositor Toquinho. O acesso a todos estes dados pode ser realizado no endereço www.arritmiasemortesubita.org.br

Caroline Andrade e Paula Remonato agitando a noite sertaneja do Armazém Universitário, em São José dos Pinhais.

ABRABAR COMUNICA

* A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (ABRABAR) recomenda aos proprietários, gerentes e prepostos dos estabelecimentos de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas que redobrem a atenção na limpeza, higienização dos banheiros, através das maçanetas, torneiras, no salão e pistas que tenha corrimãos, mesas e apoio, copos e talheres, bem como orientem os clientes através dos  barman, garçom e recepcionistas a não dividirem copos, garrafas (lon,g neck), lata de cerveja, água e refrigerantes. Que os funcionários trabalhem com máscaras e os banheiros tenham álcool gel ou sabão neutro, detergente para limpeza das mãos e que os estabelecimentos de forma facultativa ofereça máscaras gratuitamente aos clientes que sentirem necessidade do uso. Os estabelecimentos que continuem em alerta total nas prevenções e observações com funcionários e clientes. Outra medida importante é que mesmo no frio e com a chuva, aonde exista ventilação natural no estabelecimento deixe sempre aberto, coloquem em funcionamento pleno os ventiladores em locais estratégicos, bem como deixe sempre ligados os exaustores e equipamentos de renovação do ar. Para prevenir os males da Gripe “A” ou Influenza ou popularmente a Suína, já que não existe nenhuma recomendação/portaria ou resolução para o fechamento ou suspensão das atividades dos Bares e Casas Noturnas durante no fim de semana. Se alguém vier com essa informação é simplesmente boato e irresponsabilidade. No segmento de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas, por enquanto qualquer medida nesse sentido de suspensão de atividade será desnecessária e só trará prejuízos. Tudo é questão de precaução e bom senso dos estabelecimentos.

Jhessika Poliana e Giulia Prestes conferindo a sexta sertaneja e as boas festas do clube Atenas Palace.

GUIA DOS BONS PROGRAMAS

SAMBA DA VELHA GUARDA

* O News FLICK’s, fones 3232-3068 e 9619-7938, vai realizar amanhã, a partir das 21h, sua noite “Samba da velha guarda”, com a participação do grupo “Batuque na cozinha” e show ao vivo com Ciro Moraes, Didi do Cavaco, Maurício dos violão, Binho do Surdo e convidados. O clube também convida para prestigiar suas animadas noitadas dançantes de quinta a domingo, às 22h, com boa música e animação.

SAIA PRA DANÇAR

* Convida a galera para seus concorridos bailes de terça a domingo. O clube ATENAS Palace, fone 3347-8989, estreia amanhã, após as 22h, o Baile dos Amigos, com animação das bandas “Enigma e Garotos Brasil”. Na véspera de feriado, quarta-feira estará movimentando a “Festa da Cerveja”, com aula de dança e show da “Banda Bonde do Forró”. As mulheres terão ingresso livre até meia noite. Na sexta-feira, muita animação ao embalo da “Banda Brasil Tropical”. E no sábado, vai rolar um bailão gauchesco, ao som da “Alma Gaudéria”.

Jaqueline, Maurício, Oderley, Tatiana, Vanderlei e Rosemeri na agitada festa eletrônica da Danceteria Apotheose, no click de Jennifer Lima.

THÁ NA CUCA, fone 3044-2221

* Abre amanhã, a partir das 21h30, para mais um “Pagode Tudo em dobro”, ao embalo dos grupos “Pura Elegância, Me chama que eu vou e Ky’fase”. Na compra de qualquer bebida você ganha outra. Mulher free até as 22h30.

SISTEMA X, fone 3279-1109

* Promove amanhã, a partir das 23h, mais uma animada “Terça Vip Bavária”, com cerveja liberada até as 2h (da manhã) e mais os DJs residentes. Também programou para o próximo sábado, a “Festa Super Som”, com muito som dos DJs Roberto, Joe e Vagalume. Todos os caminhos levam ao Sistema X, uma das mais animadas casas noturnas de Curitiba.

Se já não bastasse o melhor DJ do mundo se apresentando n,ovamente em Curitiba, o show do próximo dia 13 (terça-feira), no Curitiba Master Hall, não vai contar apenas com a presença do astro David Guetta (acima). O DJ que vem apresentando o seu álbum “Nothing But The Beat” recebe um grande nome da música eletrônica para abrilhantar ainda mais a noite, o produtor musical vencedor do Grammy 2002 e DJ Sharam (foto abaixo) sobe ao palco e toma conta das pick-ups também. Suas músicas são grandes sucessos mundiais e envolvem todos, não somente na pista, como nas rádios. Sharam já é conhecido e querido no Brasil, por suas apresentações para multidões, em diversas casas noturnas especializadas em música eletrônica. Entre o seu repertório de sucesso estão os hits ‘’Fun’’, ‘’Now’’, ‘’Our Love’’, ‘’She Came Along’’, ‘’The One’’ e é claro o seu grande estouro nas paradas, ‘’Party All The Time’’. Certeza de noite badalada, com grandes sucessos, batidas e sets envolventes!  A produção só podia ser da DJCOM, empresa do Grupo CWB Brasil, e Liqüe. Ingressos à venda no www.diskingressos.com.br, pelo fone 41 3315-0808, nos quiosques dos shopping Mueller, Estação e Palladium, na Lique, no Master Hall e nas duas lojas do King Temaki (Batel e Juvevê). A casa abre às 21h e tem show de abertura com Daniel Kuhnen, residente do Warung Club e encerra a noite com o DJ Carioca Marcelo Cic, que já se apresentou no Rock in Rio e SWU. A censura é 18 anos.

Sociedade ÁGUA VERDE, fone 3242-1925

* Promove uma tarde dançante na quinta-feira, após as 16h, ao som da “Banda Luna e o grupo Jeito Fandangueiro”. Na sexta-feira, às 16h, acontece a festa do tecladista Luiz “Japa” Adega. E no próximo domingo, a atração será a “Banda Stagio Final e Bandaquere”.

PRIMAVERA Electro Car,fone 3336- 0036

* Na Rua Domingos Antonio Moro, 153, Pilarzinho, vai agitar na véspera de feriado, quarta-feira, a partir das 23h, a Festa em comemoração de 20 anos de carreira do DJ Chris e Balada Automotiva. Decoração, sorteio de 400 CDS exclusivos, 10 carros convidados e mais o DJ Cesar e sua Fiorino Pantera cor de Rosa, Marcelo Nunes, Eron, Rodrigo Bartez e Lhia. Qualquer integrante de equipe com camiseta, entrada free até meia noite, tanto masculino quanto feminino  A festa continua na sexta-feira, com a MC Poderosa, princesinha do funk , DJ Chris, 10 carros tocando, decoração, sorteio de CDS exclusivos, várias equipes confirmadas, venha você também comemorar com agente.

Jhenny Ribeiro e Pamela Franco circulando nas concorridas noitadas eletrônicas dos DJs do Sistema X.

EMPÓRIO São Francisco, fone 3222-0301

* Abre as portas mais cedo, das 20h às 22h, para seu Hot Hour, promoção Double Drink e “Tributo ao Ramones”, ao embalo da banda “Magaivers”. Fechando noite, clássicos do rock de muitas gerações, especialmente dos anos 70, predominam no repertório: Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Kiss e AC/DC.

CONSELHEIRO do Samba, fone 3077-9720

* Na Conselheiro Laurindo, 390, vai agitar na sexta-feira, às 20h, o “Pagode Esquenta”, com o tempero do grupo “Sambalelê” e convidados. E no sábado, às 22h, rola o melhor do pagode e partido alto, ao som dos grupos “Tempo Certo e Sambalelê”.

Para as amigas Karen Costa e Luciana Milani, o feriadão foi recheado de muito samba-rock e funk-soul. A atração da noite foi o grupo Os Milagrosos Decompositores, que agitou o público com um repertório nacional. Foto: ,César Arzua/ Altos Agitos.

APOTHEOSE, fone 3285-2135

* No Campo Comprido (Rua Eduardo Sprada, 4320), vai agitar a galera sábado, a partir das 23h, a “Festa Electro Energy”. Nas carrapetas estarão os DJs Vavvá, Marcelo SS.e Lincoln, tocando o melhor da electro music, funk e house. Entrada livre de ingresso até a 1h para as mulheres, bebidas a preços especiais e muitas outras promoções. E no domingo, a partir das 20h,  acontecerá mais uma superbalada “É Show!”.

PULSE Clube, fone 3324-3015

* O clube abre na sexta-feira a, a partir das 22h, para a “Noite da Pan”. E sábado, vai rolar a “Funk na Medida”, ao embalo dos DJs convidados (funk/RJ). Esta é a primeira casa especializada em funk carioca, hip hop e eletrônica de Curitiba.

Paloma Filippsen, “Miss Pinhais 2012” e Franciele Meira, eleita “Miss Broto 2012” em concorrido evento organizado Ivana Carla. Foto de Mara Repetski.

Restaurante TOSCANA, fone 3273-6160

* Em Santa Felicidade, vale a pena prestigiar quinta-feira, após as 20h, o atraente jantar dançante, ao som da “Banda Toscana” que retorna ao palco com um repertório especial e sucessos dos anos 50s/60s/70s. Os dançarinos da Agência de Personal Dancer, sob a direção de André Barros, estarão a postos para ensinar aos clientes os primeiros passos de vários ritmos.Jantar cortesia das 20h às 23h.

BUFFET BOGONI, fones 3329-8136

* Anexo ao Clube Literário de Curitiba, o Buffet funciona diariamente no almoço. Aos sábados, além da tradicional feijoada, um cardápio superespecial, buffet de saladas e sobremesas.

O show do autêntico e irreverente Dudu Nobre fez os curitibanos caírem no samba, ao meio-dia de sábado, na Virada Cultural de Curitiba. A apresentação do sambista lotou o Palco Conexões, na Boca Maldita, de acordo com a organização do evento mais de 10 mil pessoas passaram pelo local. O cantor e compositor consagrado com 11 anos de carreira, oito discos e dois DVDs, trouxe ao público da capital as músicas de seu mais recente álbum, o elogiado “O samba aqui já esquentou”. E a faixa-título, que diz “o samba é da pesada e a rapaziada toca de primeira”, ilustra bem o entrosamento do artista com o público curitibano, que dançou muito durante todo o show. A apresentação foi completa, do samba romântico ao samba de roda, Dudu passou por todos os estilos. Além de músicas do novo álbum, o músico apresentou seus sucessos tradicionais como “A Grande Família”. Dudu elogiou a iniciativa da Virada Cultural “É um prazer muito grande estar em Curitiba e fazer parte dessa Virada Cultural”.

Chopperia É GOOL!, fone 3621-1330

* Em Colombo, um bom programa para sexta-feira, às 21h, é a “Noite Electro Funk”, com a participação especial do MC Buiú e do DJ Helton. No sábado, rola a noite de pagode, ao som do grupo “Ky’fase” e do DJ Helton.E no domingo, terá mais uma bigfesta sertaneja com as duplas convidadas.

CIA. DA COSTELA, fone 3347-7463,

* A boa sugestão para quem for almoçar ou jantar fora nesta semana, com os amigos ou a família. O restaurante abre de terça a domingo. Um espaço para eventos, festas e confraternização. 

Na abertura oficial da 3ª Virada Cultural de Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer (MON), durante o lançamento da exp,osição “Degas: Poesia geral da ação. As esculturas – Coleção MASP”, o evento contou com a presença do secretário de Cultura do Estado, Paulino Viapiana, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli, o vice-presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Paulo Nauiack, e a gerente de Cultura do Sesi/PR, Anna Zétola. “Tenho certeza de que a Virada entrou para história e calendário cultural da cidade. E abrir o evento aqui no MON é muito significativo porque marca também o aniversário de dez anos do museu”, disse o secretário Paulino Viapiana. “Realizar a abertura da Virada é uma satisfação porque este é um evento feito por parceiros, com a colaboração de todos e planejado com bastante antecedência, para ofertarmos cultura e uma festa bonita para a população”, acrescentou Roberta Storelli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba. O vice-presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Paulo Nauiack, lembra que além da população, a Corrente e Virada Cultural promove um movimento importante para o comércio hoteleiro, de bares e restaurantes em Curitiba, e também nas quatro cidades que recebem a Virada Paraná. “Nós do Sistema Fecomércio apoiamos a cultura. A Virada é apenas uma motivação, a ideia é que a população consuma cultura o ano inteiro”, reforçou ele. “A população deve procurar cada vez mais viver a arte e a cultura no seu dia a dia e não fica na frente da televisão. Precisam ir para as ruas e conhecer a diversidade cultural que Curitiba oferece”, acrescentou Anna Zétola.

Bar Aos DEMOCRATAS, fone 3024-4496

* A partir das 18h30 no Espaço Democratas, com o grupo “Pedra na Geni”, tocando os clássicos do samba e da MPB.

BAR BRAHMA, fone 3026-0700

* Abre de segunda-feira a sábado, a partir das 17h, com happy hour, restaurante em um ambiente descolado.

Moradores de rua de Curitiba tiveram momentos especiais. A Casa de Acolhida de São José, coordenada pelas Filhas de Caridade do São Vicente de Paulo, junto com o Restaurante Dom Antonio proporcionou um almoço a 50 pessoas que foram recebidas como convidadas de honra. O sócio proprietário do lugar, João Madalosso recepcionou todos que chegaram ao restaurante junto com a Irmã Joaquina Camargo. Na foto, a Irmã Joaquina Camargo (à esquerda) e a voluntária da Casa de Acolhida São José, Lauren Trilha, expressam facialmente a felicidade e agradecimento ao proprietário do restaurante, João Madalosso. Fotos: Divulgação/ Loja de Notícias.

Clube FASCINAÇÃO, fone 3256-6591

* Abre suas portas na sexta-feira para a Festa dos Aniversariantes, a partir das 21h, ao embalo da “Banda Fascinação & convidados”. No sábado terá outro animado baile. E no domingo, volta acontecer mais uma tarde dançante, seguida de jantar, com buffet especial. O clube disponibiliza de espaço para eventos, festas e confraternização. Faça seu aniversário no Fascinação e ganhe convites livres para seus convidados.

Bar BARONEZA, fone 3352-9327

* Horário de funcionamento: segunda a sábado: 16h30 à 1h. Hoje, terá a música de Tiago Calixto, voz e violão, das 19h30 às 22h. MPB, Samba Rock, Latin Jazz, Samba, Bossa Nova, Pop e Rock. Promoções: Chopp em dobro e petiscos com 50% de desconto das 16h às 20h.

Somando mais um reconhecimento importante, o Club Vibe, de Curitiba, foi indicado como “Melhor Club Underground” pela edição 2012 do “Cool Awards”. A vota&ccedil,;ão está aberta e o resultado será divulgado no mês de dezembro, com uma festa em São Paulo. O prêmio, considerado o maior do entretenimento brasileiro, permite que o público escolha os melhores da música, moda e vida noturna por meio de seu site:  www.coolmagazine.uol.com.br/coolawards. A Vibe completou em 2012 nada menos que 11 anos de muita atividade. Um dos clubs mais tradicionais do país, continua na linha de frente da música eletrônica underground, revelando talentos e recebendo nomes consagrados da cena local, nacional e internacional. O prêmio da Cool conta com 30 categorias que elegem profissionais brasileiros e internacionais de maior destaque no ano. Foto de Evandro Povh.

 ZAPATA Mexican Bar – Centro Cívico, fone 3352-9097

* Funciona no almoço de segunda a domingo a partir das 11h30. Seqüência de seis pratos das mais variadas delicias do México das 19h às 23h. Além disso, a casa ainda conta com música ambiente em ritmo mexicano e mais o duo acústico com “Alan e Luiz” (Pop rock nacional e internacional).  

SHERIDAN’S Irish Pub, fone 3342-1204

* Para quem curte o clima misterioso da Irlanda, pode ser uma boa pedida hoje, a partir das 21h. O som fica por conta da banda “U2 Cover”. Formada pelos amigos Gastão Lima, Marcio Bandeira, Bruno Balainha e Lucio Trombini, a banda se apresenta no pub irlandês. A casa abre às 18h.

A chef Manu Buffara, um dos grandes nomes da gastronomia brasileira, representou o Estado do Paraná na 9ª edição da Semana Mesa SP, na cidade de São Paulo. Contando com a participação de grandes chefs brasileiros e estrangeiros, o evento teve como tema “Descobrindo as Américas: seus ingredientes e sua cultura” e traçou um panorama do continente por meio da culinária. Durante a atividade, a paranaense ensinou, as técnicas de preparo do “Tomate divertido e barriga de porco com crocante de chouriço”, um prato extremamente saboroso e que leva ingredientes muito consumidos na região sul do Brasil. Na foto: A chef norte-americana Alice Waters, vice-presidente do movimento slow food e proprietária do badalado restaurante Chez Panisse, e a chef paranaense Manu Buffara.

GASTRONOMIA

* Para começar sua semana, o Ricco Suave Restaurante Mexicano, fone 3029-6101, sucesso em Camboriú, chega a Curitiba, na Av. Iguaçu, 1675, para mostrar e conquistar o público com ótimas opções da saborosa cozinha mexicana.  Com clima de “fiesta”, o bar temático recria um pedaço de México. O cardápio traz a seguintes opções: Tacos, tortillas de milho fritas, cortadas em finas lascas crocantes e com variadas coberturas, fajitas, guacamole e as mais famosas e tradicionais receitas da gastronomia daquele país. Para acompanhar, a casa oferece também várias opções de tequilas, cervejas, vinhos, whiskys e drinks diversos. Abre todos os dias a partir das 18h.

O diretor administrativo do Condor Super Center, Wanclei Said, recebeu o Prêmio Destaque Finanças do IBEF-PR – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná- no Castelo do Batel, em Curitiba. Segundo o presidente do IBEF-PR, Luiz Cavet, o Condor é um exemplo de empresa empreendedora. “É uma honra entregar este prêmio para o Wanclei, um profissional modelo”. Há 12 anos a frente do setor administrativo da rede, Said é conhecido por sua competência e humildade. Para o diretor, este prêmio é o reconhecimento de um trabalho realizado com muito amor. “É muito gratificante ver que meu esforço está valendo a pena e quero continuar minha luta para ajudar a nossa rede a crescer e se destacar ainda mais no cenário naciona,l”, afirma Said. O outro prêmio Destaque Finanças ficou para Moacir Silva, diretor de Controles e Finanças do Grupo Marista. Já o troféu Equilibrista 2012, foi para Marcos Perillo, vice-presidente do Grupo Battistella. Na foto, o economista, Bernt Entschev com diretor do Condor, Wanclei Said.

*Aos apreciadores da boa gastronomia, a Cantina do Délio (Rua Itupava, 1094 – Alto da XV), fone 3078-0010, preparou duas surpresas irresistíveis para o inverno. O restaurante oferece pratos com massas e carnes preparadas com temperos frescos e acompanhamentos típicos da cozinha italiana. Entre as novidades está a Lasanha in Brodo. Recheada com frango, músculo, lombo suíno, abobrinha, cenoura e queijo parmesão gratinado a opção serve uma pessoa. Outra alternativa é o Ossobuco com Polenta Gialla Cremosi, cozido em temperos caseiros e servido com molho e polenta amarela cremosa, que também pode ser substituída por um tradicional Tagliatelle na Manteiga. As opções permanecem no cardápio até quando o friozinho insistir em permanecer na capital. Atendimento: segunda a sábado, das 11h30 às 15h e das 18h30 às 0h. Aos domingos das 11h30 às 16h.

O que não falta por aí são comentários dos mais diversos que generalizam os curitibanos como sérios, sisudos, introspectivos e antipáticos, mas não é bem assim, existem muitos espalhando bom humor e arrancando risadas de várias pessoas. E demonstrando grande espontaneidade, carisma e simpatia os comediantes Thiago Souza, Serginho Lacerda e a extraordinária Bruna Louise sobem ao palco do Curitiba Comedy Club, fone 41 3018 0474, nesse feriadão, alegrando o público cativo da casa na próxima quinta-feira (15), a partir das 22h e agitando a capital, nesses dias “mornos” em que a grande maioria vai em busca de sol, calor e mar. As três grandes feras do humor vão estar unidas proporcionando uma verdadeira noite do humor, um espetáculo que conta com piadas e tiradas muito bem elaboradas que vão fazer valer a pena o feriado de quem escolheu não viajar. Ingressos custam R$10,00. Mais informações no site www.curitibacomedyclub.com.br ou pela rede social www.facebook.com/CuritibaComedyClub .

* O Buffet Bogoni, do Clube Literário de Curitiba, fone 3329-8136, abre diariamente para almoço. Aos sábados, além da tradicional feijoada, um supercardápio com: pratos quentes, carnes nobres, buffet de saladas e sobremesas diversas.

* Vale a pena conhecer a Cia. da Costela, na Avenida República Argentina, 5469, fone 3347-7463. Quem for almoçar ou jantar fora, de terça a domingo, não pode deixar de conferir. Um espaço para eventos, festas e confraternização.

Até o dia 18 (domingo), acontece a 2.ª edição do Festival de Bar em Bar 2012, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Durante o período, o Santillana Bar (Av. República Argentina, 1649 – Água Verde), fone 3308-7004, oferece o sanduíche Velásquez, das 18h às 21h, por apenas R$ 10,00. O sanduíche, feito com hambúrguer de carne de mignon e picanha grelhado com queijo cheddar, molho de churrasco e cebola, é um dos destaques dessa edição e está concorrendo ao melhor petisco do festival. Para votar acesse www.facebook.com/BaremBarPR.

* Além de comandar com muito sucesso a Churrascaria La Ventura, na Avenida das Torres, o empresário Orli Kuster também está a frente da movimentada, Churrascaria Marumbi, (na BR 277 – em frente ao Centro Politécnico) fone 3365-8322. No almoço boas inovações culinárias, massas típicas italianas, carnes nobres, buffet de saladas, carta vinho e sobremesas diversas. Um espaço para grandes eventos, festas e confraternização.

A estrela do Paparazzo desta semana é Maria Melilo. A ex-BBB e integrante do ‘Casseta e Planeta’ posou à beira-mar em praia do Rio para ensaio que já está no ar. FSe para muitas mulheres encontrar um namorado é uma difícil missão, para Maria Melilo, de 29 anos, é apenas um detalhe. Solteira há três meses, desde que seu namoro com o empresário e lutador Rodrigo Comotti chegou ao fim, a integrante do “Casseta & Planeta Vai Fundo” contou em entrevista ao Paparazzo (http://ego.globo.com/assuntos/paparazzo.html) que está sem pressa para se prender a alguém, mas que sente falta de se apaixonar. Foto: Luciana Avellar/Paparazzo.

* O Comenda Bar & Grill (Comendador Araújo 784), fone 3044-4257, oferece um ambiente que une a sofisticação de um restaurante com a descontração de um bar, e conta com um cardápio diferenciado para seus clientes. Para o almoço o Comenda Bar & Grill oferece no sistema de buffet por quilo com o melhor da gastronomia internacional, conta com 12 tipos de saladas, 14 pratos quentes entre massas, grelhados e sobremesas. O buffet fica até as 15h e a la carte o dia todo. Abre de segunda a quinta das 11h30 à 1h da manhã. Sexta e sábado das 11h30 até as 3h da manhã. Não deixe de conferir.

* O Schwarzwald Bar do Alemão, fone 3223-2585, é sinônimo de tradição na cultura alemã. Muito bem representado pela chef de cozinha Selma Tonatto do Prado, o Bar do Alemão oferece um cardápio cuidadosamente elaborado com o que há de melhor na cozinha alemã. Além de pratos tradicionais da culinária germânica, o Schwarzwald oferece refeições à base de peixe, carne e vegetariano.

A apresentadora Sabrina Sato realizou um ensaio exclusivo para a Yes Cosmetics, marca de beleza genuinamente pernambucana. Os cliques foram tirados pelo conceituado fotógrafo André Schiliró no seu estúdio, em São Paulo. O trabalho foi acompanhado de perto pelo Coordenador de Criação da Yes!, Tiago Mascarenhas. Com make e hair de Rodrigo Costa e styling de Yan Acioli, as fotos transcorreram num clima descontraído e com muito bom humor, marca característica da Sabrina. No total, a diva usou quatro looks diferentes, dentre eles um biquíni nude estilo retrô. “Minha nova linha make up para a Yes! está incrível! Participei do desenvolvimento dos produtos, escolhendo cores e texturas. Todos têm a cara do verão! Estou superfeliz com o resultado e tenho certeza que todos irão amar!” concluiu Sabrina. As novidades já podem ser conferidas na loja virtual da Yes Cosmetics (www.lojayes.com.br)

DIREITOS DO CONSUMIDOR

* A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E CASAS NOTURNAS -ABRABAR completando as informações mostra as proibições, descontos, reservas, prevenção e seguran&c,cedil;a. 

MANUAL DE DIREITOS BÁSICOS E SEGURANÇA DOS CLIENTES DE BARES,

CASAS NOTURNAS, DE ESPETÁCULOS, ESPORTIVOS, SHOWS E SIMILARES.

1) INFORMAÇÃO DE PREÇOS:

O estabelecimento é obrigado a afixar o cardápio com os preços, em moeda corrente, logo na entrada do estabelecimento;

Outra informação prévia e clara que deve ser fornecida refere-se às formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento (cartão de crédito e débitos, cheques, ticket etc.); Quanto ao pagamento com ticket, se o consumidor fornecer o valor superior ao total consumido, o estabelecimento é obrigado a fornecer contra-vale. É proibido impor ao consumidor que utilize todo o valor do ticket.

 2) ENTRADA DE MENORES DE 18 ANOS

O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe expressamente à entrada de menores de 18 anos em casas noturnas, ainda que seja, por breve período como o de 15 minutos. Ainda mais prevê o referido estatuto a responsabilidade criminal e administrativa para os referidos donos da casa noturna. Neste caso, será necessária uma autorização judicial expedida pelo juiz de menores. Ver artigos 149, 248 e 258 do E.C.A, multa de 3 a 20 salários mínimos, o dobro na reincidência.
Por este motivo sugerimos aos senhores (Donos dos estabelecimentos) que exijam a apresentação de documento original de identidade e identifiquem os menores com fichas especificas bracelete ou pulseira, ou conforme determina a lei após as 22 horas não deixar que permaneçam menores mesmo acompanhados com os pais conforme determina o Estatuto da Criança ou Adolescente, caso contrario busque uma autorização judicial para que o menor possa permanecer com a presença dos Pais. Alguns estabelecimentos já ate reservaram uma área especifica para permanência de menores e outros já estão adotando as medidas preventivas. Ou ainda o estabelecimento promova matinês para o atendimento dos  menores. Ainda sugerimos as casas para que coloque na bilheteria e na porta de entrada uma placa de 40 por 40 centímetros, com a informação que é proibida a entrada de menores de 18 anos no recinto, caso contrario a autorização judicial também afixada. Já que a operação integrada já prendeu muitos proprietários de estabelecimentos por estes motivos

3) ENTRADA OU CONSUMO MINIMO

Por enquanto, a lei em vigor determina que se cobre apenas o ingresso, não podendo acumular o couvert artístico nem taxa mínima de consumo. Projeto de lei em andamento na Assembléia Legislativa do Paraná quer dar a opção ao cliente de escolher entre o pagamento de consumo mínimo ou entrada.

4)  COUVERT ARTÍSTICO

A cobrança do couvert artístico é permitida quando houver música ao vivo ou outra manifestação artística no local, desde que haja informação prévia. A informação referente à cobrança deve ser clara e precisa, e estar afixada logo na entrada do estabelecimento.

5) MULTA POR PERDA DE COMANDA

Muitos estabelecimentos entregam ao consumidor, logo na entrada, uma comanda para anotação dos itens consumidos. Segundo eles, a comanda deve ficar sob a responsabilidade do consumidor que, no momento da saída, deve entregá-la ao caixa para efetuar o pagamento. A cobrança de multa por perda dessa comanda, de acordo como o Código de Defesa do Consumidor, é considerada uma prática abusiva – mesmo que seja previamente informada. A Abrabar e os Procons por todo Brasil entendem que a responsabilidade pela cobrança é do fornecedor e não deve ser transferida ao consumidor. Cabe ao estabelecimento registrar e controlar todos os itens consumidos pelo cliente. Desta forma, se o consumidor extraviar a comanda, não deve ser punido com o pagamento da multa. Mas também devemos ressaltar que as casas devem alertar os clientes na ficha de consumo dos procedimentos a serem tomados com a perda e ou furto da comanda e os clientes devem tomar providencias imediatas nestas situações. Para não serem coniventes com pessoas que agem de má-fé.

6) TAXA DE SERVIÇO (GORJETA)

O pagamento da taxa de serviço (ou gorjeta) é OPCIONAL para o consumidor. Ela só poder&aacu,te; ser cobrada quando efetivamente houver a prestação de serviço, ficando vedada à cobrança para quem consome no balcão ou utiliza outros serviços, como ingresso de shows e Casas Noturnas, estacionamento ou guarda-volumes, por exemplo. A informação referente à cobrança da taxa de serviço deve ser prestada no cardápio e na nota fiscal de forma clara e precisa inclusive com a discriminação do valor cobrado e a orientação sobre a cobrança ser opcional.

7) LEI DA MEIA- ENTRADA 

Lei estadual 11.182/95 para os estudantes do ensino fundamental, médio e superior, Assegura o pagamento de metade do valor efetivamente cobrado para ingresso em casas de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, aos estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino, conforme especifica. O Estatuto do idoso e a Lei estadual 14.603, de 28/03/03, determinam, respectivamente, que os cidadãos com 60 anos ou mais têm o direito à meia entrada.  A lei nº 15.876 de 07/07/08, a qual assegura aos professores da rede de ensino Público e Particular de todo o Estado do Paraná o pagamento de 50% (cinqüenta por cento) do valor cobrado pelos ingressos. Entende-se, pela lei, que a cobrança de couvert artístico está incluída nesse caso.  

Informamos que para o recebimento do benefício o servidor deverá apresentar comprovante de vínculo empregatício com a instituição de ensino e documento oficial de identificação.  A Abrabar comunica que não se enquadra neste beneficio os aposentados, professores de cursinhos, de artes marciais e outros que não estejam enquadradas  no ensino médio, fundamental e superior da rede pública e privada. A Lei estadual nº 13964 – 20/12/2002, também da à meia entrada para doadores regulares de sangue em todos os locais públicos de cultura, em casa de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, esporte e lazer do Estado do Paraná.  Para fazer valer o direito à meia entrada basta a apresentação do documento de identificação estudantil, no caso dos alunos, da carteira de identidade, para os cidadãos com 60 anos ou mais. Os doadores regulares de sangue (registrados no hemocentro e nos bancos de sangue dos hospitais do Estado):
*documento oficial expedito pela Secretaria de Estado da Saúde. O estabelecimento deve promover a venda da meia entrada sem restrições de local ou data do evento, horário, postos e dias de venda do ingresso. Se o estabelecimento negar a venda de meia entrada ou limitar a venda do ingresso para dias ou locais específicos, o consumidor pode comparecer ao Procon-PR e aos municipais para registrar sua denúncia. Pode ainda adquirir a entrada pelo valor inteiro, solicitar um comprovante da compra e comparecer ao Procon a fim de obter a devolução do valor pago a mais. Vale a pena ressaltar que esta lei se refere às Casas de diversões, espetáculos, shows e Noturnas que promovam eventos ou atrações, não aos Bares.

8) RESERVAS E COMPRAS POR TELEFONE OU INTERNET

Em boa parte dos eventos culturais e esportivos, reservas podem ser feitas pelo telefone. Neste caso fique atento:- às formas de pagamento; – locais de retirada dos ingressos – peça o nome do funcionário que o está atendendo e/ou alguma senha (ou protocolo); – se a entrega for feita em domicílio, uma taxa extra por esse serviço pode ser cobrada, mas deve ser informada previamente. Uma dica para evitar problemas é vincular o pagamento ao recebimento dos ingressos. Se a compra for feita pela internet, para a sua segurança, imprima a comprovação de reserva ou de pagamento.

9) EVENTOS ESPORTIVOS: PRAÇA DE ALIMENTOS E BEBIDAS

Estádios de futebol e ginásios esportivos também devem garantir um bom programa. Por segurança, o ideal é sempre adquirir ingressos com antecedência nos postos de venda credenciados pelos clubes ou promotores de eventos.
Não compre de cambistas, além de pagar muito mais, corre-se o risco de adquirir bilhetes falsificados. Procure não chegar em cima do horário previsto para o início da partida, já que esses momentos geralmente são tumultuados em virtude da enorme concentração de pessoas.
As informações sobre os portões de acesso aos setores, do estádio (arquibancadas, numeradas, camarotes, etc.) devem estar claras. Assim como nas casas de espetáculos, se por algum problema você for acomodado em um local diferente do qual comprou, ou a superlotação o impedir de entrar no local, há a possibilidade de requerer o abatimento proporcional do preço ou a devolução de valores pagos, sem prejuízo de eventuais perdas e danos, que podem ser solicitadas na justiça. 

10 ) SEGURANÇAS DE BARES E CASAS NOTURNAS

Ainda de acordo com a legislação vigente, vigilantes e seguranças precisam ser treinados, qualificados e autorizados pela Polícia Federal do Estado para trabalharem em danceterias ou casas noturnas. O consumidor não pode ser coagido por alguém sem que este tenha o devido preparo para o ofício. Toda Casa Noturna deve identificar seus seguranças com crachás sendo empregados contratados ou terceirizados. Não discuta com seguranças de Casas Noturnas, mesmo que você tenha razão. Se o problema for uma nota de consumo errada, argumente, caso não seja atendido, acerte e pague, peça nota fiscal e saia calmamente e depois faça uma queixa  no Procon ou procure o juizado especial. E, em hipótese alguma, acompanhe os seguranças a salas fechadas da casa. Se você foi agredido por algum segurança, procure um serviço médico e depois vá até a delegacia de polícia mais próxima e faça uma queixa. Verifique a necessidade de fazer exame de lesões corporais.

OUTRAS DICAS:

Condições mínimas de conforto e segurança devem ser oferecidas pelo fornecedor de serviços de entretenimento, lazer e cultura garantindo, principalmente, uma boa qualidade técnica do espetáculo e do evento. Em caso de alterações no horário ou cancelamento, tal fato deve ser comunicado com antecedência, oferecendo a possibilidade de devolução dos valores pagos. Para garantir seus direitos, a nota fiscal ou o canhoto do ingresso devem sempre ser exigidos e guardados. A Abrabar orienta os clientes, para preservá-los em qualquer situação. O documento é uma prova importante a ser utilizada em reclamações no Procon ou ações nos Juizados Especiais. Disque Procon: 0800- 41-1512. O telefone funciona somente para esclarecimento de dúvidas.

CUIDADOS BÁSICOS PARA EVITAR TRANSTORNOS E TER MAIS SEGURANÇA NA BALADA

1) Prefira sair acompanhado.
2) Usar um táxi é mais seguro do que ir de carro.
3) Cuidado com o golpe conhecido como “Boa- noite, Cinderela”. O ou A golpista seduz a vítima e vai até sua casa ou a um motel.  Cuidado com bebidas, balas, chicletes, enfim, com qualquer tipo suspeito, e, quando ela (e) dorme, rouba o que estiver ao alcance.
4) Se sair de carro não atenda ao pedido de retirada de seu carro aonde você não estacionou, quando você tenha certeza disso. Os ladrões e golpistas estarão provavelmente te aguardando.
5) Verifique que no ambiente em que você freqüenta se existe controle de acesso e saída do estabelecimento
6) Em locais fechados, observe se existem portas de emergência bem sinalizadas e escolha uma posição de fácil saída. Caso esteja acompanhado, converse com sua companhia e acerte como e por onde sair do local em caso de brigas ou incêndio.
7) Cuidados quando estranhos se aproximem à sua mesa e, ao se levantar, leve seu aparelho celular ou bolsa, a menos que alguém conhecido fique na mesa.
8) Sempre que perceber algo estranho no ambiente avise ao Garçom, gerente, segurança ou responsável imediato
9) Não saia desses locais em companhia de desconhecidos.
10) Prefira sempre Casas Noturnas que tenham estacionamento próprio ou conveniado e com segurança. Tenha cuidado na saída, pois as abordagens ocorrem geralmente quando as pessoas se dirigem ao carro estacionado.

O QUE FAZER PARA SE PREVENIR SE ALGO ACONTECER FORA DOS ESTABELECIMENTOS

1) Tenha sempre com você todas as suas principais identificações (RG, CPF, Reservista, Habilitação, carteira estudantil ou ate mesmo a Carteira de Trabalhador) e números de telefones pessoais, de familiares e profissionais.
2) Jamais dirija alcoolizado, peça ajuda a sua família ou a amigos.
3) Se alguém estiver te esperando do lado de fora por al,gum desentendimento dentro do estabelecimento ligue 190 e aguarde a chegada da policia para sair
4) Não passe ou se aproxime de aglomerações aonde as pessoas aparentam sintomas de inquietação ou de descontrole
5) Ao sair do estabelecimento evite fazer barulhos ou algazarras, respeite o sossego dos vizinhos.
6) Se você não deixou o seu carro no estacionamento e estacionou em lugar distante ou ainda vai pegar um táxi peça sempre o auxilio da casa através da segurança para que te acompanhe
7) Se acontecer um assalto, mantenha-se calmo.
8) Se o assalto transcorrer sem reação, permaneça calmo e no lugar e atenda às “ordens” dos assaltantes, sem fazer movimentos bruscos.
9) Se houver reação de alguém, fique atento à possibilidade de tiroteio. Caso ocorram disparos, deite-se no chão e mande os outros fazerem o mesmo. Procure ficar por trás de um anteparo qualquer e, assim que puder saia do local.
10) Nunca seja valentão e senhor da situação, pois a realidade e o cemitério tem vários exemplos de comparação.

Telefones Úteis da Segurança Pública, Sossego Público e de Urgências:
Policia Militar: 190
Policia Civil: 197
Narco Denuncia: 181
Prefeitura Municipal  de Curitiba:156
Ambulância: 192
Bombeiros: 193
Defesa Civil: 199
Plantão Abrabar: (41) 9915-3841