Zé Rodrigo festeja 20 anos de estrada

* No ano em que completa 20 anos de carreira, o músico Zé Rodrigo comemora a data com a gravação do primeiro blu-ray. O registro será realizado durante o show intitulado “Rock ’N’ Roll Celebration”, que acontece no sábado, às 21h, no grande auditório no Teatro POSITIVO, fone 3317-3107. Durante duas horas, o público terá a oportunidade de conferir um setlist formado por clássicos do rock mundial que marcaram a trajetória musical de Zé Rodrigo. Dentre as canções estão sucessos imortalizados na voz do “rei do rock” Elvis Presley, Beatles, Rolling Stones, Creedence, U2, entre outros nomes. Na ocasião o cantor curitibano será acompanhado pelos músicos Felipe Souzza (bateria), Thiago Forbeci (baixo), os guitarristas Marcelo Gelbecke e Aldo Bueno, e da vocalista Rafaela Braga. Zé Rodrigo adianta ao público que o show, que dará origem ao blu-ray, CD e DVD, estará recheado de novidades. “Preparamos algumas surpresas especialmente para essa apresentação”, revela. Ao lado da Soulution Orchestra – considerada uma das maiores bandas brasileiras em seu estilo -, o cantor já realizou mais de 1,4 mil shows, em cerca de 100 cidades do País. O grupo participou do casting de festivais internacionais realizados no Brasil, dentre os quais estão Búzios Visa Jazz & Blues, Festival de Rio das Ostras, Campos do Jordão, Riviera de São Lourenço, Miller Time and Blues Festival e Heineken Blues. Em 2004, a big band abriu a turnê brasileira do rei do blues B.B. King.

A bela Marjory Kirchner brilhou  no concurso “Miss Santa Felicidade 2012”, realizada no Restaurante Toscana. Foto Studio Rei.

NOITE DA RESSACA

* Um bom programa para hoje, às 20h, é a “Noite da Ressaca” do CRYSTAL Music Hall, fone 3363-4171, que contará com fina mesa de antepasto e animação da “Banda Coração Brasil” e do DJ Japa. Na quinta-feira, vai rolar mais uma edição do jantar “Quinta para mais de 30”, ao som da “Banda LeFigarroo” e mais um cardápio superespecial, sob a supervisão de Ana Beatriz. E na sexta-feira, acontecerá a “Noite Mix Total”, ao embalo do grupo “Jeito a mais”, da “Banda Pérola”. Promoção Double: Na compra de um litro leve outro na faixa e no balde com 5 latas de cerveja você leva10. Promoção valida até 1h30. Acesse o site www.crystalmusichall.com.br e imprima seu bônus.

Lais Canlutti, Kelly Cristine e Francieli Ribeiro no concorrido jantar “Quinta pra mais de 30” do Crystal Palace Hall.

SEGUNDA NOBRE

* A SOCIEDADE UNIVERSAL, fone 3332-0306, realiza hoje, a partir das 15h30, a tarde dançante “Segunda Nobre”, com mesa especial de antepasto e a boa música do tecladista Luiz “Japa” Adega & Rhyan. A diretoria também anuncia para a quinta-feira, uma tarde dançante, seguida de jantar, com Luiz Adega. Eno próximo domingo, rola o som das bandas “Luna e Fonte Luminosa Show”.

“KID ABELHA”, 30 ANOS

* Curitiba recebe o trio “Kid Abelha” e banda no próximo sábado, a partir das 21h, no Teatro GUAÍRA, fone  3304-7982. Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato comemoram 30 anos de carreira do “Kid Abelha” e levam os gran,des sucessos da banda, dos anos 80, 90 e 2000, para os fãs de todo Brasil, com a nova turnê “Multishow ao Vivo – Kid Abelha 30 Anos”. No roteiro do show estão muitos hits que há tempos o trio não entoava, como “Todo meu ouro”, “Em 92”, “Garotos”, “Dizer não é dizer sim” e “Amanhã é 23”, entre outras joias pop iniciais, sem esquecer as mais recentes como “Nada sei”, “Por que eu não desisto de você”, e a célebre releitura de “Na rua, na chuva, na fazenda”. “Nessa turnê, celebramos nossa trajetória e a cumplicidade que criamos com as pessoas através das canções.”, diz Paula. Os ingressos à venda pelo Disk Ingressos fone 3315-0800 e na bilheteria do teatro.

Marissa Zimermann esbanjando animação nas boas promoções do Crystal Music Hall.

“DITO E FEITO”: ANIMAL NÃO É BRINQUEDO

* Estreia no próximo domingo (dia 2 de setembro), às 17h, o espetáculo infantil “Dito e Feito“, que alerta sobre o problema do abandono de animais em São José dos Pinhais. Montagem da Companhia do Intérprete usa elementos cômicos dos desenhos animados para encantar as crianças. A estreia acontece com entrada franca no Teatro Leopoldo Scherner, localizado no campus da PUC-PR em São José dos Pinhais. Já as demais apresentações, que vão até o dia 17 de setembro, serão restritas às escolas da cidade. Em “Dito e Feito“, as crianças acompanham a história do menino Oscar, interpretado por Luann Vianna. Após ganhar um cachorro da sua mãe (Elizabeth Oliveira), ele percebe que o cãozinho Dito possui um problema de locomoção. Abandonar o bichinho, tal como aconselha o amigo Pedro (Valter Dorte) ou amá-lo assim mesmo vira o seu grande dilema. Os uivos que ecoam pelas ruas de São José dos Pinhais são como um aviso: o abandono de animais se tornou um problema grave, que coloca bichos e cidadãos em risco. O tema sério é abordado, porém, de maneira leve e divertida pelo espetáculo infantil “Dito e Feito”, encenado pela Companhia do Intérprete. Em clima de comédia, o enredo de Dito e Feito se desenvolve ao som de músicas divertidas compostas por Fernanda Fuchs e Daniel D’Alessandro, e com direito a danças contagiantes criadas por Amanda Valério. “Nosso desafio foi encontrar uma maneira atraente de estimular as crianças a cuidar dos animais, sem cair num moralismo chato”, diz o diretor Elderson Melo. Tom e Jerry, Padrinhos Mágicos e Os Sete Monstrinhos são alguns dos desenhos animados usados pelos atores como referência para a criação de expressões e movimentos caricaturais. Da mesma forma, o universo lúdico dos desenhos também se reflete em figurinos estilizados, cabelos coloridos e em cenários que mesclam elementos de um apartamento com brinquedos de playground. “Esse clima absurdo e divertido dos desenhos chama a atenção da molecada e faz eles se identificarem. Com a peça queremos então sensibilizar aqueles que já têm animais e aqueles que estão pensando em ter um”, reflete a atriz Elizabeth Oliveira. Já o ator Luann Oliveira espera que os pais também se conscientizem: “Muitas crianças acham que um animal é como um brinquedo que pode ser jogado fora. Mas os pais têm uma grande culpa em permitir isso”.

Josiane Camargo circulando nas quentes noitadas eletrônicas dos DJs do Sistema X.

ALANIS MORISSETTE

* O show da cantora canadense Alanis Morissette e da turnê do sétimo disco de inéditas, “Havoc and Bright Lights”, que acontece no próximo dia 5 de setembro (quarta-feira), no Curitiba MASTER Hall, fone 3248-1001. Com 20 anos de carreira, dona de sete prêmios Grammy e com mais de 60 milhões de álbuns vendidos, Alanis chega em solo brasileiro com ,a turnê de divulgação do seu sétimo disco de inéditas, “Havoc and Bright Lights”, que será lançado no Brasil no dia 28 de agosto. A Antes da capital paranaense, a cantora faz duas apresentações em São Paulo (2 e 3 de setembro) e depois segue para o Rio de Janeiro (dia 7), Belo Horizonte (dia 9), Recife (dia 12), Belém (dia 14) e em Goiânia (dia 16). Ingressos para o show na capital paranaense através do Disk Ingressos, fone 3315-0808 (Loja Palladium e quiosques instalados nos shoppings Mueller e Estação), Let’s Rock (Galeria Pinheiro Lima – Praça Tiradentes), Dr. Rock (Praça Rui Barbosa – Shopping Metropolitan – Loja 20), Túnel do Rock (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 34 – Centro), Crossroads (Av, Iguaçu,2310) e no local.

Kauane Cristiane esbanjando alegria nas boas promoções do bar LV Soho, na Praça Espanha.

“O RAPPA” DESCE A SERRA

* “O Rappa” está de volta ao litoral paranaense para embalar o feriado da Independência no CAFÉ CURAÇAO Guaratuba. Após a apresentação apoteótica durante a temporada de verão, em janeiro, o grupo, formado por Marcelo Falcão (voz), Xandão Menezes (guitarra), Lauro Farias (baixo) e Marcelo Lobato (teclado e bateria), desce a serra com o show do disco e DVD “Rappa – Ao Vivo”, gravado na Favela da Rocinha/RJ, no palco da Prime Arena Curaçao, a partir 0h30. A casa será aberta às 21h30. O registro tem 25 músicas de toda a carreira da banda, incluindo canções do primeiro disco de 1994, homônimo, até o álbum Sete Vezes, que saiu em 2008. Hits como “Rodo Cotidiano”, “Me Deixa”, “A feira”, “Minha alma (A paz que eu não quero)” e covers explosivos como “Hey Joe”, prometem fazer parte do set list que será apresentado ao público paranaense. Essa turnê serve de aquecimento para a gravação do próximo álbum, que deve sair no final de 2012. O trabalho traça um panorama da trajetória de sucesso da banda, que é resultado de timbres de dub, reggae, rock, riffs intensos e efeitos que emolduram psicodelia dentro de contornos brasileiros modernos. O pacote sonoro embrulha sentimentos por dias melhores, que caminham sobre mensagens críticas que abordam a realidade brasileira com perspectiva própria. Ao mesmo tempo em que enxerga a vitória do dia a dia de um universo como a Rocinha, esse olhar importa o colorido que só a periferia consegue entregar. E “O Rappa” sempre soube disso. Seus integrantes têm lutado contra a desigualdade social, atuando em diversas frentes, seja no financiamento de projetos que estimulem a inclusão de jovens colocados à margem da sociedade ou no recrutamento de atores de comunidades carentes para participar de seus clipes. Ingressos através do Disk Ingressos, fone 3315-0808.

Juliana Ferreira Santos marcou presença na agitada festa eletrônica da Danceteria Apotheose, no click de Jennifer Lima.

NOITE DE HUMOR

* O SANTA MARTA Bar, no Batel, fone 3343-2803, apresenta quarta-feira, às 21h, o projeto humorístico “Acusticozinho”, com o humorista Diogo Portugal, um dos precursores do stand up comedy no Brasil, em parceria com o músico e dentista Rogério Cordoni. Com formato de musical, a dupla – entre uma música e outra – insere textos bem humorados, muitas vezes explicando a razão ou o modo de como a música surgiu. Como humor é uma coisa para ser degustada, a dupla criou um clima mais intimista para que esse espetáculo seja mais teatral do que para grandes públicos, onde a piada se perderia. Essa também é a razão por terem optado por um trabalho mais acústico, sendo um violão e um contrabaixo, em alguns momentos uma guitarra e um contrabaixo, a percussão feita com um cajon ao invés da bateria, o que seria tradicional em uma banda d,e rock. Algumas coisas poderão ser “sampleadas”, para poder facilitar ao máximo a logística do show e fazer que ele possa rodar pelo Brasil. A vontade de criar o Acusticozinho veio da veia musical de Portugal, pois antes da carreira humorística, ele se dedicava à música, sendo baixista de uma banda de rock e também criador de trilhas e jingles publicitários. Mas, como sua vida de comediante se tornou séria, a música acabou ficando um pouco de lado. Esse é o quarto produto do artista, que hoje já viaja pelo país com seus três shows diferentes: Portugal é Aqui!, espetáculo que trabalha com seus personagens;  HÃ!? stand up comedy e o Senta pra Rir, onde ele mistura tudo, stand up e personagens, recebendo convidados. Para Diogo Portugal o que tem dado mais orgulho neste show são as músicas, que além de elaboradas, são muito engraçadas e com certeza irão causar risos. “Hoje em dia não existem tantos trabalhos de humor musical e acredito que é um mercado a se investir. O projeto não tem religião musical, passamos por todos os estilos para agradar a todos os gostos e as músicas são autorais”, afirma Portugal. Preço: R$ 30,00. Censura: 14 anos.

O tecladista Luiz (Japa) Adega estará animando hoje a concorrida tarde dançante da Sociedade Universal.

ABRABAR COMUNICA

* A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (ABRABAR) recomenda aos proprietários, gerentes e prepostos dos estabelecimentos de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas que redobrem a atenção na limpeza, higienização dos banheiros, através das maçanetas, torneiras, no salão e pistas que tenha corrimãos, mesas e apoio, copos e talheres, bem como orientem os clientes através dos  barman, garçom e recepcionistas a não dividirem copos, garrafas (long neck), lata de cerveja, água e refrigerantes. Que os funcionários trabalhem com máscaras e os banheiros tenham álcool gel ou sabão neutro, detergente para limpeza das mãos e que os estabelecimentos de forma facultativa ofereça máscaras gratuitamente aos clientes que sentirem necessidade do uso. Os estabelecimentos que continuem em alerta total nas prevenções e observações com funcionários e clientes. Outra medida importante é que mesmo no frio e com a chuva, aonde exista ventilação natural no estabelecimento deixe sempre aberto, coloquem em funcionamento pleno os ventiladores em locais estratégicos, bem como deixe sempre ligados os exaustores e equipamentos de renovação do ar. Para prevenir os males da Gripe “A” ou Influenza ou popularmente a Suína, já que não existe nenhuma recomendação/portaria ou resolução para o fechamento ou suspensão das atividades dos Bares e Casas Noturnas durante no fim de semana. Se alguém vier com essa informação é simplesmente boato e irresponsabilidade. No segmento de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas, por enquanto qualquer medida nesse sentido de suspensão de atividade será desnecessária e só trará prejuízos. Tudo é questão de precaução e bom senso dos estabelecimentos.

O cantor Zé Rodrigo comemora 20 anos de carreira. A data será celebrada com a gravação do primeiro blu-ray, durante o show intitulado “Rock ’N’ Roll Celebration”, que acontece no sábado, às 21h, no Teatro Positivo. O público terá a oportunidade de conferir um setlist formado por clássicos do rock mundial que marcaram a trajetória musical de Zé Rodrigo. Foto: Nizo Gomide.

GUIA DOS BONS PROGRAMAS

BEIJA FLOR NO AOS DEMOCRATAS

* O bar Aos DEMOCRATAS, fone 3024-4496, apresenta hoje, às 18h30o grupo “Pedra na Geni&rd,quo;, tocando os clássicos do samba. E amanhã, prossegue o “Carnaval de Inverno” que  vai contar com a presença de Neguinho da Beija Flor, da Escola de Samba Beija Flor, mulatas, bateria e a Orquestra Democratas.

SAMBÃO & COSTELA

* O bar CONSELHEIRO do Samba, fone 3408-9720, na Conselheiro Laurindo, 390, vai agitar na quinta-feira, a partir das 19h, a tradicional costela, risoto e sambão de raiz,com o tempero do grupo “Sambalelê” e convidados. O Conselheiro também realiza na sexta-feira, às 20h, o “Pagode Esquenta”, com o tempero dos grupos “Marakutaia, Tempo Certo” e convidados. E no sábado, às 22h, rola o melhor do pagode e partido alto, ao som dos grupos “Tempo Certo e Sambalelê”.

Estreia no próximo domingo (dia 2 de setembro), às 17h, no Teatro Leopoldo Scherner, localizado no campus da PUC-PR em São José dos Pinhais, o espetáculo infantil “Dito e Feito”, que alerta sobre o problema do abandono de animais em São José dos Pinhais. Montagem da Companhia do Intérprete usa elementos cômicos dos desenhos animados para encantar as crianças. Entrada franca.

THÁ NA CUCA, fone 3044-2221

* Abre amanhã, a partir das 21h30, para mais um “Pagode Tudo em dobro”, ao embalo dos grupos “Pura Elegância, Me chama que eu vou e Ky’fase”. Na compra de qualquer bebida você ganha outra. Mulher free até as 22h30.

SISTEMA X, fone 3279-1109

* Promove amanhã, a partir das 23h, mais uma animada “Terça Vip Bavária”, com cerveja liberada até as 2h (da manhã) e mais os DJs residentes. Também programou para o próximo sábado, a “Festa Super Som”, com muito som dos DJs Adahilton (fenômeno das pistas), Roberto, Joe e Vagalume. Todos os caminhos levam ao Sistema X, uma das mais animadas casas noturnas de Curitiba.

Flavia Silva esbanjando animação no concorrido baile-show do clube Atenas Palace.

MARECHAL Palace, fone 3278-0731

* O clube estará movimentando sexta-feira, após as 21h, mais um bigbaile Da “Festa da Cerveja”, com aula de dança e o embalo da “Banda Unisom”. Cerveja Kaiser a R$1,00 no balde. As mulheres terão ingresso livre até meia noite. 

Sociedade ÁGUA VERDE, fone 3242-1925

* Anuncia animadas tardes dançantes, de quinta a domingo, com as melhores bandas. Na sexta-feira, às 16h, acontece a festa do tecladista Luiz “Japa” Adega.

Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato comemoram trinta anos de “Kid Abelha” e levam os grandes sucessos da banda, dos anos 80, 90 e 2000, para os fãs de todo Brasil, com a nova turnê”Multishow ao Vivo – Kid Abelha 30 Anos”, no próximo sábado, a partir das 21h, no Teatro Guaíra. Ingressos a venda pelo Disk Ingressos fone 3315-0800 ou na bilheteria do Teatro Guaíra, fone 3304-7982.

ATENAS Palace, fone 3347-8989

* Convida a galera para seus concorridos bailes de quarta a domingo. Na quarta-feira, a partir das 21h, muita animação ao embalo da “Banda Xeque Matte”.E no sábado, terá um bigbaile gauchesco, com o grupo “Sarandeio”.

APOTHEOSE, fone 3285-2135

* No Campo Comprido (Rua Eduardo Sprada, 4320), vai agitar a galera sábado, a partir das 23h, a “Festa Electro Energy”. Nas carrapetas estarão os DJs Vavvá, Marcelo SS.e Lincoln, tocando o melhor da electro music, funk e house. Entrada livre de ,ingresso até a 1h para as mulheres, bebidas a preços especiais e muitas outras promoções. E no domingo, a partir das 20h,  acontecerá mais uma superbalada “É Show!”.

O quarteto”O Rappa”  vai movimentar o litoral paranaense durante o feriado da Independência com o show do disco/dvd ´Rappa- Ao Vivo´, que será apresentado no próximo dia 8 de setembro (sábado) no Café Curaçao em Guaratuba. Os ingressos já estão à venda.

Restaurante TOSCANA, fone 3273-6160

* Em Santa Felicidade, vale a pena prestigiar quinta-feira, após as 20h, mais o atraente jantar dançante, ao som da “Banda Toscana” que retorna ao palco com um repertório especial e sucessos dos anos 50s/60s/70s. Os dançarinos da Agência de Personal Dancer, sob a direção de André Barros, estarão a postos para ensinar aos clientes os primeiros passos de vários ritmos.Jantar cortesia das 20h às 23h.

BUFFET BOGONI, fones 3329-8136

* Anexo ao Clube Literário de Curitiba, o Buffet funciona diariamente no almoço. Aos sábados, além da tradicional feijoada, um cardápio superespecial, buffet de saladas e sobremesas.

A dupla curitibana “Mixtape” foi atração do programa Plantão, da Mix TV. As garotas de cabelos coloridos Helen Negrão e Pris Elias comentam o novo disco “Find Your Own Way Home” e contam sobre o novo formato de show que agora é 100% voltado para as pistas de dança e sobre os clipes “Star or a Satellite” e o cover acústico de “Wide Awake [Katy Perry] x Fly Away (Lenny Kravitz) x What Goes Around… Comes Around (Justin Timberlake)” que está bombando no You Tube.

LV Soho, fone 3319-0907

* Na Praça Espanha, realiza sexta-feira, a partir das 21h30, a “6.ª de Samba & Pagode”, ao som dos grupos “Ky’fase, Vir@du@vesso e convidados”. E sábado, às 22h, vai rolar a “Noite de Pagode Universitário”, com promoção de bebidas e muito tempero.

PRIMAVERA Electro Car,fone 3336- 0036

* Na Rua Domingos Antonio Moro, 153, Pilarzinho, vai agitar sexta-feira, a partir das 23h, a Balada Automotiva, com 6 carros tocando na festa e mais o DJ Chris residente. Qualquer integrante de equipe com camiseta, entrada free até meia noite, tanto masculino quanto feminino A festa continua no sábado, com a noite “Mix Car”.

Aline Oliveira, Ilza Rodrigues e Marília Santos prestigiaram as boas promoções do Pulse Clube.

PULSE Clube, fone 3324-3015

* Promove na sexta-feira, a partir das 22h, sua “Noite de Pagode & Funk”, ao embalo dos grupos “convidados e distribuição de shots de tequila. A casa noturna movimenta também no sábado o“Funk na Medida”, ao som dos DJs Ricardo Monteiro, Junior e MK. Esta é a primeira casa especializada em Funk Carioca, Hip Hop e Eletrônica de Curitiba.

ARMAZÉM UNIVERSITÁRIO, fone 3035-4046

* Em São José dos Pinhais, realiza na quinta-feira, a partir das 21h30, o bigshow “Uh Papai voltou!”, com MR. Catra. E na sexta-feira, rola outra festa sertaneja, com a dupla “Eric & Matheus”.

Silvana Nascimento&nbsp,; conferindo a sexta sertaneja e as boas festas do clube Marechal Palace.

CIA. DA COSTELA, fone 3347-7463,

* A boa sugestão para quem for almoçar ou jantar fora nesta semana, com os amigos ou a família. O restaurante abre de terça a domingo. Um espaço para eventos, festas e confraternização.  

Chopperia É GOOL!, fone 3621-1330

* Em Colombo, um bom programa para sexta-feira, às 21h, é a “Noite Electro Funk”, com o DJ Helton. No sábado, rola a noite de pagode, ao som do grupo “Ky’fase”.E no domingo, terá mais uma bigfesta sertaneja com as duplas convidadas.

Dois anos depois de lançar seu disco de estreia “Efêmera”, Tulipa Ruiz apresenta “Tudo Tanto”, no qual assina, sozinha ou com parceiros, todas as onze faixas. Com produção de Gustavo Ruiz e arranjos de cordas e sopros de Jacques Mathias, o trabalho foi selecionado no Edital Nacional 2011 do Natura Musical. A turnê de lançamento estreia em Salvador, no Teatro Castro Alves, e tem shows confirmados em São Paulo, no Auditório Ibirapuera; Rio de Janeiro, no Circo Voador; Porto Alegre, no Teatro Opinião; Belém (data e local a confirmar) e Brasília, no Teatro Oi Brasília. Nos palcos das seis cidades, Tulipa se apresenta com sua banda formada por Gustavo Ruiz (guitarra), Luiz Chagas (guitarra), Marcio Arantes (baixo) e Caio Lopes (bateria) acompanhada ainda por um trio de cordas com viola, violino e viloncelo e por Juliana Perdigão no clarone e clarinete. Em “Tudo Tanto”, a cantora está ainda mais vigorosa e à vontade. Tulipa explora novos caminhos em sua extensão vocal, experimentados e aperfeiçoados no palco no intervalo entre os dois registros em estúdio. Sua voz navega com segurança tanto em tons mais graves quanto em agudos extremos, desenhando melodias sinuosas. Suas composições amadureceram, em termos de texto e temática, sem abandonar o humor e a irreverência do trabalho anterior. No novo disco, sua voz interfere nas bases e nos arranjos, mostrando-se lírica e catártica, em faixas como “Like This” (parceria com Ilhan Ersahin, do Wax Poetic); interage aguda com as cordas de “Desinibida” (parceria com Tomás Cunha Ferreira, da banda portuguesa Os Quais); e surge potente em “Víbora”, com letra escrita em parceria com Criolo (que aumenta a dramaticidade da canção com sussuros e risadas ácidas). Seus vocais, ora soam como metais, como em “É”, ora soam como beats, caso da dançante “Expectativa”, que Tulipa canta com Rafael Castro. Foto: Rodrigo Schmidt.

SHERIDAN’S Irish Pub, fone 3342-1204

* Para quem curte o clima misterioso da Irlanda, pode ser uma boa pedida hoje, a partir das 21h. O som fica por conta da banda “U2 Cover”. Formada pelos amigos Gastão Lima, Marcio Bandeira, Bruno Balainha e Lucio Trombini, a banda se apresenta no pub irlandês. A casa abre às 18h. E amanhã o músico Paulo Scudeto, vocalista da banda “Nega Fulô”, comanda a festa dos anos 70s e 80s. O repertório engloba clássicos como: I Will Survive (Gloria Gaynor), Staying Alive (Bee Gees), It’s Raining Man (Weather Girls), Celebration (Kool and the Gang), YMCA (Village People), entre outros.

BAR BRAHMA, fone 3026-0700

* Abre de segunda-feira a sábado, a partir das 17h, com happy hour, restaurante em um ambiente descolado.

O Centro Europeu de Curitiba, fone 3222-6669, irá sediar até o próximo dia 13 de setembro,a exposição fotográfica “Lugares Incomuns”, com trabalhos produzidos pelos formandos de seu curso de Fotografia, atividade comandada pelas fotógrafas Charly Techio e Tânia Buchmann. Composta p,or 17 imagens, a exposição consegue mesclar perfeitamente técnica e criatividade, resultando em trabalhos muito interessantes, com diferentes olhares sobre um tema do cotidiano. “Para o Centro Europeu é muito importante dar esse espaço para os nossos alunos mostrarem tudo o que aprenderam ao longo do curso. Mais interessante ainda é percebermos que eles conseguiram absorver todos os conhecimentos e que agora estão apresentando essa exposição maravilhosa”, conta a fotógrafa Charly Techio. os trabalhos podem ser visitados gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e nos sábados, das 8h às 17h.

Clube FASCINAÇÃO, fone 3256-6591

* Abre suas portas na sexta-feira para a Festa dos Aniversariantes, a partir das 21h, ao embalo da “Banda Fascinação & convidados”. No sábado terá outro animado baile. E no domingo, volta acontecer mais uma tarde dançante, seguida de jantar, com buffet especial. O clube disponibiliza de espaço para eventos, festas e confraternização. Faça seu aniversário no Fascinação e ganhe convites livres para seus convidados.

EMPÓRIO São Francisco, fone 3222-0301

* Abre as portas mais cedo, às 21h, para seu Hot Hour, promoção Double Drink e Noite de Tributos. Fechando noite, clássicos do rock de muitas gerações, especialmente dos anos 70, predominam no repertório: Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Kiss e AC/DC.

O Grupo de Teatro do Clube Curitibano estreia na próxima sexta-feira, a peça “Serafim”, um texto poético que tem como protagonista um homem velho, que com o caminhar da vida, aprende que nunca se deve deixar de sonhar. Com a autoria de Enéas Lour, a obra reúne um elenco de quinze atores, formado por sócios do Clube Curitibano. Aberta também ao público, a peça estará em cartaz de 31 de agosto a 21 de outubro, nas sextas e sábados às 21h e aos domingos às 20h. O texto “Serafim” é escrito por por Enéas Lour. Na equipe técnica do espetáculo estão nomes importantes do teatro paranaense, como o light-designer Beto Bruel, vencedor de três edições do Prêmio Shell, a maior premiação do teatro brasileiro. Os cenários da montagem foram criados por Enéas Lour e os figurinos criados por Matilda Furukita, Eliane Berger e Ana Mary Ribas Fortes, que, além de atriz é a coordenadora do Grupo de Teatro do Clube Curitibano. A direção musical e composição fica por conta do compositor, multi-instrumentista, sound designer e cantor Celso Loch. O elenco da peça, composto por associados do Clube Curitibano, reúne quinze atores, Adriana Pillar, Ana Mary Fortes, Andrea Truppel, Carlos Valente Filho, Daniele Tempski, Dulce Furtado, Eric Durelli, Helena da Veiga, Inês Macedo, Léo Oda, Marco Enrico Chiocca, Mari Haro, Mariane Pacheco Braga, Matheus Dal Ponte e Simone Stoiani Nercolini. A direção geral é de Enéas Lour que tem como assistente a também diretora e atriz Eliane Berger. O Grupo de teatro do Clube Curitibano iniciou em 2005, desde então, já encenou várias peças teatrais sob a direção artística do autor, ator e diretor Enéas Lour. Entre elas a peça “Uma Noite com Agatha Christie”, que participou do Festival de Teatro  de Curitiba em março deste ano. Classificação etária: a partir de 12 anos (acompanhado com o responsável). A bilheteria abrirá uma hora antes do espetáculo para a venda de ingressos para não sócios. R$ 20,00 (inteira)/R$ 10,00 (meia-entrada). Para os sócios do Clube Curitibano a entrada é gratuita, e os convites devem ser retirados no Departamento de Cultura. Mais informações no site do clube: www.clubecuritibano.com.br.

JOKERS PUB Café, fone 3324-2351

* Toda segunda, a partir das 20h30, show co,m a dupla Tiago Scaramella e Glaukus Jansson. A intenção da dupla é apenas tocar e provar que é possível apresentar um repertório versátil que agrada a quem assiste. De Chico Buarque a Rolling Stones a dupla traz versões inéditas das canções, num formato minimalista e introvertido de voz e violões.

Bar BARONEZA, fone 3352-9327

* Horário de funcionamento: segunda a sábado: 16h30 à 1h. Hoje, terá a música de Tiago Calixto, voz e violão, das 19h30 às 22h. MPB, Samba Rock, Latin Jazz, Samba, Bossa Nova, Pop e Rock. Promoções: Chopp em dobro e petiscos com 50% de desconto das 16h às 20h.

Beatriz Miranda esbanjando animação nas boas promoções Primavera Electro Car, fone 3336- 0036. O clube vai agitar sexta-feira, a partir das 23h, a Balada Automotiva, com 6 carros tocando na festa e mais o DJ Chris residente.

 ZAPATA Mexican Bar – Centro Cívico, fone 3352-9097

* Funciona no almoço de segunda a domingo a partir das 11h30. Seqüência de seis pratos das mais variadas delicias do México das 19h às 23h. Além disso, a casa ainda conta com música ambiente em ritmo mexicano e mais o duo acústico com “Alan e Luiz” (Pop rock nacional e internacional).  

JACK MUSIC bar, fone 3081-3898

* No Shopping São José dos Pinhais, o pessoal que curte o melhor do sertanejão, confere nas quartas-feiras e sábados, às 21h, animadas noitadas ao embalo das duplas convidadas. Ponto de encontro da moçada, o bar abre todos os dias das 11h às 4h.

Personagem principal da história do Cicarino Bar, Vicente Ciccarino ao lado de Gisele Merolli no lançamento da obra “333, Coronel Dulcídio”. O evento foi realizado no Waldo American Bar. Foto: Priscilla Fidler / Loja de Notícias.

News FLICK’s, fones 3232–2386

* Convida para prestigiar suas animadas noitadas dançantes de quinta a domingo, às 22h, com boa música e animação.

TERRITÓRIO Sertanejo, fone 8412-6256

* O melhor da música country/sertaneja rola de terça a domingo, a partir das 19h.

GOLD Karaokê Premium, fone 3339-3221

* Funciona de terça a sábado, a partir das 19h, na Rua Paulo Graeser Sobrinho, 200 – São Francisco. Hoje, happy hour com música ambiente e uma programação especial de vídeos. É recomendado para quem gosta de bater papo e curtir um bom rock ‘n roll da década de 80 e 90.

No próximo domingo (dia 2 de setembro) teremos o lançamento da marca “Ohm Eventos”, dos sócios Aline Pinoti e Eduardo Krelling. Nesta primeira edição o Wabun Hype Club, fone 3362-3635,  é o ponto de encontro da marca, com um clima praiano, ao ar livre e bem descontraído.No line up: às15h: Flavia Barreto, seguido às 16h30, de Edson B., às 18h terá o Sound Cloup, às19h30 Puka e às 21h Mateus Genero. Quem for ao evento ainda poderá participar do sorteio de um óculos Absurda calixto e desfrutar de varias promoções de bebidas e aperitivos.

GASTRONOMIA

* Para começar sua semana, o Ricco Suave Restaurante Mexicano, fone 3029-6101, sucesso em Camboriú, chega, a Curitiba, na Av. Iguaçu, 1675, para mostrar e conquistar o público com ótimas opções da saborosa cozinha mexicana.  Com clima de “fiesta”, o bar temático recria um pedaço de México. O cardápio traz a seguintes opções: Tacos, tortillas de milho fritas, cortadas em finas lascas crocantes e com variadas coberturas, fajitas, guacamole e as mais famosas e tradicionais receitas da gastronomia daquele país. Para acompanhar, a casa oferece também várias opções de tequilas, cervejas, vinhos, whiskys e drinks diversos. Abre todos os dias a partir das 18h.

Re/Max Paraná inaugurou uma franquia no bairro Batel. Nomeada Re/Max My House a mais recente imobiliária da rede está sob direção das franqueadas Miria Arruda e Claudia Moraes, que receberam cerca de 200 convidados durante o coquetel de boas vindas, realizado na sede da franquia. As proprietárias da Re/Max My House, franquia da rede localizada no Batel, Claudia Moraes (de listrado) e Miria Arruda, durante o coquetel de inauguração da imobiliária. Fotos: Luiz Henrique Trevisan.

* Em virtude dos bons resultados conquistados pela Risotolândia através do projeto social Liberdade Construída, que tem como objetivo proporcionar a ressocialização de detentos do Sistema Penal na sociedade por meio de trabalho, a empresa paranaense acaba de receber pela segunda vez o selo ODM, que tem validade de um ano. A entrega do selo foi feita pelo SESI (Serviço Social da Indústria) por meio do Movimento Nós Podemos Paraná, que atua para mobilizar a sociedade em torno de projetos que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Além da Risotolândia – que tem sede na cidade de Araucária – outras 43 empresas, 50 entidades do terceiro setor e 17 instituições públicas também foram certificadas por desenvolverem projetos em prol dos ODM, que são propostos pela ONU para eliminar a fome e a pobreza até 2015.

Opções saborosas para todos os gostos. O Chef de Cuisine Marcelo Cabral, responsável pelos preparos do Allegrini Alto da XV, fone 3363-1060, apresentou um novo cardápio para a casa, já à disposição dos clientes. O menu conta atualmente com mais opções de pratos principais. Antes os clientes tinham apenas uma, ao custo de R$36,90. Com o novo cardápio os preços variam de R$29,90 a R$53,80. O restaurante é conhecido há 13 anos pelas suas massas de produção própria, e foi pioneiro ao oferecer um serviço diferenciado, onde o cliente acompanha todo o preparo do prato na cozinha aberta ao público. A casa também oferece uma variedade de massas servidas nas mesas.Agora, durante o horário de almoço, escolhendo qualquer um dos pratos principais, o cliente pode se servir à vontade na mesa de antepastos, frios e saladas, por apenas R$7,00. No jantar, com exceção da mesa de antepastos, o restaurante oferece ao público o mesmo sistema, com os preparos sendo servidos na mesa pelos garçons. A casa apresenta, ainda, como opção, cinco pratos do cardápio preparados na hora e escolhidos pelos clientes, que servem de duas a três pessoas. Dentre os preparos à la carte selecionados para o período noturno, destaque para o prato típico da Sicilia, o Arancini de Gorgonzola – risoto de queijo gorgonzola feito à milanesa acompanhado de suculentos escalopes de mignon. O prato foi indicado pela Revista Gula em 2011.


*
Aos apreciadores da boa gastronomia, a Cantina do Délio (Rua Itupava, 1094 – Alto da XV), fone 3078-0010, preparou duas surpresas irresistíveis para o inverno. O restaurante oferece pratos com massas e carnes preparadas com temperos frescos e acompanhamentos típicos da cozinha italiana. Entre as novidades está a Lasanha in Brodo. Recheada com frango, músculo, lombo suíno, abobrinha, cenoura e queijo parmesão gratinado a op&ccedil,;ão serve uma pessoa. Outra alternativa é o Ossobuco com Polenta Gialla Cremosi, cozido em temperos caseiros e servido com molho e polenta amarela cremosa, que também pode ser substituída por um tradicional Tagliatelle na Manteiga. As opções permanecem no cardápio até quando o friozinho insistir em permanecer na capital. Atendimento: segunda a sábado, das 11h30 às 15h e das 18h30 às 0h. Aos domingos das 11h30 às 16h.

Alejandro Claveaux e Roberto Camasmie participam de feste em Punta del Este de cenário para um grandioso evento, a Festa Hot,com a presença das top models Victoria Neumann, Micaela Breque e Solange Abraham que desfilaram charme e sensualidade pelo ballroom do Resort. Em evento exclusivo para clientes preferenciais do Cassino, as famosas modelam deram um verdadeiro show de simpatia com boas doses de sensualidade, enquanto o corpo de baile, composto por 24 talentosas bailarinas, formaram uma combinação explosiva para deixar a edição de 2012 da Festa Hot ainda mais “hot”. Ao melhor estilo “hollywoodiano”, os convidados foram recebidos por belas mulheres em luxuosos trajes tailandeses de ouro e prata, criando uma atmosfera única. Ao adentrar o salão, uma voluptuosa pin-up girl surpreendia a todos com um show burlesco circense, ao som de um eletro-tango. Um dos pontos altos da festa ficou por conta da presença do artista plástico Roberto Camasmie, que usou uma bela modelo como tela para a sua arte. Outras atrações como show de acrobatas, bailarinas de can can e desfile de arlequins serviram de abertura para o desfile, onde a modelo Nicole Neumann entrou vestida como um personagem de uma das telas de Renoir. De sombrinha carmim, dividiu a passarela com Vitória e Solange, seguidas por Michaela Breque que revelou ingenuidade e sedução, entre plumas de tons rosa. Na foto abaixo, Silvina Luna – diretora do Conrad (loira a esquerda) Alejandro Claveaux (ao centro)e modelos. Localizado em Punta del Este, um dos mais belos destinos da América Latina, o Conrad Resort & Casino oferece serviços sofisticados e atendimento personalizado. Inspirado nos grandes hotéis cassinos de Las Vegas, o Conrad dispõe de 296 apartamentos, projetados para acomodar os mais diversos perfis de hóspedes. Entre eles, estão as 24 suítes de varanda ampliada, de onde pode ser observado um panorama privilegiado de todo o litoral da região. O hotel oferece serviços completos, desde Spa, Fitness Center, piscinas cobertas e outdoor, bares e restaurantes, grande estrutura para eventos e convenções . Para a comodidade dos hóspedes oferece conveniências como caixas eletrônicos, lavanderia, serviço de quarto 24 horas, cabeleireiro, conciergeria especializada, centro de recreação e reservas de carros e passeios. Aberto 24 horas, o cassino do hotel é considerado o maior e mais importante da América Latina, sendo o único centro de jogos privado de todo o país. Visita obrigatória para amantes do jogo é o único cassino no estilo de Las Vegas na América do Sul. Operado por Caesars Entertainment – empresa de jogo mais importante dos Estados Unidos – o cassino ocupa uma superfície total de 3.400 m2, dois clubes Vip para clientes exclusivos e a única sala de Texas Hold’em Poker da região.Para reservas, consultas sobre tarifas e outras informações, fone (11) 3709-0000 ou e-mail: pacotesconrad@conrad.com.uy.

* O Buffet Bogoni, do Clube Literário de Curitiba, fone 3329-8136, abre diariamente para almoço. Aos sábados, além da tradicional feijoada, um supercardápio com: pratos quentes, carnes nobres, buffet de saladas e sobremesas diversas.

* Vale a pena conhecer a Cia. da Costela, na Avenida República Argentina, 5469, fone 3347-7463. Quem for almoçar ou jantar fora, de terça a domingo, não pode deixar de conferir. Um espaço para eventos, festas e confraternização.

* Além de comandar com muito, sucesso a Churrascaria La Ventura, na Avenida das Torres, o empresário Orli Kuster também está a frente da movimentada Churrascaria Marumbi, (na BR 277 – em frente ao Centro Politécnico) fone 3365-8322. No almoço boas inovações culinárias, massas típicas italianas, carnes nobres, buffet de saladas, carta vinho e sobremesas diversas. Um espaço para grandes eventos, festas e confraternização.

A Giotto Pizzaria, fone 3095-1066, já famosa por proporcionar aos seus clientes o verdadeiro sabor de Nápoles, passa a oferecer o serviço delivery para os apaixonados pelo mais famoso prato da culinária italiana. A partir de agora, o cardápio completo, que conta com 42 opções de sabores diferenciados, pode ser degustado em sua casa. Incluindo os exclusivos sabores Cracóvia e Blumenau. A grande variedade de cervejas artesanais de diversas partes do mundo que a casa dispõe, com mais de 60 rótulos, assim como a ampla carta de vinhos, também estão disponíveis no delivery. Atendimento: de terça à quinta 18h30 à 0h; sextas-feiras das 18h30 à 1h; sábados das 19h à 1h; e domingos das 19h à 0h.


*
O Comenda Bar & Grill (Comendador Araújo 784), fone 3044-4257, oferece um ambiente que une a sofisticação de um restaurante com a descontração de um bar, e conta com um cardápio diferenciado para seus clientes. Para o almoço o Comenda Bar & Grill oferece no sistema de buffet por quilo com o melhor da gastronomia internacional, conta com 12 tipos de saladas, 14 pratos quentes entre massas, grelhados e sobremesas. O buffet fica até as 15h e a la carte o dia todo. Abre de segunda a quinta das 11h30 à 1h da manhã. Sexta e sábado das 11h30 até as 3h da manhã. Não deixe de conferir.

* O Schwarzwald Bar do Alemão, fone 3223-2585, é sinônimo de tradição na cultura alemã. Muito bem representado pela chef de cozinha Selma Tonatto do Prado, o Bar do Alemão oferece um cardápio cuidadosamente elaborado com o que há de melhor na cozinha alemã. Além de pratos tradicionais da culinária germânica, o Schwarzwald oferece refeições à base de peixe, carne e vegetariano.

A estrela do Paparazzo desta semana é a bela atriz Suyane Moreira, que interpreta uma das moças do Bataclã na novela “Gabriela”. “O corpo mudou. Ganhou cintura. Ficou mais mulher”, diz Suyane Moreira, a prostituta Mara, da novela “Gabriela”, sobre as mudanças em suas formas após a maternidade. O bate papo aconteceu nos bastidores do segundo ensaio sensual da atriz e modelo para o Paparazzo, no Café Uranus, uma casa noturna de São Paulo. Foto: Carlo Locatelli/Paparazzo.

DIREITOS DO CONSUMIDOR

* A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E CASAS NOTURNAS -ABRABAR completando as informações mostra as proibições, descontos, reservas, prevenção e segurança. 

MANUAL DE DIREITOS BÁSICOS E SEGURANÇA DOS CLIENTES DE BARES,

CASAS NOTURNAS, DE ESPETÁCULOS, ESPORTIVOS, SHOWS E SIMILARES.

1) INFORMAÇÃO DE PREÇOS:

O estabelecimento é obrigado a afixar o cardápio com os preços, em moeda corrente, logo na entrada do estabelecimento;

Outra informação prévia e clara que deve ser fornecida refere-se às formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento (cartão de crédito e débitos, cheques, ticket etc.); Quanto ao pagamento com ticket, se o consumidor fornecer o valor superior ao total consumido, o estabelec,imento é obrigado a fornecer contra-vale. É proibido impor ao consumidor que utilize todo o valor do ticket.

 2) ENTRADA DE MENORES DE 18 ANOS

O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe expressamente à entrada de menores de 18 anos em casas noturnas, ainda que seja, por breve período como o de 15 minutos. Ainda mais prevê o referido estatuto a responsabilidade criminal e administrativa para os referidos donos da casa noturna. Neste caso, será necessária uma autorização judicial expedida pelo juiz de menores. Ver artigos 149, 248 e 258 do E.C.A, multa de 3 a 20 salários mínimos, o dobro na reincidência.
Por este motivo sugerimos aos senhores (Donos dos estabelecimentos) que exijam a apresentação de documento original de identidade e identifiquem os menores com fichas especificas bracelete ou pulseira, ou conforme determina a lei após as 22 horas não deixar que permaneçam menores mesmo acompanhados com os pais conforme determina o Estatuto da Criança ou Adolescente, caso contrario busque uma autorização judicial para que o menor possa permanecer com a presença dos Pais. Alguns estabelecimentos já ate reservaram uma área especifica para permanência de menores e outros já estão adotando as medidas preventivas. Ou ainda o estabelecimento promova matinês para o atendimento dos  menores. Ainda sugerimos as casas para que coloque na bilheteria e na porta de entrada uma placa de 40 por 40 centímetros, com a informação que é proibida a entrada de menores de 18 anos no recinto, caso contrario a autorização judicial também afixada. Já que a operação integrada já prendeu muitos proprietários de estabelecimentos por estes motivos

3) ENTRADA OU CONSUMO MINIMO

Por enquanto, a lei em vigor determina que se cobre apenas o ingresso, não podendo acumular o couvert artístico nem taxa mínima de consumo. Projeto de lei em andamento na Assembléia Legislativa do Paraná quer dar a opção ao cliente de escolher entre o pagamento de consumo mínimo ou entrada.

4)  COUVERT ARTÍSTICO

A cobrança do couvert artístico é permitida quando houver música ao vivo ou outra manifestação artística no local, desde que haja informação prévia. A informação referente à cobrança deve ser clara e precisa, e estar afixada logo na entrada do estabelecimento.

5) MULTA POR PERDA DE COMANDA

Muitos estabelecimentos entregam ao consumidor, logo na entrada, uma comanda para anotação dos itens consumidos. Segundo eles, a comanda deve ficar sob a responsabilidade do consumidor que, no momento da saída, deve entregá-la ao caixa para efetuar o pagamento. A cobrança de multa por perda dessa comanda, de acordo como o Código de Defesa do Consumidor, é considerada uma prática abusiva – mesmo que seja previamente informada. A Abrabar e os Procons por todo Brasil entendem que a responsabilidade pela cobrança é do fornecedor e não deve ser transferida ao consumidor. Cabe ao estabelecimento registrar e controlar todos os itens consumidos pelo cliente. Desta forma, se o consumidor extraviar a comanda, não deve ser punido com o pagamento da multa. Mas também devemos ressaltar que as casas devem alertar os clientes na ficha de consumo dos procedimentos a serem tomados com a perda e ou furto da comanda e os clientes devem tomar providencias imediatas nestas situações. Para não serem coniventes com pessoas que agem de má-fé.

6) TAXA DE SERVIÇO (GORJETA)

O pagamento da taxa de serviço (ou gorjeta) é OPCIONAL para o consumidor. Ela só poderá ser cobrada quando efetivamente houver a prestação de serviço, ficando vedada à cobrança para quem consome no balcão ou utiliza outros serviços, como ingresso de shows e Casas Noturnas, estacionamento ou guarda-volumes, por exemplo. A informação referente à cobrança da taxa de serviço deve ser prestada no cardápio e na nota fiscal de forma clara e precisa inclusive com a discriminação do valor cobrado e a orientação sobre a cobrança ser opcional.

7) LEI DA MEIA- ENTRADA 

Lei estadual 11.182/95 para os estudantes do ensino fundamental, médio e superior, Assegura o pagam,ento de metade do valor efetivamente cobrado para ingresso em casas de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, aos estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino, conforme especifica. O Estatuto do idoso e a Lei estadual 14.603, de 28/03/03, determinam, respectivamente, que os cidadãos com 60 anos ou mais têm o direito à meia entrada.  A lei nº 15.876 de 07/07/08, a qual assegura aos professores da rede de ensino Público e Particular de todo o Estado do Paraná o pagamento de 50% (cinqüenta por cento) do valor cobrado pelos ingressos. Entende-se, pela lei, que a cobrança de couvert artístico está incluída nesse caso.  

Informamos que para o recebimento do benefício o servidor deverá apresentar comprovante de vínculo empregatício com a instituição de ensino e documento oficial de identificação.  A Abrabar comunica que não se enquadra neste beneficio os aposentados, professores de cursinhos, de artes marciais e outros que não estejam enquadradas  no ensino médio, fundamental e superior da rede pública e privada. A Lei estadual nº 13964 – 20/12/2002, também da à meia entrada para doadores regulares de sangue em todos os locais públicos de cultura, em casa de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, esporte e lazer do Estado do Paraná.  Para fazer valer o direito à meia entrada basta a apresentação do documento de identificação estudantil, no caso dos alunos, da carteira de identidade, para os cidadãos com 60 anos ou mais. Os doadores regulares de sangue (registrados no hemocentro e nos bancos de sangue dos hospitais do Estado):
*documento oficial expedito pela Secretaria de Estado da Saúde. O estabelecimento deve promover a venda da meia entrada sem restrições de local ou data do evento, horário, postos e dias de venda do ingresso. Se o estabelecimento negar a venda de meia entrada ou limitar a venda do ingresso para dias ou locais específicos, o consumidor pode comparecer ao Procon-PR e aos municipais para registrar sua denúncia. Pode ainda adquirir a entrada pelo valor inteiro, solicitar um comprovante da compra e comparecer ao Procon a fim de obter a devolução do valor pago a mais. Vale a pena ressaltar que esta lei se refere às Casas de diversões, espetáculos, shows e Noturnas que promovam eventos ou atrações, não aos Bares.

8) RESERVAS E COMPRAS POR TELEFONE OU INTERNET

Em boa parte dos eventos culturais e esportivos, reservas podem ser feitas pelo telefone. Neste caso fique atento:- às formas de pagamento; – locais de retirada dos ingressos – peça o nome do funcionário que o está atendendo e/ou alguma senha (ou protocolo); – se a entrega for feita em domicílio, uma taxa extra por esse serviço pode ser cobrada, mas deve ser informada previamente. Uma dica para evitar problemas é vincular o pagamento ao recebimento dos ingressos. Se a compra for feita pela internet, para a sua segurança, imprima a comprovação de reserva ou de pagamento.

9) EVENTOS ESPORTIVOS: PRAÇA DE ALIMENTOS E BEBIDAS

Estádios de futebol e ginásios esportivos também devem garantir um bom programa. Por segurança, o ideal é sempre adquirir ingressos com antecedência nos postos de venda credenciados pelos clubes ou promotores de eventos.
Não compre de cambistas, além de pagar muito mais, corre-se o risco de adquirir bilhetes falsificados. Procure não chegar em cima do horário previsto para o início da partida, já que esses momentos geralmente são tumultuados em virtude da enorme concentração de pessoas.
As informações sobre os portões de acesso aos setores do estádio (arquibancadas, numeradas, camarotes, etc.) devem estar claras. Assim como nas casas de espetáculos, se por algum problema você for acomodado em um local diferente do qual comprou, ou a superlotação o impedir de entrar no local, há a possibilidade de requerer o abatimento proporcional do preço ou a devolução de valores pagos, sem prejuízo de eventuais perdas e danos, que podem ser solicitadas na justiça. 
10 ) SEGURANÇAS DE BARES E CASAS NOTURNAS

Ainda de acordo com a legislação vigente, vigilantes e seguranças precisam ser treinados, qualificados e autorizados pela Polícia Feder,al do Estado para trabalharem em danceterias ou casas noturnas. O consumidor não pode ser coagido por alguém sem que este tenha o devido preparo para o ofício. Toda Casa Noturna deve identificar seus seguranças com crachás sendo empregados contratados ou terceirizados. Não discuta com seguranças de Casas Noturnas, mesmo que você tenha razão. Se o problema for uma nota de consumo errada, argumente, caso não seja atendido, acerte e pague, peça nota fiscal e saia calmamente e depois faça uma queixa  no Procon ou procure o juizado especial. E, em hipótese alguma, acompanhe os seguranças a salas fechadas da casa. Se você foi agredido por algum segurança, procure um serviço médico e depois vá até a delegacia de polícia mais próxima e faça uma queixa. Verifique a necessidade de fazer exame de lesões corporais.

OUTRAS DICAS:

Condições mínimas de conforto e segurança devem ser oferecidas pelo fornecedor de serviços de entretenimento, lazer e cultura garantindo, principalmente, uma boa qualidade técnica do espetáculo e do evento. Em caso de alterações no horário ou cancelamento, tal fato deve ser comunicado com antecedência, oferecendo a possibilidade de devolução dos valores pagos. Para garantir seus direitos, a nota fiscal ou o canhoto do ingresso devem sempre ser exigidos e guardados. A Abrabar orienta os clientes, para preservá-los em qualquer situação. O documento é uma prova importante a ser utilizada em reclamações no Procon ou ações nos Juizados Especiais. Disque Procon: 0800- 41-1512. O telefone funciona somente para esclarecimento de dúvidas.

CUIDADOS BÁSICOS PARA EVITAR TRANSTORNOS E TER MAIS SEGURANÇA NA BALADA

1) Prefira sair acompanhado.
2) Usar um táxi é mais seguro do que ir de carro.
3) Cuidado com o golpe conhecido como “Boa- noite, Cinderela”. O ou A golpista seduz a vítima e vai até sua casa ou a um motel.  Cuidado com bebidas, balas, chicletes, enfim, com qualquer tipo suspeito, e, quando ela (e) dorme, rouba o que estiver ao alcance.
4) Se sair de carro não atenda ao pedido de retirada de seu carro aonde você não estacionou, quando você tenha certeza disso. Os ladrões e golpistas estarão provavelmente te aguardando.
5) Verifique que no ambiente em que você freqüenta se existe controle de acesso e saída do estabelecimento
6) Em locais fechados, observe se existem portas de emergência bem sinalizadas e escolha uma posição de fácil saída. Caso esteja acompanhado, converse com sua companhia e acerte como e por onde sair do local em caso de brigas ou incêndio.
7) Cuidados quando estranhos se aproximem à sua mesa e, ao se levantar, leve seu aparelho celular ou bolsa, a menos que alguém conhecido fique na mesa.
8) Sempre que perceber algo estranho no ambiente avise ao Garçom, gerente, segurança ou responsável imediato
9) Não saia desses locais em companhia de desconhecidos.
10) Prefira sempre Casas Noturnas que tenham estacionamento próprio ou conveniado e com segurança. Tenha cuidado na saída, pois as abordagens ocorrem geralmente quando as pessoas se dirigem ao carro estacionado.

O QUE FAZER PARA SE PREVENIR SE ALGO ACONTECER FORA DOS ESTABELECIMENTOS

1) Tenha sempre com você todas as suas principais identificações (RG, CPF, Reservista, Habilitação, carteira estudantil ou ate mesmo a Carteira de Trabalhador) e números de telefones pessoais, de familiares e profissionais.
2) Jamais dirija alcoolizado, peça ajuda a sua família ou a amigos.
3) Se alguém estiver te esperando do lado de fora por algum desentendimento dentro do estabelecimento ligue 190 e aguarde a chegada da policia para sair
4) Não passe ou se aproxime de aglomerações aonde as pessoas aparentam sintomas de inquietação ou de descontrole
5) Ao sair do estabelecimento evite fazer barulhos ou algazarras, respeite o sossego dos vizinhos.
6) Se você não deixou o seu carro no estacionamento e estacionou em lugar distante ou ainda vai pegar um táxi peça sempre o auxilio da casa através da segurança para que te acompanhe
7) Se acontecer um assalto, mantenha-se calmo.
8) Se o assalto transcorrer sem reação, permaneça calmo e no lugar e atenda às “ord,ens” dos assaltantes, sem fazer movimentos bruscos.
9) Se houver reação de alguém, fique atento à possibilidade de tiroteio. Caso ocorram disparos, deite-se no chão e mande os outros fazerem o mesmo. Procure ficar por trás de um anteparo qualquer e, assim que puder saia do local.
10) Nunca seja valentão e senhor da situação, pois a realidade e o cemitério tem vários exemplos de comparação.

Telefones Úteis da Segurança Pública, Sossego Público e de Urgências:
Policia Militar: 190
Policia Civil: 197
Narco Denuncia: 181
Prefeitura Municipal  de Curitiba:156
Ambulância: 192
Bombeiros: 193
Defesa Civil: 199
Plantão Abrabar: (41) 9915-3841