Nick Jonas

* Um dos mais aclamados cantores e ídolos juvenis da atualidade, Nick Jonas, um dos irmãos que integra a multiplatinada banda norte-americana Jonas Brothers, traz seu projeto solo, o Nick Jonas & The Adminstration, para única apresentação hoje, às 18h, no grande auditório do Teatro POSITIVO, fone 3317-3107. Ele encerra a turnê nacional em Porto Alegre  na terça-feira (dia 27). Após o Brasil, segue ainda para Argentina, Chile, Venezuela e Paraguay. Com os irmãos Kevin e Joe, Nick forma o Jonas Brothers, um fenômeno planetário que já vendeu oito milhões de álbuns em todo o mundo, recebeu dezenas de prêmios, tocou em todos os continentes, e arrasta multidões de fãs por onde passa. Em 2009 e 2010, eles se apresentaram no Brasil, com casas lotadas. O Nick Jonas & The Administration lançou seu primeiro disco no ano passado.

TRIBUTO A TIM MAIA

* O espetáculo musical de Nelson Motta “Tim Maia – Vale Tudo” volta hoje, às 19h30, ao cartaz no Teatro GUAÍRA, fone 3304-7900. O show que conta a história de uma das figuras mais controversas, anárquicas e amadas da música brasileira. Ingressos na bilheteria do teatro ou pelo site www.teatroguaira.pr.gov.br. A censura é 14 anos.

Mauro Tibúrcio levado pelo jogador de futebol Rafinha (ex-Coritiba) para ministrar aulas de danças para os jogadores e jogadoras de futebol do Bayern, foi conhecer a famosa “Oktoberfest”, em Munique, com as jogadoras do Bayern.

DOMINGÃO SERTANEJO

* Em São José dos Pinhais, o ARMAZÉM UNIVERSITÁRIO, fone 3035-4046, programou para hoje, após as 19h, a famosa “Domingueira Sertaneja”, com moda de viola, muita gente bonita e o embalo das duplas “Lucas & Barone, Ali & Rhuan”, o MC Buiú e a Cia. de dança “8 Segundos”.A direção também anuncia para quinta-feira, a partir das 21h30, um bigshow sertanejo, com a dupla “Thaeme & Thiago“. Thaeme Marioto foi vencedora da segunda edição do “Ídolos” e recentemente fez participação no novo DVD da dupla “Fernando & Sorocaba”. Já Thiago é o autor de “O Troco” e “Tchau Tchau”, sucessos atuais de Maria Cecilia e Rodolfo e grupo Exaltasamba. “Tô nem aí” de Hugo Pena e Gabriel, “Tchau tchau”. O primeiro CD “Thaeme e Thiago” foi gravado em tempo recorde e é composto de 13 canções, quase todas do cantor. Ele assina sozinho “Ai que dó”, que é a primeira música de trabalho, e mais “Seu chamado” e “Não”.

Nick Jonas, um dos irmãos que integra a multiplatinada banda norte-americana Jonas Brothers, desembarca hoje, às 18h, para única apresentação no grande auditório do Teatro Positivo, com o seu projeto solo, o Nick Jonas & The Adminstration.

BANDA FONTE LUMINOSA

* A “Fonte Luminosa Banda Show” anima hoje, a partir da 15h30, o atraente duplex dançante da Sociedade UNIVERSAL, fone 3332-0306. Abrindo o encontro estará a “Banda Luna”. O presidente Milton (Videira) Bettoni estará movimentando amanhã, a partir das 15h30, a “Segunda Nobre”, com mesa de antepasto cortesia e a boa música do tecladista Luiz “Japa” Adega.

M,ICHEL TELÓ GRAVA DVD

* O cantor Michel Teló escolheu o Wood’s como palco de seu próximo DVD, só com canções inéditas. A gravação será feita no fim de setembro, em três casas diferentes. O primeiro show ocorre neste domingo, a partir das 21h30, no Wood’s Bar Curitiba – cenário de outra gravação de Michel Teló, a do clipe oficial “Ai, Se Eu Te Pego”, que ultrapassou as 15 milhões de visualizações no YouTube em apenas dois meses. A boa aceitação do vídeo reforçou a ideia do cantor de gravar o novo disco na balada. Depois o show passa também pelas casas do Grupo Wood’s em São Paulo e Balneário Camboriú. A capital paulista recebe a apresentação de Michel Teló na quarta-feira, dia 28 de setembro. Já o litoral catarinense assiste ao show no domingo, dia 30. Segundo o sócio e diretor artístico do Grupo Wood’s, Bruno Maggi, a escolha de Michel Teló consolida o grupo como referência nacional no sertanejo. “Pelo palco do Wood’s já passaram grandes nomes como Fernando e Sorocaba, Luan Santana, Jorge & Matheus, Bruno e Marrone, César Menotti & Fabiano e o próprio Michel Teló. Todos os shows são voltados ao gosto do nosso público”, conta.  Depois do Wood’s, Michel Teló encerra ainda a gravação do próximo DVD em Goiânia, no Santa Fé, no dia 4 de outubro.

O musical de Nelson Motta “Tim Maia – Vale Tudo” que conta a história de uma das figuras mais controversas, anárquicas e amadas da música brasileira volta ao palco hoje, às 19h30, no Teatro Guaíra, fone 3304-7900.

TEATRO FANTÁSTICO – ALUMINUM SHOW

* “Aluminum Show” um espetáculo de Teatro Fantástico que combina teatro de objetos, artes plásticas, ficção científica, reciclagem e humor terá única apresentação amanhã, às 20h30, no grande auditório do Teatro POSITIVO, fone 3317-3107. Após a sua estréia, em Jerusalém, no Festival de Israel, o show ganhou reconhecimento internacional e, desde então, vem hipnotizando platéias pelo mundo. A trupe israelense vem ao Brasil, pela primeira vez, para uma turnê nacional, é uma realização Musika Produções Artísticas com patrocínio BicBanco e BBraun e apoio da Embaixada de Israel.

DISNEY LIVE! AS MÁGICAS DO MICKEY

* Pela primeira vez no Brasil “Disney Live! As Mágicas do Mickey” chega ao grande auditório do Teatro POSITIVO, fone 3317-3107, trazendo toda a magia da Disney. No total, serão seis apresentações: Quinta-feira (dia 29) e sexta (30/09) às 19h, no sábado (1/10) às 16h e 19h e no domingo (2/10) às 11h e 15h. Em uma combinação inédita, os personagens preferidos da Disney se unem a ilusionistas profissionais para apresentar o espetáculo ao vivo que encantará crianças e adultos. Criado pelos mesmos produtores de Disney on Ice, este novo espetáculo teatral transportará o público a um mundo em que a magia da Disney adquire um significado totalmente novo. A superprodução desembarca pela primeira vez a Curitiba, de quinta (29 deste mês) a 2 de outubro. Com realização local da Seven Entretenimento, a temporada na cidade será realizada “Disney Live! As Mágicas do Mickey” leva ao palco a envolvente magia das legendárias histórias infantis que ganham vida diante dos olhos dos espectadores. Em um segundo, os trapos de Cinderela se transformam em um lindo vestido; a princesa Jasmine, de “Aladdin”, levita no ar; e as encantadoras vassouras dançantes de Fantasia ajudam Minnie levitar. O mago maestro, Mickey Mouse, realiza truques incríveis com a Fada Madrinha de “Cinderela”, e o Chapeleiro Maluco de “Alice no País das Maravilhas”, acompanhados pelo mágico norte-americano Michael Barron e pelo ator Diego Hernández, que interpreta o aprendiz do ilusionista. Os truques de mágica se complementam com a aparição das princesas da Disney: Bela e Branca de Neve, e os infalíveis amigos de Mickey: ,Minnie, Donald, Margarida e Pateta. Os ingressos já estão à venda.

A “Fonte Luminosa Banda Show” promete muita animação hoje na tarde dançante da Sociedade Universal.

DEEP PURPLE NO BRASIL

* Após dez passagens pelo Brasil e com mais de 40 anos de carreira, o “Deep Purple” retorna ao país em outubro com a turnê pela América do Sul que vai percorrer seis cidades e depois segue para a Argentina. A banda britânica encerra a temporada de apresentações em solo brasileiro em Curitiba, no próximo dia 12 de outubro (quarta-feira), às 21h15. O quinteto, liderado pelo vocalista Ian Gillan, fará na cidade uma apresentação inédita no Teatro POSITIVO, fone 3317-3107. Esta será a primeira vez que o Deep Purple se apresenta em um teatro. Antes de Curitiba, a turnê passa por Belém, Fortaleza, Campinas, São Paulo e Belo Horizonte. A última visita dos veteranos na capital paranaense foi em 2006. Além de Gillan, o grupo é formado atualmente por Roger Glover (baixo), Ian Paice (bateria), Steve Morse (guitarra) e Don Airey (teclado). O Deep Purple foi fundado em 1968 e, desde então, lançou mais de 30 álbuns gravados,cujas vendas superaram a marca das 100 milhões de cópias. O repertório dos shows vai contar com grandes clássicos, como a mitológica “Smoke on the water”, “Black Night”, “Lazy”, “Strange kind of woman” e “Hignway star”, além das canções de “Rapture of the deep” (2005), seu mais recente álbum de estúdio, relançado agora em edição especial. Do seu começo pop psicodélico nos anos 60, até os dias de hoje, o Deep Purple transformou-se num patrimônio do rock mundial. Uma das mais duradouras bandas em atividade, o grupo conseguiu sobreviver as incontáveis mudanças na sua formação. Já passaram pelo Purple nomes como David Coverdale, Ritchie Blackmore, Jon Lord e Glenn Hughes.

“Aluminum Show” um espetáculo de Teatro Fantástico que combina teatro de objetos, artes plásticas, ficção científica, reciclagem e humor terá única apresentação amanhã, às 20h30, no grande auditório do Teatro Positivo, fone 3317-3107.

AOS DEMOCRATAS DOA 400 KG DE ALIMENTOS

E AGASALHOS AO PEQUENO COTOLENGO

* O bar Aos Democratas, por meio de seus sócios-proprietários Leandro Teixeira e Márcio Minoru, realizou terça-feira, a entrega de 400 kg de alimentos não-perecíveis e 120 agasalhos ao Pequeno Cotolengo Paranaense. Os alimentos e agasalhos foram arrecadados durante os shows do “Carnaval de Inverno”, evento que comemorou o aniversário dos oito anos do bar e que foi realizado entre os meses de julho e setembro. O Pequeno Cotolengo atende hoje 230 pessoas com deficiência múltipla de 0 a 65 anos, das quais 15% são crianças. A entidade existe há 46 anos e depende basicamente de doações da comunidade, contando também com ajuda de parcerias e convênios firmados com empresas e órgãos públicos. A entrega foi feita na sede da instituição no bairro Campo Comprido, em Curitiba, e contou com a participação do diretor presidente, Pe. Rodinei Thomazella, da gerente de marketing, Liziane Freires, e moradores da entidade. As doações podem ser feitas pelo fone (41) 3314-1900. Os alimentos, móveis e agasalhos doados são coletados por funcionários da entidade, que atualmente precisa com urgência de açúcar. Todo primeiro domingo do mês o Pequeno Cotolengo realiza um churrasco para arrecadar fundos. O próximo será no dia 2 de outubro e será temático em comemoração ao Dia das Crianças. O almoço custa R$ 25,00 e serve duas pessoas.

Ana Flávia circulou na noite sertaneja do Armazém Universitário, em São José dos Pinhais.

COLABORE COM O LITORAL

* O site www.paranaguaturismo.com.br apresenta aos leitores que desejam conhecer e desfrutar de uma das 65 cidades indutoras do turismo no Brasil reconhecidas e premiadas pelo governo federal. Conhecer Paranaguá é uma oportunidade inesquecível de conviver com a história, cultura, ecoturismo e pesca esportiva em nosso estado.  No site www.paranaguaturismo.com.br você tem todas as informações dos restaurantes, pousadas, hotéis, ver imagens e vídeos super interessantes de Paranaguá. Acesse www.paranaguaturismo.com.br entre e fique a vontade!

TURISMO CURITIBANO
* A capital paranaense, que já tem seu reconhecimento enquanto cidade sede para turismo de eventos e negócios lançou recentemente seis roteiros turísticos de curta duração que podem ser feitos tanto por turistas que visitam a cidade a passeio, quanto por participantes de convenções, seminários e congressos, onde normalmente há pouco tempo disponível entre uma atividade e outra. A iniciativa é do Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba, com apoio do Sebrae/PR e do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba – Curitiba Turismo. “O setor de turismo de eventos e negócios está comemorando”, declara Tatiana Turra, diretora executiva do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade sem fins lucrativos formada pela iniciativa privada que tem como uma de suas funções apoiar ativamente os processos de captação de eventos para a Capital Paranaense. “Para elaborar um bom projeto de captação é fundamental que apresentemos as principais qualidades da cidade, justificando que temos condição de comportar o evento e receber bem seus participantes. Ter esses roteiros à disposição é uma importante ferramenta e sem dúvida fortalecerá as ações daqui para frente”, ressalta. Os roteiros são operados por agências de receptivo especializadas e duram no máximo quatro horas. Outra característica em comum é o fato de destacarem a cultura, a gastronomia, a história e a diversidade do comércio da cidade. O roteiro “Curitiba Multicultural”, por exemplo, apresenta as principais etnias que colonizaram a Capital Paranaense, mostrando a miscigenação curitibana. O passeio oferecido pela BWT Operadora dura três horas e tem início no Memorial Árabe, passando pela Mesquita Muçulmana, Praça do Japão, Bosque do Papa, Bosque do Alemão, Santa Felicidade e Parque Tingui. O roteiro comprova que Curitiba é fruto do esforço de imigrantes que, a partir do século XIX, deixaram como herança sua riqueza cultural e histórica. As saídas acontecem todos os dias em dois horários, às 9h e às 14h, para grupos de no mínimo duas pessoas. O site da empresa é o www.bw toperadora.com.br e as reservas podem ser feitas pelo fone (41) 3888-3488. Para quem gosta de apreciar seus passeios a pé, a opção é o roteiro “Caminhando por Curitiba” da operadora Special Paraná. O roteiro leva o visitante a conhecer a história e a cultura de Curitiba em um animado passeio pelo centro da cidade. Uma caminhada de aproximadamente cinco quilômetros e três horas de duração passando por ruas e pontos turísticos de Curitiba, temperada por anedotas contadas ao longo dos últimos 350 anos da cidade. As saídas acontecem de segunda a sábado também em dois horários, às 9h e 14h para grupos entre duas e dez pessoas. Reservas podem ser feitas pelo fone (41) 3232-1314. O site da empresa é o www.specialparana.com. Mais informações sobre o Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba podem ser encontradas no site www.receptivocuritiba.com.br.

Stephanie e Cláudia prestigiaram a tarde dançante da Sociedade Água Verde, no flash de Jennifer Lima.

GUIA DOS BONS PROGRAMAS

Domingão é show na Apotheose

* A APOTHEOSE, fone 3285-2135, no Campo Comprido (Rua Eduardo Sprada, 4320), promove a superbalada “É Show!”, hoje, a partir das 19h, com nova estrutura e iluminação digital e o embalo dos DJs Vavvá, Douglas SS. e Lincoln, tocando o melhor da música eletrônica.

BANDA BRASIL 2000

* A Sociedade ÁGUA VERDE, fone 3242-1925, programou hoje, após as 15h30, mais uma animada tarde dançante, ao embalo de “Brasil 2000 Banda Show e o grupo Bela Vista”.

Monique Alves conferindo o pagodão e as boas festas do bar Thá na Cuca.

THÁ NA CUCA, fone 3044-2221

* O bar abre hoje, a partir das 21h, para mais um “Pagode Show de Bola” e samba de raiz ao som dos grupos “Sambalelê, Pura elegância e Pago pra ver”.

FASCINAÇÃO Club, fone 3256-6591

* Hoje, a partir das 17h, acontece mais uma atraente tarde dançante, ao som da “Banda Fascinação & convidados”. A direção também na anuncia para o dia 7 de outubro (sexta-feira) sua “Festa à Fantasia”.

Franciele Decker no concorrido jantar dançante “Quinta pra mais de 30” do Crystal Palace Hall.

MARECHAL Palace, fone 3278-0731

* Mais uma animada tarde dançante hoje, após as 16h, ao som da “Banda Show” e convidados.

ATENAS Palace, fone 3347-8989

* Abre hoje, a partir das 16h, para uma concorrida tarde dançante e show, com animação da “Bom de Mais Banda Show”.

Tais Alves e Jéssica Cardoso curtindo as boas noitadas eletrônicas dos DJs do Sistema X.

SISTEMA X, fone 3279-1109

* Abre sua portas hoje, a partir das 19h, para receber a moçada na festa “Full É Alucinante!”, com o agito dos DJs Ademar e Marcelo Nunes. Todos os caminhos levam ao Sistema X, uma das mais animadas casas noturnas de Curitiba.

CRYSTAL PALACE Hall, fone 3363-4171

* A “Banda Crystal” e o DJ Japa estarão animando amanhã, a partir das 20h, a “Noite da Ressaca”. Você que gosta de dançar, boa música e uma fina mesa de antepasto, não pode perder este encontro. Na quinta-feira acontece mais um concorrido jantar “Quinta pra mais de 30”, com muitas atrações.

Juliana Chmielewski e Celita Mocelin circularam no concorrido no pagodão da Chopperia É Gool!, em Colombo.

Chopperia É GOOL!, fone 3606-2466

* Em Colombo, hoje, às 19h, rola mais um animado “Domingo Sertanejo Universitário”, ao embalo das duplas “Leandro & Michel, Jackson Lins & Evandro” e convidados.Discotecagem do DJ Helton.

CONSELHEIRO do Samba, fone 3408-9720

* A noite curitibana recebe amanhã, a partir das 19h, a volta da tradicional costela, risoto e sambão de raizdo Porão Tatu, agora na Conselheiro Laurindo, 390. No comando da animação estarão o delegado Azor, o grupo “CPI do Samba” e convidad,os. O Conselheiro realiza animadas noites de pagode nas sextas-feiras, a partir das 19h e sábado, às 22h. Na sexta-feira, acontece o “Pagode Esquenta”, com o tempero dos grupos “Conselho, Batucada Boa e convidados”. Promoção Fabian Vidal. E nos sábados, rola o melhor do pagode e partido alto, ao som dos grupos “Tempo Certo e Sambalelê”.

Carla Renata curtindo as animadas noites de pagode do bar Conselheiro do Samba

NOVO VASQUINHO, fone 3338-7766

* O Espaço Culturalrealiza animadas tardes dançantes, para o pessoal da melhor idade, nas quartas e sábados, a partir das 14h, com música do grupo “Musical JB”. Na sexta-feira, a partir das 21h, terá aula de danças e muita animação no tradicional baile. E no próximo sábado, às 18h30, haverá aula de dança de forró e logo após o Forró Pé de Serra. Informe-se no site www.novovasquinho.com.br.

BUFFET BOGONI, fones 3329-8136

* Anexo ao Clube Literário de Curitiba, fone 9924-0209, o Buffet funciona diariamente no almoço, sob o comando dos mestres Liquinho e Kico. Hoje um cardápio superespecial: salmão ao molho de maracujá, peixe assado, bacalhau, lombo ao molho de laranja, strogonoff de carne, leitão a pururuca, maminha recheada, lasanha quatro queijos, pene ao molho de brócolis, espaguete ao molho funghi, inhoqui ao molho branco, buffet de saladas e sobremesas.

Camila Facchiano e Roberta Kawakami curtindo o final de semana e o forró universitário do Novo Vasquinho

CIA. DA COSTELA, fone 3347-7463,

* A boa sugestão para quem for almoçar hoje, até as 16h, com os amigos ou a família. O restaurante abre de terça a domingo.

AKUSTIKO Bar, fone 3333-7007

* Em frente a Puc, no Prado Velho, sob o comando de Orli Kuster (leia-se Churrascaria La Ventura) abre suas portas hoje, a partir das 22h, para mais um animado sertanejão, com as duplas “Lunara & Fontana, Wesley & Henrique”, a Cia. de dança “8 Segundos” e convidados.

O cantor Michel Teló escolheu o Wood’s, a casa sertaneja mais badalada do País, como palco de seu próximo DVD, só com canções inéditas. A gravação será feita no fim de setembro, em três casas diferentes. O primeiro show ocorre neste domingo, a partir das 21h30, no Wood’s Bar Curitiba – cenário de outra gravação de Michel Teló, a do clipe oficial “Ai, Se Eu Te Pego”, que ultrapassou as 15 milhões de visualizações no YouTube em apenas dois meses. A boa aceitação do vídeo reforçou a ideia do cantor de gravar o novo disco na balada. Depois o show passa também pelas casas do Grupo Wood’s em São Paulo e Balneário Camboriú. A capital paulista recebe a apresentação de Michel Teló na quarta-feira, dia 28 de setembro. Já o litoral catarinense assiste ao show no domingo, dia 30. Segundo o sócio e diretor artístico do Grupo Wood’s, Bruno Maggi, a escolha de Michel Teló consolida o grupo como referência nacional no sertanejo. “Pelo palco do Wood’s já passaram grandes nomes como Fernando e Sorocaba, Luan Santana, Jorge & Matheus, Bruno e Marrone, César Menotti & Fabiano e o próprio Michel Teló. Todos os shows são voltados ao gosto do nosso público”, conta. Depois do Wood’s, Michel Teló encerra ainda a gravação do próximo DVD em Goiânia, no Santa Fé, no dia 4 de outubro.

Restaurante TOSCANA, fone 3273-6160

* Em Santa Felicidade, a, “Banda Toscana” retorna ao palco quinta-feira, após as 20h, para animar mais um jantar dançante, apresentando um repertório especial para os dançarinos, com sucessos dos anos 50/60/70. Os dançarinos do grupo “Vamos dançar” estarão a postos para ensinar aos clientes os primeiros passos de vários ritmos.Jantar cortesia das 20h às 23h.

Churrascaria MARUMBI, fone 3365-8322

* Na BR 277 – em frente ao Centro Politécnico, oferece no almoço e jantar boas inovações culinárias, massas típicas italianas, carnes nobres, buffet de saladas, carta vinho e sobremesas diversas. Um espaço para grandes eventos, festas e confraternização.

Lorena e Valmir marcaram presença na tarde dançante da Sociedade Água Verde, no flash de Jennifer Lima.

Bar CURITYBA, fone 3018-0444

* Abre para um buffet de feijoada que será servido a partir do meio-dia, ao som de Ed Jamaica.

TERRITÓRIO Sertanejo, fone 8412-6256

* O melhor da música country/sertaneja rola de terça a domingo, a partir das 19h, ao embalo da dupla “João Lucas e Walter Filho”, acústico ao vivo.

Pela primeira vez no Brasil “Disney Live! As Mágicas do Mickey” chega trazendo toda a magia da Disney. Em uma combinação inédita, os personagens preferidos da Disney se unem a ilusionistas profissionais para apresentar o espetáculo ao vivo que encantará crianças e adultos. Criado pelos mesmos produtores de Disney on Ice, este novo espetáculo teatral transportará o público a um mundo em que a magia da Disney adquire um significado totalmente novo. A superprodução desembarca pela primeira vez a Curitiba, de quinta-feira (29 deste mês) a 2 de outubro. Com realização local da Seven Entretenimento, a temporada na cidade será realizada no grande auditório do Teatro Positivo, fone 3317-3107.

ZAPATA Mexican Bar – Centro Cívico, fone 3352-9097

* Abre no almoço de segunda a domingo a partir das 11h30. Seqüência de seis pratos das mais variadas delicias do México das 19h às 23h. Happy Hour com música ao vivo na voz de Alisson Santoli (MPB), a partir das 21h.

ZAPATA Mexican Bar – Batel, fone 3095-2097. Happy hour em dobro das 17h às 20h. Sequência de pratos no almoço. Promoção de Nachos e Tacos com 50% de desconto das 16 às 20h. Forró Pé de Serra com o grupo “Xaxá do Xexé”, a partir das 20h30. Abre segunda a domingo a partir das 11h30 (hoje a cozinha encerra meia noite).

José Carreras um dos tenores mais populares do mundo, está no Brasil para divulgar a turnê “Mediterranean Passion”. Após três anos, Carreras retorna a Curitiba na próxima terça-feira, às 21h15, para única apresentação no Teatro Positivo (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), onde se apresentou em 2008. Acompanham Carreras no palco, o maestro espanhol David Giménez, a soprano argentina Marina Silva e a Orquestra Filarmônica da PUC/PR. Carreras apresenta seu mais recente álbum, Mediterranean Passion (2008), que inclui clássicos da música popular de língua latina, entre elas “Solamente Una Vez”, que ele gravou em dueto com a cubana Gloria Estefan. Seu amplo repertório inclui mais de 600 títulos dos mais diversos estilos, do barroco a música contemporânea. A extensa discografia possui mais de 150 gravações, 50 óperas completas, oratórias, recitais populares e clássicos. Carreras já foi premiado com discos de ouro e platina. Ao todo, aproximadamente 60 milhões de gravações foram v,endidas ao redor do mundo durante esses 41 anos de trajetória artística. Além das atuações solo, ele também ficou marcado pelo projeto Os Três Tenores, que realizou ao lado de Luciano Pavarotti e Placido Domingo nas décadas de 90 e 2000, atraindo a atenção de milhões de fãs pelo mundo afora. Em 2010, cantou ao lado de Andrea Bocelli, Placido Domingo e Sting.

CITRA Bar, fone 3328-7668

* Oferece happy hour, a partir das 18h, com “Tiu Sema e banda”, show MPB e pop nacional. Todos os domingos: desconto de 50% nos temakis até às 20h. A casa mantém ainda promoções diárias especiais no cardápio do restaurante e do bar, uma para cada dia da semana. Mulher free até às 20h.

Empório SÃO FRANCISCO, fone 3222-0301

* Abre as portas mais cedo, das 19h às 22h, para seu Hot Hour, promoção Double Drink e noite de MPB da melhor qualidade, ao som do “Trio Quintina”. Logo após, Naina e o guitarrista Beto Blues mostra seu trabalho acústico. E amanhã, vai rolar a “Noite de Tributo ao Kiss”, ao embalo das bandas “Kisstory”. Abertura com Kako Louis Acústico.

Jéssica Carvalho e Helaine Domingues prestigiando o concorrido no pagodão e as boas festas do bar Conselheiro do Samba.

3 MARIAS Clube de Campo, fone 3370-3000

* O Espaço A abre de terça a sexta-feira das 16h às 24h. Aos sábados das 9h às 24h e aos domingos das 9h às 20h.

Bar Aos DEMOCRATAS, fone 3024-4496

* A partir das 17h, no Espaço Democratas os clientes conferem os clássicos do samba, na Domingueira Democratas é dia de apresentação de baterias universitárias.

A cantora curitibana Paola Cross cresceu fazendo música por brincadeira, por paixão, embora tentasse se enquadrar em profissões mais ortodoxas. Formou-se em publicidade e passou a atuar na área do marketing. Mas o chamado da música era forte demais para ser ignorado. Então resolveu fazer o que faz de melhor: música. Com referências das mais diversas, de Janis Joplin a Mariah Carey e um pé obstinadamente fincado no rock, Paola Cross está determinada a trazer uma nova proposta para o Pop no Brasil. Sua música de lançamento, uma Rock Ballad intitulada “Sweetest Sin”, já dá o tom de romance-com-pegada que a artista espera dar ao seu trabalho. O clip da música foi gravado em Londres e mostra a cantora andando pelos maiores símbolos da capital inglesa. Sim. A música é em inglês, mas ela também compõe em português. Não pretende se prender a idiomas, como não pretende se prender a fronteiras. Considera que música diz respeito à sonoridade – se soa bem, não importa em que língua foi escrita. Podem-se esperar performances vibrantes nos palcos, com figurinos fantásticos literalmente – Paola Cross tem fortes influências de mitologia e fantasia no seu conceito estético -, muita dança e épicas batalhas de sedução com a plateia. Influências: Janis Joplin, Aretha Franklin, Mariah Carey, Christina Aguilera, Madonna, Aerosmith, Mr Big. Você pode assistir no youtube o clip de Paola Cross – Sweetest Sin.

Bar Aos DEMOCRATAS Pub, fone 3024-4496

* Localizado na Alameda Dom Pedro II, a animação não é diferente. Abertura 15h30, com samba, futebol e programação especial para os namorados, com Seu Nei. Para deixar o seu happy hour ainda mais agradável hoje com uma promoção especial: Quem consome acima de R$15,00, não paga entrada.

GOLD Karaokê Premium, fone 3339-3221

* Funciona de terça a sábado, a partir das 19h, na Rua Paulo Graeser Sobrinho, 200 – São Francisco. Happy hour com música ambiente e uma programaç&atild,e;o especial de vídeos. É recomendado para quem gosta de bater papo e curtir um bom rock ‘n roll da década de 80 e 90.

A Viccenza Jóias promoveu um coquetel para convidados para comemorar a reinauguração da loja da rede de joalherias no Shopping Curitiba. A proprietária da Viccenza Jóias, Tânia Viccenzi, recebeu os convidados pessoalmente para conferir a reforma realizada pelos arquitetos Heloísa e Marcelo Valente. Na foto estão, da esquerda para direita, a proprietária da Viccenza Jóias, Tânia Viccenzi, Makoto Inoue, proprietário da Móveis Mavie, Elza Inoue e Heloisa Valente, arquiteta. Foto de Priscila Fiedler.

JACK MUSIC bar, fone 3081-3898

* No Shopping São José dos Pinhais, o pessoal que curte o melhor do sertanejão, confere nas quartas-feiras e sábados, às 21h, animadas noitadas ao embalo das duplas convidadas. Ponto de encontro da moçada, o bar abre todos os dias das 11h às 4h.

ATACAMA Bar, fones 3049-1939

* Na Jaime Reis, 238 (Largo da Ordem), abre de terça a sexta, a partir das 18h30, e aos sábado, às 21h. Happy hour com música ambiente. É recomendado para quem gosta de bater papo e curtir um bom rock ‘n roll da década de 80 e 90.

Já estão definidos os 60 classificados para a próxima fase do 3º Concurso de Fotografia da OAB Paraná. Entre as cerca de 400 fotos inscritas, 30 foram classificadas na categoria livre e mais 30 na categoria temática, que neste ano tem como tema a 21º Conferência Nacional dos Advogados: “Liberdade, Democracia e Meio Ambiente”. Entre as 60 imagens classificadas, a Comissão Julgadora elegerá as 12 vencedoras, sendo seis de cada categoria. Os vitoriosos serão premiados com uma obra de arte e suas fotografias ilustrarão o calendário da OAB Paraná de 2012. Os três primeiros colocados em cada categoria ainda receberão mais de R$ 4 mil em prêmios. São R$ 1.200,00 para os primeiros colocados, R$ 600,00 para os segundos lugares e R$ 500,00 para os que ficarem com a terceira colocação. Os 60 classificados receberão certificado de participação e as fotos integrarão exposição que será inaugurada na sede da Seccional no dia 20 de outubro, data em que será realizada a sessão solene de premiação dos 12 vencedores. O 3º Concurso de Fotografia da OAB Paraná é promovido pela Comissão de Assuntos Culturais, com patrocínio da Caixa dos Advogados (CAA/PR) e da Associação dos Procuradores do Estado do Paraná (APEP).

News FLICK’s, fones 3232-3068 e 8474-2386

* Convida para prestigiar suas animadas noitadas dançantes de quinta a domingo, às 22h, com boa música e animação.

Bar BRAHMA, fone 3026-0700

* Abre de segunda-feira a sábado, a partir das 17h, com happy hour, restaurante em um ambiente aconchegante e descolado.

Sociedade ABRANCHES, fone 354-2728

* Convida a galera para curtir hoje, a partir das 19h, mais um animado sarau dançante. Mulheres não pagam até as 20h.

Como contribuir de forma direta para construir um mundo melhor? Essa é a tradução do objetivo do I Prêmio Desafios do Milênio, criado pela FAE para promover a interdisciplinaridade, gerar debates e apresentar soluções inovadoras para os principais Desafios do Milênio propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os desafios de mobilidade, habitação, energia, saúde e inclusão foram temas de pesquisa, dedicação, trabalho e coroa&cce,dil;ão de alunos e professores da FAE, que tiveram cinco meses para a elaboração dos projetos. Dezenas de projetos foram encaminhadas e 24 deles foram escolhidos, após avaliação técnica do Instituto HSBC de Solidariedade. Os trabalhos finalistas foram apresentados junto com cases reais e iniciativas de sucesso em cada uma das cinco áreas propostas, na Praça de Eventos da 11ª Feira de Gestão. Após a visita dos jurados, o público também pôde votar. Participaram da comissão julgadora o vice-governador Flávio Arns, jornalistas, personalidades locais e representantes das empresas patrocinadoras. As equipes vencedoras receberam, além do troféu Prêmio FAE Desafios do Milênio, uma viagem para imersão, de cinco dias, para Siena College, localizada em Nova Iorque (EUA). Além disso, os projetos estão sendo apresentados no Shopping Palladium, até terça-feira (dia 27), e posterior exposição em outras unidades da FAE. A revista eletrônica Desafios do Milênio FAE traz um resumo de todos os trabalhos finalistas, no endereço: http://www2.fae.edu/feiradegestao2011/edicao2011/internas.vm?id=33148662 .Na foto acima, Energia. A ideia de Julian Kurzawscki Modro (graduando de Engenharia de Produção da FAE), com o trabalho “Remanufatura: uma nova fronteira para a produção sustentável”, foi a vencedora do concurso. Orientado pelo professor Francisco Ferraes Neto, o projeto prevê a utilização de matéria-prima reciclada no setor industrial. Para o estudante, a sociedade de consumo enfrenta o dilema de manter o crescimento sem esgotar os recursos naturais. “O desenvolvimento sustentável apresenta duas grandes necessidades: a utilização de energia limpa e matérias-primas renováveis e, neste cenário, a remanufatura gera diminuição do impacto ambiental causado pelas indústrias”, justifica. A remanufatura consiste em desmontar um produto tanto quanto necessário para consertá-lo e utilizar partes para montar um novo produto, remanufaturado, mantendo as mesmas características e capacidades de um novo. “Ela utiliza menos recursos naturais e energia nos processos, adiciona valor aos produtos usados que serão reaproveitados, e gera economia na fabricação e para o consumidor final”, acrescenta o estudante. Em relação aos benefícios do processo, a remanufatura utiliza em média 50% da energia e 67% do trabalho dispendidos para fabricação de um produto novo – e o custo final para o consumidor varia de 45% a 60% do preço de um novo.

BOA CULINÁRIA

* Anotem as boas opções gastronômicas para almoço e jantar. * O Buffet Bogoni, do Clube Literário de Curitiba, fones 3329-8136 e 9924-0209, abre hoje para almoço. Um cardápio superespecial: salmão ao molho de maracujá, peixe assado, bacalhau, lombo ao molho de laranja, strogonoff de carne, leitão a pururuca, maminha recheada, lasanha quatro queijos, pene ao molho de brócolis, espaguete ao molho funghi, inhoqui ao molho branco, buffet de saladas e sobremesas.

* Almoçar ou jantar fora hoje, com os amigos ou a família, uma boa sugestão é a Cia. da Costela, na Avenida República Argentina, 5469, fone 3347-7463. O restaurante abre de terça a domingo.Um espaço para eventos, festas e confraternização.

* Além de comandar com muito sucesso a Churrascaria La Ventura, na Avenida das Torres, o empresário Orli Kuster também está na direção da Churrascaria Marumbi, na BR 277 – em frente ao Centro Politécnico) fone 3365-8322. No almoço boas inovações culinárias, massas típicas italianas, carnes nobres, buffet de saladas, carta vinho e sobremesas diversas. Um espaço para grandes eventos, festas e confraternização.

Habitação – Os alunos do curso de Administração Ingrid Ferraz, Jéssica Ansolin e Daniel Menoncin, foram premiados com o projeto “Comunidade Modelo”, orientado pela professora Elizabeth Lopes. O trabalho agrega várias a&ccedi,l;ões sustentáveis simples e viáveis em qualquer lugar do Brasil e do mundo, para a melhoria da qualidade de vida da população. Segundo a estudante do segundo ano de Administração, Ingrid Ferraz, inicialmente, as modificações seriam aplicadas no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, para depois serem levadas a outras localidades. A comunidade modelo é pensada também a partir de outros Desafios do Milênio da ONU. O projeto, preocupado com a miséria e a fome, utilizaria terrenos baldios para o plantio de hortas, que seriam mantidas por membros da comunidade capacitados pela Fundação de Ação Social (FAS), da Prefeitura Municipal de Curitiba. Outro exemplo é a ligação entre habitação e o desafio da igualdade de gêneros: seriam formadas cooperativas femininas para o trabalho com compostagem e triagem de lixo reciclável, gerando renda e contribuindo com a diminuição de lixo na comunidade. Telhado de grama (para horta e absorção da água da chuva), piso feito de pneu reciclado e calha à base de garrafa pet (utilizada para acumular água da chuva para limpeza e consumo) também estão entre o padrão arquitetônico dos domicílios propostos. “Essas modificações simples podem diminuir a incidência de alagamentos, doenças transmissíveis pela água e colaborar com a estética da comunidade e melhora do bem-estar”, completa Ingrid.

* A cena gastronômica curitibana ganha, nos próximos dias, um restaurante especializado no preparo de comida tradicional africana e portuguesa. Pratos como a cachupa, feijoada de marisco, peixe ou frango na mancara, espetada e papa de cogumelos são algumas das especialidades que farão parte do cardápio do restaurante Tabanca do Portuga, fone 3203-8909, instalado no Alto da XV, terá sua pré-inauguração na sexta-feira e sábado (dias 30 e 1º de outubro). Quebrar os estereótipos em relação à cozinha portuguesa e apresentar a marcante culinária africana é a expectativa do empresário Márcio Câmara, que por 20 anos morou entre o Brasil e Europa. “Quando falamos da África, geralmente associamos à pobreza e à fome, mas o continente tem uma cozinha extremamente rica, que influenciou e foi influenciada por outras culturas, mas manteve uma essência artesanal de preparo” revela Câmara (ou Portuga, como é conhecido entre os amigos). Em relação à culinária lusitana, o empresário destaca que “nosso cardápio vai mostrar que comida portuguesa vai muito além da bacalhoada e tem tudo para cair no gosto do brasileiro”, aposta o empresário. Muito embora faltem referenciais quando o assunto é cozinha africana, vários ingredientes conhecidos por aqui são utilizados no preparo de seus pratos. O feijão, o grão de bico, a mandioca, o leite de coco, o azeite-de-dendê, o amendoim, farinha de milho, o couscous, o gengibre, as pimentas, o açúcar mascavo, o leite condensado, a folha de bananeira, o quiabo, a manga e o mamão são alguns dos exemplos de ingredientes comumente usados por lá. “Muitos dos ingredientes usaremos daqui, mas alguns serão trazidos de lá”, explica Câmara.  Inspirada nas tabancas (tendas no idioma crioulo), a área externa terá duas grandes tendas cobertas de palha. No interior, máscaras, esculturas e adereços africanos multicoloridos, além de camisas de times portugueses fazem parte da decoração do restaurante Tabanca do Portuga, que vai contar com uma equipe de profissionais trazidos dos países nos quais se inspira. “Outro diferencial são os pratos preparados no forno à lenha, instalado na área externa e ainda um tanque de peixe, que vai fornecer pescados frescos para cozinha”, conta o empresário. O tanque, de sete mil litros e capacidade para 300kg de peixe, segue normas de oxigenação e temperatura evitando que o ambiente seja estressante para os peixes. Com capacidade para atender cerca de 300 pessoas – 100 em área fechada e 200 na área externa -, a Tabanca do Portuga vai atender de segunda a segunda, com almoço executivo servido no fogão à lenha, café colonial no período da tarde e jantar a la carte. Na carta de vinhos, a casa vai oferecer vinhos de Portugal, África do Sul e Espanha. O atendimento será das 11h às 15h almoço executivo; das 15h às 1,9h café colonial; das 19h a meia noite jantar a la carte.

Saúde – O projeto “Implantação de um Banco de Sangue no Hospital e Maternidade São José dos Pinhais” foi o vencedor da categoria Saúde. Desenvolvido pelos estudantes do curso de Administração Leonardo Teruhiko Masuoka e Emmanuelle do Rocio Koerbel e pela pós-graduanda em Gestão do Negócio do Esporte e Turismo, Tauana Lissa Tokumi, o trabalho teve a orientação da professora Solídia Elizabeth dos Santos. Tauana explica que a necessidade da criação de mais uma unidade de coleta de sangue no Paraná surgiu pela constatação do potencial da cidade de São José dos Pinhais em atender municípios vizinhos. “Esse novo posto de coleta serviria também para desafogar o atendimento centralizado, e único, em Curitiba, que hoje é feito exclusivamente pelo Hemepar”, diz. A ideia foi bem aceita pela população da cidade vizinha da capital paranaense. Pesquisa realizada pela equipe de estudantes mostra que 56% dos moradores de São José dos Pinhais doariam sangue caso houvesse um hospital na região que realizasse a coleta.

SABER MASTIGAR É TÃO IMPORTANTE QUANTO SE ALIMENTAR

* É comum encontrar pessoas preocupadas em se alimentar de maneira correta e saudável. Por outro lado, são raras as pessoas que se preocupam com a mastigação dos alimentos consumidos.  Especialistas no assunto afirmam que a mastigação é uma das fases mais importantes da alimentação, afinal o processo de digestão dos alimentos tem início na boca com a ajuda de substâncias encontradas na saliva. Pessoas que comem rápido e não mastigam direito, engolem pedaços grandes de comida e tornam a digestão  prejudicada, causando azia, má digestão e  sono.  De acordo com Gisele Gomes, nutricionista do programa Viva Melhor da Risa Refeições Empresariais, comer rápido pode fazer mal à saúde e independente do alimento consumido é sempre importante mastigar bem. “Quando as pessoas têm pressa sempre acabam comendo mais e conseqüentemente ganham mais peso”, comenta. Isso se explica, pois a boa mastigação estimula o centro da saciedade, uma espécie de controle que temos ao nível do cérebro que controla a ingestão de alimentos. O cérebro demora cerca de 15 minutos para entender que estamos satisfeitos. Só depois disso que ele envia substâncias para recusar a comida”. Muitas pessoas comem muito e mesmo assim continuam sentindo fome”, explica a nutricionista. Mas, além de triturar corretamente os alimentos e controlar a quantidade de alimentos ingeridos, para garantir uma alimentação e digestão saudável, o hábito correto de mastigação também é considerado uma fonte de prazer, pois o sabor de cada refeição é melhor percebido. Por isso, a dica de especialistas é ficar ainda mais atento à mastigação. Comer devagar, mastigar com calma e sentir o sabor dos alimentos são algumas dicas para se alimentar de maneira saudável e correta. “Quando fazemos visitas aos restaurantes das empresas clientes ou quando participamos de uma feira, sempre explicamos  a importância de mastigar corretamente. Além de saber o que é saudável consumir é muito importante saber comer”, finaliza Gisele.

Inclusão – A professora Solídia Elizabeth dos Santos também foi orientadora do trabalho “Criação de uma Cooperativa Agrícola na comunidade da Macieira”, das estudantes de Economia Natália Gallo e Luma Vidal Heinhardt, vencedor da categoria Inclusão. O objetivo do projeto é criar uma cooperativa agrícola na Macieira, região localizada em Bocaiúva do Sul, para a venda de produtos orgânicos. De acordo com o trabalho, atualmente, as 131 famílias que moram na localidade não produzem o suficiente para vender em ,grande escala, diretamente para uma distribuidora, como o Ceasa. Isso acarreta na venda da produção a terceiros, por um preço baixo. O grupo, que já trabalha na comunidade há cinco anos, tinha como foco as crianças. Estudantes de 5º a 8º série dividiam uma mesma sala, antes do grupo construir uma nova escola na comunidade. Segundo Natália, agora eles direcionam as atenções para os adultos. “Queríamos fazer algo para que eles pudessem se desenvolver sozinhos”, ressalta. Além de se tornarem parte de uma cooperativa, os moradores farão cursos sobre sustentabilidade e agronomia, e terão acesso a serviços de saúde, prestados por ONGs conveniadas ao projeto. Os estudantes pretendem também oferecer apoio jurídico e contábil na abertura do negócio.

DIABETES PODE TER CAUSA HEREDITÁRIA

* Muitas vezes silenciosa, por não apresentar sintomas, a diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pela deficiência na produção ou ação da insulina hormônio produzido pelo pâncreas e pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. Dados da Organização Mundial de saúde mostram que mais de 240 milhões de pessoas no mundo são diabéticas, enquanto no Brasil 21 milhões tem a doença, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Convidamos o Dr. Rafael Yared Forte, cardiologista do Acesso Saúde (www.acessosaude.com.br) para falar sobre os sintomas da doença, tratamentos e principalmente dizer qual o grupo de risco. ´´Pessoas com sobrepeso, obesas, hipertensas, que tem aumentos de colesterol e triglicerídeos e idosos, fazem parte do grupo de risco da diabete´, diz o especialista. Um dos grandes problemas enfrentados pelas vítimas da doença, é que ela muitas vezes não apresenta sintomas. ´´A grande maioria não tem sintomas. As que possuem os sintomas e sinais da doença podem ter: sede exagerada, boca seca, aumento do volume urinário, cansaço excessivo, dores no corpo, perda de peso e aumento de apetite´´, afirma o médico. Segundo Dr. Rafael Yared Forte para diagnosticar a diabetes é preciso fazer alguns exames de sangue, como: glicemia em jejum, teste de tolerância oral à glicose, hemoglobina glicada, entre outros. É importante lembrar que a diabetes tem dois tipos e um delas pode ter causa hereditária, e esse grupo da doença é responsável por 90% dos casos, ou seja, a maioria. ´´Existem dois tipos de diabetes. A diabetes tipo 1, geralmente é infantil, e todos os pacientes necessitam de tratamento com insulina – nesse caso porém a doença não é hereditária. Já a diabetes tipo 2 pode ter como causa a hereditariedade e nesse caso o tratamento é iniciado com remédios, cuidados alimentares e exercícios físicos´´, explica o cardiologista. A diabetes não tem cura, mas o tratamento adequado pode fazer com que o paciente leve uma vida normal. Se não for tratada a doença pode causar: derrame, infarto, insuficiência renal e ainda a amputação de membros inferiores. Por isso a prevenção e as consultas de rotina são tão importantes.

Para prevenção a doença, alguns hábitos precisam ser adotados:

– Perda de peso;

– Prática de atividades físicas regulares;

– Alimentação balanceada.

– Consultas médicas regulares com exames laboratoriais de rotina.

Mobilidade – Com a orientação da professora Evelin Lucht, o acadêmico de Economia Marcelo Ling Posta foi o vencedor da categoria Mobilidade, com o projeto “Eu curto Carona: combine caronas pelo Facebook”. Trata-se da proposta de criação de um aplicativo no site de relacionamentos pessoais onde os usuários podem marcar encontros com o objetivo de utilizar a capacidade máxima de um veículo, fazendo com que outros carros não sejam utilizados simultaneamente. “Além de contribuir diretamente com a soluç&,atilde;o dos problemas de mobilidade na cidade, a carona ajudaria a diminuir a emissão de poluentes, levando em consideração que um número menor de carros estaria em circulação”, justifica o estudante.

REVISTAS

* Recebemos da Distribuidora Treelog logística, departamento de promoções via Raphael S. Lopes, as revistas: Quem Acontece (A luta de Drica Moraes contra a leucemia – Anorexia: o drama da modelo Veronica, mulher do skatista Bob Burnquist); Época (Como vai a nossa saúde – Uma pesquisa exclusiva mostra que o brasileiro está comendo pior, bebendo mais e fazendo menos exercício. Como você pode fugir desse padrão e evitar doenças no futuro); Carta Capital (Edição Especial – 600 Do que o Brasil precisa?); Isto É (Chegamos à era do videofone – Copa 2010: Como age Taffarel, o espião de Dunga); Isto É Dinheiro (Do centavo ao milhão – As lições de superação dos empreendedores que começaram do zero, como o ex-catador de sucata Antônio Carlos Ferreira); Hola Brasil! (Gisele Bündchen e 26 páginas com o melhor do São Paulo Fashion Week – Verissimo “A emoção de ser avô” Mamãe nos trinques); Photoshop Creative (Ilustrações Texturizadas – Crie pinturas com texturas detalhadas usando todas as possibilidades que as camadas oferecem – Aprenda a fazer lindas colagens – Reflexos realistas); Windows Vista – A revista Oficial (Super Notebooks- Analisamos o poder de 7 portáteis que rodam games pesados e vídeos Full-HD – 26 páginas de tutorais);  Digital Photographer 2 (Aprenda a produzir imagens com altíssima qualidade de cor e tom – Photoshop  – Guia de carreira – Fotografia Urbana); Mac + (Quatro vezes MacBook – IPad 3 G – Adobe CS5); X360 (Detonado Alan Wake – Preview exclusivo Star Wars The Force Unleashed II – Red Dead Redemption); PS3W (Detonado Prince of Persia “The forgotten sands” – Modnation Racers – Lost Planet 2); Kaza Festas (Copa de Mundo – Decoração, receitas, produtos e até tabela de jogos – Mesa de inverno – Degustar 2010); Vogue Brasil (35 Anos – Viagra para mulheres: Sonho ou Pesadelo? Brilho Eterno – Os melhores looks para festinhas e festões); Patchwork (Arte com as mãos – Reutilize os retalhos para compor o enxoval – Decoração customizada: almofada, toalha de bandeja, centro de mesa e jogos americanos); ESPN (Nesta África não tem zebra – Kaká “Hoje em dia só talento não é suficiente”); Construir (Ventilação cruzada – 6 Reformas de banheiros – Obras em encostas); Criativa (O reino pop de Lady Gaga – Amor & bom humor – Edição de 21 anos); Seleções Reader’s Digest (Os maiores sonhos dos brasileiros – Como encontrar quase tudo – Irritação nunca mais); Marie Claire (Gisele Bündchen “Os segredos do corpão após a gravidez” – Sombras, esmaltes e batons. O inverno é violeta –  Sexy confortável: Sobreposição de malhas e tricôs); Arranjo Floral (Casamento à vista ? Dicas de 12 mesas de doces para decorar a festa e 14 buquês para arrasar na cerimônia – Aprenda a usar os fundamentos de proporção e equilíbrio); O2 (Pelotão Quênia – Os primeiros 10 km ao alcance de todos); Motociclismo (Nova Kawasaki – 9 Super Bikes- 7 Motos city de 125 a 300 CM); Prana Yoga Journal (Seja feliz de verdade – 3 Posturas para aliviar depressão – Respiração para acalmar); Crescer (Os 30 melhores livros infantis do ano – Seu bebê preparado para torcer na Copa); Junior (Gêmeos DNA igual sexualidade nem tanto – Relação aberta – Copa do Mundo); Vogue Kids (Desvendando o Inverno  – Moda para inglês ver – Mamãe nos trinques); Tribo Skate (Viajar é preciso –  Tony Alva ,e John Cardiel o encontro das lendas em São Paulo);  Carta Fundamental (ABC das rimas – Divirta-se com o abecedário inédito que traz versos para brincar com sons e descobrir o que as letras do nosso alfabeto representam); Ser Mais + (Realize. Simplesmente faça! Não pare. Na ES trada do sucesso essa é a lei – Alta produtividade. Aqui está a receita!); W Run (Caminhada contra ansiedade – 5 Passos para um treino completo); RG Vogue (A edição deste mês entra em clima de copa e traz a dupla Neymar e Ganso na capa da publicação. Os meninos da Vila foram clicados em clima divertido por Bob Wolfenson, no vestiário do Santos, usando apenas uma toalha e brincando com a bola); Decoração de festas infantis (Os segredos para fazer uma recepção de sucesso na sua casa – Cenários arrasadores com temas de sucesso – 68 sugestões personalizadas de bolos, convites e lembrancinhas); Fifa World Cup (Álbum de Figurinhas – South Africa 2010 – Mais de 600 figurinhas das Seleções que disputarão A Copa na África – Já nas bancas – Distribuição da Panini); Tela passo a passo (18 Telas para inspirar – Toque de mestre – Conheça Yara Lazar); Le Monde Brasil – Diplomatique (O Negócio da Copa); Atual English (2010 Fifa – World Cup South Africa); Paisagismo e Jardinagem (Jardim seco, ideal para quem quer ter pouco trabalho de manutenção – Mitos e verdades – Saiba se aquelas dicas populares para cuidar das plantas realmente funcionam); Vogue (Passarelas Inverno 2010 – Mais de 300 looks e 50 botas para esquentar a estação – Seda e o melhor do inverno); Pequenas empresas & Grandes Negócios (Os negócios do amanhã 70 empreendedores já descobriram o que vai dar certo e o que estão faturando alto com as novas tendências – Como montar seu escritório em casa); Prazeres da Mesa (Especial África do Sul – Chefs dos 7 países que já venceram o mundial mostraram suas armas, ops, seus pratos  – feitos no país, restaurantes e lugares imperdíveis); Jardins em pequenos espaços (48 ideias para deixar seu jardim mais bonito – Caminhos, fachadas, interiores, janelas, muros, pergolados, recantos, vasos e muito mais); Stuff (Netbooks de alta definição – 3D Revolução – 170 Gadgets para você – Motorola Droid); Globo Rural (Como produzir o boi ideal – Lavouras de milho geneticamente modificado crescem no Brasil – Sustentabilidade); Construir sobrados (13 projetos incríveis – 15 dicas para seu sobrado ficar aconchegante – da Fundação à Laje); Casa e Jardim (Quartos bons de dormir e ficar – Novos revestimentos – Minijardim: Falta espaço para as plantas?); Cantinho do Bebê (Ambientes decorados- Charme e conforto –  Higiene dos brinquedos); Casa Vogue (Exótico Chic: Solte os bichos com tartarugas e onças que inspiram o décor – Beleza, excentricidade e Glamour em casa espetaculares – Mais de 100 peças para renovar o look da casa agora); Terra da Gente (Conheça a Ariramba. Caçadora de insetos. Urso-Polar: Um aventureiro frente a frente com o único animal que mete medo); Ponto Cruz e Crochê (Figuras criativas para estampar suas peças preferidas – Gráficos fáceis de ler e executar); Guia Decoração de Festa de Casamento (Toca das alianças – Ideias para cerimônias em igrejas, salões ao ar livre – 17 modelos de festas inspiradores); Carro (A revolução dos compactos – Acredite este é o Uno – Mitsubishi Lancer Evo: Teste exclusivo no Circuito de Interlagos);  Auto Esporte (Furo Mundiais! Flagramos o novo Palio – Enfim testados! Uno 1.0 e 1.4 VW Amarok –  Hyunday compacto); Moto Quatro (Novo Gol Seleção O Volks da Copa! – Novidades da Hyundai – Maserati Gran Cabrio); Moto Verde (Andamos na KTM SX 350 – Master Quad o maior comparativo do Brasil – Mês de aniversário concor,ra a uma Honda CRF 230F 0 KJM); Galileu (O lado bom da depressão – Novas pesquisas defendem que ela faz parte do processo evolutivo); Casa e Jardim – Casa e Comida (Churrasco com estilo – Inove no jeito de servir para fugir da mesmice – Macarrão de domingo – Almoço no campo); Casas (Home Officies e escritórios – Encontre o projeto que combina com seu perfil profissional); Noiva & Noivos (Sheila Mello & Rodrigo Pavanello as estrelas – Vestidos deslumbrantes para você brilhar em alto estilo! – Madrinhas & Noivos, show de beleza e elegância); Como cultivar Orquídeas (Cattleya loddigesii: Uma espécie de flores invejáveis – Orquídeas de ambiente úmido – Proteja suas plantas de ataque de vírus); 100% Pega Letras.com – Jogo de Cripto Cifro.com; Conta Mais (Justin Bieber – Guerra na Justiça – Paris Hilton arrasa nas passarelas paulistas); Tevê Brasil (Passione – Diana se separa de Gerson – Clara destrói a vida de Totó).

* Harlequim Romances Jessica – 2 histórias – Ao sabor do destino – Anne Mather e Lyn Raye Harris; Special – Baby on Board / Um amor em meus braços – Rebbeca Winters; Rainhas do Romance – Cartas de amor… – Sandra Brown; Desejo – O caçador de noivas – Ann Major; Estrelas do Romance – Os irmãos Creed – Dylan – Linda Lael Miller; Modern Sexy – Sonho Real – Natalie Anderson; Paixão – Aliança do Amor – Maridos italianos – Michelle Reid; Modern Sexy – Charme Fatal – Heidi Rice; Modern Sexy – Dunas da Sedução – Susan Stephens.

Artigos e Disciplina – O I Prêmio Desafios do Milênio coroou também os três melhores artigos, criados por estudantes da pós-graduação e mestrado da instituição. Os vencedores foram: Leopoldo Magno Guimarães (Políticas públicas e sustentabilidade na moradia popular), Marília Azevedo Bassan (Mobilidade sustentável como desafio do milênio) e Daniela Ribeiro Coutinho (Transição demográfica e epidemiológica: desafios para a saúde no Brasil). Já o professor Luís André Fumagalli foi premiado pela criação da disciplina “Processos Estratégicos de Desenvolvimento Sustentável”, que será oferecida em 2012 para alunos da graduação, pós-graduação e mestrado da FAE, como disciplina optativa de 36 horas/aula.

ABRABAR COMUNICA

* A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (ABRABAR) recomenda aos proprietários, gerentes e prepostos dos estabelecimentos de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas que redobrem a atenção na limpeza, higienização dos banheiros, através das maçanetas, torneiras, no salão e pistas que tenha corrimãos, mesas e apoio, copos e talheres, bem como orientem os clientes através dos  barman, garçom e recepcionistas a não dividirem copos, garrafas (long neck), lata de cerveja, água e refrigerantes. Que os funcionários trabalhem com máscaras e os banheiros tenham álcool gel ou sabão neutro, detergente para limpeza das mãos e que os estabelecimentos de forma facultativa ofereça máscaras gratuitamente aos clientes que sentirem necessidade do uso. Os estabelecimentos que continuem em alerta total nas prevenções e observações com funcionários e clientes. Outra medida importante é que mesmo no frio e com a chuva, aonde exista ventilação natural no estabelecimento deixe sempre aberto, coloquem em funcionamento pleno os ventiladores em locais estratégicos, bem como deixe sem,pre ligados os exaustores e equipamentos de renovação do ar. Para prevenir os males da Gripe “A” ou Influenza ou popularmente a Suína, já que não existe nenhuma recomendação/portaria ou resolução para o fechamento ou suspensão das atividades dos Bares e Casas Noturnas durante no fim de semana. Se alguém vier com essa informação é simplesmente boato e irresponsabilidade. No segmento de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas, por enquanto qualquer medida nesse sentido de suspensão de atividade será desnecessária e só trará prejuízos. Tudo é questão de precaução e bom senso dos estabelecimentos.

ALERTA SOBRE A GRIPE INFLUENZA A (H1N1)

* Muitas mensagens a respeito da nova gripe têm circulado pela internet e a maioria delas contém inverdades, o que não contribui em nada no combate à doença e provocam pânico e insegurança entre a população. Por isso, é importante que os cidadãos busquem informações sobre a Influenza A (H1N1) em órgãos governamentais e universidades, por exemplo. Um novo site oficial do Governo do Paraná foi criado para explicar tudo sobre a Nova Gripe (Gripe A). http://www.novagripe.pr.gov.br . A Secretaria de Estado da Saúde chamou para si a responsabilidade sobre tudo o que se refere à Influenza A (H1N1) e sabe que informar bem a população, com os dados corretos, é o primeiro passo para combater a doença. Nenhuma informação está sendo omitida e todas as orientações pertinentes estão sendo prestadas aos paranaenses.
Alguns sites onde você pode obter esclarecimentos sobre a moléstia são:
www.who.int
www.opas.org.br
www.saude.gov.br
www.parana.pr.gov.br
www.saude.pr.gov.br
– No Twitter: http://twitter.com/sesapr
Lembramos: Manter uma alimentação adequada e hábitos de vida saudáveis é essencial para se prevenir contra qualquer doença. No caso da gripe A, a melhor forma para se precaver da moléstia é tomar alguns cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos frequentemente, proteger o rosto ao tossir ou espirrar e higienizar constantemente superfícies, como portas, mesas, maçanetas e telefones. Também é ideal evitar locais com aglomeração populacional.
Em caso de febre repentina e dores musculares, deve-se procurar orientação médica e ficar em isolamento domiciliar durante sete dias, que é o período no qual o vírus H1N1 pode ser disseminado.

O evento é O rock’n’roll está rolando solto em São José dos Pinhais. É hoje no Ginásio da Colônia Rio Grande a grande final do SanjoMusic – Rock, promovido pela Prefeitura com o objetivo de valorizar a produção musical da cidade. 10 bandas foram classificadas para a final de sexta-feira na categoria Rock e ontem mais 10 na categoria Pop. A final desta categoria também ocorre no domingo. Além da visibilidade que o festival proporciona, os vencedores de cada categoria recebem uma premiação em dinheiro: R$ 3 mil para o 1º colocado, R$ 2 mil para o 2º e R$ 1 mil para o 3º.

DIREITOS DO CONSUMIDOR

* A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E CASAS NOTURNAS -ABRABAR completando as informações mostra as proibições, descontos, reservas, prevenção e segurança. 

ENTRADA DE MENOR,ES DE 18 ANOS

O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe expressamente à entrada de menores de 18 anos em casas noturnas, ainda que seja, por breve período como o de 15 minutos. Ainda mais prevê o referido estatuto a responsabilidade criminal e administrativa para os referidos donos da casa noturna. Neste caso, será necessária uma autorização judicial expedida pelo juiz de menores. Ver artigos 149, 248 e 258 do E.C.A, multa de 3 a 20 salários mínimos, o dobro na reincidência.

Por este motivo sugerimos aos senhores (Donos dos estabelecimentos) que exijam a apresentação de documento original de identidade e identifiquem os menores com fichas especificas bracelete ou pulseira, ou conforme determina a lei após as 22 horas não deixar que permaneçam menores mesmo acompanhados com os pais conforme determina o Estatuto da Criança ou Adolescente, caso contrario busque uma autorização judicial para que o menor possa permanecer com a presença dos Pais. Alguns estabelecimentos já ate reservaram uma área especifica para permanência de menores e outros já estão adotando as medidas preventivas.

Ou ainda o estabelecimento promova matinês para o atendimento dos  menores. Ainda sugerimos as casas para que coloquem na bilheteria e na porta de entrada uma placa de 40 por 40 centímetros , com a informação que é proibida a entrada de menores de 18 anos no recinto, caso contrario a autorização judicial também afixada. Já que a operação integrada já prendeu muitos proprietários de estabelecimentos por estes motivos

LEI DA MEIA ENTRADA

Lei estadual 11.182/95 para os estudantes do ensino fundamental, médio e superior, Assegura o pagamento de metade do valor efetivamente cobrado para ingresso em casas de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, aos estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino, conforme especifica. O Estatuto do idoso e a Lei estadual 14.603, de 28/03/03, determinam, respectivamente, que os cidadãos com 60 anos ou mais têm o direito à meia entrada. A Lei estadual LEI Nº 13964 – 20/12/2002, também da à meia entrada para doadores regulares de sangue em todos os locais públicos de cultura, em casa de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, esporte e lazer do Estado do Paraná.  Para fazer valer o direito à meia entrada basta a apresentação do documento de identificação estudantil, no caso dos alunos, da carteira de identidade, para os cidadãos com 60 anos ou mais. Os doadores regulares de sangue (registrados no hemocentro e nos bancos de sangue dos hospitais do Estado):
*documento oficial expedito pela Secretaria de Estado da Saúde. O estabelecimento deve promover a venda da meia entrada sem restrições de local ou data do evento, horário, postos e dias de venda do ingresso. Se o estabelecimento negar a venda de meia entrada ou limitar a venda do ingresso para dias ou locais específicos, o consumidor pode comparecer ao Procon-PR e aos municipais para registrar sua denúncia. Pode ainda adquirir a entrada pelo valor inteiro, solicitar um comprovante da compra e comparecer ao Procon a fim de obter a devolução do valor pago a mais. Vale a pena ressaltar que esta lei se refere às Casas de diversões, espetáculos, shows e Noturnas que promovam eventos ou atrações, não aos Bares.

RESERVAS E COMPRAS

Em boa parte dos eventos culturais e esportivos, reservas podem ser feitas pelo telefone. Neste caso fique atento:- às formas de pagamento; – locais de retirada dos ingressos – peça o nome do funcionário que o está atendendo e/ou alguma senha (ou protocolo); – se a entrega for feita em domicílio, uma taxa extra por esse serviço pode ser cobrada, mas deve ser informada previamente. Uma dica para evitar problemas é vincular o pagamento ao recebimento dos ingressos. Se a compra for feita pela internet, para a sua segurança, imprima a comprovação de reserva ou de pagamento. 

SHOWS E EVENTOS

Estádios de futebol e ginásios esportivos também devem garantir um bom programa. Por segurança, o ideal é sempre adquirir ingressos com antecedência nos postos de venda credenciados pelos clubes ou promotores de eventos.

Não compre de cambistas, além de pagar muito mais, corre-se o risco de adquirir bilhetes falsif,icados. Procure não chegar em cima do horário previsto para o início da partida, já que esses momentos geralmente são tumultuados em virtude da enorme concentração de pessoas.

As informações sobre os portões de acesso aos setores do estádio (arquibancadas, numeradas, camarotes, etc.) devem estar claras. Assim como nas casas de espetáculos, se por algum problema você for acomodado em um local diferente do qual comprou, ou a superlotação o impedir de entrar no local, há a possibilidade de requerer o abatimento proporcional do preço ou a devolução de valores pagos, sem prejuízo de eventuais perdas e danos, que podem ser solicitadas na justiça.

SEGURANÇAS DE BARES E CASAS NOTURNAS

Ainda de acordo com a legislação vigente, vigilantes e seguranças precisam ser treinados, qualificados e autorizados pela Polícia Federal do Estado para trabalharem em danceterias ou casas noturnas. O consumidor não pode ser coagido por alguém sem que este tenha o devido preparo para o ofício. Toda Casa Noturna deve identificar seus seguranças com crachás sendo empregados contratados ou terceirizados.

Não discuta com seguranças de Casas Noturnas, mesmo que você tenha razão.

Se o problema for uma nota de consumo errada, argumente, caso não seja atendido, acerte e pague, peça nota fiscal e saia calmamente e depois faça uma queixa  no Procon ou procure o juizado especial. E, em hipótese alguma, acompanhe os seguranças a salas fechadas da casa.

Se você foi agredido por algum segurança, procure um serviço médico e depois vá até a delegacia de polícia mais próxima e faça uma queixa. Verifique a necessidade de fazer exame de lesões corporais.

OUTRAS DICAS

Condições mínimas de conforto e segurança devem ser oferecidas pelo fornecedor de serviços de entretenimento, lazer e cultura garantindo, principalmente, uma boa qualidade técnica do espetáculo e do evento. Em caso de alterações no horário ou cancelamento, tal fato deve ser comunicado com antecedência, oferecendo a possibilidade de devolução dos valores pagos. Para garantir seus direitos, a nota fiscal ou o canhoto do ingresso devem sempre ser exigidos e guardados. A Abrabar orienta os clientes, para preservá-los em qualquer situação. O documento é uma prova importante a ser utilizada em reclamações no Procon ou ações nos Juizados Especiais. Disque Procon: 0800- 41-1512. O telefone funciona somente para esclarecimento de dúvidas.

CUIDADOS BÁSICOS PARA EVITAR TRANSTORNOS

1) Prefira sair acompanhado.
2) Usar um táxi é mais seguro do que ir de carro.
3) Cuidado com o golpe conhecido como “Boa- noite, Cinderela”. O ou A golpista seduz a vítima e vai até sua casa ou a um motel.  Cuidado com bebidas, balas, chicletes, enfim, com qualquer tipo suspeito, e, quando ela (e) dorme, rouba o que estiver ao alcance.

4) Se sair de carro não atenda ao pedido de retirada de seu carro aonde você não estacionou, quando você tenha certeza disso. Os ladrões e golpistas estarão provavelmente te aguardando.

5) Verifique que no ambiente em que você freqüenta se existe controle de acesso e saída do estabelecimento
6) Em locais fechados, observe se existem portas de emergência bem sinalizadas e escolha uma posição de fácil saída. Caso esteja acompanhado, converse com sua companhia e acerte como e por onde sair do local em caso de brigas ou incêndio.
7) Cuidados quando estranhos se aproximem à sua mesa e, ao se levantar, leve seu aparelho celular ou bolsa, a menos que alguém conhecido fique na mesa.

8) Sempre que perceber algo estranho no ambiente avise ao Garçom, gerente, segurança ou responsável imediato
9) Não saia desses locais em companhia de desconhecidos.
10) Prefira sempre Casas Noturnas que tenham estacionamento próprio ou conveniado e com segurança. Tenha cuidado na saída, pois as abordagens ocorrem geralmente quando as pessoas se dirigem ao carro estacionado.

PARA SE PREVENIR FORA DOS ESTABELECIMENTOS

1) Tenha sempre com você todas as suas principais identificações (RG, CPF, Reservista, Habilitação, carteira estudantil ou ate mesmo a Carteira de Trabalhad,or) e números de telefones pessoais, de familiares e profissionais.

2) Jamais dirija alcoolizado, peça ajuda a sua família ou a amigos.

3) Se alguém estiver te esperando do lado de fora por algum desentendimento dentro do estabelecimento ligue 190 e aguarde a chegada da policia para sair

4) Não passe ou se aproxime de aglomerações aonde as pessoas aparentam sintomas de inquietação ou de descontrole

5) Ao sair do estabelecimento evite fazer barulhos ou algazarras, respeite o sossego dos vizinhos.

6) Se você não deixou o seu carro no estacionamento e estacionou em lugar distante ou ainda vai pegar um táxi peça sempre o auxilio da casa através da segurança para que te acompanhe

7) Se acontecer um assalto, mantenha-se calmo.

8) Se o assalto transcorrer sem reação, permaneça calmo e no lugar e atenda às “ordens” dos assaltantes, sem fazer movimentos bruscos.

9) Se houver reação de alguém, fique atento à possibilidade de tiroteio. Caso ocorram disparos, deite-se no chão e mande os outros fazerem o mesmo. Procure ficar por trás de um anteparo qualquer e, assim que puder saia do local.

10) Nunca seja valentão e senhor da situação, pois o cemitério tem vários exemplos de comparação.

TELEFONES ÚTEIS:

Policia militar: 190

Policia Civil: 197

Narco denuncia: 181

Prefeitura Municipal:156

Ambulância: 192

Bombeiros: 193

Defesa Civil: 199