Filarmônica de Minas Gerais

* Considerada uma das melhores orquestras do Brasil, a Filarmônica de Minas Gerais realiza única apresentação hoje, às 20h30, no Teatro POSITIVO, fone 3317-3107. Sob a liderança do maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas, a Orquestra tem como convidado o pianista Arnaldo Cohen, que interpreta o Concerto “em formas brasileiras” para piano e orquestra, de Hekel Tavares. O programa traz ainda a Sinfonia nº 2, de Rachmaninoff. Formada por 85 músicos brasileiros e estrangeiros, a Orquestra, em apenas quatro anos de existência, conta com amplo reconhecimento do público e da crítica especializada e já foi aplaudida por mais de 270 mil pessoas. Em 2010, foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) como o melhor grupo musical erudito do ano.

NOITE DA RESSACA

* Depois do feriadão, um bom programa para hoje, às 20h, é a “Noite da Ressaca” do CRYSTAL Palace Hall, fone 3363-4171, que contará com fina mesa de antepasto e animação da “Banda Crystal” e do DJ Japa. Você também não pode perder na quinta-feira mais uma edição do jantar “Quinta para mais de 30”, ao som da “Banda Bom de Mais”. E na sexta-feira o “Sertanejão Bom de Mais e Festa dos aniversariantes”, ao embalo das duplas “Wesley & Henrique, Sandro & Alex, Paulo Sérgio & Zé Ernani e convidados”. O aniversariante receberá de presente os convites, um bolo e um champanhe, por conta da casa. Basta dizer que é leitor da Tribuna do Paraná, coluna “Dicas“.

Deusa Dalpra festejou o aniversário, com seus círculos de amizades, no concorrido jantar “Quinta pra mais de 30” do Crystal Palace Hall.

SEGUNDA NOBRE

* Para se começar bem a semana. A SOCIEDADE UNIVERSAL, fone 3332-0306, realiza hoje, a partir das 15h30, a tarde dançante “Segunda Nobre”, com mesa especial de antepasto e a boa música do tecladista Luiz “Japa” Adega. A diretoria também anuncia para a quinta-feira, uma tarde dançante e jantar, com o duplex musical de Luiz Adega e da “Sid & Rhyan e a Banda Luna”. E para o próximo domingo, rola o som das bandas “Luna e Fonte Luminosa Show”.

FESTÃO SERTANEJO
* * Em São José dos Pinhais, o ARMAZÉM UNIVERSITÁRIO, fone 3035-4046, realiza quinta-feira, a partir das 21h30, mais um animado sertanejão, com as duplas convidadas e moda de viola. A direção também anuncia para sexta-feira outro um bigshow, com o cantor Santiago Ferron, que estará apresentando seus novos sucessos “Eclipse e Tocando o terror”.

Marjori Letícia, Amanda Cristine e Cristiane Ribeiro na festa eletrônica dos DJs do Sistema X.

BINGO BENEFICENTE

* A APACN, fone 3024-7475, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos realizará, no amanhã, a partir das 14h, um Bingo Beneficente no do Clube CURITIBANO, fone 3014-1932. Serão sorteados brindes como: lavadoras, secadoras, freezer, microondas e muitos outros. Considerada de utilidade pública federal, estadual e municipal que tem como missão a humanização do tratamento do câncer infanto-juvenil, para que todas as crianças e adolescentes tenham a oportunidade de buscar a cura da doença, independente de seu nível socioeconômico, cultural ou religioso. Existe por iniciativa de um grupo formado por pais e mães de Curitiba que lutavam pela cura do câncer de seus próprios filhos. Sensibilizados pelo sofrimento presenciado das famílias carentes, que chegavam na capital, vindas de vários cantos do país para tratar da doença, mas que não tinham ,como custear tudo o que era necessário, como a hospedagem, alimentação, transporte, medicamentos, vestuário, além do apoio como suporte emocional, importante na fase de tratamento; o grupo resolveu unir forças para criar um local para amparar dignamente essas famílias, com tudo que elas precisassem, até o término do tratamento. Os convites estão à venda na secretaria do clube Curitibano e na Casa de Apoio da APACN, ao preço de R$ 40,00 – que darão direito a participar das rodadas de bingo e de um delicioso lanche. Serão realizadas também três rodadas extras à R$ 10,00.

,

Sabrina Almeida comemorou o aniversário, com a galera, no forrózão e as boas festas do espaço cultural Novo Vasquinho.

TRIBUTO A TIM MAIA

* Os empresários João Guilherme Leprevost e Edoardo Krause, da CWB Brasil, trazem para Curitiba o espetáculo de Nelson Motta “Tim Maia – Vale Tudo, O Musical“. O show que conta a história de uma das figuras mais controversas, anárquicas e amadas da música brasileira acontece no Teatro GUAÍRA, fone 3304-7900, em duas sessões, no dia 24 (sábado), às 21h e 25, às 19h30. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro ou pelo site www.teatroguaira.pr.gov.br. A censura é 14 anos.

JOTA QUEST -15 ANOS NA MORAL

* E lá se vão 15 anos desde que o “Jota Quest” lançou seu primeiro CD. E os 15 anos de carreira estão sendo comemorados com a turnê batizada de “Jota Quest -15 anos Na Moral”, que vem percorrendo o país. Na próxima sexta-feira (dia 16), às 21h15, o quinteto vai se apresentar no palco do grande auditório do Teatro POSITIVO, fone 3317-3107. Para tornar a noite ainda mais especial, a festa show terá participação ilustre de Ney Matogrosso. O vocalista Rogério Flausino ao lado dos parceiros PJ (baixo), Paulinho Fonseca (bateria), Márcio Buzelin (teclados) e Marco Túlio Lara (guitarra) prometem mostrar aos curitibanos os novos singles “É Preciso” e “Luta de Viver”, algumas raridades e um desfile de hits marcantes como “Encontrar Alguém”, “As Dores do Mundo”, “De Volta ao Planeta”, “Sempre Assim”, “Fácil”, “Dias Melhores”, “Na Moral”, “Só Hoje”, “Mais uma Vez”, “Do Seu Lado”, “Amor Maior”, “Além do Horizonte”, “O Sol”, “Já Foi”, “La Plata”, “Vem Andar Comigo”, “6:30”, “Tudo Me Faz Lembrar Você” e outras que, juntas, pautaram a construção de uma das mais sólidas e bem sucedidas carreiras do pop-rock nacional. Na estrada desde maio deste ano, a turnê “Jota Quest – 15 anos Na Moral” já passou por São Paulo, Palmas, Salvador, João Pessoa, Campo Grande, Belém, Manaus, Goiânia, Brasília e Porto Alegre, e está sendo registrada em áudio e vídeo para ser lançada em formato CD/DVD/BlueRay em 2012. No alto de seus dez álbuns e três DVDs, sendo seis de estúdio, dois registros “ao vivo”, um cd em espanhol (lançado na Argentina no final de 2010) e a recém lançada coletânea-dupla “Quinze” (que traz, além de 24 singles remasterizados, 3 canções inéditas e 3 raridades), o Jota Quest acumula a marca de 4 milhões de unidades vendidas. Os ingressos estão à venda através do Disk Ingressos (Quiosques instalados nos shoppings Estação, Total e Mueller, fone 3315-0808 ou www.diskingressos.com.br) e na bilheteria do teatro (de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 18h.

O casal Daniele e Marcos marcando presença no animado jantar dançante da Sociedade Universal.

NICK JONAS NO POSITIVO

* Um dos mais aclamados cantores e ídolos juvenis da atualidade, Nick Jonas, um dos irmãos que integra a multiplatinada banda norte-americana Jonas Brothers, estará de volta ao Brasil, dessa vez sozinho. Ele traz para o país seu projeto solo, o Nick Jonas & The Adminstration, para uma série de apresentações. Com realização da Seven Entretenimento e XYZ Live, o penúltimo show da turnê acontece em Curitiba e está marcada para o dia 25 (domingo), às 18h, em única apresentação grande auditório do Teatro POSITIVO,, fone 3317-3107. Antes da capital paranaense, ele se apresenta em São Paulo (21), Rio de Janeiro (22) e Belo Horizonte (23) e depois encerra a turnê nacional em Porto Alegre (27). Após o Brasil, segue ainda para Argentina, Chile, Venezuela e Paraguay.Com os irmãos Kevin e Joe, Nick forma o Jonas Brothers, um fenômeno planetário que já vendeu oito milhões de álbuns em todo o mundo, recebeu dezenas de prêmios, tocou em todos os continentes, e arrasta multidões de fãs por onde passa. Em 2009 e 2010, eles se apresentaram no Brasil, com casas lotadas. O Nick Jonas & The Administration lançou s,eu primeiro disco no ano passado.

A Filarmônica de Minas Gerais, sob a liderança do maestro Fabio Mechetti, realiza única apresentação nesta segunda-feira no Teatro Positivo.

CHURRASCO AO SOM DE SEU JORGE

* O cantor e compositor carioca Seu Jorge é hoje o mais internacional dos artistas brasileiros. Faz mais shows no exterior do que no país, recebe um convite para cinema atrás do outro, canta com Ivete Sangalo em Nova York e com o U2 no Morumbi. Estourado nas paradas de sucesso das rádios e tvs de todo o Brasil, Seu Jorge retorna a Curitiba na próxima sexta-feira, desta vez, com a turnê de lançamento do seu novo trabalho, “Música para Churrasco – volume1” (Universal Music), como entrega o nome, não será filho único, dando origem a uma trilogia. Guiado pelo repertório popular e faixas inspiradas em personagens típicos do subúrbio carioca, o artista sobe ao palco do Curitiba MASTER Hall, fone 3248-1001, a partir das 23 horas, para apresentar o quinto álbum de estúdio na discografia, que traz o samba rock com forte acento na MPB. No roteiro do novo show, estarão garantidas “A Doida”, “Vizinha”, “A Véia” e “Dia de Comemorar”, além é claro, de hits como “Burguesinha”, “Mina do Condomínio” e “Trabalhador”. No palco, Seu Jorge é acompanhado por uma super banda formada por Pretinho da Serrinha (cavaco, percussão e direção musical), Sidão Santos (baixo), Adriano Trindade (bateria), Jorge Quininho (percussão), Rodrigo Tavares (teclados), Claudinho Andrade (teclados), Jr. Gaiatto (violino e gaita), Edy Trombone (trombone), Fernando Bastos (sax), Paulinho Viveiro (trompete), Fernando Vidal ( guitarra) e DJ Cia. O repertório do novo disco faz em praticamente todas as dez músicas alusão a um personagem que fatalmente você conhece ou já ouviu falar. Para não ir tão longe, basta lembrar da “Mina do Condomínio” e da “Burguesinha”. Músicas para churrasco traz outras personagens como em “A doida” ou em “A veia” – esta última, a preferida do próprio Seu Jorge no atual repertório. Há também espaço para vizinhas, a amiga das esposas e até uma japonesa. Um raríssimo representante do sexo masculino nesse corolário de tipos suburbanos se encontra em “Meu parceiro”.

Luciene Cizanoski e Jamile de Oliveira curtindo as animadas noites de pagode do bar Conselheiro do Samba.

DISNEY LIVE! AS MÁGICAS DO MICKEY

* Pela primeira vez no Brasil “Disney Live! As Mágicas do Mickey” chega trazendo toda a magia da Disney. Em uma combinação inédita, os personagens preferidos da Disney se unem a ilusionistas profissionais para apresentar o espetáculo ao vivo que encantará crianças e adultos. Criado pelos mesmos produtores de Disney on Ice, este novo espetáculo teatral transportará o público a um mundo em que a magia da Disney adquire um significado totalmente novo. A superprodução desembarca pela primeira vez a Curitiba, de 29 deste mês a 2 de outubro. Com realização local da Seven Entretenimento, a temporada na cidade será realizada no grande auditório do Teatro POSITIVO, fone 3317-3107. No total, serão seis apresentações – Quinta (29/09) e Sexta (30/09) às 19hs, no sábado (1/10) às 16h e 19h e no domingo (2/10) às 11h e 15h. “Disney Live! As Mágicas do Mickey” leva ao palco a envolvente magia das legendárias histórias infantis que ganham vida diante dos olhos dos espectadores. Em um segundo, os trapos de Cinderela se transformam em um lindo vestido; a princesa Jasmine, de “Aladdin”, levita no ar; e as encantadoras vassouras dançantes de Fantasia ajudam Minnie levitar., O mago maestro, Mickey Mouse, realiza truques incríveis com a Fada Madrinha de “Cinderela”, e o Chapeleiro Maluco de “Alice no País das Maravilhas”, acompanhados pelo mágico norte-americano Michael Barron e pelo ator Diego Hernández, que interpreta o aprendiz do ilusionista. Os truques de mágica se complementam com a aparição das princesas da Disney: Bela e Branca de Neve, e os infalíveis amigos de Mickey: Minnie, Donald, Margarida e Pateta. Os ingressos já estão à venda.

Daniele Suss e Charlene Macedo esbanjando animação nas boas promoções do Crystal Palace Hall.

NOITE DE HUMOR

* O JOHN BULL Pub (Rua Mateus Leme, 2204), fone 3252-0706, apresenta quarta-feira, às 21h, o projeto humorístico “Acusticozinho”, com o humorista Diogo Portugal, um dos precursores do stand up comedy no Brasil, em parceria com o músico e dentista Rogério Cordoni. Com formato de musical, a dupla – entre uma música e outra – insere textos bem humorados, muitas vezes explicando a razão ou o modo de como a música surgiu. Como humor é uma coisa para ser degustada, a dupla criou um clima mais intimista para que esse espetáculo seja mais teatral do que para grandes públicos, onde a piada se perderia. Essa também é a razão por terem optado por um trabalho mais acústico, sendo um violão e um contrabaixo, em alguns momentos uma guitarra e um contrabaixo, a percussão feita com um cajon ao invés da bateria, o que seria tradicional em uma banda de rock. Algumas coisas poderão ser “sampleadas”, para poder facilitar ao máximo a logística do show e fazer que ele possa rodar pelo Brasil. A vontade de criar o Acusticozinho veio da veia musical de Portugal, pois antes da carreira humorística, ele se dedicava à música, sendo baixista de uma banda de rock e também criador de trilhas e jingles publicitários. Mas, como sua vida de comediante se tornou séria, a música acabou ficando um pouco de lado. Esse é o quarto produto do artista, que hoje já viaja pelo país com seus três shows diferentes: Portugal é Aqui!, espetáculo que trabalha com seus personagens;  HÃ!? stand up comedy e o Senta pra Rir, onde ele mistura tudo, stand up e personagens, recebendo convidados. Para Diogo Portugal o que tem dado mais orgulho neste show são as músicas, que além de elaboradas, são muito engraçadas e com certeza irão causar risos. “Hoje em dia não existem tantos trabalhos de humor musical e acredito que é um mercado a se investir. O projeto não tem religião musical, passamos por todos os estilos para agradar a todos os gostos e as músicas são autorais”, afirma Portugal. Preço: R$ 30,00. Censura: 14 anos.

Gisele Matozo prestigiando o animado pagodão e as boas festas do bar Thá na Cuca.

COLABORE COM O LITORAL

* O site www.paranaguaturismo.com.br apresenta aos leitores que desejam conhecer e desfrutar de uma das 65 cidades indutoras do turismo no Brasil reconhecidas e premiadas pelo governo federal. Conhecer Paranaguá é uma oportunidade inesquecível de conviver com a história, cultura, ecoturismo e pesca esportiva em nosso estado. No site www.paranaguaturismo.com.br você tem todas as informações dos restaurantes, pousadas, hotéis, ver imagens e vídeos super interessantes de Paranaguá. Acesse www.paranaguaturismo.com.br entre e fique a vontade!

,

Karin Bortotti conferindo a Quinta Sertaneja e as boas festas do clube Marechal Palace.

ABRABAR COMUNICA

* A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (ABRABAR) recomenda aos proprietários, gerentes e prepostos dos estabelecimentos de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas que redobrem a atenção na limpeza, higienização dos banheiros, através das maçanetas, torneiras, no salão e pistas que tenha corrimãos, mesas e apoio, copos e talheres, bem como orientem os clientes através dos  barman, garçom e recepcionistas a não dividirem copos, garrafas (long neck), lata de cerveja, água e refrigerantes. Que os f,uncionários trabalhem com máscaras e os banheiros tenham álcool gel ou sabão neutro, detergente para limpeza das mãos e que os estabelecimentos de forma facultativa ofereça máscaras gratuitamente aos clientes que sentirem necessidade do uso. Os estabelecimentos que continuem em alerta total nas prevenções e observações com funcionários e clientes. Outra medida importante é que mesmo no frio e com a chuva, aonde exista ventilação natural no estabelecimento deixe sempre aberto, coloquem em funcionamento pleno os ventiladores em locais estratégicos, bem como deixe sempre ligados os exaustores e equipamentos de renovação do ar. Para prevenir os males da Gripe “A” ou Influenza ou popularmente a Suína, já que não existe nenhuma recomendação/portaria ou resolução para o fechamento ou suspensão das atividades dos Bares e Casas Noturnas durante no fim de semana. Se alguém vier com essa informação é simplesmente boato e irresponsabilidade. No segmento de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas, por enquanto qualquer medida nesse sentido de suspensão de atividade será desnecessária e só trará prejuízos. Tudo é questão de precaução e bom senso dos estabelecimentos.

Liliane Gouvêa e Monique Freitas circulando no concorrido no pagodão da Chopperia É Gool!, em Colombo.

GUIA DOS BONS PROGRAMAS

PORÃO TATU

* Abre hoje para mais um animado PORÃO TATU, agora na Conselheiro Laurindo, 390, no bar CONSELHEIRO do Samba, fone 3408-9720. A noite curitibana recebe hoje, a partir das 19h, a volta da tradicional costela, risoto e sambão de raiz. No comando da animação estarão o delegado Azor, o grupo “CPI do Samba” e convidados. O Conselheiro realiza animadas noites de pagode nas sextas-feiras, a partir das 19h e sábado, às 22h. Na sexta-feira, acontece o “Pagode Esquenta”, com o tempero dos grupos “Conselho, Stylo Certo e Camisa 10”. Promoção Fabian Vidal. E nos sábados, rola o melhor do pagode e partido alto, ao som dos grupos “Tempo Certo e Samba Lele”.

No feriadão em Curitiba, as amigas Marinice Costa e Katia Velo se reuniram na Fundação Mokiti Okada (Rua Manoel Eufrásio, 1400 – ao lado do Museu Oscar Niemeyer), fone 3029-3348, para a montagem da exposição “Arabescos Monocromáticos”. De acordo com Katia Velo a montagem de Marinice Costa foi fundamental, como declarou “Esta é a terceira vez que convido Marinice para montar uma exposição minha. Dou carta branca para ela; se ela quiser tirar alguma obra, por exemplo. Sua organização espacial é muito precisa.” Marinice Costa é curitibana, formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, Bacharel em Pintura e Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) com especialização em Museologia pela mesma instituição. A exposição intitulada “Arabescos Monocromáticos” da artista plástica, professora de artes e colunista cultural Katia Velo terá vernissage na terça-feira (dia 13), às 19h30, e é uma releitura da sua própria obra. A artista lançou um desafio a si mesma: o uso exclusivo da monocromia. A exposição ficará até 3 de outubro. Visitação de segunda à sexta das 9h às 20h. Sábados das 9h às 18h. Entrada Franca.

TERÇA EM DOBRO

* O bar THÁ NA CUCA, fone 3044-2221, estará movimentando amanhã, a partir das 21h30, mais um animado “Pagode Terça em Dobro”, ao embalo dos grupos “Pura Elegância e Vir@du@vesso”. Todas as bebidas em dobro a noite inteira. Mulher free até as 22h30.

NOVO VASQUINHO, fone 3338-7766,

* O Espaço Cultural promove animadas tardes dançantes, p,ara o pessoal da melhor idade, nas quartas e sábados, a partir das 14h, com música do grupo “Musical JB”. E no próximo sábado, às 18h30, haverá aula de dança de forró e logo após o Forró Pé de Serra, com o quarteto “Raízes do Sertão”, campeão Itaúnas. Informe-se no site www.novovasquinho.com.br.

Thais e Adriano na agitada festa eletrônica da Danceteria Apotheose, no click de Jennifer Lima.

Clube FASCINAÇÃO, fone 3256-6591

* Abre suas portas na sexta-feira para a festa dos aniversariantes e sábado, a partir das 21h, para animados bailes, ao som da “Banda Fascinação & convidados”. Faça seu aniversário no Fascinação e ganhe convites livres para seus convidados. 

Sociedade ÁGUA VERDE, fone 3242-1925

* Anuncia animadas tardes dançantes, de quinta a domingo, com as melhores bandas. No próximo sábado, a partir das 18h, acontecerá o Baile da Primavera, com sorteio de um computador para os participantes e animação de “Sid & Rhyan e a Banda Luna”.

O grupo de samba de raiz “CPI do Samba” estará agitando hoje o Porão Tatu no bar Conselheiro do Samba.

SISTEMA X, fone 3279-1109

* Promove amanhã, a partir das 23h, mais uma animada “Terça Vip Bavária”, com cerveja liberada até as 2h (da manhã) e mais os DJs residentes. E no próximo sábado, acontece a “Festa Super Som dos DJs”, degustação de bebidas e belas garotas. Todos os caminhos levam ao Sistema X, uma das mais animadas casas noturnas de Curitiba.

MARECHAL Palace, fone 3278-0731

* Programou seus bailes de quinta a domingo. Na quinta-feira, após as 21h, vai rolar a “5ª Country & Sertaneja”, com show das duplas convidadas. As mulheres terão ingresso livre até 23h. Na sexta-feira, a festa continua ao som da “New York Banda Show”, de Ponta Grossa. E no sábado, terá a boa música da “Apollus Band”.

Jaqueline Tavares esbanjando animação nas quentes noitadas eletrônicas dos DJs do Sistema X.

ATENAS Palace, fone 3347-8989

* Convida a galera para seus concorridos bailes de quarta a domingo. Na quarta-feira, a partir das 21h, muita animação ao embalo da “Os Makanudos”. Na sexta-feira e sábado, os bailes terão a participação da “Banda Brasil Tropical”.

Chopperia É GOOL!, fone 3606-2466

* Em Colombo, um bom programa para sexta-feira, às 21h, é a “Noite Electro Funk”, com a participação especial do MC Buiú e do DJ Helton. No sábado, rola a noite de pagode, ao som do grupo “Ky’fase” e do DJ Helton. E no domingo, terá mais uma bigfesta sertaneja com as duplas convidadas.

A Praça Central do ParkShopping Barigüi foi invadida por seres pré-históricos. É a exposição Dinossauros da Patagônia, inédita em Curitiba, que acabou de desembarcar no shopping, com entrada franca. São 10 réplicas de fósseis originais de espécies encontradas na região da Patagônia, na Argentina. A curadoria da mostra é do argentino Cláudio Nathan. “A exposição parte da proposta da Multiplan de sempre privilegiar o público com atrações exclusivas e de qualidade. Os clientes do ParkShopping Barigüi terão uma oportunidade única de conferir esta proposta que mistura cultura e ensino”, comenta Silvia Pires Omairy, gerente do ParkShopping Barigüi. Com proposta educativa, Dinossauros da Patagônia trará para a cidade peças de até 15 metros de altura, como o Giganotosaurus, o maior carnívoro entre os dinossauros. São verdadeiros quebra-cabeças que demoram cerca de cinco dias para serem montados. Missão que será cumprida, pess,oalmente, por Cláudio Nathan, integrante do Museu Paleontológico Egídio Feruglio, em Trelew, ao sul da Argentina e que faz questão de acompanhar os trabalhos de perto. No total são mais de 1200 peças para recriar esses animais que viveram na Terra há milhões de anos. As espécies de dinossauros expostas são o Eoraptor, o Herrerasaurus, o Piatnitzkysaurus, o Giganotosaurus, o Epachtosaurus, o Carnotaurus, o Amargasaurus, o Titanosaurus, o Abelisaurus e o Gasparinisaurus. “Os exemplares retratados na mostra traçam uma linha evolutiva dos dinossauros da Patagônia. As idades variam entre 65 e 2,30 milhões de anos”, conta o curador, Cláudio Nathan. Privilegiando seu caráter educativo, a exposição também estará aberta às escolas, que poderão fazer visitas guiadas por monitores que estudam no curso de Biologia na Pontifica Universidade Católica do Paraná (PUCPR). As visitas guiadas devem ser agendadas por telefone ou por e-mail e poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h, para grupos de, no máximo, 25 pessoas. Cada visita tem duração aproximada de 40 minutos. Tanto as visitas guiadas quando as individuais são gratuitas. O ParkShopping Barigüi também coloca no ar um hotsite com todas as informações científicas e educacionais sobre os dinossauros e a Patagônia, como forma de reforçar as pesquisas e trabalhos escolares. “A mostra Dinossauros da Patagônia é um programa imperdível para estudantes, curiosos e de interesse de toda a família. Vale a visita como dica cultural e ótimo entretenimento para a agenda de setembro e outubro”, destaca Silvia Pires Omairy. Visitas guiadas: de segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 16h.

APOTHEOSE, fone 3285-2135

* No Campo Comprido (Rua Eduardo Sprada, 4320), realiza sábado, a partir das 23h, sua “Festa Electro Energy”. Entrada livre de ingresso até à 1h para as mulheres e muitas outras promoções. No comando das pick-ups estarão os DJs Vavvá, Douglas e Lincoln, tocando o melhor da electro music, funk e house. E no domingo, a partir das 19h, vai rolar mais uma superbalada “É Show!”. Uma nova iluminação digital está chegando. A direção também informa que continuam abertas as inscrições para mais uma seletiva do concurso “Garota Apotheose 2011”. Premiação especial para a vencedora.

BUFFET BOGONI, fones 3329-8136

* Anexo ao Clube Literário de Curitiba, fone 9924-0209, o Buffet funciona diariamente no almoço, sob o comando dos mestres Liquinho e Kico. Aos sábados, além da tradicional feijoada, um cardápio superespecial, peixes, camarão, buffet de saladas e sobremesas.

Curtindo os agitos do final de semana do Citra Bar, a bela Simone Barbosa foi conferir de perto os agitos da casa. Foto: Moises Chileider

CIA. DA COSTELA, fone 3347-7463,

* A boa sugestão para quem for almoçar ou jantar fora nesta semana, com os amigos ou a família. O restaurante abre de terça a domingo. Um espaço para eventos, festas e confraternização.  

Restaurante TOSCANA, fone 3273-6160

* Em Santa Felicidade, a “Banda Toscana” retorna ao palco quinta-feira, após as 20h, para animar mais um jantar, apresentando um repertório especial para os dançarinos. Os dançarinos do grupo “Vamos dançar” estarão a postos para ensinar aos clientes os primeiros passos de vários ritmos. Jantar cortesia das 20h às 23h.

O Sicredi está, novamente, no ranking das “150 Melhores Empresas para Você Trabalhar”, elaborado pelas revistas Exame e Você S/A. O evento de premiação ocorreu na terça-feira, 6 de agosto, em São Paulo, e reuniu os principais executivos das companhias listadas. A presença no guia, repetindo o reconhecimento obtido nas edições 2006 e 2008, é resultado de um processo de avaliação longo e criterioso, que envolveu a participação de colaboradores escolhidos pela equipe do anuário e responsáveis pelo RH das empresas. Ao passar por esta etapa, as empresas recebem a visita dos profissionais da Você S/A, que checam as instalações da companhia, entrevistam profissionais de RH e fazem reuniões com representantes dos níveis operacional e gerencial. Das variantes obtidas pelos questionários e visitas é que saem as 150 empresas que serão foco da edição. Além do ranking ger,al das 150 instituições, o anuário traz empresas que se destacam nas categorias de cidadania empresarial, estratégia e gestão, carreira, desenvolvimento, liderança e saúde.

Clube D. PEDRO II, fone 3332-8865

* A diretoria realiza amanhã, a partir das 16h30, uma atraente tarde dançante. Na quarta feira, acontecerá um jantar dançante, a partir das 19h30, com animação do tecladista Luiz “Japa” Adega. Na sexta feira, a partir das 18h30, vai rolar mais um animado jantar, com buffet especial e a boa música da “Banda Luna”. Jantar in,cluso no ingresso.

BAR BRAHMA, fone 3026-0700

* Abre de segunda-feira a sábado, a partir das 17h, com happy hour, restaurante em um ambiente descolado.

A loja If – Mobile Design (Avenida Toaldo Túlio 3511, São Braz), fone 3082-6282, recebeu arquitetos curitibanos para um coquetel de apresentação do seu espaço gourmet para eventos e do showroom diversificado. A Mobile Design é franqueada da marca If, uma empresa do grupo Herval, que está há 50 anos no mercado. Sob o comando da gerente Ana Paula Navarro e do empresário Anderson Jacomello, a loja realizou esse primeiro evento, mais intimista, para apresentar as novidades do setor de móveis planejados e decoração aos profissionais da área. O showroom, com dez ambientes montados e decorados, foi bastante elogiado pelos convidados. Para quem perdeu esse primeiro evento, o empresário Anderson Jacomello já adianta que em breve mais eventos direcionados virão. “Temos mais do que um espaço comercial. Montamos ambientes aconchegantes para receber amigos e convidados, sempre com um clima mais intimista, fazendo com que nosso convidado se sinta em casa”, enfatiza ele. Fotos: Rosane Gondro.

MATRIZ & FILIAL, fone 3343-3063

* Hoje, a partir das 19h, retorna ao palco o projeto “Gafieira de Primeira só na Segunda!”, que tem no comando o grupo “Gafieira Universal” interpretando Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Zé Kéti, entre outros. Dançarinos estarão a postos para ensinar aos clientes os primeiros passos da gafieira. Chorinho, Bossa Nova, Samba de Raiz e Gafieira são os ritmos que comandam as noites do bar, que aderiu definitivamente à moda dos bares estilo “velha guarda”.

SHERIDAN’S Irish Pub, fone 3342-1204

* Para quem curte o clima misterioso da Irlanda, pode ser uma boa pedida hoje, a partir das 21h. O som fica por conta da banda “U2 Cover”. Formada pelos amigos Gastão Lima, Marcio Bandeira, Bruno Balainha e Lucio Trombini, a banda se apresenta no pub irlandês. A casa abre às 18h.

6ª VentoSul – Bienal de Curitiba, apresentará fotos originais do artista Auguste François, no Museu de Fotografia, a partir do próximo domingo (dia 18) a 20 novembro. As fotos foram feitas em Assunção, no Paraguai, em 1894 e mesmo tendo fotografado no país por apenas um ano, suas fotos constituem um valioso testemunho gráfico da situação local no século XIX. A mostra também inclui uma dezena de negativos de vidro, reproduções e um vídeo documental. Além de imagens inéditas do Rio de Janeiro tiradas por ele em sua viagem pelo Río de la Plata. Nascido na região da Lorena Francesa (1857 – 1935), Auguste começou sua carreira como funcionário público, em Arras, em seguida foi nomeado em Nancy e depois em Paris. Após uma mudança administrativa, ele foi transferido para o Departamento de Estrangeiro e, assim, iniciou uma carreira diplomática que o levou à América do Sul e ao Oriente. Com exceção de apenas uma interrupção – um período durante o qual ele foi cônsul da França no Paraguai (entre 1894 e 1895), Auguste realizou várias missões no Oriente, mais precisamente no Vietnã e na China. Curioso e um observador incansável, Auguste sentia necessidade de narrar e compartilhar suas experiências com seus amigos parisienses, e mostrou grande talento como escritor. Um fotógrafo apaixonado, ele fez milhares de fotos mostrando a China como ela era antes de ter influências ocidentais. Sua obra é a mais extensa, antiga e completa que docum,enta a sociedade chinesa no final da Dinastia Qing. Munido de equipamento fotográfico e cinematográfico, François viajou todo o sul da China.

Bar Aos DEMOCRATAS, fone 3024-4496

* A partir das 18h30 no Espaço Democratas, a banda “Pedra na Geni” sobe ao palco para tocar o melhor do MPB. Às 21h30 é a vez do Demobloco subir ao palco do Espaço Lapa para tocar sucessos do samba e da MPB com a formação de um bloco de bateria. No avançar da noite, a partir da 01h30 o Demobloco dá espaço ao grupo Trio Loucura que agita a galera tocando fo,rró e suas vertentes.

Bar Aos DEMOCRATAS Pub, fone 3024-4496

* Localizado na Alameda Dom Pedro II, a animação não é diferente. A semana começa, a partir das 19h, com o mesmo pique e ânimo, muito Samba e MPB com Seu Nei. A única diferença é que as músicas são tocadas em um tom um pouco mais baixo, proporcionando o ambiente ideal para as noites de happy hour. Para deixar o seu happy hour ainda mais agradável o Aos Democratas PUB está com uma promoção especial: Quem consome acima de R$15,00 aos domingos, segundas, quartas e quintas-feiras não paga entrada. Já as terças-feiras é dia de Chopp Brahma em dobro do primeiro ao último cliente.

Sensuais e desbocadas, Luhanna Melloni e Pietra Príncipe conquistaram o público apresentando o Papo Calcinha, no canal Multishow. O programa, que foi pensado para as mulheres, agrada – e muito – o público masculino, que agora também pode apreciar a beleza das apresentadoras no ensaio fotográfico da edição de setembro da revista Maxim. Em entrevista exclusiva para a Maxim elas falaram sobre o programa, o assedio e claro: sobre sexo!

CITRA Bar, fone 3328-7668

* Diariamente, a partir das 18h, oferece happy hour com o “California Soul”, com muito pop e rock internacional, Double drink de chopp e caipirinhas, das 18h e 20h. A casa mantém ainda promoções diárias especiais no cardápio do restaurante e do bar, uma para cada dia da semana. Todas as segundas: desconto de 50% nos petiscos e aperitivos até às 20h. Mulher free até às 20h.

Bar BARONEZA, fone 3352-9327

* Horário de funcionamento: segunda a sábado: 16h30 à 1h. Hoje, terá música ambiente com o melhor da MPB e pop/rock.

imagem
Embaixadora da edição brasileira do Fashion’s Night Out 2011, Gisele Bündchen veste a camiseta criada pela Hering especialmente para o evento. Os modelos serão vendidos nas lojas da Hering no Shopping Cidade Jardim e Pátio Higienópolis, em São Paulo, com 100% da renda revertida em prol do Instituto Brasileira de Controle do Câncer. A top desembarca no Brasil exclusivamente para a abertura do FNO dia 12 de setembro em São Paulo. Criado em 2009 por Anna Wintour, editora-chefe da Vogue America, para promover o mercado de varejo e o consumo consciente, o Fashion’s Night Out é um after hours de compras que acontece simultaneamente em 17 países.

Churrascaria MARUMBI, fone 3365-8322

* Na BR 277 – em frente ao Centro Politécnico, oferece no almoço e jantar boas inovações culinárias, massas típicas italianas, carnes nobres, buffet de saladas, carta vinho e sobremesas diversas. Um espaço para grandes eventos, festas e confraternização.

JOKERS PUB Café, fone 3324-2351

* Todas as segundas, a partir das 20h30, show com Henrique Mhao. Apresentando seu novo disco intitulado “Azimute”, Henrique Mhao vem com um formato de musica brasileira, porém, com uma linguagem jazzística que agrada a todos que ouvem. No show não é diferente, muito swing, samba e soul com uma interpretação muito própria, assim é Henrique Mhao. Atualmente vem conquistando seu espaço em cada apresentação, é uma das grandes revelações como musico, cantor e compositor da musica brasileira.

A apresentadora Val Marchiori é convidada especial da 60 edição do Miss Universo 2011, que acontece nesta segunda-feira, no Credicard Hall, em São Paulo. Val sentará na primeira fila do tradicional concurso, que pela primeira vez acontece no Brasil, com transmissão da TV Bandeirantes. Na ocasião, Val usará um vestido exclusivo de Roberto Cavalli mais jóias da marca italiana Palmiero, avaliadas em 5 milhões de dólares. Durante o concurso, Val Marchiori, que hoje integra o casting do reality-show The Real Hous,ewives (aqui no Brasil nomeado como Mulheres Ricas – projeto da Band com a produtora Cuatro Cabezas) – ainda contracenará com a participante do reality-show americano, a empresária Adrienne Maloof, do The Real Housewives of Beverly Hills, que também é uma das juradas do Miss Universo. Após a cerimônia, Val segue para a festa exclusiva do pós-evento, na boate Kiss & Fly, na Daslu, em São Paulo.

EMPÓRIO São Francisco, fone 3222-0301

* Abre as portas mais cedo, das 20h às 22h, para seu Hot Hour, promoção Double Drink e Noite de Tributos. Abertura com Kako Louis Acústico. Fechando noite, clássicos do rock de muitas gerações, especialmente dos anos 70, predominam no repertório: Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Kiss e AC/DC.

ZAPATA Mexican Bar – Centro Cívico, fone 3352-9097

* Funciona no almoço de segunda a domingo a partir das 11h30. Seqüência de seis pratos das mais variadas delicias do México das 19h às 23h. Além disso, a casa ainda conta com música ambiente em ritmo mexicano e mais o duo acústico com “Alan e Luiz” (Pop rock nacional e internacional).

Depois de um mês de preparação em Nova York e Boston, a Miss Universo China 2011, Luo Zilin, nascida em Shangai, parte em direção ao Brasil para competir no Miss Universo 2011. Luo Zilin, de 24 anos, também chamada de Rosaline (em inglês), além de vencer o Miss Universo China 2011, também foi eleita Miss Popular pelos internautas chineses. “Estou muito animada com o concurso Miss Universo em São Paulo, no dia 12 de setembro de 2011. Gostaria de agradecer a Yue-Sai Kan, aos jurados e a todos os chineses pelo apoio”, afirma Luo Zilin. “Nós trabalhamos bastante para oferecer a Luo Zilin um treinamento diverso de vários experts internacionais para que ela pudesse apresentar o melhor de si. Desejamos o melhor a ela e estaremos juntas no Brasil para dar todo apoio”, enfatiza Yue-Sai Kan, Diretora Nacional do concurso Miss Universo China 2011. Rosaline vai competir com outras 80 candidatas do mundo inteiro no Miss Universo 2011, que acontece no dia 12 de setembro, em São Paulo. O concurso internacional Miss Universo tem tido candidatas chinesas desde 2002, mas nunca teve uma chinesa vencedora. A busca pela Miss Universo China 2011 teve início em março deste ano e as competições aconteceram em Changsha, Nanjing, Shanghai, Hangzhou e Beijing para selecionar as 32 candidatas que competiram em 10 de julho. Dentre os juízes estavam Fadil Berisha, fotógrafo oficial do Miss Universo, a top model Petra Nemcova e Riyo Mori, eleita Miss Universo 2007. O concurso Miss Universo China tem passado por importantes mudanças sob o comando da nova Diretora Nacional, celebridade internacional e empresária, Yue-Sai Kan. O evento deste ano passou por uma imersão em um novo espírito de educação e caridade, além de pretender promover uma imagem positiva da mulher. A competição recebeu forte apoio da fundação chinesa Soong Ching Ling, que criou o China Beauty Fund e nomeou Yue-Sai como sua embaixatriz oficial. “A criação do Beauty Fund terá foco em usar a beleza para despertar o interesse e aumentar os esforços em caridade. Com foco em saúde, beleza e feminilidade, a fundação busca motivar as mulheres chinesas a promoverem as virtudes das tradições chinesas, a participarem de trabalhos de caridade e inspirarem a comunidade a promover o conceito de caridade”, explica Qi Ming-Qiu, vice-presidente da Fundação Chinesa Soong Ching Ling.

JACK MUSIC bar, fone 3081-3898

* No Shopping São José dos Pinhais, o pessoal que curte o melhor do sertanejão, confere nas quartas-feiras e sábados, às 21h, animadas noitadas ao embalo das duplas convidadas. Ponto de encontro da moçada, o bar abre todos os dias das 11h às 4h.

News FLI,CK’s, fones 3232–2386

* Convida para prestigiar suas animadas noitadas dançantes de quinta a domingo, às 22h, com boa música e animação.

A top model Ana Beatriz Barros foi destaque na última etapa do Monange Dr,eam Fashion Tour, que aconteceu no Via Funchal, em São Paulo. Ao som do “Capital Inicial”, Ana desfilou com mais 35 tops brasileiras e encerrou a turnê, que reuniu moda, beleza e música em um único evento. Na última etapa do Monange Dream Fashion Tour, o ator Rodrigo Hilbert foi o mestre de cerimônia do evento, que contou também com a participação de Ronaldo Fenômeno na platéia.

TERRITÓRIO Sertanejo, fone 8412-6256

* O melhor da música country/sertaneja rola de terça a domingo, a partir das 19h.

3 MARIAS Clube de Campo, fone 3370-3000

* O Espaço A abre de terça a sexta-feira das 16h às 24h; aos sábados das 9h às 24h e aos domingos das 9h às 20h.

A edição de aniversário de um ano da revista ALFA traz um editorial de moda com o ator Domingos Montagner. O ensaio revisita outros editoriais realizados pela revista, trazendo uma seleção de roupas que são imprescindíveis no guarda-roupa masculino. O perfil do ator, escrito por Ana Luiza Leal, relata que é a primeira experiência dele como modelo. Por mais de vinte anos Montagner trabalhou em um teatro de marionetes e como palhaço – ele é o avesso da celebridade. “A fama não me empolga nem um pouquinho”, diz. ALFA relata ainda que Montagner, em 2009, após receber o prêmio Shell de Teatro SP de melhor ator, pela peça Palhaços Mudos, foi convidado para fazer um teste na TV Globo. Depois de participar de alguns trabalhos na emissora, ele ganhou espaço, o posto de “galã rústico” – rótulo que diz não aprovar – e transformou-se na aposta da emissora para o lugar de Antonio Fagundes e José Mayer. O ator afirma que ser famoso não fazia parte das suas pretensões. “Nunca sonhei ser artista. Tive uma vida prática, trabalhava para ganhar dinheiro. Ter chegado aqui é uma surpresa”, conta.

ATACAMA Bar, fones 3049-1939

* Funciona de terça a sexta, a partir das 18h30, aos sábado, às 21h e no domingos desde as 10h, da manhã, na Jaime Reis, 238 (Largo da Ordem). Happy hour com música ambiente. É recomendado para quem gosta de bater papo e curtir um bom rock ‘n roll da década de 80 e 90.

GOLD Karaokê Premium, fone 3339-3221

* Funciona de terça a sábado, a partir das 19h, na Rua Paulo Graeser Sobrinho, 200 – São Francisco. Hoje, happy hour com música ambiente e uma programação especial de vídeos. É recomendado para quem gosta de bater papo e curtir um bom rock ‘n roll da década de 80 e 90.

GASTRONOMIA

* Vale a pena conhecer a Cia. da Costela, na Avenida República Argentina, 5469, fone 3347-7463. Quem for almoçar ou jantar fora, de terça a domingo, não pode deixar de conferir. Um espaço para eventos, festas e confraternização.

* O Buffet Bogoni, do Clube Literário de Curitiba, fones 3329-8136 e 99240209, abre diariamente para almoço. Aos sábados, além da tradicional feijoada, um supercardápio com: pratos quentes, carnes nobres, buffet de saladas e sobremesas diversas.

* Curitiba conta com uma nova opção para o almoço de segunda a sexta-feira. O Guffo Bar, fone 3323-8000, preparou um cardápio especial com opções entre de pratos com carne, frango, peixe e saladas. O Guffo oferece dois pratos com preços especiais a cada dia. Confira algumas opções do cardápio: Carne de Panela acompanhada de arroz e purê de batata; Cubos de Mignon à finas ervas, acompanhado de arroz e fritas; Feijoada Light, acompanhada de arroz, couve, banana, laranja, farofa, pão; Peixe ao molho de alcaparras, acompanhado de batata souté e arroz; Filé ao molho madeira, acompanhado de arroz e batata palha; Strogonoff de carne, acompanhado de batata palha e arroz; Frango à parmegiana, acompanhado de tagliarine ao sugo; Filé Acebolado, acompanhado de arroz e batata palha; Bife a Role, acompanhado de arroz e purê de batata. Todos os pratos acompanham salada simples e custam R$20,90. O cardápio conta com outras opções, ,entre elas saladas como: Geórgia (Folhas verdes, tomate, queijo mussarela em cubos, frango, crutons e bacon) – R$13,90; Fiorentina (Alface, Rúcula, tomate , mussarela de búfala, peito de peru, uva passas e abacaxi) – R$13,90 e Liz (Alface, Rúcula, peito de frango desfiado, mussarela de búfala e azeitonas) – R$13,90. Os pratos em destaque com preços especiais terão o valor de R$17,40.
* Com preços acessíveis e boa gastronomia, a Restaurant Week aconteceu pela primeira vez há 18 anos em Nova York e conquistou adeptos nas principais cidades do mundo. Entre os dias 10 e, 23 de outubro, Curitiba receberá o evento pela quarta vez. Mais de 50 restaurantes da cidade vão preparar um cardápio especial para as duas semanas do festival, que também acontece em outros oito estados e no Distrito Federal, no decorrer do ano. Entre os confirmados na Restaurant Week está o Restaurante Alecrim, do Hotel Deville Curitiba (Rua Comendador Araújo, 99), fone 3883-4777. A experiência gastronômica proposta pelo chef Carlos Eduardo Cruz começa com o “Ceviche de pinhão com espuma de erva mate e laranja” ou com o “Gel de Shitaki e Tomate Seco, servido em seleção de folhas, Carpaccio de Manga e crótons”. Como prato principal o cliente poderá escolher entre o “Magret de Steak em geléia de campanha com cerveja preta, servido com Arroz Carreteiro” e o “Linguado à Brasileira, servido com Quibebe de Abóbora”. Para finalizar, as opções de sobremesa são as “Trufas Amazônicas” e o “Coquetel de Amora com Menta, acompanhado de Cookies de Polvilho”. O menu especial da Restaurant Week inclui entrada, prato principal e sobremesa a R$ 29,90 no almoço e R$ 39,90 no jantar. Abre segunda a domingo, das 12 às 14h.

  

* Além de comandar com muito sucesso a Churrascaria La Ventura, na Avenida das Torres, o empresário Orli Kuster assumiu a direção da Churrascaria Marumbi, (na BR 277 – em frente ao Centro Politécnico) fone 3365-8322. No almoço boas inovações culinárias, massas típicas italianas, carnes nobres, buffet de saladas, carta vinho e sobremesas diversas. Um espaço para grandes eventos, festas e confraternização.

* O Schwarzwald Bar do Alemão, fone 3223-2585, é sinônimo de tradição na cultura alemã. Muito bem representado pela chef de cozinha Selma Tonatto do Prado, o Bar do Alemão oferece um cardápio cuidadosamente elaborado com o que há de melhor na cozinha alemã. Além de pratos tradicionais da culinária germânica, o Schwarzwald oferece refeições à base de peixe, carne e vegetariano.

* De terça a domingo o Brasileirão Bar (Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 511, Capão da Imbuia), fone 3527-0853, oferece o melhor da programação esportiva. Para quem gosta de assistir a jogos e programas esportivos, o Brasileirão é o lugar ideal! A cobertura completa dos jogos das séries A e B do Campeonato Brasileiro 2011 é um dos principais atrativos da casa. Mas não para por ai! De quebra, os clientes podem contar com um extenso cardápio com deliciosos petiscos. Confira algumas opções: Tábua de Frios (azeitona, pepino, salame, queijo e ovos) – R$ 14,00; Mix 1 (picanha, mandioquinha, calabresa e fritas) – R$ 26,90; Calabresa, Fritas com vinagrete e pão – R$ 13,00; Pastel (carne, queijo) com 8 unidades – R$ 10,00 Não dá pra resistir, não é?!
* Com a chegada do inverno, chega também o momento de optar por pratos e restaurantes mais requintados que oferecem opções como o delicioso Fondue. O tradicional Fondue é um prato de origem Suíça e traz muito requinte a mesa. Baseado em um recipiente denominado réchaud, o Fondue leva pratos como queijo (com pães e batatinhas), carne (com molhos), chocolate e doce de leite com marshmallow e frutas. Um bom vinho é pedida ideal para acompanhar o delicioso Fondue. Para acompanhar a proximidade do inverno, o Restaurante Petit Château (Rua Manoel Ribas, 5039 – Santa Felicidade), fone 3372-0003, preparou um delicioso Festival de Fondues. O Festival de Fondue é composto por Fondue de Queijo (acompanhado de pães e mini batatas), Carne (Mignon, frango e lombinho com 13 molhos, servido com óleo de coco ou na pedra) e Fondue Doce (servido com chocolates preto ou branco e doce de leite com frutas e marshmallow). O Festival de Fondue do Restaurante Petit Château custa R$49,90 por pessoa de segunda a quinta-feira, R$54,90 por pessoa sexta, sábado, véspera de feriado e feriado. A casa cobra taxa de serviço de 10%. Confira também a extensa carta de vinhos da casa. Ótima oportunidade para quem adora Fondue ou simplesmente quer aproveitar noites de requinte, puro charme e claro, culinária de primeira qualidade.
* Para aquecer os curitibanos, nada melhor que comidas e bebidas quentes e aconchegantes. Essa é a proposta do Kharina em trazer para seu cardápio opções tipicamente brasileiras, como o picadinho e a feijoada. Os pratos, escolhidos a dedo por serem um sucesso em todo o Bras,il, trazem acompanhamentos que completam o prato com sabores bem brasileiros. O picadinho, servido às segundas-feiras, é acompanhando de arroz, ovo e bolinho de arroz. A mistura bem brasileira também fecha a semana nos almoços executivos com a feijoada, servida aos sábados. Além de muito saborosa, a do Kharina é feita com ingredientes nobres, que deixam o prato também mais saudável. Em cumbucas individuais, a feijoada do Kharina tem tudo que se espera de uma boa feijoada: couve, arroz, farofa, laranja e feijão com paio e lingüiça, charque, lombo e costelinha. Além de pratos bem ,brasileiros e que são a cara do inverno curitibano, o Kharina também trouxe para seu cardápio bebidas quentes. O chocolate quente e o popular quentão estão à disposição dos clientes todos os dias e em qualquer horário, prontos para aquecer e agradar o público curitibano.

  

DIREITOS DO CONSUMIDOR

* A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E CASAS NOTURNAS -ABRABAR completando as informações mostra as proibições, descontos, reservas, prevenção e segurança. 

MANUAL DE DIREITOS BÁSICOS E SEGURANÇA DOS CLIENTES DE BARES,

CASAS NOTURNAS, DE ESPETÁCULOS, ESPORTIVOS, SHOWS E SIMILARES.
1) INFORMAÇÃO DE PREÇOS:

O estabelecimento é obrigado a afixar o cardápio com os preços, em moeda corrente, logo na entrada do estabelecimento;

Outra informação prévia e clara que deve ser fornecida refere-se às formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento (cartão de crédito e débitos, cheques, ticket etc.); Quanto ao pagamento com ticket, se o consumidor fornecer o valor superior ao total consumido, o estabelecimento é obrigado a fornecer contra-vale. É proibido impor ao consumidor que utilize todo o valor do ticket.

 2) ENTRADA DE MENORES DE 18 ANOS
O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe expressamente à entrada de menores de 18 anos em casas noturnas, ainda que seja, por breve período como o de 15 minutos. Ainda mais prevê o referido estatuto a responsabilidade criminal e administrativa para os referidos donos da casa noturna. Neste caso, será necessária uma autorização judicial expedida pelo juiz de menores. Ver artigos 149, 248 e 258 do E.C.A, multa de 3 a 20 salários mínimos, o dobro na reincidência.
Por este motivo sugerimos aos senhores (Donos dos estabelecimentos) que exijam a apresentação de documento original de identidade e identifiquem os menores com fichas especificas bracelete ou pulseira, ou conforme determina a lei após as 22 horas não deixar que permaneçam menores mesmo acompanhados com os pais conforme determina o Estatuto da Criança ou Adolescente, caso contrario busque uma autorização judicial para que o menor possa permanecer com a presença dos Pais. Alguns estabelecimentos já ate reservaram uma área especifica para permanência de menores e outros já estão adotando as medidas preventivas. Ou ainda o estabelecimento promova matinês para o atendimento dos  menores. Ainda sugerimos as casas para que coloque na bilheteria e na porta de entrada uma placa de 40 por 40 centímetros, com a informação que é proibida a entrada de menores de 18 anos no recinto, caso contrario a autorização judicial também afixada. Já que a operação integrada já prendeu muitos proprietários de estabelecimentos por estes motivos
3) ENTRADA OU CONSUMO MINIMO
Por enquanto, a lei em vigor determina que se cobre apenas o ingresso, não podendo acumular o couvert artístico nem taxa mínima de consumo. Projeto de lei em andamento na Assembléia Legislativa do Paraná quer dar a opção ao cliente de escolher entre o pagamento de consumo mínimo ou entrada.

4)  COUVERT ARTÍSTICO
A cobrança do couvert artístico é permitida quando houver música ao vivo ou outra manifestação artística no local, desde que haja informação prévia. A informação referente à cobrança deve ser clara e precisa, e estar afixada logo na entrada do estabelecimento.

5) MULTA POR PERDA DE COMANDA
Muitos estabelecimentos entregam ao consumidor, logo na entrada, uma comanda para anotação dos itens consumidos. Segundo eles, a comanda deve ficar sob a responsabilidade do consumidor que, no momento da saída, deve entregá-la ao caixa para efetuar o pagamento. A cobrança de multa por perda dessa comanda, de acordo como o Código de Defesa do Consumidor, é considerada uma prática abusiva – mesmo que seja previamente informada. A Abrabar e os Procons por todo Brasil entendem que a responsabilidade pela cobrança é do fornecedor e não deve ser transferida ao consumidor. Cabe ao estabelecimento registrar e controlar todos os itens consumidos pelo cliente. Desta forma, se o consumidor extraviar a comanda, não deve ser punido com o pagamento da multa. Mas também devemos ressaltar que as casas devem alertar os clientes na ficha de consumo dos procedimentos a serem tomados com a perda e ou furto da coma,nda e os clientes devem tomar providencias imediatas nestas situações. Para não serem coniventes com pessoas que agem de má-fé.
6) TAXA DE SERVIÇO (GORJETA)

O pagamento da taxa de serviço (ou gorjeta) é OPCIONAL para o consumidor. Ela só poderá ser cobrada quando efetivamente houver a prestação de serviço, ficando vedada à cobrança para quem consome no balcão ou utiliza outros serviços, como ingresso de shows e Casas Noturnas, estacionamento ou guarda-volumes, por exemplo. A informação referente à cobrança da taxa de serviço deve ser prestada no cardápio e na nota, fiscal de forma clara e precisa inclusive com a discriminação do valor cobrado e a orientação sobre a cobrança ser opcional.

7) LEI DA MEIA- ENTRADA 

Lei estadual 11.182/95 para os estudantes do ensino fundamental, médio e superior, Assegura o pagamento de metade do valor efetivamente cobrado para ingresso em casas de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, aos estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino, conforme especifica. O Estatuto do idoso e a Lei estadual 14.603, de 28/03/03, determinam, respectivamente, que os cidadãos com 60 anos ou mais têm o direito à meia entrada.  A lei nº 15.876 de 07/07/08, a qual assegura aos professores da rede de ensino Público e Particular de todo o Estado do Paraná o pagamento de 50% (cinqüenta por cento) do valor cobrado pelos ingressos. Entende-se, pela lei, que a cobrança de couvert artístico está incluída nesse caso.  

Informamos que para o recebimento do benefício o servidor deverá apresentar comprovante de vínculo empregatício com a instituição de ensino e documento oficial de identificação.  A Abrabar comunica que não se enquadra neste beneficio os aposentados, professores de cursinhos, de artes marciais e outros que não estejam enquadradas  no ensino médio, fundamental e superior da rede pública e privada. A Lei estadual nº 13964 – 20/12/2002, também da à meia entrada para doadores regulares de sangue em todos os locais públicos de cultura, em casa de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, esporte e lazer do Estado do Paraná.  Para fazer valer o direito à meia entrada basta a apresentação do documento de identificação estudantil, no caso dos alunos, da carteira de identidade, para os cidadãos com 60 anos ou mais. Os doadores regulares de sangue (registrados no hemocentro e nos bancos de sangue dos hospitais do Estado):
*documento oficial expedito pela Secretaria de Estado da Saúde. O estabelecimento deve promover a venda da meia entrada sem restrições de local ou data do evento, horário, postos e dias de venda do ingresso. Se o estabelecimento negar a venda de meia entrada ou limitar a venda do ingresso para dias ou locais específicos, o consumidor pode comparecer ao Procon-PR e aos municipais para registrar sua denúncia. Pode ainda adquirir a entrada pelo valor inteiro, solicitar um comprovante da compra e comparecer ao Procon a fim de obter a devolução do valor pago a mais. Vale a pena ressaltar que esta lei se refere às Casas de diversões, espetáculos, shows e Noturnas que promovam eventos ou atrações, não aos Bares.

8) RESERVAS E COMPRAS POR TELEFONE OU INTERNET
Em boa parte dos eventos culturais e esportivos, reservas podem ser feitas pelo telefone. Neste caso fique atento:- às formas de pagamento; – locais de retirada dos ingressos – peça o nome do funcionário que o está atendendo e/ou alguma senha (ou protocolo); – se a entrega for feita em domicílio, uma taxa extra por esse serviço pode ser cobrada, mas deve ser informada previamente. Uma dica para evitar problemas é vincular o pagamento ao recebimento dos ingressos. Se a compra for feita pela internet, para a sua segurança, imprima a comprovação de reserva ou de pagamento.

9) EVENTOS ESPORTIVOS: PRAÇA DE ALIMENTOS E BEBIDAS
Estádios de futebol e ginásios esportivos também devem garantir um bom programa. Por segurança, o ideal é sempre adquirir ingressos com antecedência nos postos de venda credenciados pelos clubes ou promotores de eventos.
Não compre de cambistas, além de pagar muito mais, corre-se o risco de adquirir bilhetes falsificados. Procure não chegar em cima do horário previsto para o início da partida, já que esses momentos geralmente são tumultuados em virtude da enorme concentração de pessoas.
As informações sobre os portões de acesso aos setores do estádio (arquibancadas, numeradas, camarotes, etc.) devem estar claras. Assim como nas casas de espetáculos, se por algum problema você for acomodado em um local diferente do qual comprou, ou a superlotação o impedir de entrar no local, há a possibilidade de requerer o abatimento proporcional do preço ou a devolução de valores pagos, sem prejuízo de eventuais perdas e danos, que podem ser solicitadas na justiça. 
10 ) SEGURANÇAS DE BARES E CASAS NOTURNAS
Ainda de acord,o com a legislação vigente, vigilantes e seguranças precisam ser treinados, qualificados e autorizados pela Polícia Federal do Estado para trabalharem em danceterias ou casas noturnas. O consumidor não pode ser coagido por alguém sem que este tenha o devido preparo para o ofício. Toda Casa Noturna deve identificar seus seguranças com crachás sendo empregados contratados ou terceirizados. Não discuta com seguranças de Casas Noturnas, mesmo que você tenha razão. Se o problema for uma nota de consumo errada, argumente, caso não seja atendido, acerte e pague, peça nota fiscal e saia ca,lmamente e depois faça uma queixa  no Procon ou procure o juizado especial. E, em hipótese alguma, acompanhe os seguranças a salas fechadas da casa. Se você foi agredido por algum segurança, procure um serviço médico e depois vá até a delegacia de polícia mais próxima e faça uma queixa. Verifique a necessidade de fazer exame de lesões corporais.

OUTRAS DICAS:
Condições mínimas de conforto e segurança devem ser oferecidas pelo fornecedor de serviços de entretenimento, lazer e cultura garantindo, principalmente, uma boa qualidade técnica do espetáculo e do evento. Em caso de alterações no horário ou cancelamento, tal fato deve ser comunicado com antecedência, oferecendo a possibilidade de devolução dos valores pagos. Para garantir seus direitos, a nota fiscal ou o canhoto do ingresso devem sempre ser exigidos e guardados. A Abrabar orienta os clientes, para preservá-los em qualquer situação. O documento é uma prova importante a ser utilizada em reclamações no Procon ou ações nos Juizados Especiais. Disque Procon: 0800- 41-1512. O telefone funciona somente para esclarecimento de dúvidas.
CUIDADOS BÁSICOS PARA EVITAR TRANSTORNOS E TER MAIS SEGURANÇA NA BALADA

1) Prefira sair acompanhado.
2) Usar um táxi é mais seguro do que ir de carro.
3) Cuidado com o golpe conhecido como “Boa- noite, Cinderela”. O ou A golpista seduz a vítima e vai até sua casa ou a um motel.  Cuidado com bebidas, balas, chicletes, enfim, com qualquer tipo suspeito, e, quando ela (e) dorme, rouba o que estiver ao alcance.
4) Se sair de carro não atenda ao pedido de retirada de seu carro aonde você não estacionou, quando você tenha certeza disso. Os ladrões e golpistas estarão provavelmente te aguardando.
5) Verifique que no ambiente em que você freqüenta se existe controle de acesso e saída do estabelecimento
6) Em locais fechados, observe se existem portas de emergência bem sinalizadas e escolha uma posição de fácil saída. Caso esteja acompanhado, converse com sua companhia e acerte como e por onde sair do local em caso de brigas ou incêndio.
7) Cuidados quando estranhos se aproximem à sua mesa e, ao se levantar, leve seu aparelho celular ou bolsa, a menos que alguém conhecido fique na mesa.
8) Sempre que perceber algo estranho no ambiente avise ao Garçom, gerente, segurança ou responsável imediato
9) Não saia desses locais em companhia de desconhecidos.
10) Prefira sempre Casas Noturnas que tenham estacionamento próprio ou conveniado e com segurança. Tenha cuidado na saída, pois as abordagens ocorrem geralmente quando as pessoas se dirigem ao carro estacionado.
O QUE FAZER PARA SE PREVENIR SE ALGO ACONTECER FORA DOS ESTABELECIMENTOS
1) Tenha sempre com você todas as suas principais identificações (RG, CPF, Reservista, Habilitação, carteira estudantil ou ate mesmo a Carteira de Trabalhador) e números de telefones pessoais, de familiares e profissionais.
2) Jamais dirija alcoolizado, peça ajuda a sua família ou a amigos.
3) Se alguém estiver te esperando do lado de fora por algum desentendimento dentro do estabelecimento ligue 190 e aguarde a chegada da policia para sair
4) Não passe ou se aproxime de aglomerações aonde as pessoas aparentam sintomas de inquietação ou de descontrole
5) Ao sair do estabelecimento evite fazer barulhos ou algazarras, respeite o sossego dos vizinhos.
6) Se você não deixou o seu carro no estacionamento e estacionou em lugar distante ou ainda vai pegar um táxi peça sempre o auxilio da casa através da segurança para que te acompanhe
7) Se acontecer um assalto, mantenha-se calmo.
8) Se o assalto transcorrer sem reação, permaneça calmo e no lugar e atenda às “ordens” dos assaltantes, sem fazer movimentos bruscos.
9) Se houver reação de alguém, fique atento à possibilidade de tiroteio. Caso ocorram disparos, deite-se no chão e mande os outros fazerem o mesmo. Procure ficar por trás de um anteparo qualquer e, assim que puder saia do local.
10) Nunca seja valentão e senhor da situação, pois a realidade e o cemitério tem vários exemplos de comparação.
Telefones Úteis da Segurança Pública, Sossego Público e de Urgências:
Policia Militar: 190
Policia Civil: 197
Narco Denuncia: 181
Prefeitura Municipal  de Curitiba:156
Ambulância: 192
Bombeiros: 193
Defesa Civil: 199
Plantão Abrabar: (41) 9915-3841