“Katchafire” em Curitiba

* Com mais de uma década na estrada, os neozelandeses da “Katchafire” desembarcam hoje para única apresentação no MOINHO EVENTOS (Rua Des. Westphalen, 4000).  A abertura do show fica por conta das bandas “Matorrales” e Lou Dog e dos DJs Bill, Ploc e Selectta KBC. A casa abre às 18h e o show da Katchafire tem início às 23h. Atualmente, a “Katchafire” é considerada uma das bandas mais importantes da Nova Zelândia e Austrália. Criada em Hamilton, cidade próxima a Auckland, em 1997, o grupo fazia shows em tributo a Bob Marley. Tanto que “Katchfire” faz uma alusão ao famoso álbum do Bob Marley e The Wailers – Cath a fire. Logo em seguida começaram a compor suas próprias canções. Formada por “maoris” (indígenas da Nova Zelândia), fazem parte do “Katchafire”, Tere Ngarua (baixo), Jordan Bell (bateria), Jamey Ferguson (teclado, sax, vocais), Haani Totorewa (teclado e vocal), Logan Bell (violão, vocal principal), Grenville Bell (guitarra) e Leon Davey (voz, percussão). O grupo já lançou quatro álbuns, sendo o primeiro trabalho em 2003, quando lançou o Revival – o single mais vendido na Nova Zelândia com mais de 45 mil cópias. Na seqüência vieram “Slow Burning” (2005), “Say What You’re Thinking” (2007), e o mais recente no ano passado, “On the Road Again”. A banda mistura o som oriundo da Jamaica com a peculiar cultura e energia Kiwi, que consagrou o grupo dentro do cenário do reggae mundial. Além da Austrália, a Katchafire já tocou em países europeus, Estados Unidos, Nova Caledônia, entre outros. Para a turnê brasileira, o grupo traz na bagagem sucessos como, “On The Road Again”, “One Stop Shop” , “Groove Again”, “Reggae Revival”, “Now Girl” e “Get Way”.

Danutta festejou o aniversário, com seu círculo de amizades, no jantar dançante do Clube D.Pedro II, no flash de Jennifer Lima.

“GAROTOS DE OURO”

* Em São José dos Pinhais, acontece hoje, após as 19h, a famosa “Domingueira Sertaneja” do ARMAZÉM UNIVERSITÁRIO, fone 3035-4046, com um bigshow gauchesco do grupo “Garotos de Ouro”, que estará apresentando seu novo trabalho “Marcas de sucesso” e “Um coração em um milhão”. E mais moda de viola, muita gente bonita e o embalo da dupla “Ali & Rhuan, o MC Buiú e convidados”.A direção também anuncia para quinta-feira outro bigshow de forrózão, com o grupo “GDÓ do Forró”, que estará apresentando seu novo sucesso “Vou gritar que te amo”.

CHURRASCO DO COTOLENGO

* A diretoria do Cotolengo convida para prestigiar hoje o tradicional Churrasco do PEQUENO COTOLENGO, em sua sede Rua José Gonçalves Jr, 140, Campo Comprido, fone 3314-1900. O programa começa às 10h, com a celebração da Santa Missa.  Às 11h começa a servir o churrasco. E a partir das 12h, haverá apresentação dos alunos da Escola Cotolengo e muita música com a dupla “André & Cristiano” e a “Banda La Donna”. Ajude ainda mais levando 1 kg de alimento, um litro de leite ou óleo de cozinha. O Pequeno Cotolengo espera por você!

Os neozelandeses da “Katchafire” desembarcam hoje para única apresentação no Moinho Eventos.

BANDA MANCHESTER

* A “Manchester Banda Show” anim,a hoje, a partir da 16h, o atraente duplex dançante da Sociedade UNIVERSAL, fone 3332-0306. Abrindo o encontro estará a “Banda Luna”. O presidente Milton (Videira) Bettoni estará movimentando amanhã, a partir das 15h30, a “Segunda Nobre”, com mesa de antepasto cortesia e a boa música do tecladista Luiz “Japa” Adega.

BANDA FASHION  

* A Sociedade ÁGUA VERDE, fone 3242-1925, programou hoje, após as 15h30, mais uma animada tarde dançante, ao embalo de “Fashion Banda Show e do grupo Bela Vista”.

REABERTURA DO CENTRO POLIESPORTIVO

* A diretoria do GRACIOSA Country Club, fone 3015-5005, reabre hoje, a partir das 10h30,  o Centro Poliesportivo. A área passou por ampliações e recebeu investimentos importantes em suas novas instalações com equipamentos que se destacam pela tecnologia. O espaço foi totalmente revitalizado. Uma das principais preocupações do clube foi com a acessibilidade e a necessidade de oferecer mais conforto aos sócios. Foram criados vestiários para crianças e deficientes físicos com confortáveis instalações. O Centro Poliesportivo dispõe da única academia do Paraná totalmente equipada pelos aparelhos italianos Technogym. A marca está presente nos mais modernos centros esportivos do mundo. Os equipamentos se destacam por serem concebidos dentro dos mais modernos padrões de pesquisa e desenvolvimento para equipamentos esportivos. Em uma área total de 3.220 metros quadrados, o novo Centro Poliesportivo recebe milhares de esportistas por mês para praticar musculação, spinning, futsal, basquete, vôlei, tênis de mesa, natação, hidroginástica e mais 15 modalidades de ginástica e dança.

O Centro Europeu promoveu a noite de degustação de pratos típicos da região italiana da Toscana. A atividade, que foi comandada pelo chef Celso Freire, faz parte da programação oficial do “Mia Cara Curitiba”, projeto que será encerrado hoje e celebra os 150 anos da Unificação da Itália. Na foto de Amarildo Henning, abaixo, Carlos Sandrini, presidente do Centro Europeu; o chef italiano Andrea Toscani; e Salvatore di Venezia, Cônsul Geral da Itália.

COLABORE COM O LITORAL

* Sobrevivendo aos desastres ecológicos as cidades de Paranaguá, Antonina e Morretes precisam, e muito, dos turistas. Os restaurantes e pousadas estão vazios, as lojas não vendem nada, o comércio está praticamente parado. O site www.paranaguaturismo.com.br apresenta aos leitores que desejam conhecer e desfrutar de uma das 65 cidades indutoras do turismo no Brasil reconhecidas e premiadas pelo governo federal. Conhecer Paranaguá é uma oportunidade inesquecível de conviver com a história, cultura, ecoturismo e pesca esportiva em nosso estado. No site www.paranaguaturismo.com.br , você encontra tudo sobre o que vai rolar da etapa do campeonato paranaense de pára-quedismo e, pode se cadastrar gratuitamente e concorrer a salto duplo de paraquedas ou a sorteios de vôos panorâmicos e fica por dentro das festas e eventos esportivos e culturais da cidade mãe do Paraná. No site www.paranaguaturismo.com.br você tem todas as informações dos restaurantes, pousadas, hotéis, ver imagens e vídeos super interessantes de Paranaguá. Em julho Paranaguá comemora 363 anos. Acesse www.paranaguaturismo.com.br entre e fique a vontade!

,

SLAYER EM CURITIBA

* Considerados expoentes do metal no mundo, os norte-americanos do “Slayer” – uma das quatro bandas mais importantes do thrash metal ao lado do “Metallica, Megadeth e Anthrax” – desembarcam em Curitiba para mostrar sua nova turnê mundial “World Painted Blood Tour”. A banda abre a tour em solo brasileiro na próxima quarta-feira (dia 8), às 21h, em única apresentação no Curitiba MASTER Hall, fone 3248-1001. Após a capital paranaense, a banda encerra a turnê em São Paulo, Na quinta-feira. Fundada em 1981, com cinco indicações ao Grammy e duas vitórias na categoria Best Metal Performance (2007 e 2008), o Slayer lançou seu último disco em 2009 e, desde o ano passado, está em turnê. Em fevereiro último, uma infecção no ombro do guitarrista Jeff Hanneman – causada por uma picada de aranha – obrigou o músico a se submeter a uma cirurgia. Como a banda não podia desmarcar seus shows, foi recrutado Gary Holt, do Exodus, para substituí-lo. O estilo musical de Slayer envolve variados solos de guitarra, bumbo duplo na bateria e vocais pesados. As letras e a arte dos álbuns se baseiam em temas como serial killers, satanismo, religião e a guerra, o que lhes causou diversos problemas ao longo de sua história, como proibições de álbuns, atrasos em turnês e processos judiciais, além de ser constante alvo de críticas de grupos religiosos. Desde seu álbum de estreia em 1983, a banda lançou dois álbuns ao vivo, um box, seis videoclipes, dois EPs e onze álbuns de estúdio: quatro deles receberam disco de ouro pela RIAA. O Slayer já tocou em vários grandes festivais de música em todo o mundo, incluindo Unholy Alliance, Download festival e Ozzfest.

O grupo “Garotos de Ouro”, com o empresário Wanderley Gimenez, estará agitando hoje o palco do sertanejo do Armazém Universitário, em São José dos Pinhais.

JORGE BEN JOR NO COUNTRY

* O cantor e compositor carioca Jorge Ben Jor será a atração no GRACIOSA Country Club, fone 3015-5005, na próxima sexta-feira. A apresentação será realizada em megaestrutura montada nas quadras cobertas do clube e a noite promete muita dança e animação. No show, o músico irá interpretar 38 canções e resgatar sucessos antigos como “Chove Chuva”, “Cadê Teresa”, “País Tropical”, “Que Maravilha”, “Taj Mahal”, entre outros. Os convites estão à venda na secretaria geral do clube.

TURISMO CURITIBANO
* A capital paranaense, que já tem seu reconhecimento enquanto cidade sede para turismo de eventos e negócios lançou recentemente seis roteiros turísticos de curta duração que podem ser feitos tanto por turistas que visitam a cidade a passeio, quanto por participantes de convenções, seminários e congressos, onde normalmente há pouco tempo disponível entre uma atividade e outra. A iniciativa é do Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba, com apoio do Sebrae/PR e do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba – Curitiba Turismo. “O setor de turismo de eventos e negócios está comemorando”, declara Tatiana Turra, diretora executiva do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade sem fins lucrativos formada pela iniciativa privada que tem como uma de suas funções apoiar ativamente os processos de captação de eventos para a Capital Paranaense. “Para elaborar um bom projeto de captação é fundamental que apresentemos as principais qualidades da cidade, justificando que temos condição de comportar o evento e receber bem seus participantes. Ter esses roteiros à disposição é uma importante ferramenta e sem dúvida fortalecerá as ações daqui para frente”, ressalta. Os roteiros são operados por agências de receptivo especializadas e duram no máximo quatro horas. Outra característica em comum é o fato de destacarem a cultura, a gastronomia, a história e a diversidade do comércio da cidade. O roteiro “Curitiba ,Multicultural”, por exemplo, apresenta as principais etnias que colonizaram a Capital Paranaense, mostrando a miscigenação curitibana. O passeio oferecido pela BWT Operadora dura três horas e tem início no Memorial Árabe, passando pela Mesquita Muçulmana, Praça do Japão, Bosque do Papa, Bosque do Alemão, Santa Felicidade e Parque Tingui. O roteiro comprova que Curitiba é fruto do esforço de imigrantes que, a partir do século XIX, deixaram como herança sua riqueza cultural e histórica. As saídas acontecem todos os dias em dois horários, às 9h e às 14h, para grupos de no mínimo duas pessoas. O site da empresa é o www.bw toperadora.com.br e as reservas podem ser feitas pelo fone (41) 3888-3488. Para quem gosta de apreciar seus passeios a pé, a opção é o roteiro “Caminhando por Curitiba” da operadora Special Paraná. O roteiro leva o visitante a conhecer a história e a cultura de Curitiba em um animado passeio pelo centro da cidade. Uma caminhada de aproximadamente cinco quilômetros e três horas de duração passando por ruas e pontos turísticos de Curitiba, temperada por anedotas contadas ao longo dos últimos 350 anos da cidade. As saídas acontecem de segunda a sábado também em dois horários, às 9h e 14h para grupos entre duas e dez pessoas. Reservas podem ser feitas pelo fone (41) 3232-1314. O site da empresa é o www.specialparana.com. Mais informações sobre o Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba podem ser encontradas no site www.receptivocuritiba.com.br.

Anelise Sttigar e Thaisa Augustinho curtindo os embalos de sábado a noite no Citra Bar. Foto de Bruno Santos.

GUIA DOS BONS PROGRAMAS

Domingão é show na Apotheose

* A APOTHEOSE, fone 3285-2135, no Campo Comprido (Rua Eduardo Sprada, 4320), promove a superbalada “É Show!”, hoje, a partir das 19h, com nova iluminação digital e o embalo dos DJs Vavvá e Lincoln, tocando o melhor da música eletrônica. A direção também informa que continuam abertas as inscrições para mais uma seletiva do concurso “Garota Apotheose 2011”. Premiação especial para a vencedora.

PAGODE SHOW DE BOLA

* O bar THÁ NA CUCA, fone 3044-2221, abre hoje, a partir das 21h, para mais um “Pagode Show de Bola” e samba de raiz ao som dos grupos “Pago pra ver e Sambalelê”.

Dyessica Emiliane e Michele Correa na festa eletrônica dos DJs do Sistema X.

FASCINAÇÃO Club, fone 3256-6591

* Hoje, a partir das 17h, acontece mais uma atraente tarde dançante, ao som da “Banda Fascinação & convidados”.

MARECHAL Palace, fone 3278-0731

* Mais uma animada tarde dançante hoje, após as 16h, ao som do grupo “De Montão” e convidados.

SISTEMA X, fone 3279-1109

* Abre sua portas hoje, a partir das 19h, para receber a moçada na festa “Full É Alucinante!”, com o agito dos DJs Ademar e Marcelo Nunes. Todos os caminhos levam ao Sistema X, uma das mais animadas casas noturnas de Curitiba.

ATENAS Palace, fone 3347-8989

* Abre hoje, a partir das 16h, para uma concorrida tarde dançante e show, com animação do grupo Os Baileiros“.

Luana Costa e Gabrielle Salles conferindo o pagodão e as boas festas do bar Thá na Cuca.

CRYSTAL PALACE Hall, fone 3363-4171

* A “Banda Crystal” e o DJ Japa estarão animando amanhã, a partir das 20h, a “Noite da Ressaca”. Você que gosta de dançar, boa música e uma fina mesa de antepasto, não pode perder este encontro. E na quinta-feira acontecerá mais um concorrido jantar “Festival do Salmão – Quinta pra mais de 30”, antecipando o Dia dos Namorados, com muitas atrações.

Chopperia É GOOL!, fone 3606-2466

* Em Colombo, hoje, às 19h, rola mais um animado “Domingo Sertanejo Universitário”, ao embalo das duplas “Leandro & Michel, Jackson Lins & Evandro” e convidados. Discotecagem do DJ Helton.

Sheila e Milcra, da Cia. de danças Elite Show, prestigiando a noite sertaneja do Armazém Universitário, em São José dos Pinhais.

NOVO VASQUINHO, fone 3338-7766

* A Sociedade VASCO DA GAMA realiza animadas tardes dançantes, para o pessoal da melhor idade, nas quartas e sábados, a partir das 14h, com música ao vivo do grupo “Musical JB”. Nas sextas-feiras, a partir das 21h, aulas de danças e às 23h muita animação no tradicional baile gauchesco. E no próximo sábado, às 18h30, haverá aula de dança de forró e logo após o Forró Universitário, com bandas ao vivo. Informe-se no site www.novovasquinho.com.br.

AKUSTIKO Bar, fone 3333-7007

* Em frente a Puc, no Prado Velho, sob o comando de Orli Kuster (leia-se Churrascaria La Ventura) abre suas portas hoje, a partir das 22h, para mais um animado sertanejão, com as duplas “Christian & Miguel, Léo & Lima, Johny & Cibelle Rios e convidados”.

Aline Naiane e Fabiana Monteiro curtindo as boas noitadas eletrônicas dos DJs do Sistema X.

BUFFET BOGONI, fones 3329-8136

* Anexo ao Clube Literário de Curitiba, fone 9924-0209, o Buffet funciona diariamente no almoço, sob o comando dos mestres Liquinho e Kico. Hoje um cardápio superespecial: salmão ao molho de maracujá, peixe assado, bacalhau, lombo ao molho de laranja, strogonoff de carne, leitão a pururuca, maminha recheada, lasanha quatro queijos, pene ao molho de brócolis, espaguete ao molho funghi, inhoqui ao molho branco, buffet de saladas e sobremesas.

CIA. DA COSTELA, fone 3347-7463,

* A boa sugestão para quem for almoçar hoje, até as 16h, com os amigos ou a família. O restaurante abre de terça a domingo.

Karina Trombin e Sybilla Bugsley circulando no forrózão do clube Novo Vasquinho.

Restaurante TOSCANA, fone 3273-6160

* Em Santa Felicidade, a “Banda Toscana” retorna ao palco quinta-feira, após as 20h, para animar mais um jantar dançante, apresentando um repertório especial para os dançarinos, com sucessos dos anos 50/60/70. Os dançarinos do grupo “Vamos dançar” estarão a postos para ensinar aos clientes os primeiros passos de vários ritmos.Jantar cortesia das 20h às 23h.

Churrascaria MARUMBI, fone 3365-8322

* Na BR 277 – em frente ao Centro Politécnico, oferece no almoço e jantar boas inovações culinárias, massas típicas italianas, carnes nobres, buffet de saladas, carta vinho e sobremesas diversas. Um espaço para, grandes eventos, festas e confraternização.

Esta é a equipe de DJs e iluminadores na festa eletrônica da Danceteria Apotheose, no click de Jennifer Lima.

ATACAMA Bar, fones 3049-1939

* Na Jaime Reis, 238 (Largo da Ordem), abre hoje, às 10h, para jogos de sinuca, cardápio completo para almoço e muita animação. Funciona de terça a sexta, a partir das 18h30, e aos sábado, às 21h. Happy hour com música ambiente. É recomendado para quem gosta de bater papo e curtir um bom rock ‘n roll da década de 80 e 90.

Bar CURITYBA, fone 3018-0444

* Abre hoje às 14h. O “Grupo Hora Brasil” comanda o samba e pagode, sempre contando com convidados especiais a cada dia, a partir das 16h. Entrada é franca para elas até às 18h, com caipirinha free incluída.

Flavia Silva e Daniele Nascimento no concorrido jantar “Quinta pra mais de 30” do Crystal Palace Hall.

ZAPATA Mexican Bar – Centro Cívico, fone 3352-9097

* Abre no almoço de segunda a domingo a partir das 11h30. Seqüência de seis pratos das mais variadas delicias do México das 19h às 23h. Happy Hour com música ao vivo na voz de Alisson Santoli (MPB), a partir das 21h.

ZAPATA Mexican Bar – Batel, fone 3095-2097. Happy hour em dobro das 17h às 20h. Sequência de pratos no almoço. Promoção de Nachos e Tacos com 50% de desconto das 16 às 20h. Forró Pé de Serra com o grupo “Xaxá do Xexé”, a partir das 20h30. Abre segunda a domingo a partir das 11h30 (hoje a cozinha encerra meia noite).

Camila Duarte, Ana Paula e Claudia Reis circulando no concorrido baile-show do clube Atenas Palace.

CITRA Bar, fone 3328-7668

* Oferece happy hour, a partir das 18h, com “Tiu Sema e banda”, show MPB e pop nacional. Todos os domingos: desconto de 50% nos temakis até às 20h. A casa mantém ainda promoções diárias especiais no cardápio do restaurante e do bar, uma para cada dia da semana. Mulher free até às 20h.

GOLD Karaokê Premium, fone 3339-3221

* Funciona de terça a sábado, a partir das 19h, na Rua Paulo Graeser Sobrinho, 200 – São Francisco. Happy hour com música ambiente e uma programação especial de vídeos. É recomendado para quem gosta de bater papo e curtir um bom rock ‘n roll da década de 80 e 90.

Ana Cavali conferindo o pagodão e as boas festas do bar Celebrare.

Empório SÃO FRANCISCO, fone 3222-0301

* Abre as portas mais cedo, das 19h às 22h, para seu Hot Hour, promoção Double Drink e noite de MPB da melhor qualidade, ao som do “Trio Quintina”. Logo após, Naina mostra seu trabalho acústico. E amanhã rola o “Tributo ao Legião Urbana”, ao embalo da banda “Legião Urbana Cover”. Abertura com Kako Louis Acústico.

JACK MUSIC bar, fone 3081-3898

* No Shopping São José dos Pinhais, o pessoal que curte o melhor do sertanejão, confere nas quartas-feiras e sábados, às 21h, animadas noitadas ao embalo das duplas convidadas. Ponto de encontro da moçada, o bar abre todos os dias das 11h às 4h.

,

Priscila Vieira, Desire Sousa e Raquel Oliveira circulando no concorrido no pagodão da Chopperia É Gool!, em Colombo.

3 MARIAS Clube de Campo, fone 3370-3000

* O Espaço A abre de terça a sexta-feira das 16h às 24h. Aos sábados das 9h às 24h e aos domingos das 9h às 20h.

TERRITÓRIO Sertanejo, fone 8412-6256

* O melhor da música country/sertaneja rola de terça a domingo, a partir das 19h, ao embalo de várias duplas ao vivo.

Cleber e Jô, Diego e Fran, André e Audrey curtindo as animadas noites de pagode do bar Conselheiro do Samba.

News FLICK’s, fones 3232-3068 e 8474-2386

* Convida para prestigiar suas animadas noitadas dançantes de quinta a domingo, às 22h, com boa música e animação.

Bar BRAHMA, fone 3026-0700

* Abre de segunda-feira a sábado, a partir das 17h, com happy hour, restaurante em um ambiente aconchegante e descolado.

Selma Rodrigues e Ana Paula no sertanejão do bar Akustiko, em frente Puc, nas lentes de Jorge Farias.

Sociedade ABRANCHES, fone 354-2728

* Convida a galera para curtir hoje, a partir das 19h, mais um animado sarau dançante. Mulheres não pagam até as 20h.

HERMAMM Club Dançante, fone 3372-6579

* Mais um concorrido baile gauchesco e sertanejo hoje, a partir das 18h, com música ao vivo e aula de danças. Consulte www.hermamm.xpg.com.br e e-mail: hermam.monstro@hotmail.com .

As profissionais Mônica Sanches, designer de interiores, e a arquiteta Pauline Kubiak são as responsáveis pela Adega High-Tech na Casa Cor Paraná. No ambiente Adega, criado por elas, se buscou quebrar alguns paradigmas, projetando uma adega contemporânea, “clean” e “high-tech”. Na utilização de equipamentos, que oferecem condições adequadas ao armazenamento de vinhos. O espaço apresenta uma iluminação em LED RGB, o ambiente mudará de cor a cada segundo – transformador, lúdico e aconchegante para apreciação de um bom vinho. Praticamente todo o projeto luminotécnico é em LED/RGB; dependendo da intenção do usuário, pode-se com um controle manual, definir a cor e intensidade, de acordo com o clima que se pretende propor para cada ocasião. Este modelo de iluminação é um dos modelos mais modernos existentes, no mercado. Esse recurso também possui a vantagem de ter baixo consumo de energia e pouca manutenção. Os equipamentos são adegas (Art des Caves) climatizadas que permitem uma conservação ideal dos vinhos. Sua porta possui uma película especial que protege os vinhos contra a luz solar, proporcionando assim maior liberdade para a criação do projeto. Com a utilização dessas adegas proporcionou maior liberdade na hora da criação do projeto de iluminação. Foto de Gerson Lima.

BOA CULINÁRIA

* Anotem as boas opções gastronômicas para almoço e jantar. * O Buffet Bogoni, do Clube Literário de Curitiba, fones 3329-8136 e 9924-0209, abre hoje para almoço. Um cardápio superespeci,al: salmão ao molho de maracujá, peixe assado, bacalhau, lombo ao molho de laranja, strogonoff de carne, leitão a pururuca, maminha recheada, lasanha quatro queijos, pene ao molho de brócolis, espaguete ao molho funghi, inhoqui ao molho branco, buffet de saladas e sobremesas.

* Almoçar ou jantar fora hoje, com os amigos ou a família, uma boa sugestão é a Cia. da Costela, na Avenida República Argentina, 5469, fone 3347-7463. O restaurante abre de terça a domingo.Um espaço para eventos, festas e confraternização.

* Além de comandar com muito sucesso a Churrascaria La Ventura, na Avenida das Torres, o empresário Orli Kuster também está na direção da Churrascaria Marumbi, na BR 277 – em frente ao Centro Politécnico) fone 3365-8322. No almoço boas inovações culinárias, massas típicas italianas, carnes nobres, buffet de saladas, carta vinho e sobremesas diversas. Um espaço para grandes eventos, festas e confraternização.

* Para quem quiser conferir, hoje no circuito Italiano de Santa Felicidade, a Piemonte Churrascaria, fone 3372-2093, apresenta no almoço boas inovações culinárias, comidas típicas italianas, carnes nobres, buffet de saladas, carta vinho e sobremesas diversas. Um espaço para grandes eventos, festas e confraternização. O restaurante também atende de segunda a sexta para almoço executivo e buffet por quilo.

* Apostando em uma culinária leve, rápida e ao mesmo tempo sofisticada, o Café Legal, fone 3019-7820, apresenta opções gastronômicas combinando aromas e ingredientes diferenciados, mas que resultaram em pratos que conquistaram os clientes. Dentre as inovações, destaque para o escalope de mignon com risoto de alho poró com morangos frescos. O prato é uma criação da casa e o sabor característico do risoto é realçado pelo alho poró, com um toque especial conferido pelos morangos frescos. A novidade tem sido apontada como uma das preferências dos frequentadores. “Ficamos em dúvida se deveríamos incluir o prato no cardápio, porque, na época, achamos que poderia ser ‘inovador’ demais. Foi uma grata surpresa! Hoje, é uma das opções mais pedidas”, diz a proprietária do Café Legal, Maria Augusta de Souza. Abre de segunda à sexta, das 9h às 20h

* A Churrascaria Devon’s, fone 3254-7073, abre também às segundas-feiras para almoço e jantar. Com isso, a casa está aberta os sete dias da semana, deixando de funcionar apenas nas noites de domingo. Há 23 anos, a Devon’s oferece aos curitibanos o verdadeiro rodízio de carnes, premiado inúmeras vezes por revistas e entidades do setor. Desde o início das atividades, a casa tem como proposta priorizar o que é mais importante numa churrascaria: a carne.

* Quer um ambiente reservado para jantar ou fazer um happy hour com os amigos? O Ippon Japanese Food, (Rua Ângelo Sampaio, 1.651) fone 3224-1010, possui salas com tatames exclusivos que comportam até 10 pessoas. Com janelões de vidro voltados para o segundo piso do restaurante e também para uma das ruas mais agradáveis do Batel, os tatames do Ippon são climatizados e têm som ambiente. O acesso é restrito apenas aos garçons responsáveis pelo atendimento, que batem na porta antes de entrar. No cardápio delícias como o Teppan Yaki de frutos do mar e o Yakisakana Massu, anchova grelhada com molho agridoce e gohan. Quem preferir pode optar pelo sistema rodízio do Ippon, dá direito a saborear a vontade sushis, sashimis e diversos pratos quentes.

* O Restaurante Armazém Italiano (Avenida Sete de Setembro, 4620 – Batel), fone 3244-1044, além de servir pratos típicos da comida mediterrânea, com opções ricas em frutos do mar e massas com molhos diversos, tem agora uma novidade. Todas as quartas e sextas-feiras um sushiman monta em média 15 variedades de sushis e prepara sashimis na hora, tudo bem fresquinho para atender ao paladar dos amantes da culinária japonesa. A sensação do momento é o jow, uma espécie de sushi que é feito com um bolinho de arroz cozido, envolto por salmão e com recheio de salmão, ,cebolinha, gergelim e um pouquinho de pimenta. Além de ter uma aparência sedutora, oferece um sabor inigualável.

SABER MASTIGAR É TÃO IMPORTANTE QUANTO SE ALIMENTAR

* É comum encontrar pessoas preocupadas em se alimentar de maneira correta e saudável. Por outro lado, são raras as pessoas que se preocupam com a mastigação dos alimentos consumidos.  Especialistas no assunto afirmam que a mastigação é uma das fases mais importantes da alimentação, afinal o processo de digestão dos alimentos tem início na boca com a ajuda de substâncias encontradas na saliva. Pessoas que comem rápido e não mastigam direito, engolem pedaços grandes de comida e tornam a digestão  prejudicada, causando azia, má digestão e  sono.  De acordo com Gisele Gomes, nutricionista do programa Viva Melhor da Risa Refeições Empresariais, comer rápido pode fazer mal à saúde e independente do alimento consumido é sempre importante mastigar bem. “Quando as pessoas têm pressa sempre acabam comendo mais e conseqüentemente ganham mais peso”, comenta. Isso se explica, pois a boa mastigação estimula o centro da saciedade, uma espécie de controle que temos ao nível do cérebro que controla a ingestão de alimentos. O cérebro demora cerca de 15 minutos para entender que estamos satisfeitos. Só depois disso que ele envia substâncias para recusar a comida”. Muitas pessoas comem muito e mesmo assim continuam sentindo fome”, explica a nutricionista. Mas, além de triturar corretamente os alimentos e controlar a quantidade de alimentos ingeridos, para garantir uma alimentação e digestão saudável, o hábito correto de mastigação também é considerado uma fonte de prazer, pois o sabor de cada refeição é melhor percebido. Por isso, a dica de especialistas é ficar ainda mais atento à mastigação. Comer devagar, mastigar com calma e sentir o sabor dos alimentos são algumas dicas para se alimentar de maneira saudável e correta. “Quando fazemos visitas aos restaurantes das empresas clientes ou quando participamos de uma feira, sempre explicamos  a importância de mastigar corretamente. Além de saber o que é saudável consumir é muito importante saber comer”, finaliza Gisele.

DIABETES PODE TER CAUSA HEREDITÁRIA

* Muitas vezes silenciosa, por não apresentar sintomas, a diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pela deficiência na produção ou ação da insulina hormônio produzido pelo pâncreas e pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. Dados da Organização Mundial de saúde mostram que mais de 240 milhões de pessoas no mundo são diabéticas, enquanto no Brasil 21 milhões tem a doença, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Convidamos o Dr. Rafael Yared Forte, cardiologista do Acesso Saúde (www.acessosaude.com.br) para falar sobre os sintomas da doença, tratamentos e principalmente dizer qual o grupo de risco. ´´Pessoas com sobrepeso, obesas, hipertensas, que tem aumentos de colesterol e triglicerídeos e idosos, fazem parte do grupo de risco da diabete´, diz o especialista. Um dos grandes problemas enfrentados pelas vítimas da doença, é que ela muitas vezes não apresenta sintomas. ´´A grande maioria não tem sintomas. As que possuem os sintomas e sinais da doença podem ter: sede exagerada, boca seca, aumento do volume urinário, cansaço excessivo, dores no corpo, perda de peso e aumento de apetite´´, afirma o médico. Segundo Dr. Rafael Yared Forte para diagnosticar a diabetes é preciso fazer alguns exames de sangue, como: glicemia em jejum, teste de tolerância oral à glicose, hemoglobina glicada, entre outros. É importante lembrar que a diabetes tem dois tipos e um delas pode ter causa hereditária, e esse grupo da doença é responsável por 90% dos casos, ou seja, a maioria. ´´Existem dois tipos de diabetes. A diabetes tipo 1, geralmente é infantil, e todos os pacientes necessitam de tratamento com insulina – nesse caso porém a doença não é hereditária. J&,aacute; a diabetes tipo 2 pode ter como causa a hereditariedade e nesse caso o tratamento é iniciado com remédios, cuidados alimentares e exercícios físicos´´, explica o cardiologista. A diabetes não tem cura, mas o tratamento adequado pode fazer com que o paciente leve uma vida normal. Se não for tratada a doença pode causar: derrame, infarto, insuficiência renal e ainda a amputação de membros inferiores. Por isso a prevenção e as consultas de rotina são tão importantes.

Para prevenção a doença, alguns hábitos precisam ser adotados:

– Perda de peso;

– Prática de atividades físicas regulares;

– Alimentação balanceada.

– Consultas médicas regulares com exames laboratoriais de rotina.

REVISTAS

* Recebemos da Distribuidora Treelog logística, departamento de promoções via Raphael S. Lopes, as revistas: Isto É Gente (609 – Bruno Gagliasso – 29 Coisas que você não sabe sobre ele – 610 – Cléo Pires “Um bebê pode vir a qualquer momento” – Gisele Bündchen só de lingerie nos bastidores do desfile); Roteiro Noiva (300 ideias de vestidos, sapatos, brincos, alianças, buquês, lembrancinhas e muito mais para ter um dias inesquecível – Fuja do tradicional); Menu (O melhor da gastronomia paulista -p 150 dicas – Lingüiça gourmet); Quem Acontece (A atriz Susana Vieira respondeu a 25 perguntas enviadas pelos leitores ao site da revista.  A atriz conta que Sandro, o atual namorado, é o grande amor de sua vida. “Não é só o amor da minha vida hoje, é também o amor que eu quero ter para sempre ao meu lado”, declara a atriz. – Sobre o ex – Isabeli Fontana falou sobre o ex-namorado Marcelo Falcão momentos antes de desfilar de biquíni. “A gente é amigo, mas mal se fala”, afirmou a top, que exibiu o corpão na passarela da grife Salinas – Por dentro das festas Cauã Reymond lança filme ao lado de Leandra Leal no Leblon . Fique por dentro de todos os eventos que acontecem em São Paulo e no Rio de Janeiro – Sensual – Miley Cyrus apareceu de lingerie vermelha e microshort em seu novo filme. Atriz é uma das estrelas do longa-metragem “So Undercover”); Vogue Brasil (Edição de 36º aniversário – Mario Testino com Kate Moss); Casa Vogue (Especial paisagismo – Rústico contemporâneo – Nova York vibrante – Papel de parede);

Época (O mito da felicidade – Família, dinheiro, amor, sexo.. nada disso fará você feliz. Novos estudos revelam que o segredo da boa vida é relaxar – e ser você mesmo); Isto É Dinheiro (As marcas mais valiosas do Brasil em 2011 – Reforçadas pelo consumo da nova classe média, as 50 maiores marcas atingem um valor inédito de R$ 135 bilhões); Go! English (Paul McCartney – Shows no sign of slowing down – Improve you english – Artigos em áudio – Exercises – Uma forma divertida e informativa de melhorar o seu inglês); Isto É Platinum (Os Reis da gastronomia – O outro lado de Bali); Planeta (Surpresas do Mar misterioso – Cientistas abrem a caixa-preta dos oceanos e descobrem mais de 1200 espécies desconhecidas no maior estudo já feito sobre a vida marinha – Quanto cu$ta Saúde – Vacina contra HPV garante sexo mais seguro); Carro (SUV X Sedã – Escolhemos o melhor dentro de cada marca para você saber qual merece o seu dinheiro – Renault Sandero – Citroën C3 Picasso – Novo VW Passat);  Hola! Brasil (Carla Bruni – Primeira-Dama da França irradia poder durante a gestação -Aquela modelo que namorava roqueiros famosos e esnobava os casamentos duradouros nem parece a mesma mulher que exibiu, recatada, a barriguinha de quatro meses de gravidez no dia 26, durante um encontro de cúpula em Deauville, na França. Hoje, a primeira-dama francesa está totalmente adaptada à posiç&ati,lde;o que ocupa. Tanto que sequer confirmou a espera de um bebê de Nicolas Sarkozy. A tarefa ficou para o seu sogro, Pal Sarkozy, que se encarregou de demonstrar a alegria da família com a notícia para a imprensa alemã. Foi o que faltava para que todos os holofotes se voltassem para Carla e sua nova silhueta. – Antonio Banderas – Ator se deixa seduzir pelo Rio e pelas delícias da maturidad. Banderas quer voltar ao Brasil acompanhado da mulher, Melanie Griffith, e da filha adolescente, Stella Del Carmen. O ator espanhol visitou o Rio de Janeiro para divulgar seu novo perfume e ficou encantado);

Digital Photographer Brasil 7 (Como fotografar paisagens. S aia de casa e volte com imagens inspiradas – Foto Jornalismo. O dia-a-dia de um repórter fotográfico da Folha – Baixa Luz Como lidar com condições de iluminação desafiadora); Windows Vista – A revista Oficial (Tecnologia com economia – Notebook 3D – 30 páginas de tutorais – Foto Digital. Melhore suas fotos com poucos cliques – Ultraguide nº2 Segurança); Photoshop Creative (Técnicas de retoque – 10 truques imperdíveis – Dicas, segredos e truques. Conheça os segredos dos profissionais para tratar fotos de anúncios, catálogos e ensaios de moda); Mac + (Olá. Fábrica de iPad 2 no Brasil?); W Run (Academia de resultado – 5 km sem lesões – Especial saúde feminina – Pós-gravidez em forma); X360 (Mortal Kombat. Finalize se inimigos desde a primeira luta – Detonado Portal 2 – Os custos dos seu videogame – Spide-Man Edge of Time); PS3W (Detonado Portal 2 – Mortal Kombat – A voz dos games); Marie Claire (Deborah Secco “Tenho tudo o que sonhei, Só faltam filhos” – Inverno cool – Guia do cabelo- Treinado para seduzir); GQ Brasil (J.R. Duran entrevista Tiago Leifert “Anjo ou Sereia” – O Poderoso Chefão IV – Oscar Niemeyer aos 103 anos – Luana Piovani em entrevista para J.R.Duran. Bom moço ou colecionador de inimigos – Pato O craque e a filha de Berlusconi); Guia da Mamãe (Viirei mãe, e agora? – Pais grávidos – O dia D – Segurança sempre!); Galileu (Por que nosso cérebro nos engana? – A ciência do erro – Impressoras de órgãos); Rollig Stones A vingança de Rihanna – Sexo, violência e baixarias – A intimidade de Paul McCartney  – Os pecados imperdoáveis de Rafinha Bastos); Isto É (O projeto de pode de Delúbio – De volta ao partido que o expulsou em meio ao escândalo do Mensalão, o ex-tesoureiro do PT, após um exílio de cinco anos); America Economia (Venda direta – Ranking MBA; nova edição do estudo com os melhores da AL);

Época Negócios (Sua empresa entrou no jogo? – Por que cada vez mais companhias usam games eletrônicos para recrutar e treinar seus funcionários); Carta Fundamental (De onde a água vem? – O caminho que ela percorre até chegar às nossa casas e as ações humanas que atrapalham seu ciclo natural); Carta na Escola (Física – Fim da era nuclear? – As lições que o acidente no Japão deixou sobre os riscos e custos de produzir energia atômica); Apartamentos (Papel de parede tudo novo – Preto e branco – 12 projetos com toque vintage, clássico, clean e muito mais); Pequenas Empresas & Grandes Negócios (Pense Grande – Como levar seu negócio para qualque parte do mundo – mesmo sem sair de casa – Quem são os investidores que podem bancar a sua ideia); Kaza (Urbana e luminosa – Casas brasileiras – modelos de revestimentos para vestir pisos e paredes); RG (Alice Braga – A mais hollywoodiana atriz brasileir,a cresce e aparece – Dominatrix – transparências, rendas e couro: o fetiche da moda – Terra em transe – O fantástico mundo da dupla do décor brasileiro); Piscinas & Churrasqueiras (Grande Projeto – Veja a incrível piscina localizada no topo de três torres com 55 andares – Como criar Caminhos Flutuantes em sai piscina – 8 Projetos de piscinas – 2 ambientes de churrasqueiras); Como cultivar Orquídeas (Cattleya trianae: Saiba mais sobre e flor nacional da Colômbia – Como deve ser o cultivo de Orquídeas de varandas – Aprenda a retirar Keikis de suas plantas); Jardins em pequenos espaços (48 boas ideias para sua casa – Aprenda a fixar orquídeas em árvores – Caminhos, fachadas, interiores, janelas, muros, pergolados, recantos, vasos e muito mais); Yoga Journal (Guia da prática em casa – Ame-se – Por que é tão difícil amar seu corpo e sua vida? – Seja você a mudança); Inked (Mel Lisboa: Mais tatoos e menos inocência – Vince Neil – Marcas do inferno – Social distorcion); Criativa (Bárbara Paz “Boazinha já deu. Prefiro fazer uma perversa” – Sapatos: 126 modelos que vão bombar na temporada – Facebook & Sexo: A nova etiqueta das relações amorosas); Seleções Reader’s Digest (Saúde na hora certa – Domine seu relógio biológico – Comer, rezar, amar a sabedoria da felicidade); Vogue Kids Brasil (Inverno quente – Do xadrez ao college sem caretice – Aniversários como os de antigamente); Crescer (Como proteger seu filho da alergia – As novas pesquisas e tratamentos – 43 respostas para acabar com suas dúvidas); ESPN (Londres a final da Liga dos Campeões na capital do futebol- Falcão: “A Seleção de 82 é um vinho que bebemos até hoje” – Rivalidade à flor da pele);

Aero Magazine (Beech Baron – 50 anos – Clássico para poucos –  Voamos em um dos 12 únicos exemplares produzidos para celebrar cinco décadas deste bimotor); Casa e Jardim (Cozinhas estampadas – Perca o medo de ousar – As ideias incríveis que em breve poderão estar em sua casa); Sport Life (Saúde Nota 10 – Sexo rejuvenesce e bota a dor para correr – O Rúgbi virou moda no Brasil – Quer viver mais? Escove melhor os dentes – Peixe deixa a memória afiada, sabia?); Churrasqueiras & Piscinas Especial (23 Projetos para apreciar ótimas refeições – Tintas indicadas para ambientes de churrasqueiras); Varandas (Decoração de interiores – Veja como aproveitar melhor seu espaço – 19 revestimentos móveis e objetos feitos com materiais reaproveitados – 18 áreas perfeitas para relaxar); Paisagismo e Jardinagem (Cultive espécies em risco de extinção na sua casa! – Bacia de suculentas – Plantas com espinhos – Construir um pergolado – Boas ideias para levar o frescor da água para sua área verde); Cultivo de Flores (Leve o colorido das flores para sua casa – 16 espécies para jardins e arranjos – Para presentear e decorar); Arranjo Floral Mesas decoradas -Ideias para noivado,almoços, na praia e no campo e no jantar romântico – Reunião de talentos – Habilidade e garra); Motor Show (Novo Hyundai rival do Civic e Corolla – Tabela Fipe – Passat Variante); – Motociclismo (Lançamentos Honda – Comparativo Maxitrail- BMW K 1600 – Nova Yamaha Super Ténéré); Moto Verde (Husaberg TE 300 – Comparativo Honda CR 80F vs Kawasaki kx100); Globo Rural (Safra de R$ 95 bilhões – Máquinas aceleram a colheita da soja, enquanto as plantadeiras semeiam o milho e o algodão – Saiba onde estão as terras mais caras do Brasil); Terra da Gente (Estas cores são nossas – As aves mais coloridas estão na Mata Atlântica, entre Santa Catarina e Paraná  – Pequenos bichos, grandes achados na Floresta Amazônica,); Inesquecível Festa! (Infantil & Teen – Foto e vídeo – Presentes para a garotada de um a sete anos); Guia da Cerveja 2011 (Faça sua – Bares que oferecem cursos, o trabalho das acervas e erros comuns da produção caseira); Prazeres da Mesa (Comida de Páscoa – Endereços (e pratos) onde o bacalhau é servido sem erro, como manda a tradição  – Chocolate: 4 criações do francês Dominique Guerin, precursor da confeitaria brasileira); Horta & Pomar (80 dicas de cultivo de espécies entre frutas, legumes, verduras e ervas – Conheça os poderes medicinais de alguns temperos – Tenha um lindo canteiro de ervas); Pulo do Gato (Ragdoll Carinhosos e sociáveis – Guia dos curiosos – As curiosidades do mundo felino); Pequenos Cães & Grandes Amigos! (Festa de 6 anos da revista – Seu cão tem alguma mania? Diversão para você e seu cão); Cães & Cia (Pug: vão mesmo mudar a cara deste cão? – Pastor de Beauce: sucesso no exterior, raro aqui – Yorkshire: melhores do Brasil); Letriks Obeliks -100% Cripto Matic Cross – 100% Pega Letras.com – Jogo de Cripto Cifro.com. Conta Mais (Gisele Bündchen – Mãe, esposa e a modelo mais famosa do mundo – Ed Motta chama Paula Toller de linda, burra e sem talento – Ana Maria Braga se separa de novo).

* Harlequim Romances Coleção Primeiros Sucessos / Rosa de Papel – Diana Palmer; Paixão – Enigma do amor – Melanie Milburne; Jessica – 2 histórias – Encantos sensuais – Kate Walker e Christina Hollis; Desejo – Lembranças & Sentimentos – Charlene Sands; Special – Coroada pelo Príncipe – Marion Lennox; Desejo Dueto – 2 histórias – Brincando com fogo – Charlene Sands – Única opção – Michelle Celmer.

ABRABAR COMUNICA

* A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (ABRABAR) recomenda aos proprietários, gerentes e prepostos dos estabelecimentos de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas que redobrem a atenção na limpeza, higienização dos banheiros, através das maçanetas, torneiras, no salão e pistas que tenha corrimãos, mesas e apoio, copos e talheres, bem como orientem os clientes através dos  barman, garçom e recepcionistas a não dividirem copos, garrafas (long neck), lata de cerveja, água e refrigerantes. Que os funcionários trabalhem com máscaras e os banheiros tenham álcool gel ou sabão neutro, detergente para limpeza das mãos e que os estabelecimentos de forma facultativa ofereça máscaras gratuitamente aos clientes que sentirem necessidade do uso. Os estabelecimentos que continuem em alerta total nas prevenções e observações com funcionários e clientes. Outra medida importante é que mesmo no frio e com a chuva, aonde exista ventilação natural no estabelecimento deixe sempre aberto, coloquem em funcionamento pleno os ventiladores em locais estratégicos, bem como deixe sempre ligados os exaustores e equipamentos de renovação do ar. Para prevenir os males da Gripe “A” ou Influenza ou popularmente a Suína, já que não existe nenhuma recomendação/portaria ou resolução para o fechamento ou suspensão das atividades dos Bares e Casas Noturnas durante no fim de semana. Se alguém vier com essa informação é simplesmente boato e irresponsabilidade. No segmento de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas, por enquanto qualquer medida nesse sentido de suspensão de atividade será desnecessária e só trará prejuízos. Tudo é questão de precaução e bom senso dos estabelecimentos.

ALERTA SOBRE A GRIPE INFLUENZA A (H1N1)

* Muitas mensagens a, respeito da nova gripe têm circulado pela internet e a maioria delas contém inverdades, o que não contribui em nada no combate à doença e provocam pânico e insegurança entre a população. Por isso, é importante que os cidadãos busquem informações sobre a Influenza A (H1N1) em órgãos governamentais e universidades, por exemplo. Um novo site oficial do Governo do Paraná foi criado para explicar tudo sobre a Nova Gripe (Gripe A). http://www.novagripe.pr.gov.br . A Secretaria de Estado da Saúde chamou para si a responsabilidade sobre tudo o que se refere à Influenza A (H1N1) e sabe que informar bem a população, com os dados corretos, é o primeiro passo para combater a doença. Nenhuma informação está sendo omitida e todas as orientações pertinentes estão sendo prestadas aos paranaenses.
Alguns sites onde você pode obter esclarecimentos sobre a moléstia são:
– www.who.int
– www.opas.org.br
– www.saude.gov.br
– www.parana.pr.gov.br
– www.saude.pr.gov.br
– No Twitter: http://twitter.com/sesapr
Lembramos: Manter uma alimentação adequada e hábitos de vida saudáveis é essencial para se prevenir contra qualquer doença. No caso da gripe A, a melhor forma para se precaver da moléstia é tomar alguns cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos frequentemente, proteger o rosto ao tossir ou espirrar e higienizar constantemente superfícies, como portas, mesas, maçanetas e telefones. Também é ideal evitar locais com aglomeração populacional.
Em caso de febre repentina e dores musculares, deve-se procurar orientação médica e ficar em isolamento domiciliar durante sete dias, que é o período no qual o vírus H1N1 pode ser disseminado.

DIREITOS DO CONSUMIDOR

* A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E CASAS NOTURNAS -ABRABAR completando as informações mostra as proibições, descontos, reservas, prevenção e segurança. 

ENTRADA DE MENORES DE 18 ANOS

O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe expressamente à entrada de menores de 18 anos em casas noturnas, ainda que seja, por breve período como o de 15 minutos. Ainda mais prevê o referido estatuto a responsabilidade criminal e administrativa para os referidos donos da casa noturna. Neste caso, será necessária uma autorização judicial expedida pelo juiz de menores. Ver artigos 149, 248 e 258 do E.C.A, multa de 3 a 20 salários mínimos, o dobro na reincidência.

Por este motivo sugerimos aos senhores (Donos dos estabelecimentos) que exijam a apresentação de documento original de identidade e identifiquem os menores com fichas especificas bracelete ou pulseira, ou conforme determina a lei após as 22 horas não deixar que permaneçam menores mesmo acompanhados com os pais conforme determina o Estatuto da Criança ou Adolescente, caso contrario busque uma autorização judicial para que o menor possa permanecer com a presença dos Pais. Alguns estabelecimentos já ate reservaram uma área especifica para permanência de menores e outros já estão adotando as medidas preventivas.

Ou ainda o estabelecimento promova matinês para o atendimento dos  menores. Ainda sugerimos as casas para que coloquem na bilheteria e na porta de entrada uma placa de 40 por 40 centímetros , com a informação que é proibida a entrada de menores de 18 anos no recinto, caso contrario a autorização judicial também afixada. Já que a operação integrada já prendeu muitos proprietários de estabelecimentos por estes motivos

LEI DA MEIA ENTRADA

Lei estadual 11.182/95 para os estudantes do ensino fundamental, médio e superior, Assegura o pagamento de metade do valor efetivamente cobrado para ingresso em casas de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, aos estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino, conforme especifica. O Estatuto do idoso e a Lei estadual 14.603, de 28/03/03, determinam, respectivamente, que os cidadãos com 60 anos ou mais têm o direito à meia entrada. A Lei estadual LEI Nº 13964 – 20/12/2002, também da à meia entrada para doadores regulares de sangue em todos os locais públicos d,e cultura, em casa de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, esporte e lazer do Estado do Paraná.  Para fazer valer o direito à meia entrada basta a apresentação do documento de identificação estudantil, no caso dos alunos, da carteira de identidade, para os cidadãos com 60 anos ou mais. Os doadores regulares de sangue (registrados no hemocentro e nos bancos de sangue dos hospitais do Estado):
*documento oficial expedito pela Secretaria de Estado da Saúde. O estabelecimento deve promover a venda da meia entrada sem restrições de local ou data do evento, horário, postos e dias de venda do ingresso. Se o estabelecimento negar a venda de meia entrada ou limitar a venda do ingresso para dias ou locais específicos, o consumidor pode comparecer ao Procon-PR e aos municipais para registrar sua denúncia. Pode ainda adquirir a entrada pelo valor inteiro, solicitar um comprovante da compra e comparecer ao Procon a fim de obter a devolução do valor pago a mais. Vale a pena ressaltar que esta lei se refere às Casas de diversões, espetáculos, shows e Noturnas que promovam eventos ou atrações, não aos Bares.

RESERVAS E COMPRAS

Em boa parte dos eventos culturais e esportivos, reservas podem ser feitas pelo telefone. Neste caso fique atento:- às formas de pagamento; – locais de retirada dos ingressos – peça o nome do funcionário que o está atendendo e/ou alguma senha (ou protocolo); – se a entrega for feita em domicílio, uma taxa extra por esse serviço pode ser cobrada, mas deve ser informada previamente. Uma dica para evitar problemas é vincular o pagamento ao recebimento dos ingressos. Se a compra for feita pela internet, para a sua segurança, imprima a comprovação de reserva ou de pagamento. 

SHOWS E EVENTOS

Estádios de futebol e ginásios esportivos também devem garantir um bom programa. Por segurança, o ideal é sempre adquirir ingressos com antecedência nos postos de venda credenciados pelos clubes ou promotores de eventos.

Não compre de cambistas, além de pagar muito mais, corre-se o risco de adquirir bilhetes falsificados. Procure não chegar em cima do horário previsto para o início da partida, já que esses momentos geralmente são tumultuados em virtude da enorme concentração de pessoas.

As informações sobre os portões de acesso aos setores do estádio (arquibancadas, numeradas, camarotes, etc.) devem estar claras. Assim como nas casas de espetáculos, se por algum problema você for acomodado em um local diferente do qual comprou, ou a superlotação o impedir de entrar no local, há a possibilidade de requerer o abatimento proporcional do preço ou a devolução de valores pagos, sem prejuízo de eventuais perdas e danos, que podem ser solicitadas na justiça.

SEGURANÇAS DE BARES E CASAS NOTURNAS

Ainda de acordo com a legislação vigente, vigilantes e seguranças precisam ser treinados, qualificados e autorizados pela Polícia Federal do Estado para trabalharem em danceterias ou casas noturnas. O consumidor não pode ser coagido por alguém sem que este tenha o devido preparo para o ofício. Toda Casa Noturna deve identificar seus seguranças com crachás sendo empregados contratados ou terceirizados.

Não discuta com seguranças de Casas Noturnas, mesmo que você tenha razão.

Se o problema for uma nota de consumo errada, argumente, caso não seja atendido, acerte e pague, peça nota fiscal e saia calmamente e depois faça uma queixa  no Procon ou procure o juizado especial. E, em hipótese alguma, acompanhe os seguranças a salas fechadas da casa.

Se você foi agredido por algum segurança, procure um serviço médico e depois vá até a delegacia de polícia mais próxima e faça uma queixa. Verifique a necessidade de fazer exame de lesões corporais.

OUTRAS DICAS

Condições mínimas de conforto e segurança devem ser oferecidas pelo fornecedor de serviços de entretenimento, lazer e cultura garantindo, principalmente, uma boa qualidade técnica do espetáculo e do evento. Em caso de alterações no horário ou cancelamento, tal fato deve ser comunicado com antecedência, oferecendo a possibilidade de devolução dos valores pagos. Para ,garantir seus direitos, a nota fiscal ou o canhoto do ingresso devem sempre ser exigidos e guardados. A Abrabar orienta os clientes, para preservá-los em qualquer situação. O documento é uma prova importante a ser utilizada em reclamações no Procon ou ações nos Juizados Especiais. Disque Procon: 0800- 41-1512. O telefone funciona somente para esclarecimento de dúvidas.

CUIDADOS BÁSICOS PARA EVITAR TRANSTORNOS

1) Prefira sair acompanhado.
2) Usar um táxi é mais seguro do que ir de carro.
3) Cuidado com o golpe conhecido como “Boa- noite, Cinderela”. O ou A golpista seduz a vítima e vai até sua casa ou a um motel.  Cuidado com bebidas, balas, chicletes, enfim, com qualquer tipo suspeito, e, quando ela (e) dorme, rouba o que estiver ao alcance.

4) Se sair de carro não atenda ao pedido de retirada de seu carro aonde você não estacionou, quando você tenha certeza disso. Os ladrões e golpistas estarão provavelmente te aguardando.

5) Verifique que no ambiente em que você freqüenta se existe controle de acesso e saída do estabelecimento
6) Em locais fechados, observe se existem portas de emergência bem sinalizadas e escolha uma posição de fácil saída. Caso esteja acompanhado, converse com sua companhia e acerte como e por onde sair do local em caso de brigas ou incêndio.
7) Cuidados quando estranhos se aproximem à sua mesa e, ao se levantar, leve seu aparelho celular ou bolsa, a menos que alguém conhecido fique na mesa.

8) Sempre que perceber algo estranho no ambiente avise ao Garçom, gerente, segurança ou responsável imediato
9) Não saia desses locais em companhia de desconhecidos.
10) Prefira sempre Casas Noturnas que tenham estacionamento próprio ou conveniado e com segurança. Tenha cuidado na saída, pois as abordagens ocorrem geralmente quando as pessoas se dirigem ao carro estacionado.

PARA SE PREVENIR FORA DOS ESTABELECIMENTOS

1) Tenha sempre com você todas as suas principais identificações (RG, CPF, Reservista, Habilitação, carteira estudantil ou ate mesmo a Carteira de Trabalhador) e números de telefones pessoais, de familiares e profissionais.

2) Jamais dirija alcoolizado, peça ajuda a sua família ou a amigos.

3) Se alguém estiver te esperando do lado de fora por algum desentendimento dentro do estabelecimento ligue 190 e aguarde a chegada da policia para sair

4) Não passe ou se aproxime de aglomerações aonde as pessoas aparentam sintomas de inquietação ou de descontrole

5) Ao sair do estabelecimento evite fazer barulhos ou algazarras, respeite o sossego dos vizinhos.

6) Se você não deixou o seu carro no estacionamento e estacionou em lugar distante ou ainda vai pegar um táxi peça sempre o auxilio da casa através da segurança para que te acompanhe

7) Se acontecer um assalto, mantenha-se calmo.

8) Se o assalto transcorrer sem reação, permaneça calmo e no lugar e atenda às “ordens” dos assaltantes, sem fazer movimentos bruscos.

9) Se houver reação de alguém, fique atento à possibilidade de tiroteio. Caso ocorram disparos, deite-se no chão e mande os outros fazerem o mesmo. Procure ficar por trás de um anteparo qualquer e, assim que puder saia do local.

10) Nunca seja valentão e senhor da situação, pois o cemitério tem vários exemplos de comparação.

TELEFONES ÚTEIS:

Policia militar: 190

Policia Civil: 197

Narco denuncia: 181

Prefeitura Municipal:156

Ambulância: 192

Bombeiros: 193

Defesa Civil: 199