Gigantes do metal

“Helloween e Stratovarius os “gigantes do metal” dividem o palco do Curitiba Master Hall neste domingo”.

* Representantes do metal melódico, as bandas “Helloween” e “Stratovarius” vão dividir o palco do Curitiba MASTER Hall, fone 3248-1001, em único show, a partir das 20h. As apresentações fazem parte da turnê de divulgação de seus novos trabalhos. Os alemães do “Helloween” vêm ao país em meio a sua turnê latino-americana para promover o disco “7 Sinners”, lançado no ano passado. Formado em 1984, o Helloween possui 13 discos de estúdio e mais de 5 milhões de álbuns vendidos. Atualmente, o grupo é formado por Andi Deris (vocal), Michael Weikath e Sascha Gerstner (guitarras), Markus Großkof (baixo) e Dani Löble (bateria). Já os finlandeses do “Stratovarius”, na quinta passagem pelo Brasil, chegam para apresentar o show do novo álbum “Elysium”, que saiu em janeiro deste ano. O Stratovarius surgiu também em 1984, mas só em 1985 adotaria o nome que consagraria a banda: uma mistura do modelo da guitarra Stratocaster da Fender com a renomada marca de violinos Stradivarius, fusão que representa bem o estilo musical da banda, que atualmente é formada por: Timo Kotipelto (vocal), Matias Kupiainei (guitarra), Lauri Porra (baixo), Jörg Michael (bateria) e Jens Johansson (teclados). As duas bandas estão em turnê juntas desde o final de 2010 e já passaram por Áustria, Bélgica, Reino Unido, Suécia, Polônia, Holanda, França, Espanha, Itália, Japão, entre outros. Depois do Brasil, a turnê latina segue para Uruguai e Argentina. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos (41 – 3315-0808, www.diskingressos.com.br e nos quiosques instalados nos shoppings Mueller, Estação e Total), na Dr. Rock (Shopping Metropolitan, loja 20) e na Lets Rock (Galeria Pinheiro Lima) e na entrada da casa de show. A entrada é permitida para maiores de 16 anos.

CHURRASCO DO COTOLENO

* O padre Rodnei Carlos Thomazella do Pequeno Cotolengo convida para prestigiar hoje a abertura da “II Mostra de Responsabilidade Social da Escola Particular” e o tradicional Churrasco do PEQUENO COTOLENGO, em sua sede Rua José Gonçalves Jr, 140, Campo Comprido, fone 3314-1900. O programa começa às 10h, com a celebração da Santa Missa. Às 11h haverá a abertura com o professor Ademar Batista Pereira e presidente do Sinepe/PR e logo após começa a servir o churrasco. E a partir das 12h, haverá apresentação do coral São Roque, do Grupo de Teatro UniBrasil e outras atrações. Ao todo, 16 entidades participam da Mostra, são instituições de ensino particular associadas ao Sinepe/PR, associações e ONGs. No âmbito educacional, o público poderá conferir programas de estudos de língua inglesa para alunos da rede pública e projeto de vôlei paraolímpico. Nas barracas haverá comercialização de produtos como pães, bolos, aventais de culinária, agendas e calendários – com renda revertida para a manutenção das instituições. Os presentes ainda vão acompanhar uma programação cultural com apresentação de coral, teatro e ginástica rítmica. Ajude ainda mais levando 1 kg de alimento, um litro de leite ou óleo de cozinha. O Pequeno Cotolengo espera por você!

Os gigantes do metal melódico “Helloween” e “Stratovarius” vão dividir o palco do Curitiba Master Hall, em único show, a partir das 20h.

CHURRASCÃO NA PARÓQUIA

* A Paróquia Santa Catarina Labouré promove hoje, a partir das 11h, seu tradicional Churrascão beneficente, no salão paroquial, Rua Mato Grosso, 588. O Jorginho estará lá para atender o pessoal.

JAIR SUPERCAP SHOW

* O presidente Osni Rolim de Moura da Sociedade ÁGUA VERDE, fone 3242-1925, programou hoje, após as 15h30, para os dançarinos mais uma animada tarde dançante, ao embalo de “Jair Supercap Banda Show (de Jacarezinho) e do grupo gauchesco Hábito”.

A Federação Paranaense de Basketball, presidida por Amarildo Rosa, realizou um jantar para comemorar os 60 anos de fundação e promoveu a entrega do “Prêmio Destaque 2010”, no Restaurante Madalosso. O evento contou com a presença da Presidente de Honra da Federação, Hortência Marcari, o presidente da Confederação Brasileira de Basketball, Carlos Nunes, além de outras autoridades. A Federação promoveu também a premiação dos destaques do projeto Centro de Excelência do Basquetebol, patrocinado pela Unimed Curitiba, que está nas cidades de Araucária, Curitiba, Campo Largo, Colombo, Campina Grande do Sul e Fazenda Rio Grande. Criado há seis anos, o “Prêmio Destaque” surgiu para valorizar as pessoas que participam direta ou indiretamente do basquete em todas as regiões do Paraná, motivando o desenvolvimento das ações da Federação e das suas ligas regionais. Foto de Jennifer Lima.

APOLLUS BAND

* A “Apollus Band Show” anima hoje, a partir da 16h, o atraente duplex dançante da Sociedade UNIVERSAL, fone 3332-0306. Abrindo o encontro estarão “Sid & Rhyan e a Banda Luna”. O presidente Milton (Videira) Bettoni estará movimentando amanhã, a partir das 15h30, a “Segunda Nobre”, com mesa de antepasto cortesia e a boa música do tecladista Luiz “Japa” Adega.

GOD SAVE THE QUEEN 

* O quarteto argentino “God Save The Queen” ou simplesmente Dios Salve a La Reina (em português: Deus Salve A Rainha) desembarca hoje, às 20h30, no Teatro GUAÍRA, fone 3304-7900, para apresentar o show baseado no DVD gravado ao vivo, no Teatro Gran Rex, em Buenos Aires. O recente trabalho contém 24 canções e é uma réplica exata do concerto que o Queen fez na Argentina em março de 1981, comemorando seu 25 aniversário. O grupo formado por Pablo Padín (voz, piano, violão), Francisco Calgaro (guitarra, teclado), Matías Albornoz (bateria) e Ezequiel Tibaldo (baixo) chega na cidade para junto aos fãs celebrarem as canções imortalizadas por Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon.  A banda é reconhecida mundialmente como uma das mais fiéis ao som e ao visual do Queen. Assistido por mais de 1 milhão de expectadores, o grupo já passou por mais de 40 países com lotações esgotadas. O grupo já foi elogiado por Brian May, guitarrista do Queen, e também por Jer Bulsara, mãe do lendário vocalista Freddie Mercury. A semelhança entre Pablo Padín e Freddie é uma das coisas que mais chamam a atenção no grupo tributo. Os integrantes se preocupam em mostrar no palco o que era uma apresentação da formação original do Queen, reproduzindo vestimentas, trejeitos, instrumentos e o principal: as músicas. Recentemente, o baixista do Deep Purple, Roger Glover, declarou que o “futuro da música” são as bandas como a “Dios Salve a La Reina” e outras, que fazem tributo a grandes grupos da época que ele classifica como os “mágicos” anos 70, como o Queen, Led Zeppelin e Pink Floyd. “God Save The Queen” formou-se em 1998, na cidade de Rosário, na Argentina. O principal objetivo é fazer uma reprodução precisa do concerto ao vivo do Queen, alc,ançando seus estilos, sons e a estética original do inesquecível show que o Queen realizou em Buenos Aires no ano de 1981, extasiando mais de 80.000 pessoas. Na bagagem, eles trazem para o público curitibano os grandes clássicos do Queen, como “Radio Ga Ga”, “I Want to Break Free”, “You’re My Best Friend”, “Save Me”, “A Kind of Magic”, “Bohemian Rhapsody”, “We Are The Champions”, “Play The Game” e “Another One Bites the Dust”.

Fernanda Dias e Tuane Chiuites esbanjando alegria na festa da tequila sertaneja do Armazém Universitário, em São José dos Pinhais.

HOMENAGEM ÁS MÃES

* A diretoria da Sociedade MORGENAU, fone 3362-1000, convida os casais para prestigiarem no próximo sábado (dia 7), a partir das 20h, o atraente jantar dançante em homenagem às Mães, com buffet especial, sorteio de prêmios, homenagens, com show do grupo “Demônios da Garoa” e boa música da “New York Banda Show”. Reserve sua mesa com antecedência.

* O presidente Ali Tarbine do 3 MARIAS Clube de Campo, fone 3370-3000, vai recepcionar as Mães associadas em animado jantar dançante no próximo sábado (dia 7), a partir das 21h, com buffet especial, sorteio de prêmios e animação da “Banda Toque de Imaginação”.

* A BPW – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Curitiba – promove um jantar em homenagem às mães que fizeram história na capital paranaense. O evento será no Duetto Wine Restaurant (anexo ao Clube CURITIBANO), na quinta-feira, às 20h. A adesão é R$ 65,00. O evento foi nomeado de “Mães da história de Curitiba”. A presidente da BPW, Lylian Vargas, adianta que os nomes das mães homenageadas não serão divulgados antes do evento. Reservas pelos fones 3363-6034 – 8443-5513.

Ruana Manoeli e Jardany Duarte no concorrido jantar “Quinta pra mais de 30” do Crystal Palace Hall.

NO RITMO DO FITNESS

* Termina hoje em Curitiba o maior evento de fitness do sul do País, a 25ª edição Jopef Brasil – Jornada Paranaense de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Turismo & Hotelaria, que está acontece no EXPO Unimed Curitiba, no Campo Comprido. O que não vai faltar nessa jornada é dança – são mais de 15 modalidades de cursos ministrados por experts, entre eles, Angel B, coreógrafa da cantora Ivete Sangalo, e Fernanda Fiuza, dançarina das cantoras Wanessa Camargo e Lorena Simpson. Seguindo o mesmo ritmo, o professor de dança Marcelo Grangeiro, que brilhou no palco do quadro “Dança dos famosos”, do Faustão, ao lado da atriz Sheron Menezes, vai ministrar as aulas de dança de salão na companhia de Damyla do Carmo, dançarina destaque do “Se vira nos 30”, outro quadro do programa. Informações pelo fone 3018-6222 ou www.jopef.com.br.

Evelyn Ribeiro circulando no concorrido baile-show do clube Atenas Palace.

COLABORE COM O LITORAL

* Sobrevivendo aos desastres ecológicos as cidades de Paranaguá, Antonina e Morretes precisam, e muito, dos turistas. Os restaurantes e pousadas estão vazios, as lojas não vendem nada, o comércio está praticamente parado. O site www.paranaguaturismo.com.br apresenta aos leitores que desejam conhecer e desfrutar de uma das 65 cidades indutoras do turismo no Brasil reconhecidas e premiadas pelo gover,no federal. Conhecer Paranaguá é uma oportunidade inesquecível de conviver com a história, cultura, ecoturismo e pesca esportiva em nosso estado. No site www.paranaguaturismo.com.br , você encontra tudo sobre o que vai rolar da etapa do campeonato paranaense de pára-quedismo e, pode se cadastrar gratuitamente e concorrer a salto duplo de paraquedas ou a sorteios de vôos panorâmicos e fica por dentro das festas e eventos esportivos e culturais da cidade mãe do Paraná. No site www.paranaguaturismo.com.br você tem todas as informações dos restaurantes, pousadas, hotéis, ver imagens e vídeos super interessantes de Paranaguá. Em julho Paranaguá comemora 363 anos. Acesse www.paranaguaturismo.com.br entre e fique a vontade!

Alessandra Dantas prestigiando o pagode do bar Thá na Cuca, clicadas por Jorge Farias.

BETHÂNIA E AS PALAVRAS

* A cantora Maria Bethânia apresenta show novo show “As palavras” terça-feira (dia 3), às 21h, no Teatro POSITIVO, fone 3317-3000. Desde o colégio em Santo Amaro, quando seu professor Nestor Oliveira a ensinou, assim como a seu irmão Caetano Veloso, a ouvir poesia. Esta paixão pelas palavras ela levou para os palcos, nos textos que sempre recitou em seus espetáculos – desde o famoso show de estréia no Teatro Opinião, em 1965. E é esta relação com as palavras que Bethânia mostra neste projeto especial de leitura de poemas e textos escolhidos por ela, com os quais tem intimidade e que foram importantes para sua vida – mesclados com música – que chega a Curitiba. O projeto começou em Minas quando Bethânia foi convidada pela UFMG para participar do ciclo de conferências Sentimentos do Mundo. Logo em seguida realizou outras leituras na Casa do Saber e PUC no RJ, no Itamaraty em Brasília (para o Encontro Mundial dos Países de Língua Portuguesa) e na Casa Fernando Pessoa, em Portugal, como retribuição à Ordem do Desassossego que recebeu com a imortal Cleonice Berardinelli por ser, no Brasil, uma das maiores divulgadoras do legado de Fernando Pessoa. Com isso, este projeto foi tomando vulto e ganhando um público apaixonado, até que Bethânia resolveu levá-lo para o teatro, No ano passado, fez temporada de duas semanas no Teatro Fashion Mall no Rio de Janeiro e, mais recentemente, uma apresentação em Alagoas e para amigos e convidados em Salvador.

Camila Aguilar conferindo o pagodão e as boas festas do bar Celebrare, em foto de Jorge Farias.

DISNEY ON ICE

* Pela primeira vez na capital paranaense, o megaespetáculo “Disney On Ice – Aventuras em Walt Disney World®” de patinação no gelo que  fascina crianças e inspira famílias a reviverem momentos inesquecíveis nos parques temáticos da Disney. Ingressos já estão à venda para a temporada de apresentações, de 10 a 15 de maio, no GINÁSIO DO TARUMÃ. Diversão garantida para toda a família. Esse é o lema do “Disney On Ice“, que faz sua estreia nacional em Curitiba e traz muita ação, emoção e boas lembranças dos famosos parques temáticos à cidade. Quando os portões de Disney se abrem, os personagens mais famosos do mundo, como Branca de Neve, Cinderela, Mickey, Minnie, Pluto, Pateta, o elenco de Toy Story 3, Alice e o Chapeleiro Maluco, do desenho “Alice no País das Maravilhas”, ganham vida e invadem a pista de gelo num espetáculo mágico de patinação. O elenco é formado por 37 artistas patinadores que pertence a vários países, como,: Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Escócia, Rússia, Finlândia, Hungria, Austrália, Ucrânia, República Checa, Japão, Romênia e  Irlanda. Eles contam as histórias do universo de Walt Disney em forma de coreografias, músicas e um cenário móvel, em que o destaque é uma carruagem da Cinderela com mais de 2 mil luzes. O aparato técnico do show conta com mais de 10 toneladas de equipamentos para iluminação, 3,6 toneladas de equipamentos de som e 1324 peças de figurino, além de uma pista de gelo de 42 metros de comprimento por 18 de largura. Os personagens infantis vão invadir a pista de gelo que será montada em uma grande estrutura no Ginásio do Tarumã (Av. Victor Ferreira do Amaral, 1749). Após a capital paranaense, a trupe segue para temporada de apresentações em Porto Alegre, de 18 a 22 de maio, no Gigantinho. Antes de chegar ao Brasil, o Disney on Ice foi apresentado em 35 cidades nos Estados Unidos, 16 na Ásia e Oceania e mais 30 na Europa, em um total de 81 lugares. No total, serão oito apresentações – Terça (10), Quarta (11), Quinta (12) e Sexta (13) às 19h30, no sábado (14) e no domingo (15) às 15h e 19h. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos nas bilheterias oficias montadas nos shoppings: Mueller (piso subsolo em frente às Lojas Americanas), Park Shopping Barigüi (piso térreo em frente ao Salão Expert), Shopping São José e através do Disk-Ingressos (Quiosques instalados nos shoppings Mueller, Estação e Total – de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h), Call-center Disk Ingressos, fone 3315-0808 (de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9h às 18h) e portal www.diskingressos.com.br.

A apresentadora e colunista social Vera Rosa lança no mês de maio a sua nova coleção de bijuterias finas artesanais. Brincos, pulseiras e colares, as peças, desenvolvidas pela designer Gisele França, possuem um design único, unindo criatividade, elegância e múltiplas cores em peças feitas manualmente, em número reduzido, garantindo a exclusividade. O coquetel de lançamento da Grife Vera Rosa será no próximo mês, com um coquetel, em São José dos Pinhais. Uma das primeiras personalidades a se encantar com as peças foi a Rainha do Basquete Hortência Marcari, que ao passar pela cidade utilizou um lindo colar da grife durante as gravações de programas de televisão.

BOUTIQUE AMIGOS DO HC

* A Boutique Amigos do HC (Av. Agostinho Leão Jr, 336, Alto da Glória – próximo à Igreja do Perpétuo Socorro), fone 3091-1000, está cheia de novidades esse mês. O horário de atendimento foi ampliado para receber os clientes que trabalham em horário comercial e não podiam visitar a loja. Agora a Boutique fica aberta de segunda a sexta das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 13h.   Outra novidade está na forma de pagamento. Além do dinheiro e cartão de débito, agora é possível fazer suas compras com cartão de crédito. Para comemorar as novidades, a Boutique está fazendo uma liquidação de jaquetas de inverno. As peças, masculinas ou femininas, custam de R$ 40,00 a R$ 60,00. E as peças infantis estão custando apenas R$ 30,00 cada. Todas as peças foram doadas à AAHC e a arrecadação da Boutique é revertida ao Hospital de Clinicas.

Pamela Suelen e Amanda Marks prestigiando a noite sertaneja do Armazém Universitário, em São José dos Pinhais.

SALÃO GRACIOSA DE ARTES PLÁSTICAS

* A Comissão Julgadora do “13º. Salão Graciosa de Artes Plásticas” divulgou o resultado da pré-sele&cce,dil;ão do concurso. No total, foram inscritas, mais de 400 obras de 139 artistas. Foram pré-classificadas para participar do evento 231 obras de 86 artistas. Destes, 13 sócios e 73 não-sócios do clube. Os associados do GRACIOSA Country Club, fone 3015-5005, concorrem aos prêmios Aquisição e Presidente Tobias de Macedo e os demais artistas da comunidade concorrem aos prêmios Graciosa Country Club e Túlio Vargas. Os artistas pré-selecionados devem entregar suas obras de 2 a 6 de maio, das 14h às 18h, na Casa de Festas do clube, localizada à Rua Clovis Bevilaqua, 279. A lista com os nomes dos pré-selecionados está publicada no site do clube www.graciosa.com.br.

A Festa do Trabalhador, em Paranaguá, neste domingo, 1º de maio, terá um supershow com o “Grupo Molejo”. A 5ª Festa do Trabalhador, acontecerá na praça de eventos 29 de Julho, promoção da prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria de Trabalho, Fundesportes e a Fundação de Turismo. Haverá uma Corrida Rústica, sorteio de vários prêmios como motos, televisores, geladeiras e finaliza como show do grupo Molejo. Informações pelo (41) 3420-2940.

WALL FEST NA ENDOSSA

* Neste domingo, a Endossa, Rua Vicente Machado, 1047 promove mais uma edição do Wall Fest, das 16h às 20h. O evento será concentrado no muro da loja, que faz parte de sua decoração e vai receber uma nova expressão de arte. Dessa vez, a intervenção será realizada pelo artista gráfico Victor Grosman. É a primeira vez que o artista nascido no Rio Grande do Sul, mas que vive em Florianópolis, se apresenta em Curitiba. Victor afirma que não tem nenhuma pintura definida “quero olhar bem o lugar para que as coisas tenham interação, mas com certeza será alguma coisa dentro dos temas que estou trabalhando ultimamente. O tema mar é bem marcante em várias fases do meu trabalho”, comenta. O evento, que acontece a partir das 16h, terá cerveja grátis e música ambiente. Vale lembrar que o espaço, incluindo a área externa, conta com rede wi-fi de internet gratuita. Bicicletas e cães são bem vindos, pois a loja tem um local adequado para recebê-los. Além disso, é possível aproveitar a oportunidade para conferir as novidades do Dia da Mães e a exposição na Galeria Endossa. E para os artistas que têm interesse em mostrar seu talento no muro, basta encaminhar o portfólio para a loja, que vai realizar a próxima edição do evento em agosto. Entrada franca.

Neste domingo o quarteto argentino “God Save The Queen” desembarca em Curitiba para junto aos fãs celebrarem as canções imortalizadas por Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon. A apresentação será no palco do Guairão, 20h.

FESTIVAL BRASIL SABOR 2011 NO PARANÁ

* Organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) está acontecendo em Curitiba o “Festival Brasil Sabor 2011”, considerado o principal festival gastronômico do Brasil, que se estenderá até o dia 29 deste mês, nos 26 estados e no Distrito Federal. O Festival tem como objetivo valorizar os sabores, temperos e o modo de preparo de cada região. A lista com os participantes do Festival pode ser consultada pelo site www.brasilsabor.com.br/festival. Em Londrina, a festa de degustação ocorre amanhã (dia 2). Já em Maringá, está marcada para 10, no aniversário da cidade. Em todo o Paraná, 54 estabelecimentos participam do evento. Com o tema “À mesa, o Brasil já é hexa”, o Festival será uma grande oportunidade para os estabelecimentos participantes criar novos sabores pensando nos grandes eventos que acontecerão no Brasil, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Simultaneamente, a Abrasel desenvolve o Programa Bem Receb,er Copa, capacitando 173 bares e restaurantes, em uma primeira fase, somente em Curitiba. No Paraná, o Festival contará com a participação das seguintes cidades: Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Medianeira, Palmeira, Tibagi, Morretes, Paranaguá (Ilha do Mel), Pontal do Paraná, São José dos Pinhais e Castro. Cada participante apresentará sua receita durante 30 dias, oferecendo aos moradores e visitantes os sabores do Festival. Em Curitiba, os estabelecimentos inscritos no Festival receberão visitas, chamadas Blitz Brasil Sabor, nas quartas, quintas e sextas-feiras durante o mês de maio. Os clientes que estiverem provando os pratos inscritos no Festival receberão brindes durante a blitz, mas a grande surpresa será a performance de bailarinos ao som de sax, que deverá chamar a atenção de toda a clientela, resultado da parceria com a Fundação Cultural de Curitiba. Outro grande destaque do evento é a participação especial do Centro Europeu, que inscreveu seis chefs novos talentos no festival, que vão apresentar receitas regionais na festa de lançamento e assinarão também o livro “Segredos dos Chefs”. Entre os parceiros este ano do Festival Brasil Sabor, destacam-se: Paraná Turismo, Sebrae, Fecomércio, Instituto Municipal do Turismo, Fundação Cultural de Curitiba, Centro Europeu, Ambev, Via Natsu  e Ecolab.

A consultora e assessora de eventos Milene Szaikowski convida para o coquetel de inauguração do seu estúdio, que será no Espaço Casa Bonita – beleza, cabelo e moda (Rua Santo Antônio, 365 – Rebouças), que acontecerá neste domingo, às 16h. Além do estúdio, o espaço possui a loja de roupas Artha de Mariana Bassetti e a Casa Bonita, que oferecerá serviços de estética, cabelo e maquiagem. Segundo Milene, o estúdio é fruto do seu trabalho e consolida a sua carreira. “Já fazia algum tempo que eu queria ter um espaço para atender as minhas noivas. Senti que era o momento de ter um local meu e aproveitei esta oportunidade”, ressalta. O convite para que o estúdio fosse instalado na Casa Bonita surgiu a partir da ideia de atuar de forma mais integrada com as noivas. “A Mariana já trabalhava fazendo vestidos de noiva e de festa e o salão atendia poucas noivas até então. A intenção é oferecer diversos serviços personalizados para as noivas”, aponta. Milene ressalta que apesar dos três ambientes profissionais dividirem o mesmo espaço, cada um trabalha de forma independente. “Claro que quando a noiva fecha com todos nós é interessante por termos essa parceria, então podemos oferecer mais benefícios às clientes”, afirma.

LUPALUNA

* O maior festival de música do Paraná acontece nos dias 13 e 14 de maio com mais de 40 atrações. A música eletrônica vem com tudo no Lupaluna 2011. DJs nacionais e internacionais farão as noites da tenda EletroLuna no maior festival de música do Paraná e um dos maiores do Brasil. Os fãs do gênero poderão curtir do house ao dance music passando pelo groove e o tecno, até chegar ao mix dançante ao som de jazz, soul e funk. Na primeira noite, 13 de maio, a animação ficará por conta dos curitibanos Leozinho e Paciornik, Bibba Pacheco e dos DJs Leo Janeiro, Aninha e Gui Boratto. No dia 14, a pista é da dupla paranaense Rolldabeetz e das atrações internacionais Soul Division (França), Sairus (França), Small Ewok (França) e Feral aka Mc Kinky (Inglaterra). Com mais de doze anos de carreira, a dupla de Curitiba Leozinho e Paciornik já tem um set de clássicos queridos pelo público. Leozinho, conhecido pelo carisma e o foco na diversão na pista soma-se ao estilo inconfundível de Rodrigo Paciornik, que mistura batidas brasileiras ao ritmo da música eletrônica. A dupla reconhecida nacional e internacionalmente é festa garantida nas pistas. Outra prata da casa, a também curitibana Bibba Pacheco traz á  tenda EletroLuna suas produções melódicas repletas de grooves do progressive e agitação do house music. Conhecida pela t&eacute,;cnica impecável e sets marcantes, Bibba comemora em 2011 o lançamento da sua música Magic Feeling em um dos maiores sites de compra de música eletrônica do mundo, o Beat Port. Nesta mesma noite, o carioca DJ Leo Janeiro, um dos mais destacados do país, vem com a sua dance music descoberta nos clubes do Rio de Janeiro. Amante dos bailes de black music da zona norte até as dancefloors da zona sul da cidade maravilhosa, Leo Janeiro apresenta uma mistura de novidades da house music que potencializam a habilidade e o bom gosto do DJ carioca. Os sets com grooves bem elaborados, as sutilezas da mixagem e os sons futurísticos usando como base o House são marcas do trabalho da DJ Aninha. Residente do Warung desde 2005, a DJ catarinense é um dos nomes mais respeitados da cena no Sul do Brasil e vem se apresentando em diversos países. E o paulista Gui Boratto, especialista em remixes, traz ao Lupaluna a diversidade de estilos musicais. As músicas do DJ estão nos cases de praticamente todos os grandes nomes da cena eletrônica. Presença garantida em festivais internacionais tem em seu currículo uma extensa lista de parcerias em remixes. Foi responsável pela produção aos artistas brasileiros como Gal Costa, Fernanda Porto, Chico Buarque, Ana Carolina, Leila Pinheiro, entre outros. Também já remixou para artistas internacionais como Pet Shop Boys, Moby, Robert Babicz e Bomb The Bass. Além, de ter sido convidado para remixar duas faixas para o aclamado filme “Cidade de Deus”. O Lupaluna será realizado no BioParque – Avenida Senador Salgado Filho, 7636, a 8 Km do Centro de Curitiba, no sentido São José dos Pinhais, próximo à Avenida das Torres. A mega estrutura será montada em uma área de 52 mil m² em meio à natureza, com seis lagos e área de mata preservada.

A “Apollus Band Show” promete muita animação hoje na tarde dançante da Sociedade Universal.

TURISMO CURITIBANO

* A capital paranaense, que já tem seu reconhecimento enquanto cidade sede para turismo de eventos e negócios lançou recentemente seis roteiros turísticos de curta duração que podem ser feitos tanto por turistas que visitam a cidade a passeio, quanto por participantes de convenções, seminários e congressos, onde normalmente há pouco tempo disponível entre uma atividade e outra. A iniciativa é do Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba, com apoio do Sebrae/PR e do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba – Curitiba Turismo. “O setor de turismo de eventos e negócios está comemorando”, declara Tatiana Turra, diretora executiva do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade sem fins lucrativos formada pela iniciativa privada que tem como uma de suas funções apoiar ativamente os processos de captação de eventos para a Capital Paranaense. “Para elaborar um bom projeto de captação é fundamental que apresentemos as principais qualidades da cidade, justificando que temos condição de comportar o evento e receber bem seus participantes. Ter esses roteiros à disposição é uma importante ferramenta e sem dúvida fortalecerá as ações daqui para frente”, ressalta. Os roteiros são operados por agências de receptivo especializadas e duram no máximo quatro horas. Outra característica em comum é o fato de destacarem a cultura, a gastronomia, a história e a diversidade do comércio da cidade. O roteiro “Curitiba Multicultural”, por exemplo, apresenta as principais etnias que colonizaram a Capital Paranaense, mostrando a miscigenação curitibana. O passeio oferecido pela BWT Operadora dura três horas e tem início no Memorial Árabe, passando pela Mesquita Muçulmana, Praça do Japão, Bosque do Papa, Bosque do Alemão, Santa Felicidade e Parque Tingui. O roteiro comprova que Curitiba é fruto do esforço de imigrantes que, a partir do século XIX, deixaram como herança sua riqueza cultural e histórica. As saídas acontecem todos os dias em dois horários, às 9h e às 14h, para grupos de no mínimo duas pessoas. O site da empresa é o www.bw toperadora.com.br e as reservas podem ser feitas pelo ,fone (41) 3888-3488. Para quem gosta de apreciar seus passeios a pé, a opção é o roteiro “Caminhando por Curitiba” da operadora Special Paraná. O roteiro leva o visitante a conhecer a história e a cultura de Curitiba em um animado passeio pelo centro da cidade. Uma caminhada de aproximadamente cinco quilômetros e três horas de duração passando por ruas e pontos turísticos de Curitiba, temperada por anedotas contadas ao longo dos últimos 350 anos da cidade. As saídas acontecem de segunda a sábado também em dois horários, às 9h e 14h para grupos entre duas e dez pessoas. Reservas podem ser feitas pelo fone (41) 3232-1314. O site da empresa é o www.specialparana.com. Mais informações sobre o Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba podem ser encontradas no site www.receptivocuritiba.com.br.

A relação com as palavras que Maria Bethânia mostra neste projeto especial de leitura de poemas e textos escolhidos por ela, com os quais tem intimidade e que foram importantes para sua vida – mesclados com música – que chega a Curitiba terça-feira para única apresentação no Teatro Positivo, às 21h.

GUIA DOS BONS PROGRAMAS

“MOLEJÃO” EM PARANAGUÁ

* A 5ª Festa do Trabalhador, em Paranaguá, neste domingo, 1º de maio, terá um supershow com o “Grupo Molejo”, do Rio de Janeiro. A Festa do Trabalhador acontecerá na praça de eventos 29 de Julho, promoção da prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria de Trabalho, Fundesportes e a Fundação de Turismo. Haverá uma Corrida Rústica, sorteio de vários prêmios como motos, televisores, geladeiras e finaliza como show do grupo Molejo. Informações pelo (41) 3420-2940.

“WESLEY & HENRIQUE”

* Em São José dos Pinhais, o ARMAZÉM UNIVERSITÁRIO, fone 3035-4046, acontece hoje, após as 19h, a famosa “Domingueira Sertaneja”, com moda de viola, muita gente bonita e o embalo da dupla “Wesley & Henrique, convidados” e da Cia. de danças “Elite Show”. E na próxima quinta-feira, rola um bigshow sertanejo ao embalo da dupla “com a dupla “Eddy & Gil e convidados”.

Sobrevivendo aos desastres ecológicos as cidades de Paranaguá, Antonina e Morretes precisam, e muito, dos turistas. Os restaurantes e pousadas estão vazios, as lojas não vendem nada, o comércio está praticamente parado. O site www.paranaguaturismo.com.br apresenta aos leitores que desejam conhecer e desfrutar de uma das 65 cidades indutoras do turismo no Brasil reconhecidas e premiadas pelo governo federal. Conhecer Paranaguá é uma oportunidade inesquecível de conviver com a história, cultura, ecoturismo e pesca esportiva em nosso estado. No site www.paranaguaturismo.com.br , você encontra tudo sobre o que vai rolar da etapa do campeonato paranaense de pára-quedismo e, pode se cadastrar gratuitamente e concorrer a salto duplo de paraquedas ou a sorteios de vôos panorâmicos e fica por dentro das festas e eventos esportivos e culturais da cidade mãe do Paraná. No site www.paranaguaturismo.com.br você tem todas as informações dos restaurantes, pousadas, hotéis, ver imagens e vídeos super interessantes de Paranaguá. Em julho Paranaguá comemora 363 anos. Acesse www.paranaguaturismo.com.br entre e fique a vontade!

PAGODE SHOW DE BOLA

* O bar THÁ NA CUCA, fone 3044-2221, abre hoje, a partir das 21h, para mais um “Pagode Show de Bola” e samba de raiz ao som dos grupos “Deixa acontecer, Pago pra ver e Vir@du@vesso”.

FASCINAÇÃO Club, fone 3256-6591

* Hoje, a partir das 17h, acontece mais uma atraente tarde dançante, ao som da “Banda Fascinaç&,atilde;o & convidados”.

Em turnê agendada para acontecer em maio no Brasil, a cantora e atriz Miley Cyrus traz a tiracolo empresário, maquiador, cabeleireiro, stylist, dois seguranças e a mãe, a produtora musical Leticia “Tish” Cyrus. A estrela teen se apresenta no Rio de Janeiro, no dia 13, e em São Paulo, no dia 14. Miley contratou ainda a tour manager brasileira Gabriela Araújo para acompanhá-la em toda turnê pela América Latina que além do Brasil, terá Equador, Peru, Argentina, Chile, Paraguai, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Panamá e México.

MARECHAL Palace, fone 3278-0731

* Mais uma animada tarde dançante hoje, após as 16h, ao som do grupo “Balanço de Vaneira” e convidados.

ATENAS Palace, fone 3347-8989

* Abre hoje, a partir das 16h, para uma concorrida tarde dançante e show, com animação da “Banda Lima”.

O Brasil e o resto do mundo se encantaram com uma menininha fofa e estilosa que já nasceu em meio aos flashes. A pequena Isabella, primeira filha mulher do jogador Kaká e de Caroline Celico, veio ao mundo no último dia 23 e apareceu usando roupinhas que fizeram o maior sucesso. Carol, super ligada em moda e com um faro apurado, pensou no bem estar e conforto do bebês e elegeu a Silmara para vestir sua filha. A marca é referência e sucesso em vendas para recém nascidos, bebês e crianças. As peças são feitas com carinho e bom gosto. Isabella usou macaquinhos e calcinhas de lã e algodão com renda em cores claras. O toque final ficou por conta dos mini laços na cabeça.

SISTEMA X, fone 3279-1109

* Abre sua portas hoje, a partir das 19h, para receber a moçada na festa “Full É Alucinante!”, com o agito dos DJs Ademar e Marcelo Nunes. Todos os caminhos levam ao Sistema X, uma das mais animadas casas noturnas de Curitiba.

CRYSTAL PALACE Hall, fone 3363-4171

* A “Banda Crystal” e o DJ Japa estarão animando amanhã, a partir das 20h, a “Noite da Ressaca”. Você que gosta de dançar, boa música e uma fina mesa de antepasto, não pode perder este encontro. Na quinta-feira acontece mais um concorrido jantar “Quinta pra mais de 30”, com muitas atrações.

Com muita animação e sabores de dar água na boca, o Gonzales y Garcia, fone 3053-9933, realizou na última quinta-feira a segunda edição do seu Festival Gastronômico. A festa teve como estrela maior uma paella marinera, versão do tradicional prato espanhol, feita somente com frutos do mar. O chef Ricardo Teruchkin foi o convidado da noite para preparar o prato no formato cozinha show (demonstrando a receita passo a passo). A noite teve ainda degustação de cervejas mais que especiais: Gold, Amstel Pulse, Edelweiss e Heineken, além do chopp da Sol. Elas foram harmonizados com uma grande variedade de pratos, como diversos tipos de montaditos (tapas para petiscar com as mãos) e caçarolas, além da paella. A festa foi embalada pela música e dança de integrantes do Instituto Flamenco de Curitiba. Mês que vem tem mais. O Festival acontece sempre na última quinta-feira de cada mês, trazendo chefs convidados e menus degustação.

Chopperia É GOOL!, fone 3606-2466

* Em Colombo, hoje, às 19h, rola mais um animado “Domingo Sertanejo Universitário”, ao embalo da dupla “Denis & Michel” e convidados. Discotecagem do ,DJ Helton.

APOTHEOSE, fone 3285-2135

* No Campo Comprido (Rua Eduardo Sprada, 4320), acontece a superbalada “É Show!”, hoje, a partir das 19h, ao embalo dos DJs Vavvá e Lincoln. Uma nova iluminação digital está chegando. A direção também informa que continuam abertas as inscrições para mais uma seletiva do concurso “Garota Apotheose 2011”. Premiação especial para a vencedora.

O projeto História e Arte, uma realização da Galvão Locações com a Associação dos Bailarinos e Apoiadores do Balé Guaíra (ABABTG), recebeu durante o segundo dia do evento realizado no Palladium Shopping Center, a presença dos artistas plásticos Jorge Galvão, Deivid Heal e Olho Wodzynski. Durante o bate papo com a jornalista Isabela França os artistas plásticos falaram sobre o grafite e a arte no cotidiano. Na oportunidade os artistas oficializaram a doação de três telas para os projetos do História e Arte. As obras foram entregues aos projetos com a presença da diretora da Galvão Locações, Fátima Galvão e do presidente da Associação dos Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra, Jorge Schneider. O História e Arte celebra sua terceira edição sendo realizado pela Galvão Locações e pela ABABTG. Hoje serão realizadas performances de dança com os grupos que fazem parte do projeto. O evento também realiza uma campanha de doações de roupas de dança que serão encaminhadas para os programas socioeducativos. A entrada é franca. Na foto, Artistas doam telas com arte em grafite para projetos sociais que compõem o História e Arte. As telas foram pintadas ao vivo durante a segunda noite do História e Arte.

NOVO VASQUINHO, fone 3338-7766

* A Sociedade VASCO DA GAMA realiza animadas tardes dançantes, para o pessoal da melhor idade, nas quartas e sábados, a partir das 14h, com música ao vivo do grupo “Musical JB”. Nas sextas-feiras, a partir das 21h, aulas de danças e às 23h muita animação no tradicional baile gauchesco. E no próximo sábado, às 18h30, haverá aula de dança de forró e logo após o Forró Universitário, com bandas ao vivo. Informe-se no site www.novovasquinho.com.br.

BUFFET BOGONI, fones 3329-8136

* Anexo ao Clube Literário de Curitiba, fone 9924-0209, o Buffet funciona diariamente no almoço, sob o comando dos mestres Liquinho e Kico. Hoje um cardápio superespecial à base de salmão ao molho de maracujá, peixe assado, bacalhau, lombo ao molho de laranja, strogonoff de carne, leitão a pururuca, maminha recheada, lasanha quatro queijos, pene ao molho de brócolis, espaguete ao molho funghi, inhoqui ao molho branco, buffet de saladas e sobremesas.

O diretor de fiscalização da Receita Estadual do Paraná, Clóvis Rogge (à dir), ministrou palestra sobre o tema “ICMS e Guerra fiscal – A concessão irregular de benefícios fiscais”, na abertura do “III Ciclo de Debates Tributação e Empresa”, no auditório do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). O evento é coordenado pelos professores Guilherme Moro (ao centro), mestre em Direito Tributário Internacional, e Sandro Mansur (à esquerda), doutor em Direito Econômico, e terá mais duas etapas neste mês. Foto de Priscilla Fiedler.

CIA. DA COSTELA, fone 3347-7463,

* A boa sugestão para quem for almoçar hoje, até as 16h, com os amigos ou a família. O restaurante abre de terça a domingo.

AKUSTIKO Bar, fone 3333-7007

* Em frente a Puc, abre suas portas hoje, a partir das 22,h, para mais um animado sertanejão, com as duplas “Álvaro & Daniel e Christian & Miguel”, a Cia. de dança “8 Segundos” e convidados.

Kate Middleton voltou a escolher a Issa como look do dia. Ela foi vista entrando no Hotel Goring em Londres, onde se preparou para seu casamento com o príncipe William, na véspera, usando novamente um vestido da marca de Daniella Helayel.

CITRA Bar, fone 3328-7668

* Oferece happy hour, a partir das 18h, com “Tiu Sema e banda”, show MPB e pop nacional. Todos os domingos: desconto de 50% nos temakis até às 20h. A casa mantém ainda promoções diárias especiais no cardápio do restaurante e do bar, uma para cada dia da semana. Mulher free até às 20h.

Bar CURITYBA, fone 3018-0444

* Abre hoje às 14h. O “Grupo Hora Brasil” comanda o samba e pagode, sempre contando com convidados especiais a cada dia, a partir das 16h. Entrada é franca para elas até às 18h, com caipirinha free incluída.

O grupo de stand up formado pelos humoristas Nizo Neto, Eduardo Jericó e Nigel Goodman já está há três anos na estrada com o espetáculo “Louco é pouco” e em maio, se apresenta novamente na capital paranaense, no palco do Curitiba Comedy Club, fone 3264-5022. Nizo já tem o humor na veia, é filho do veterano Chico Anysio, e além de humorista, é ator, radialista e escritor; o ator e humorista paranaense radicado no Rio de Janeiro, Eduardo Jericó vem se destacando no cenário nacional e já fez parte de vários grupos de stand up antes de formar o seu; já Goodman está impressionando com seu modo de colocar opiniões nas histórias e com a capacidade de identificação entre seus contos e a vida cotidiana. Nesta apresentação sábado (dia 7), o ator Cadu Scheiffer, convidado especial, vai completar a sessão de risadas do fim de semana. Os ingressos já estão à venda e custam R$ 20,00 por pessoa. A casa abre às 18h e o show começa às 22h. Informações no site www.curitibacomedyclub.com.br e pelo twitter @CuritibaComedy.

Restaurante TOSCANA, fone 3273-6160

* Em Santa Felicidade, a “Banda Toscana” retorna ao palco quinta-feira, após as 20h, para animar mais um jantar dançante, apresentando um repertório especial para os dançarinos, com sucessos dos anos 50/60/70. Os dançarinos do grupo “Vamos dançar” estarão a postos para ensinar aos clientes os primeiros passos de vários ritmos.Jantar cortesia das 20h às 23h.

Churrascaria MARUMBI, fone 3365-8322

* Na BR 277 – em frente ao Centro Politécnico, oferece no almoço e jantar boas inovações culinárias, massas típicas italianas, carnes nobres, buffet de saladas, carta vinho e sobremesas diversas. Um espaço para grandes eventos, festas e confraternização.

A grande vencedora do Big Brother Brasil 11, Maria Melilo, posou para o fotógrafo Marcos Serra Lima do site Paparazzo. As fotos que foram ao ar ontem aconteceram em um ateliê na Zona Portuária do Rio. Maria também será a estrela da edição de junho da revista Playboy. A paulista de São Bernardo do Campo em algumas semanas embarca para os Estados Unidos, onde irá realizar o ensaio. “Odeio cair na rotina, estraga o relacionamento. Gosto de inventar situações diferentes para transar, principalmente quando tem o perigo de alguém chegar. Gosto de praia à noite e já transei em uma praça, no fim da tarde. Isso me excita”, disse Maria, que também gosta de investir em lingeries e fan,tasias. “Adoro usar fantasia. Tenho várias de diabinha, noivinha, colegial. Escolho qual usar dependendo do clima”. Foto: Marcos Serra Lima / www.paparazzo.com.br

ATACAMA Bar, fones 3049-1939

* Na Jaime Reis, 238 (Largo da Ordem), abre hoje, às 10h, para jogos de sinuca, cardápio completo para almoço e muita animação. Funciona de terça a sexta, a partir das 18h30, e aos sábado, às 21h. Happy hour com música ambiente. É recomendado para quem gosta de bater papo e curtir um bom rock ‘n roll da década de 80 e 90.

ZAPATA Mexican Bar – Centro Cívico, fone 3352-9097

* Abre no almoço de segunda a domingo a partir das 11h30. Seqüência de seis pratos das mais variadas delicias do México das 19h às 23h. Happy Hour com música ao vivo na voz de Alisson Santoli (MPB), a partir das 21h.

ZAPATA Mexican Bar – Batel, fone 3095-2097. Happy hour em dobro das 17h às 20h. Sequência de pratos no almoço. Promoção de Nachos e Tacos com 50% de desconto das 16 às 20h. Forró Pé de Serra com o grupo “Xaxá do Xexé”, a partir das 20h30. Abre segunda a domingo a partir das 11h30 (hoje a cozinha encerra meia noite).

GOLD Karaokê Premium, fone 3339-3221

* Funciona de terça a sábado, a partir das 19h, na Rua Paulo Graeser Sobrinho, 200 – São Francisco. Happy hour com música ambiente e uma programação especial de vídeos. É recomendado para quem gosta de bater papo e curtir um bom rock ‘n roll da década de 80 e 90.

Empório SÃO FRANCISCO, fone 3222-0301

* Abre as portas mais cedo, das 19h às 22h, para seu Hot Hour, promoção Double Drink e noite de MPB da melhor qualidade, ao som do “Trio Quintina”. Logo após, Naina mostra seu trabalho acústico. E amanhã rola o “Tributo a ao David Bowie”, ao som da banda “Anacrônica”. Abertura com Kako Louis Acústico.

JACK MUSIC bar, fone 3081-3898

* No Shopping São José dos Pinhais, o pessoal que curte o melhor do sertanejão, confere nas quartas-feiras e sábados, às 21h, animadas noitadas ao embalo das duplas convidadas. Ponto de encontro da moçada, o bar abre todos os dias das 11h às 4h.

TERRITÓRIO Sertanejo, fone 8412-6256

* O melhor da música country/sertaneja rola de terça a domingo, a partir das 19h, ao embalo de várias duplas ao vivo.

News FLICK’s, fones 3232-3068 e 8474-2386

* Convida para prestigiar suas animadas noitadas dançantes de quinta a domingo, às 22h, com boa música e animação.

Bar BRAHMA, fone 3026-0700

* Abre de segunda-feira a sábado, a partir das 17h, com happy hour, restaurante em um ambiente aconchegante e descolado.

Sociedade ABRANCHES, fone 354-2728

* Convida a galera para curtir hoje, a partir das 19h, mais um animado sarau dançante. Mulheres não pagam até as 20h.

HERMAMM Club Dançante, fone 3372-6579

* Mais um concorrido baile gauchesco e sertanejo hoje, a partir das 18h, com música ao vivo e aula de danças. Consulte www.hermamm.xpg.com.br e e-mail: hermam.monstro@hotmail.com.

BOA CULINÁRIA

* Anotem as boas opções gastronômicas para almoço e jantar. * O Buffet Bogoni, do Clube Literário de Curitiba, fones 3329-8136 e 9924-0209, abre hoje para almoço. Um cardápio superespecial: salmão ao molho de maracujá, peixe assado, bacalhau, lombo ao molho de laranja, strogonoff de carne, leitão a pururuca, maminha recheada, lasanha quatro queijos, pene ao molho de brócolis, espaguete ao molho funghi, inhoqui ao molho branco, buffet de saladas e sobremesas.

* Almoçar ou jantar fora hoje, com os amigos ou a família, uma boa sugestão é a Cia. da Costela, na Avenida República Argentina, 5469, fone 3347-7463. O restaurante abre de terça a domingo.Um espaço para eventos, festas e confraternização.

* Os amantes de cervejas artesanais já podem comemorar. A m,icrocervejaria paranaense Bier Hoff, que até o momento vendia em suas casas apenas o chopp de fabricação própria, passa também a comercializar, a partir de hoje, as suas cervejas gastronômicas. São quatro rótulos, cada um produzido com ingredientes exclusivos, de aromas particulares – Weizen (trigo), Premium (Pilsner), Original (não filtrada) e Nigra (malte torrado). As casas da Bier Hoff são equipadas com tanques de maturação, que garantem a conservação do sabor das bebidas, e copos especiais para o consumo correto. Elas estão localizadas em Curitiba – nos shoppings Estação, Palladium e Total, em Joinville, Maringá e Londrina, e, em breve, também em Ponta Grossa.

* O Festival Brasil Sabor 2011, que está acontecendo em Curitiba é considerado como o principal festival gastronômico do Brasil e conta com o patrocínio da cerveja premium belga Stella Artois, da Ambev. Organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) se estenderá até o dia 29 deste mês nos 26 estados e no Distrito Federal, o Festival tem como objetivo valorizar os sabores, temperos e o modo de preparo de cada região. A lista com os participantes do Festival pode ser consultada pelo site www.brasilsabor.com.br/festival. Em Londrina, a festa de degustação ocorre amanhã (dia 2). Já em Maringá, está marcada para 10 de maio, aniversário da cidade. Em todo o Paraná, 54 estabelecimentos participam do evento.No Paraná, o Festival contará com a participação das seguintes cidades: Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Medianeira, Palmeira, Tibagi, Morretes, Paranaguá (Ilha do Mel), Pontal do Paraná, São José dos Pinhais e Castro. Cada participante apresentará sua receita durante 30 dias, oferecendo aos moradores e visitantes os sabores do Festival.

* Além de comandar com muito sucesso a Churrascaria La Ventura, na Avenida das Torres, o empresário Orli Kuster também está na direção da Churrascaria Marumbi, na BR 277 – em frente ao Centro Politécnico) fone 3365-8322. No almoço boas inovações culinárias, massas típicas italianas, carnes nobres, buffet de saladas, carta vinho e sobremesas diversas. Um espaço para grandes eventos, festas e confraternização.

* O professor e também produtor francês Ronan Kerrest estará em Curitiba quinta e sexta-feira(dias 5 e 6) para ministrar um curso de degustação na Maison de France, localizada na Rua Fernando Amaro, 153, Alto da XV. O foco são cinco vinhos da região de Bordeaux, Cotes Du Rhônes, sul da França. Todos com rótulos ocultos, a chamada degustação às cegas. O objetivo é desenvolver o paladar e levar o apreciador a descobrir a diversidade e a sutileza dos vinhos franceses, envolvendo todas as técnicas de degustação. As inscrições e informações são encontradas no site da Confraria do Vinho Francês, www.vinho-frances.com, telefone 48 3039 0721 ou no Café Babette da Aliança Francesa, telefone 41 3205 0955. O custo é de R$ 120,00 por aluno. As vagas são limitadas.

* Apostando em uma culinária leve, rápida e ao mesmo tempo sofisticada, o Café Legal, fone 3019-7820, apresenta opções gastronômicas combinando aromas e ingredientes diferenciados, mas que resultaram em pratos que conquistaram os clientes. Dentre as inovações, destaque para o escalope de mignon com risoto de alho poró com morangos frescos. O prato é uma criação da casa e o sabor característico do risoto é realçado pelo alho poró, com um toque especial conferido pelos morangos frescos. A novidade tem sido apontada como uma das preferências dos frequentadores. “Ficamos em dúvida se deveríamos incluir o prato no cardápio, porque, na época, achamos que poderia ser ‘inovador’ demais. Foi uma grata surpresa! Hoje, é uma das opções mais pedidas”, diz a proprietária do Café Legal, Maria Augusta de Souza. Abre de segunda à sexta, das 9,h às 20h

* A Churrascaria Devon’s, fone 3254-7073, abre também às segundas-feiras para almoço e jantar. Com isso, a casa está aberta os sete dias da semana, deixando de funcionar apenas nas noites de domingo. Há 23 anos, a Devon’s oferece aos curitibanos o verdadeiro rodízio de carnes, premiado inúmeras vezes por revistas e entidades do setor. Desde o início das atividades, a casa tem como proposta priorizar o que é mais importante numa churrascaria: a carne.

* Quer um ambiente reservado para jantar ou fazer um happy hour com os amigos? O Ippon Japanese Food, (Rua Ângelo Sampaio, 1.651) fone 3224-1010, possui salas com tatames exclusivos que comportam até 10 pessoas. Com janelões de vidro voltados para o segundo piso do restaurante e também para uma das ruas mais agradáveis do Batel, os tatames do Ippon são climatizados e têm som ambiente. O acesso é restrito apenas aos garçons responsáveis pelo atendimento, que batem na porta antes de entrar. No cardápio delícias como o Teppan Yaki de frutos do mar e o Yakisakana Massu, anchova grelhada com molho agridoce e gohan. Quem preferir pode optar pelo sistema rodízio do Ippon, dá direito a saborear a vontade sushis, sashimis e diversos pratos quentes.

* O Restaurante Armazém Italiano (Avenida Sete de Setembro, 4620 – Batel), fone 3244-1044, além de servir pratos típicos da comida mediterrânea, com opções ricas em frutos do mar e massas com molhos diversos, tem agora uma novidade. Todas as quartas e sextas-feiras um sushiman monta em média 15 variedades de sushis e prepara sashimis na hora, tudo bem fresquinho para atender ao paladar dos amantes da culinária japonesa. A sensação do momento é o jow, uma espécie de sushi que é feito com um bolinho de arroz cozido, envolto por salmão e com recheio de salmão, cebolinha, gergelim e um pouquinho de pimenta. Além de ter uma aparência sedutora, oferece um sabor inigualável.

SABER MASTIGAR É TÃO IMPORTANTE QUANTO SE ALIMENTAR

* É comum encontrar pessoas preocupadas em se alimentar de maneira correta e saudável. Por outro lado, são raras as pessoas que se preocupam com a mastigação dos alimentos consumidos.  Especialistas no assunto afirmam que a mastigação é uma das fases mais importantes da alimentação, afinal o processo de digestão dos alimentos tem início na boca com a ajuda de substâncias encontradas na saliva. Pessoas que comem rápido e não mastigam direito, engolem pedaços grandes de comida e tornam a digestão  prejudicada, causando azia, má digestão e  sono.  De acordo com Gisele Gomes, nutricionista do programa Viva Melhor da Risa Refeições Empresariais, comer rápido pode fazer mal à saúde e independente do alimento consumido é sempre importante mastigar bem. “Quando as pessoas têm pressa sempre acabam comendo mais e conseqüentemente ganham mais peso”, comenta. Isso se explica, pois a boa mastigação estimula o centro da saciedade, uma espécie de controle que temos ao nível do cérebro que controla a ingestão de alimentos. O cérebro demora cerca de 15 minutos para entender que estamos satisfeitos. Só depois disso que ele envia substâncias para recusar a comida”. Muitas pessoas comem muito e mesmo assim continuam sentindo fome”, explica a nutricionista. Mas, além de triturar corretamente os alimentos e controlar a quantidade de alimentos ingeridos, para garantir uma alimentação e digestão saudável, o hábito correto de mastigação também é considerado uma fonte de prazer, pois o sabor de cada refeição é melhor percebido. Por isso, a dica de especialistas é ficar ainda mais atento à mastigação. Comer devagar, mastigar com calma e sentir o sabor dos alimentos são algumas dicas para se alimentar de maneira saudável e correta. “Quando fazemos visitas aos restaurantes das empresas clientes ou quando participamos de uma feira, sempre explicamos  a importância de mastigar corretamente. Além de saber o que é saudável consumir é muito importante saber comer”, finaliza Gisele.

DIABETES PODE TER CAUSA HEREDITÁRIA

* Muitas vezes silenciosa, por não apresentar ,sintomas, a diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pela deficiência na produção ou ação da insulina hormônio produzido pelo pâncreas e pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. Dados da Organização Mundial de saúde mostram que mais de 240 milhões de pessoas no mundo são diabéticas, enquanto no Brasil 21 milhões tem a doença, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Convidamos o Dr. Rafael Yared Forte, cardiologista do Acesso Saúde (www.acessosaude.com.br) para falar sobre os sintomas da doença, tratamentos e principalmente dizer qual o grupo de risco. ´´Pessoas com sobrepeso, obesas, hipertensas, que tem aumentos de colesterol e triglicerídeos e idosos, fazem parte do grupo de risco da diabete´, diz o especialista. Um dos grandes problemas enfrentados pelas vítimas da doença, é que ela muitas vezes não apresenta sintomas. ´´A grande maioria não tem sintomas. As que possuem os sintomas e sinais da doença podem ter: sede exagerada, boca seca, aumento do volume urinário, cansaço excessivo, dores no corpo, perda de peso e aumento de apetite´´, afirma o médico. Segundo Dr. Rafael Yared Forte para diagnosticar a diabetes é preciso fazer alguns exames de sangue, como: glicemia em jejum, teste de tolerância oral à glicose, hemoglobina glicada, entre outros. É importante lembrar que a diabetes tem dois tipos e um delas pode ter causa hereditária, e esse grupo da doença é responsável por 90% dos casos, ou seja, a maioria. ´´Existem dois tipos de diabetes. A diabetes tipo 1, geralmente é infantil, e todos os pacientes necessitam de tratamento com insulina – nesse caso porém a doença não é hereditária. Já a diabetes tipo 2 pode ter como causa a hereditariedade e nesse caso o tratamento é iniciado com remédios, cuidados alimentares e exercícios físicos´´, explica o cardiologista. A diabetes não tem cura, mas o tratamento adequado pode fazer com que o paciente leve uma vida normal. Se não for tratada a doença pode causar: derrame, infarto, insuficiência renal e ainda a amputação de membros inferiores. Por isso a prevenção e as consultas de rotina são tão importantes.

Para prevenção a doença, alguns hábitos precisam ser adotados:

– Perda de peso;

– Prática de atividades físicas regulares;

– Alimentação balanceada.

– Consultas médicas regulares com exames laboratoriais de rotina.

REVISTAS

* Recebemos da Distribuidora Treelog logística, departamento de promoções via Raphael S. Lopes, as revistas: Quem Acontece (Fernanda Paes Leme “Eu não disputaria o amor de ninguém” Em uma conversa franca e bem-humorada com QUEM, Fernanda Paes Leme reavalia seu comportamento nos relacionamentos anteriores e confessa ter preferido homens mais jovens. “Agora estou mudando”. – Casamento Real “A história de amor de Kate Middleton com o príncipe William será oficializada sexta-feira (29), sob o olhar atento de 1.900 convidados e de cerca de 2 bilhões de telespectadores mundo afora. QUEM conta tudo sobre os noivos e as festividades” – A chegada de Isabella “Caroline Celico deu à luz Isabella, sua filha com o jogador Kaká, na maternidade do Hospital Albert Einstein, em São Paulo”);

Hola! Brasil (Kaká e Caroline Celico – Casal apresenta a filha recém-nascida, Isabella – Kaká e Caroline Celico estão radiantes com o nascimento de Isabella. Irmã de Luca, a menina veio ao mundo no dia 23, quase uma semana antes do previsto, na maternidade do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. – Últimos dias de Plebeia – Kate Middleton – Ela admite seu nervosismo antes do Casamento com o Príncipe William. Kate Middleton vive seus derradeiros dias de Kate. A partir do dia 29, ela despede-se da vida de plebeia e torna-se oficialmente a princesa Catherine. Assim ela será tratada pela casa real britânica tão logo desça do altar com o pr&iacut,e;ncipe William // A paixão de Bruno Gagliasso e Giovana – Taís Araújo “Lázaro e eu estamos em êxtase”); Isto É (O Terror chega à Escola – O massacre que resultou na morte de 12 alunos e feriu outros 12 em um colégio do Rio afeta toda a sociedade 3 pode deixar marca do medo em uma geração – As cidades que mais crescem e geram oportunidades no Brasil);

Isto É Dinheiro (Para onde vai a Vale – Os desafios e os planos de Murilo Ferreira, o executivo escolhido para comandar a maior mineradora de ferro do mundo); Isto É Gente (O estilo Kate Middleton – Por que a nova princesa se tornará um ícone da moda – Os 70 anos do Rei Roberto Carlos em fotos – Raquel Zimmermann nua, em ensaio exclusivo); Época (O príncipe e a plebeia “O casamento do século XXI” – Tragédia em Realengo); America Economia (Como financiar sua empresa – CFos latino-americanos dão pistas e conselhos preciosos para 2011); Carta Capital (Parceiro ideal? O Brasil ganha com a China hoje. Mas e amanhã? – O drama da previdência no Velho Mundo); Digital Photographer Brasil 7 (Como fotografar Bebês & Crianças – Dicas de fotografia profissional – Photoshop  – Guia de carreira – Fotografia Urbana); Pequenas Empresas & Grandes Negócios (Aos 20, 30 ou depois dos 40? A idade ideal para se tornar empresário As estratégias dos melhores vendedores do país); Photoshop Creative (Dicas, segredos e truques. Pintura Fantástica – Efeitos de luz – Máscara de camada – 62 páginas de tutoriais criativos – Fotografia Surreal); Carta Fundamental (A nova vida rural – Os avanços tecnológicos e as demandas urbanas que aproximam o campo da cidade);

Carta na Escola (História – A passos curtos – Meio século depois da primeira viagem do homem aos espaço, o desafio de chegar a Marte); Casa Vogue (Brasil + Itália – Salão do Móvel de Milão completa 50 anos de história – Design nacional – Sofisticação clássica e olhar para o futuro); Kaza (Renove o banheiro – Bem-estar na decoração – 40 peças em lilás – A cor da estação para elevar o astral da sua casa); RG (Alice Braga – A mais hollywoodiana atriz brasileira cresce e aparece – Dominatrix – transparências, rendas e couro: o feitiche da moda – Terra em transe – O fantástico mundo da dupla do décor brasileiro); X360 (Jogamos Gear of War 3 – Colocamos as mãos com exclusividade no Game do Ano – Detonado Dragon Age II – Batman, Arkham e Asylum  em making of); Piscinas & Churrasqueiras (Grande Projeto – Veja a incrível piscina localizada no topo de três torres com 55 andares – Como criar Caminhos Flutuantes em sai piscina – 8 Projetos de piscinas – 2 ambientes de churrasqueiras); Como cultivar Orquídeas (Cattleya trianae: Saiba mais sobre e flor nacional da Colômbia – Como deve ser o cultivo de Orquídeas de varandas – Aprenda a retirar Keikis de suas plantas); Jardins em pequenos espaços (48 boas ideias para sua casa – Aprenda a fixar orquídeas em árvores – Caminhos, fachadas, interiores, janelas, muros, pergolados, recantos, vasos e muito mais); Yoga Journal (Guia da prática em casa – Ame-se – Por que é tão difícil amar seu corpo e sua vida? – Seja você a mudança);

Inked (Mel ,Lisboa: Mais tatoos e menos inocência – Vince Neil – Marcas do inferno – Social distorcion); Criativa (Bárbara Paz “Boazinha já deu. Prefiro fazer uma perversa” – Sapatos: 126 modelos que vão bombar na temporada – Facebook & Sexo: A nova etiqueta das relações amorosas); Seleções Reader’s Digest (Seus pecados verdes foram revelados – Aos 40 anos, a hora de um ato de fé – Escolha chocolate sem culpa); Vogue Brasil (Exclusivo A primeira coleção de roupas de Gisele – Brilho cool – Jeans à noite, paetês e lamês de dia – Update da beleza) Vogue Kids Brasil (Inverno quente – Do xadrez ao college sem caretice – Aniversários como os de antigamente); Crescer (Como proteger seu filho da alergia – As novas pesquisas e tratamentos – 43 respostas para acabar com suas dúvidas); Época Negócios (A nova elite global – O dinheiro está mudando de mãos. Quem são, como vivem e o que pensam empreendedores do países emergentes – Atrás das grades: As confissões do financista americano Bernardo Madoff); ESPN (Poderosas – Jaqueline, Sheilla, Osasco, Rio, Zé Roberto, Bernardinho… A maior rivalidade do vôlei brasileiro é de tirar o fôlego – Renato Gaúcho “Até hoje tem mulher me dando mole” – Racha no Clube dos 13); Menu (Os sabores da Páscoa – Peixes secos, como o bacalhau, em receitas exclusivas – Roteiro de ovos de chocolate – A tendência dos drinques envelhecidos); Aero Magazine (Falcon 900 LX – O jato da Dassault agora voa mais longe – Turboélice de nova geração aposta em eficiência e conforto a bordo);

Casa e Jardim (Casa de vila é demais – Duas casinhas vizinhas e idênticas ganharam reformas diferentes para ficar do jeito que os donos queriam – 15 ideias de marcenaria); Sport life (Especial corrida – Faça nosso teste e saiba se você tem perfil para uma prova longa – Confira por que corre em grupo faz tão bem – O leite ajuda queimar gordura – Emagreça, ganhe músculo e defina em apenas 1 hora); Churrasqueiras & Piscinas Especial (23 Projetos para apreciar ótimas refeições – Tintas indicadas para ambientes de churrasqueiras); Varandas (Decoração de interiores – Veja como aproveitar melhor seu espaço – 19 revestimentos móveis e objetos feitos com materiais reaproveitados – 18 áreas perfeitas para relaxar); Paisagismo e Jardinagem (Cultive espécies em risco de extinção na sua casa! – Bacia de suculentas – Plantas com espinhos – Construir um pergolado – Boas ideias para levar o frescor da água para sua área verde); Arranjo Floral Mesas decoradas -Ideias para noivado,almoços, na praia e no campo e no jantar romântico – Reunião de talentos – Habilidade e garra); Motociclismo (Lançamentos Honda – Comparativo Maxitrail- BMW K 1600 – Nova Yamaha Super Ténéré); Moto Verde (Comparativo Gás Gás EC 250F vs Honda CRF 250X – Honda CRF 50F); Globo Rural (Safra de R$ 95 bilhões – Máquinas aceleram a colheita da soja, enquanto as plantadeiras semeiam o milho e o algodão – Saiba onde estão as terras mais caras do Brasil); Terra da Gente (Só para ver. Sem cutucar. Entre o homem e a onça, basta uma troca de olhares – Sedução pela arte – Brincando na roça); Planeta (Quanto cu$ta $er Feliz – Dinheiro demais é prejudicial à saúde – Lição nuclear no Japão); Inesquecível Festa! (Infantil & Teen – Foto e vídeo – Presentes para a garotada de um a sete anos); Windows Vista – A revista Oficial (Domine o Windows em apenas 1 dia! – Câmeras compactas – 29 páginas de tutorais – 60 Programas Microsoft grátis);  Mac, + (O Amo do iPad 2 – Mais fino, mais veloz e em duas cores – Guerra das tablets);

X360 (Detonado Completo Killzone 3 – PSP2 vs PSPhone – Playstation 3 hackeado – Dead Space 2); GQ Brasil (Alessandra Ambrósio “Anjo ou Sereia” – O Poderoso Chefão IV – Oscar Niemeyer aos 103 anos – Luana Piovani em entrevista para J.R.Duran); Galileu (Por que nosso cérebro nos engana? – A ciência do erro – Impressoras de órgãos); Go! English (Chico Xavier – London’s 2012 Olympics – Artigos em áudio – Exercises – Uma forma divertida e informativa de melhorar o seu inglês); Guia da Cerveja 2011 (Faça sua – Bares que oferecem cursos, o trabalho das acervas e erros comuns da produção caseira); Rollig Stones (Especial Mulher 2011- Confissões de uma velho roqueiro Elton John – Tulipa Ruiz: Nasce uma estrela – O futuro de heavy metal – Arquivos RS Natalie Portman); Prazeres da Mesa (Comida de Páscoa – Endereços (e pratos) onde o bacalhau é servido sem erro, como manda a tradição  – Chocolate: 4 criações do francês Dominique Guerin, precursor da confeitaria brasileira); Horta & Pomar (80 dicas de cultivo de espécies entre frutas, legumes, verduras e ervas – Conheça os poderes medicinais de alguns temperos – Tenha um lindo canteiro de ervas); Pequenos Cães & Grandes Amigos! (Festa de 6 anos da revista – Seu cão tem alguma mania? Diversão para você e seu cão); Cães & Cia (Pastores heróis – Pássaros: Ibama reduz a criação legalizada – Molina e o cão Aitor: regates em 12 países e na região serrana); Letriks Obeliks -100% Cripto Matic Cross – 100% Pega Letras.com – Jogo de Cripto Cifro.com; Conta Mais (Luciano Huck quer ser Presidente da República – Luciana Gimenez fora da TV – BBB Maria apoia a mãe na Justiça – Mariana Ximenes e fiuk estão mesmo namorando – Alinne Moraes se mete em confusão com Felipe Simão); Tevê Brasil (Insensato Coração “Cortez joga Natalie no olho da rua” – Cordel Encantado “Açucena vê beijo de Doralice em Jesuíno – Morde & Assopra “Ícaro demite Leandro”). * Harlequim Romances Coleção Primeiros Sucessos / Amor maior que tudo – Nora Roberts; Paixão – Artimanhas do destino – Sara Morgan; Jessica – 2 histórias – Aposta no desejo – Robyn Donald e Maggie Cox; Modern Sexy – Calor de Paixão ;  Desejo – Seiva de paixão – Charlene Sands; Special – Amor soberano – Nicola Marsh.

ABRABAR COMUNICA

* A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (ABRABAR) recomenda aos proprietários, gerentes e prepostos dos estabelecimentos de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas que redobrem a atenção na limpeza, higienização dos banheiros, através das maçanetas, torneiras, no salão e pistas que tenha corrimãos, mesas e apoio, copos e talheres, bem como orientem os clientes através dos  barman, garçom e recepcionistas a não dividirem copos, garrafas (long neck), lata de cerveja, água e refrigerantes. Que os funcionários trabalhem com máscaras e os banheiros tenham álcool gel ou sabão neutro, detergente para limpeza das mãos e que os estabelecimentos de forma facultativa ofereça máscaras gratuitamente aos clientes que sentirem necessidade do uso. Os estabelecimentos que continuem em alerta total nas prevenções e observações com funcionários e clientes. Outra medida importante é que mesmo no frio e com a chuva, aonde exista ventilação natural no estabelecimento deixe sempre aberto, coloquem em funcionamento pleno os ve,ntiladores em locais estratégicos, bem como deixe sempre ligados os exaustores e equipamentos de renovação do ar. Para prevenir os males da Gripe “A” ou Influenza ou popularmente a Suína, já que não existe nenhuma recomendação/portaria ou resolução para o fechamento ou suspensão das atividades dos Bares e Casas Noturnas durante no fim de semana. Se alguém vier com essa informação é simplesmente boato e irresponsabilidade. No segmento de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas, por enquanto qualquer medida nesse sentido de suspensão de atividade será desnecessária e só trará prejuízos. Tudo é questão de precaução e bom senso dos estabelecimentos.

ALERTA SOBRE A GRIPE INFLUENZA A (H1N1)

* Muitas mensagens a respeito da nova gripe têm circulado pela internet e a maioria delas contém inverdades, o que não contribui em nada no combate à doença e provocam pânico e insegurança entre a população. Por isso, é importante que os cidadãos busquem informações sobre a Influenza A (H1N1) em órgãos governamentais e universidades, por exemplo. Um novo site oficial do Governo do Paraná foi criado para explicar tudo sobre a Nova Gripe (Gripe A). http://www.novagripe.pr.gov.br . A Secretaria de Estado da Saúde chamou para si a responsabilidade sobre tudo o que se refere à Influenza A (H1N1) e sabe que informar bem a população, com os dados corretos, é o primeiro passo para combater a doença. Nenhuma informação está sendo omitida e todas as orientações pertinentes estão sendo prestadas aos paranaenses.
Alguns sites onde você pode obter esclarecimentos sobre a moléstia são:
www.who.int
– www.opas.org.br
– www.saude.gov.br
– www.parana.pr.gov.br
– www.saude.pr.gov.br
– No Twitter: http://twitter.com/sesapr
Lembramos: Manter uma alimentação adequada e hábitos de vida saudáveis é essencial para se prevenir contra qualquer doença. No caso da gripe A, a melhor forma para se precaver da moléstia é tomar alguns cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos frequentemente, proteger o rosto ao tossir ou espirrar e higienizar constantemente superfícies, como portas, mesas, maçanetas e telefones. Também é ideal evitar locais com aglomeração populacional.
Em caso de febre repentina e dores musculares, deve-se procurar orientação médica e ficar em isolamento domiciliar durante sete dias, que é o período no qual o vírus H1N1 pode ser disseminado.

DIREITOS DO CONSUMIDOR

* A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E CASAS NOTURNAS -ABRABAR completando as informações mostra as proibições, descontos, reservas, prevenção e segurança. 

ENTRADA DE MENORES DE 18 ANOS

O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe expressamente à entrada de menores de 18 anos em casas noturnas, ainda que seja, por breve período como o de 15 minutos. Ainda mais prevê o referido estatuto a responsabilidade criminal e administrativa para os referidos donos da casa noturna. Neste caso, será necessária uma autorização judicial expedida pelo juiz de menores. Ver artigos 149, 248 e 258 do E.C.A, multa de 3 a 20 salários mínimos, o dobro na reincidência.

Por este motivo sugerimos aos senhores (Donos dos estabelecimentos) que exijam a apresentação de documento original de identidade e identifiquem os menores com fichas especificas bracelete ou pulseira, ou conforme determina a lei após as 22 horas não deixar que permaneçam menores mesmo acompanhados com os pais conforme determina o Estatuto da Criança ou Adolescente, caso contrario busque uma autorização judicial para que o menor possa permanecer com a presença dos Pais. Alguns estabelecimentos já ate reservaram uma área especifica para permanência de menores e outros já estão adotando as medidas preventivas.

Ou ainda o estabelecimento promova matinês para o atendimento dos  menores. Ainda sugerimos as casas para que coloquem na bilheteria e na por,ta de entrada uma placa de 40 por 40 centímetros , com a informação que é proibida a entrada de menores de 18 anos no recinto, caso contrario a autorização judicial também afixada. Já que a operação integrada já prendeu muitos proprietários de estabelecimentos por estes motivos

LEI DA MEIA ENTRADA

Lei estadual 11.182/95 para os estudantes do ensino fundamental, médio e superior, Assegura o pagamento de metade do valor efetivamente cobrado para ingresso em casas de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, aos estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino, conforme especifica. O Estatuto do idoso e a Lei estadual 14.603, de 28/03/03, determinam, respectivamente, que os cidadãos com 60 anos ou mais têm o direito à meia entrada. A Lei estadual LEI Nº 13964 – 20/12/2002, também da à meia entrada para doadores regulares de sangue em todos os locais públicos de cultura, em casa de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, esporte e lazer do Estado do Paraná.  Para fazer valer o direito à meia entrada basta a apresentação do documento de identificação estudantil, no caso dos alunos, da carteira de identidade, para os cidadãos com 60 anos ou mais. Os doadores regulares de sangue (registrados no hemocentro e nos bancos de sangue dos hospitais do Estado):
*documento oficial expedito pela Secretaria de Estado da Saúde. O estabelecimento deve promover a venda da meia entrada sem restrições de local ou data do evento, horário, postos e dias de venda do ingresso. Se o estabelecimento negar a venda de meia entrada ou limitar a venda do ingresso para dias ou locais específicos, o consumidor pode comparecer ao Procon-PR e aos municipais para registrar sua denúncia. Pode ainda adquirir a entrada pelo valor inteiro, solicitar um comprovante da compra e comparecer ao Procon a fim de obter a devolução do valor pago a mais. Vale a pena ressaltar que esta lei se refere às Casas de diversões, espetáculos, shows e Noturnas que promovam eventos ou atrações, não aos Bares.

RESERVAS E COMPRAS

Em boa parte dos eventos culturais e esportivos, reservas podem ser feitas pelo telefone. Neste caso fique atento:- às formas de pagamento; – locais de retirada dos ingressos – peça o nome do funcionário que o está atendendo e/ou alguma senha (ou protocolo); – se a entrega for feita em domicílio, uma taxa extra por esse serviço pode ser cobrada, mas deve ser informada previamente. Uma dica para evitar problemas é vincular o pagamento ao recebimento dos ingressos. Se a compra for feita pela internet, para a sua segurança, imprima a comprovação de reserva ou de pagamento. 

SHOWS E EVENTOS

Estádios de futebol e ginásios esportivos também devem garantir um bom programa. Por segurança, o ideal é sempre adquirir ingressos com antecedência nos postos de venda credenciados pelos clubes ou promotores de eventos.

Não compre de cambistas, além de pagar muito mais, corre-se o risco de adquirir bilhetes falsificados. Procure não chegar em cima do horário previsto para o início da partida, já que esses momentos geralmente são tumultuados em virtude da enorme concentração de pessoas.

As informações sobre os portões de acesso aos setores do estádio (arquibancadas, numeradas, camarotes, etc.) devem estar claras. Assim como nas casas de espetáculos, se por algum problema você for acomodado em um local diferente do qual comprou, ou a superlotação o impedir de entrar no local, há a possibilidade de requerer o abatimento proporcional do preço ou a devolução de valores pagos, sem prejuízo de eventuais perdas e danos, que podem ser solicitadas na justiça.

SEGURANÇAS DE BARES E CASAS NOTURNAS

Ainda de acordo com a legislação vigente, vigilantes e seguranças precisam ser treinados, qualificados e autorizados pela Polícia Federal do Estado para trabalharem em danceterias ou casas noturnas. O consumidor não pode ser coagido por alguém sem que este tenha o devido preparo para o ofício. Toda Casa Noturna deve identificar seus seguranças com crachás sendo empregados contratados ou terceirizados.

Não discuta com seguranças de Casas Noturnas, mesmo que você tenha razão.

Se o problema for uma nota de consumo errada, argumente, caso não seja atendido, acerte e pague, peça nota fiscal e saia calmamente e depois faça uma queixa  no Procon ou procure o juizado especial. E, em hipótese alguma, acompanhe os seguranças a salas fechadas da casa.

Se você foi agredido por algum segurança, procure um serviço médico e depois vá até a delegacia de polícia mais próxima e faça uma queixa. Verifique a necessidade de fazer exame de lesões corporais.

OUTRAS DICAS

Condições mínimas de conforto e segurança devem ser oferecidas pelo fornecedor de serviços de entretenimento, lazer e cultura garantindo, principalmente, uma boa qualidade técnica do espetáculo e do evento. Em caso de alterações no horário ou cancelamento, tal fato deve ser comunicado com antecedência, oferecendo a possibilidade de devolução dos valores pagos. Para garantir seus direitos, a nota fiscal ou o canhoto do ingresso devem sempre ser exigidos e guardados. A Abrabar orienta os clientes, para preservá-los em qualquer situação. O documento é uma prova importante a ser utilizada em reclamações no Procon ou ações nos Juizados Especiais. Disque Procon: 0800- 41-1512. O telefone funciona somente para esclarecimento de dúvidas.

CUIDADOS BÁSICOS PARA EVITAR TRANSTORNOS

1) Prefira sair acompanhado.
2) Usar um táxi é mais seguro do que ir de carro.
3) Cuidado com o golpe conhecido como “Boa- noite, Cinderela”. O ou A golpista seduz a vítima e vai até sua casa ou a um motel.  Cuidado com bebidas, balas, chicletes, enfim, com qualquer tipo suspeito, e, quando ela (e) dorme, rouba o que estiver ao alcance.

4) Se sair de carro não atenda ao pedido de retirada de seu carro aonde você não estacionou, quando você tenha certeza disso. Os ladrões e golpistas estarão provavelmente te aguardando.

5) Verifique que no ambiente em que você freqüenta se existe controle de acesso e saída do estabelecimento
6) Em locais fechados, observe se existem portas de emergência bem sinalizadas e escolha uma posição de fácil saída. Caso esteja acompanhado, converse com sua companhia e acerte como e por onde sair do local em caso de brigas ou incêndio.
7) Cuidados quando estranhos se aproximem à sua mesa e, ao se levantar, leve seu aparelho celular ou bolsa, a menos que alguém conhecido fique na mesa.

8) Sempre que perceber algo estranho no ambiente avise ao Garçom, gerente, segurança ou responsável imediato
9) Não saia desses locais em companhia de desconhecidos.
10) Prefira sempre Casas Noturnas que tenham estacionamento próprio ou conveniado e com segurança. Tenha cuidado na saída, pois as abordagens ocorrem geralmente quando as pessoas se dirigem ao carro estacionado.

PARA SE PREVENIR FORA DOS ESTABELECIMENTOS

1) Tenha sempre com você todas as suas principais identificações (RG, CPF, Reservista, Habilitação, carteira estudantil ou ate mesmo a Carteira de Trabalhador) e números de telefones pessoais, de familiares e profissionais.

2) Jamais dirija alcoolizado, peça ajuda a sua família ou a amigos.

3) Se alguém estiver te esperando do lado de fora por algum desentendimento dentro do estabelecimento ligue 190 e aguarde a chegada da policia para sair

4) Não passe ou se aproxime de aglomerações aonde as pessoas aparentam sintomas de inquietação ou de descontrole

5) Ao sair do estabelecimento evite fazer barulhos ou algazarras, respeite o sossego dos vizinhos.

6) Se você não deixou o seu carro no estacionamento e estacionou em lugar distante ou ainda vai pegar um táxi peça sempre o auxilio da casa através da segurança para que te acompanhe

7) Se acontecer um assalto, mantenha-se calmo.

8) Se o assalto transcorrer sem reação, permaneça calmo e no lugar e atenda às “ordens” dos assaltantes, sem fazer movimentos bruscos.

9) Se houver reação de alguém, fique atento à possibilidade de tiroteio. Caso ocorram disparos, deite-se no chão e mande os outros fazerem o mesmo. Procure ficar por trás de um anteparo qualquer e, assim que puder saia do local.

10) Nunca seja valentão e senhor da situação, pois o cemitério tem vários exemplos de com,paração.

TELEFONES ÚTEIS:

Policia militar: 190

Policia Civil: 197

Narco denuncia: 181

Prefeitura Municipal:156

Ambulância: 192

Bombeiros: 193

Defesa Civil: 199