Guia da noiva

* O Serenity Luxury Spa, localizado no Hotel Deville Rayon, fone 2108-1296, em Curitiba, sedia hoje uma tarde destinada aos noivos, das 15h às 19h. A reunião em Petit Comitê, promovida pelo Guia da Noiva de Curitiba, reúne diversos profissionais que levam informações e dicas para quem vai casar. O encontro reúne cerca de 15 expositores representando diferentes segmentos envolvidos na celebração do matrimônio. Dentre os participantes estão profissionais de cerimonial, criação de convites, confecção de bolos e doces, floricultura, música, recepção, entre outros serviços. Além disso, a publicação impressa do Guia da Noiva, que será distribuída entre os presentes, reúne mais de 40 itens que fazem parte da organização de um casamento. Durante o encontro haverá sorteio de brindes aos noivos.

O cantor Roberto Nunes (ex-Fonte Luminosa) bota pra derreter hoje na tarde dançante da Sociedade Água Verde.

ROBERTO NUNES E BOM D’MAIS

* A Sociedade Internacional da ÁGUA VERDE, fone 3242-1925, programou hoje, após as 15h30, mais uma animada tarde dançante, ao embalo ao som da “Banda Bom D’Mais” e show especial com o cantor Roberto Nunes (ex-vocalista da Banda Fonte Luminosa). No salão 2, estará o grupo “Stampa do Sul”. 

BANDA NEW YORK

* A “New York Banda Show” anima hoje, a partir da 16h, o atraente duplex dançante da Sociedade UNIVERSAL, fone 3332-0306. Abrindo o encontro estará a “Banda Santa Cecília”. O presidente Milton (Videira) Bettoni estará movimentando amanhã, a partir das 15h30, a “Segunda Nobre”, com mesa de antepasto cortesia e a boa música do tecladista Luiz “Japa” Adega.

Laura Carvalho e Thayana Breda prestigiando as concorridas noites sertanejas do Hold’em Country Batel, nas lentes de Jorge Farias.

“WESLEY & HENRIQUE”

* Em São José dos Pinhais, o ARMAZÉM UNIVERSITÁRIO, fone 3035-4046, promove hoje, após as 19h, a famosa “Domingueira Sertaneja”, com moda de viola, muita gente bonita e o embalo da dupla “Wesley & Henrique, da cantora Michelle Reich e convidados”. Na terça-feira, volta acontecer a festa rústica e sistemática sertaneja “Violada Especial”. E na próxima quinta-feira, a partir das 21h30, vai rolar, o novo show do “Grupo Kanoa” que estará apresentando seus sucessos “Chora” e “Cuidado, Pare, Perigo”.

DJAVAN NO GUAIRÃO

* Djavan fará única apresentação do show “Ária“, terça-feira, às 21h, Teatro GUAÍRA, fone 3304-7900. Em seu primeiro disco exclusivamente como intérprete, Djavan revela as canções que compõem a sua memória afetiva e que o influenciaram. No repertório do novo show estão clássicos como “Sabes mentir” (Othon Russo), “Disfarça e chora” (Cartola/Dalmo Castello), “Brigas nunca mais” (Vinícius de Moraes/Tom Jobim), “Fly me to the moon” (Bart Howard), “Palco” (Gilberto Gil) e “Oração ao tempo” (Caetano Veloso), além dos sucessos “Flor de Lis”, “Faltando um pedaço” e “Lambada de serpente”. Com cenário de Suzane Queiroz e design de luz de LD Studio, Djavan (voz e violão) é acompanhado no palco pela super banda formada por Torcuato Mariano (guitarra), André Vasconcellos (baixo acústico) e Marcos Suzano (percussão). O espetáculo tem assinatura da produtora Verinha Walflor e parceria com a Hits Entretenimento. Ingressos à venda na bilheteria do teatro.

Joe, Manito, o aniversariante Ademir Gabardo, Luiz Antonio e Antonio Gil no jantar de 60 anos do Gabardo na churrascaria Divino Mestre, no flash de Jennifer Lima.

“THE WAILERS” NO MASTER HALL 

* A Prime apresenta dia 25 (sexta-feira) o reggae raiz do “The Wailers”, em única apresentação no Curitiba MASTER Hall, fone 3248-1001, a partir da 0h30,  para difundir ainda mais a música de seu criador, Bob Marley. “The Wailers” sobe ao palco composto por Aston “Familyman” Barret, conhecido mundialmente como o “arquiteto” do reggae, Gary “Nesta” Pine (vocal), Junior Marvin (guitarra), Glen Da Costa (saxofone) e Vin Gordon (trombone). Todos eles, menos o vocalista, membros da formação original de um grupo que embala gerações há anos, com Bob Marley and The Wailers. No repertório, as lendárias composições de um dos maiores ícones da música. “One Love”, “Sun is Shinning”, “Concrete Jungle”, “Buffalo Soldier”, “Don’t Rock the Boat”, “Rastaman Vibration”, são apenas algumas das composições separadas para o set list. O “The Wailers” apareceu no cenário do reggae no meio da década de 60, quando Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Livingston dominavam o ritmo. Rapidamente, eles foram incorporados ao seleto trio de artistas. Em 1973, com a saída de Tosh e Livingston, os The Wailers juntaram-se a Bob Marley para conquistar o mundo, vendendo mais de 250 milhões de discos.Ingressos através do Disk-Ingressos (Quiosques instalados nos shoppings Mueller, Estação e Total, site (www.diskingressos.com.br), fone 33150808 e no local. Censura: 16 anos.

A “New York Banda Show” promete muita animação hoje na tarde dançante da Sociedade Universal.

SOS MORRETES

* A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), por meio de sua Câmara Setorial de Buffets, em parceria com o Provopar, está mobilizando o empresariado e a comunidade em prol das vítimas das enchentes ocorridas no litoral, principalmente em Morretes, região mais atingida pelas chuvas. Após visita ao local das enchentes por um grupo de empresárias, a Abrasel-PR solicita a doação específica de vassouras, rodos, botas de borracha e água sanitária. “As doações poderão ser feitas diretamente nos postos de arrecadação do Provopar ou supermercados”, orienta a coordenadora da Câmara Setorial de Buffets da Abrasel, Jilcy Mara Juli Rink.

Karine Setin, Iverley, Denise Ferreira, Wanderley Gimenez e o cantor Victor Pedroso agitando a noite sertaneja do Armazém Universitário, em São José dos Pinhais.

EMPRESÁRIAS PARANAENSES SÃO HOMENAGEADAS

* Vinte e três empresárias de todo o Paraná serão homenageadas na próxima sexta-feira (dia 25), em Curitiba, na comemoração do Dia Internacional da Mulher. Este é o quarto encontro das Câmaras da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, entidade integrante do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná. Esta edição, que marca o encontro das 20 CMEGs de todo o Estado, abordará o tema “A Evolução da Mulher e Suas Conquistas” e reunirá mais de 1.200 mulheres, promovendo a integração entre as câmaras e homenageando empresárias paranaenses. Neste ano, as empresárias participarão da palestra “A Conversão de Compra e o Marketing Sensorial”, ministrada por Heloisa Omine, publicitária, graduada pela FAAP e pós-graduada em Comunicação e Educação pela Universidade Anhembi Morumbi. Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana, a CMEs têm feito um trabalho extraordinário em todo o Estado. “A CMEG está percorrendo municípios, conhecendo pessoas, explanando as atividades da Câmara e como ela pode contribuir para o engrandecimento pessoal e profissional das empresárias e da comunidade em que atuam”, salienta Piana. A diretora executiva da CMEG Paraná, Elizabeth Lobo Elpo, lembra que todos os anos, a Federação do Comércio do Paraná presta homenagens a empresárias destaques e como a Câmara da Mulher está presente em 20 municípios, haverá premiações a uma mulher de cada cidade. Também haverá três honrarias especiais nas categorias responsabilidade social, destaque cultural e destaque na educação, seguida de almoço e da apresentação musical “Homenagens a Grandes Mulheres”, com Pocket Show.

Programação do Evento:

9h: Abertura oficial e homenagens

11h: Palestra com Heloisa Omine “A Conversão de Compra e o Marketing Sensorial”

12h30: Almoço de Confraternização

13h30: Pocket Show – musical “Homenagens a Grandes Mulheres”

15h: Encerramento

O grupo “Tempo Certo” estará agitando hoje o pagode do bar Thá na Cuca, clicadas por Jorge Farias.

OBRAS DE DI FERRA NO VITA BATEL

* O Espaço Cultural VITA Batel, localizado no Hospital VITA Batel (Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 – Batel), está recebendo a exposição de obras do artista plástico paranaense Di Ferra. A mostra, que fica no espaço até 22 de abril, é composta por uma série de painéis de MDF pintados com tinta acrílica, já expostas em países como México, Portugal, África do Sul e Emirados Árabes Unidos (Dubai). De acordo com o artista, os paineis apresentam a expressão por meio de cores fortes e linhas. “É uma mistura dinâmica, rica em detalhes, formas geométricas, flores e personagens diversos, que aguçam a imaginação”, explica. O artista define seu estilo de pintura como sendo quase uma forma de Arte Pop do Expressionismo. Ferra também argumenta, que seu trabalho é transmitir emoções, através da observação e do sentimento interior. “A obra não deve ser olhada apenas com os olhos, mas com os olhos da alma e o sentimento do coração, pois aí, sim, será visto o resultado”, conclui. Visitas das 8h às 18h. Entrada franca.

Jéssica Thais prestigiando o sertanejão do Armazém Universitário, em São José dos Pinhais.

COPA GASTRONÔMICA

* Os renomados chefs Alex Atala, Flávia Quaresma, Roberta Sudback e Celso Freire são os convidados do padrinho Claude Troisgros para dividir a cozinha na “Copa Gastronômica Gols pela Vida“. O evento, a ser realizado na próxima sexta-feira (dia 25), no Castelo de Batel em Curitiba, tem como objetivo apoiar as atividades de assistência em saúde e pesquisa o Complexo Pequeno Príncipe. Utilizando ingredientes que valorizam a culinária nacional, os chefs vão elaborar os pratos em cozinhas-show, idealizadas por equipe de arquitetos liderada por Jayme Bernardo. As cozinhas promovem uma interação inédita entre os chefs e os participantes do evento, que poderão observar a elaboração dos pratos a serem servidos no jantar. Ao final do menu-degustação um talkshow vai compartilhar com o público a trajetória dos chefs. O evento foi idealizado pela chef de cozinha Letícia Krause. Os ingressos para a ala VIP, com visão privilegiada dos chefs elaborando os pratos, custam R$ 500,00. Os demais lugares custam R$ 400. Aquisição de convites e informações podem ser obtidas pelo fone (41) 3310-1415. Toda a verba arrecadada com o evento será revertida para o Complexo Pequeno Príncipe.

Fernanda Taina curtindo quente domingueira eletrônica da Danceteria Apotheose, no click de Jennifer Lima.

FESTIVAL DE CURITIBA

* Quem é que não gosta de relaxar dando boas risadas, rindo até do próprio cotidiano? Os humoristas do estilo stand up comedy proporcionam essa sensação de poder rir da realidade e esquecer os problemas por alguns momentos. O “Festival de Curitiba“, que ocorre todos os anos, reúne dança, circo, teatro, música, e cada vez mais vem destacando o gênero stand up, que ganha crescente espaço no Brasil. Um dos espaços que irá receber esta programação é o CURITIBA COMEDY Club, fone 3018-0474, que acontece a partir do dia 29 deste mês até 10 de abril. A partir do dia 30, quarta-feira, começa a maratona de apresentações e não pára até dia 10 de abril. Felipe Hamachi, Leo Lins, Fábio Porchat, Marco Zenni, Murilo Gun, Alex Paim, Eduardo Jericó, Nigel Goodman e Cadu Scheffer, Marcela Leal, Claudio Torres Gonzaga, Gus Fernandes e Fabiano Cambota, Maurício Meirelles, Ângela Dip, Luiz França e Renato Tortorelli sobem, na ordem, no palco da casa de comédia. Os ingressos variam até R$ 44,00, dependendo do espetáculo. Eles podem adquiridos através da internet pelo site www.ingressorapido.com.br ou nas bilheterias oficiais nos Shoppings Mueller, Barigui e Palladium. Os espetáculos começam a partir das 21h. Mais informações no site www.curitibacomedyclub.com.br.

Michele Livi e Cristina Oliveira exibem o trevo da sorte, símbolo da Irlanda, na festa de Saint Patrick (dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda) que é uma comemoração tradicional no Sheridan’s Irish Pub, em foto de Priscilla Fiedler.

SALÃO GRACIOSA DE ARTES PLÁSTICAS

* A secretaria geral do GRACIOSA Country Club, fone 3015-5005, recebe até o próximo dia 8 de abril, as inscrições dos artistas da comunidade e os sócios artistas interessados em participar do “XIII Salão Graciosa de Artes Plásticas”. Além da ficha preenchida e assinada, é preciso levar fotocópia do RG e do CPF e um dossiê do artista, com fotografias das três obras que deverão ser inscritas para pré-seleção. Os trabalhos têm que ser inéditos. Os associados do clube concorrem aos prêmios “Aquisição e presidente Tobias de Macedo”. Os demais artistas concorrerão aos prêmios “Graciosa Country Club e Túlio Vargas”. A curadoria do “XIII Salão Graciosa de Artes Plásticas” ficará a cargo de Suzana Lobo. Informações disponíveis no site www.graciosa.com.br.

Michelle Reich é uma das atrações da noite sertaneja do Armazém Universitário, em São José dos Pinhais.

PUNKS VETERANOS DO ANTI FLAG NO BRASIL

* Os veteranos do “Anti-Flag“, ícones da geração noventista do hardcore americano que encontraram seu ápice musical no começo dos anos 00, desembarca neste mês no Brasil para três apresentações, sendo uma em Curitiba, na próxima sexta-feira (dia 25), a partir das 22h, no MUSIC HALL (Rua Engenheiro Rebouças, 1645), integra a turnê internacional do álbum “The People or the Gun”, lançado em 2009 e o sétimo da carreira. Além do Brasil, o grupo de punk rock americano também toca na Argentina e Chile. A abertura fica por conta da banda “This is a Standoff”, ícone do hardcore canadense. Entre saídas e retornos ao grupo, o Anti-Flag hoje está com a mesma formação de 1999: Justin Sane (guitarra e vocal), Pat Thetic (bateria), Chris 2 (baixo e vocal) e Chris Head (guitarra e vocal de apoio). O “Anti-Flag” surgiu em 1988, em Pittsburgh (Pensylvania, EUA), com Sane e Pat Thetic, e logo chamou a atenção por seus discursos despojados sobre o governo norte-americano. Só que a estreia favorável não durou muito e a banda saiu de cena depois de ter feito apenas um show. Em 1993, a insistência de Sane e Pat Thetic trouxe de volta a banda, que gravou seu primeiro disco -“Die for the Government”- três anos depois. O quarteto figurou durante muito tempo no primeiro escalão da gravadora Fat Wreck Records, fundada por Fat Mike (líder do NOFX) e uma das maiores sustentadoras do cenário punk/hardcore/ska dos Estados Unidos. Entre as músicas que prometem fazer parte do set list estão “This Is The End”, “Cities Burn”, “The Press Corpse”, “Emigre”  e “Safe Tonight”. Os ingressos estão à venda pelo Disk-Ingressos, fone 3315-0808.

Caroline Maia e Edina Garcia curtindo as boas noitadas eletrônicas dos DJs do Sistema X.

3OH!3 VEM A CURITIBA

* A agenda de shows internacionais de Curitiba vai somar uma nova atração. Trata-se da dupla de eletro pop do “3Oh!3″, que vem à capital para única apresentação, no Curitiba MASTER Hall, fone 3248-1001. Formado por Sean Foreman e Nathaniel “Nat” Motte, o 3Oh!3 é famoso por hits como “Don’t trust me” e “Starstrukk”, esta última com participação da musa pop Katy Perry. A apresentação acontece no dia 22 de abril e os ingressos já estão à venda pelo Disk Ingressos a R$60 a meia entrada para a pista. Este preço é válido por tempo limitado, somente para o primeiro lote. Informações e ingressos pelo Disk-Ingressos, fone 3315-0808.

Levar para as telas do cinema toda a energia e vibração de um show de rock sempre foi o sonho de produtores que, desde anos 60, vêm investindo na produção de documentários e longas metragens de festivais ou concertos, como foi o caso do Monterey Pop Festival e de Woodstock. Mais de 40 anos depois, a tecnologia vai permitir que isso chegue bem próximo de uma experiência real. Filmado digitalmente em tecnologia tridimensional com som surround de múltiplos canais, “U23D” é um registro das apresentações de uma das bandas mais populares do mundo durante a turnê “Vertigo”, que inclusive passou pelo Brasil em 2006. A Rede Cinesystem Cinemas, em parceria com a empresa do segmento cultural MOBZ, vai apresentar o filme em suas salas 3D nos dias 25, 26 e 27 deste mês, com apresentações únicas diárias marcadas para às 21h30. Confira abaixo a programação para as salas de Curitiba: Cinesystem Cidade Curitiba, sala 5, domingo, sexta, sábado, às 21h30; Shopping Curitiba, sala 6, domingo, sexta, sábado, às 21h30; Shopping Total Curitiba, sala 2, domingo, sexta, sábado, às 21h30. U2 3D – Recomendado: livre, Gênero: documentário, Ano de Produção: 2008, Idioma: legendado, Duração: 01:25, Diretor: Catherine Owens e Mark Pellington. Os valores dos ingressos podem ser consultados e comprados diretamente nas bilheterias, pelo site do Cinesystem (www.cinesystem.com.br) ou ainda através do site www.mobz.com.br.

33ª EDIÇÃO DO FEMUCIC

* Os músicos, intérpretes e compositores de todo o Brasil podem efetuar só até o próximo domingo (dia 27), as inscrições para a 33ª edição do FEMUCIC (Mostra de Música Cidade Canção), que será realizado em Maringá, entre os dias 1.º e 4 de junho deste ano. O evento, uma promoção do Sistema Fecomércio Sesc Senac e Prefeitura de Maringá, contribui para o desenvolvimento da produção musical do Estado do Paraná e das diversas regiões do País, e é um meio de difusão e valorização da cultura. Para isso, aceita composições instrumentais de diversos gêneros além de canções de diferentes estilos, desde que em língua portuguesa ou no idioma indígena. Segundo o regulamento, as músicas devem ser originais, brasileiras e não podem ter sido apresentadas em edições anteriores do Femucic. Caberá à Comissão Organizadora selecionar no mínimo 52 músicas de acordo com a originalidade e singularidade do trabalho, inovação, qualidade artística e técnica, sendo que cada participante deverá, obrigatoriamente, inscrever três músicas para a mostra. Estão previstas para esta edição do evento, as gravações do terceiro DVD e do 16º CD da mostra. A inscrição para o Femucic 2011 é gratuita e deverá ser realizada até o dia 27, exclusivamente pelo site www.sescpr.com.br e o resultado dos selecionados poderá ser conferido a partir do dia 18 de abril. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail maringa@sescpr.com.br, no site www.sescpr.com.br, ou pelo fone (44) 3262-3232.

O cantor e compositor Djavan fará única apresentação do show “Ária”, terça-feira, às 21h, Teatro Guaíra, fone 3304-7900.

TURISMO CURITIBANO

* A capital paranaense, que já tem seu reconhecimento enquanto cidade sede para turismo de eventos e negócios lançou recentemente seis roteiros turísticos de curta duração que podem ser feitos tanto por turistas que visitam a cidade a passeio, quanto por participantes de convenções, seminários e congressos, onde normalmente há pouco tempo disponível entre uma atividade e outra. A iniciativa é do Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba, com apoio do Sebrae/PR e do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba – Curitiba Turismo. “O setor de turismo de eventos e negócios está comemorando”, declara Tatiana Turra, diretora executiva do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade sem fins lucrativos formada pela iniciativa privada que tem como uma de suas funções apoiar ativamente os processos de captação de eventos para a Capital Paranaense. “Para elaborar um bom projeto de captação é fundamental que apresentemos as principais qualidades da cidade, justificando que temos condição de comportar o evento e receber bem seus participantes. Ter esses roteiros à disposição é uma importante ferramenta e sem dúvida fortalecerá as ações daqui para frente”, ressalta. Os roteiros são operados por agências de receptivo especializadas e duram no máximo quatro horas. Outra característica em comum é o fato de destacarem a cultura, a gastronomia, a história e a diversidade do comércio da cidade. O roteiro “Curitiba Multicultural”, por exemplo, apresenta as principais etnias que colonizaram a Capital Paranaense, mostrando a miscigenação curitibana. O passeio oferecido pela BWT Operadora dura três horas e tem início no Memorial Árabe, passando pela Mesquita Muçulmana, Praça do Japão, Bosque do Papa, Bosque do Alemão, Santa Felicidade e Parque Tingui. O roteiro comprova que Curitiba é fruto do esforço de imigrantes que, a partir do século XIX, deixaram como herança sua riqueza cultural e histórica. As saídas acontecem todos os dias em dois horários, às 9h e às 14h, para grupos de no mínimo duas pessoas. O site da empresa é o www.bw toperadora.com.br e as reservas podem ser feitas pelo fone (41) 3888-3488. Para quem gosta de apreciar seus passeios a pé, a opção é o roteiro “Caminhando por Curitiba” da operadora Special Paraná. O roteiro leva o visitante a conhecer a história e a cultura de Curitiba em um animado passeio pelo centro da cidade. Uma caminhada de aproximadamente cinco quilômetros e três horas de duração passando por ruas e pontos turísticos de Curitiba, temperada por anedotas contadas ao longo dos últimos 350 anos da cidade. As saídas acontecem de segunda a sábado também em dois horários, às 9h e 14h para grupos entre duas e dez pessoas. Reservas podem ser feitas pelo fone (41) 3232-1314. O site da empresa é o www.specialparana.com. Mais informações sobre o Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba podem ser encontradas no site www.receptivocuritiba.com.br.

A Voga Loja Galeria, Rua Cotoxó, 493 – Perdizes, São Paulo, reuniu artistas, designer, produtores e músicos em sua primeira vernissage de 2011, com o duo “Seis e meia”, de Anderson Augusto e Leonardo Delafuente (foto abaixo), Akira Sanoki e Daniela Chaves apresentando a instalação “Impressões” ao show de The Suman Brothers Band. Fotos de Adriano Campos.

GUIA DOS BONS PROGRAMAS

PAGODE SHOW DE BOLA

* O bar THÁ NA CUCA, fone 3044-2221, abre hoje, a partir das 21h, para mais um “Pagode Show de Bola” e samba de raiz ao som dos grupos “Ambição, Tempo Certo e Pago pra ver”.

CRYSTAL PALACE Hall, fone 3363-4171

* A “Banda Crystal” e o DJ Japa estarão animando amanhã, a partir das 20h, a “Noite da Ressaca”. Você que gosta de dançar, boa música e uma fina mesa de antepasto, não pode perder este encontro. Na quinta-feira acontece mais um concorrido jantar “Quinta pra mais de 30”, com muitas atrações.

Graciella Starling, Dani e Marcia Liedke no vernissage da Voga Galeria. São Paulo ganhou um novo espaço de moda, arte e design chamado Voga. Sob as mãos de Leandro Rossi e Daniela Chaves a inauguração serviu como “start” para uma nova incubadora de talentos “fashions” e do design. Fotos de Adriano Campos.

MARECHAL Palace, fone 3278-0731

* Mais uma animada tarde dançante hoje, após as 16h, ao som de “Os Makanudos” e convidados.

ATENAS Palace, fone 3347-8989

* Abre hoje, a partir das 16h, para uma concorrida tarde dançante e show, com animação da “Inove Banda Show”.

Andressa Berte, Paola Hartmann, Suelen Siqueira e Juliana Bueno curtindo as quentes noitadas eletrônicas dos DJs do Sistema X.

SISTEMA X, fone 3279-1109

* Abre sua portas hoje, a partir das 19h, para receber a moçada na festa “Full É Alucinante!”, com o agito dos DJs Ademar e Marcelo Nunes. Todos os caminhos levam ao Sistema X, uma das mais animadas casas noturnas de Curitiba.

Chopperia É GOOL!, fone 3606-2466

* Em Colombo, hoje, às 19h, rola mais um animado “Domingo Sertanejo Universitário”, ao embalo da dupla “Denis & Michel” e convidados. Discotecagem do DJ Helton.

A exposição “Nuances”, resultado dos trabalhos produzidos pelo Curso Liberdade Fotográfica, segue até o dia 12 de abril na Galeria Portfolio, localizada em anexo à Escola Portfolio (Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico). As fotos, de nu artístico, foram feitas no Santuário Nhundiaquara em dezembro do ano passado. Segundo o curador Nilo Biazzetto Neto, cada aluno apresentou uma linguagem bem individual sobre o tema. “As fotos foram feitas todas com luz natural, e a intenção foi sempre ‘vestir’ as modelos com a luz”, afirma. Participam da exposição os seguintes fotógrafos: Melanie d ?Haese (foto abaixo), Adriano Bassani, Cleber Yamaguchi, Helo Domingues, JL Guillon, Kristiane Foltran, Mônica Macedo, Wagner Pace, Rodrigo Janasievicz e Paula Machado (foto acima).

APOTHEOSE, fone 3285-2135

* No Campo Comprido (Rua Eduardo Sprada, 4320), realiza hoje, a partir das 19h, sua “Festa É Show!”. No comando das pick-ups estarão os DJs Vavvá e Lincoln, tocando o melhor da música eletrônica e iluminação digital.

FASCINAÇÃO Club, fone 3256-6591

* Hoje, a partir das 17h, acontece mais uma atraente tarde dançante, ao som da “Banda Fascinação & convidados”.

Cássia Padilha, Rosangela Santos e Claudia Santos no concorrido jantar “Quinta pra mais de 30” do Crystal Palace Hall.

BUFFET BOGONI, fones 3329-8136

* Anexo ao Clube Literário de Curitiba, fone 9924-0209, o Buffet funciona diariamente no almoço, sob o comando dos mestres Liquinho e Kico. Hoje um cardápio superespecial: salmão ao molho de maracujá, peixe assado, bacalhau, lombo ao molho de laranja, strogonoff de carne, leitão a pururuca, maminha recheada, lasanha quatro queijos, pene ao molho de brócolis, espaguete ao molho funghi, inhoqui ao molho branco, buffet de saladas e sobremesas.

CIA. DA COSTELA, fone 3347-7463,

* A boa sugestão para quem for almoçar hoje, até as 16h, com os amigos ou a família. O restaurante abre de terça a domingo.

Será terça-feira, às 21h, no Curitiba Comedy Club (Rua Mateus Leme, 2467), fone 3018-0474, o “Riso Solidário”, show organizado pelo humorista Alisson Diniz com o objetivo de arrecadar alimentos, água e roupas para a população das cidades de Antonina, Morretes e Paranaguá atingidas pelas chuvas. No show o público poderá se divertir com personagens, rotinas de stand up e paródias. No elenco estão: Alisson Diniz, Fábio Silvestre, Marccão Freire, Maicon Santini, Afonso Padilha, Rodolfo Pereira, Pedro Lemos, Rogério Cordoni, Emerson Ceará, e muitos outros. Alisson Diniz foi vencedor do Festival de Paródias da TV Xuxa interpretando a dupla Junja e Quara, Fábio Silvestre que foi finalista do primeiro Quem Chega Lá? Do Domingão do Faustão, Maicon Santini – o Edinho Ploc Ploc da Rádio 98 Fm. Ingresso: 5 kg de alimento não perecível ou 5 peças de roupas ou 5 litros de água.

AKUSTIKO Bar, fone 3333-7007

* Em frente a Puc, no Prado Velho, abre suas portas hoje, a partir das 22h, para mais um animado sertanejão, com as duplas “Wesley & Henrique, Leo & Lima e convidados”.

Churrascaria MARUMBI, fone 3365-8322

* Na BR 277 – em frente ao Centro Politécnico, oferece no almoço e jantar boas inovações culinárias, massas típicas italianas, carnes nobres, buffet de saladas, carta vinho e sobremesas diversas. Um espaço para grandes eventos, festas e confraternização.

Carlos Fontes, CIO da Spaipa, conquistou o Prêmio Executivo de TI do Ano 2011, na categoria Monitoramento e Qualidade. É a quarta vez consecutiva que o gestor ganha a premiação. O estudo promovido pela IT Mídia, em parceria com a PwC, avaliou 238 líderes e elencou os que mais se destacaram em vinte categorias. O prêmio foi entregue em uma festa realizada em São Paulo.

Restaurante TOSCANA, fone 3273-6160

* Em Santa Felicidade, a “Banda Toscana” retorna ao palco quinta-feira, após as 20h, para animar mais um jantar dançante, apresentando um repertório especial para os dançarinos, com sucessos dos anos 50/60/70. Os dançarinos do grupo “Vamos dançar” estarão a postos para ensinar aos clientes os primeiros passos de vários ritmos. Jantar cortesia das 20h às 23h.

ATACAMA Bar, fones 3049-1939

* Na Jaime Reis, 238 (Largo da Ordem), abre hoje, às 10h, para jogos de sinuca, cardápio completo para almoço e muita animação. Funciona de terça a sexta, a partir das 18h30, e aos sábado, às 21h. Happy hour com música ambiente. É recomendado para quem gosta de bater papo e curtir um bom rock ‘n roll da década de 80 e 90.

O Instituto de Inteligência Desportivo Centro Europeu (IID – Centro Europeu) promoveu a abertura oficial de seu curso de Direito Desportivo. O evento foi comandado pelo renomado advogado paranaense René Dotti, um dos juristas mais experientes e respeitados do Brasil. A atividade foi realizada no Mabu Royal & Premium Hotel e reuniu advogados, estudantes e pessoas interessadas no segmento. As aulas do curso de Direito Desportivo do IID – Centro Europeu começam na próxima quarta-feira (dia 23). Fotos de Amarildo Henning.

Bar CURITYBA, fone 3018-0444

* Abre hoje às 14h. O “Grupo Hora Brasil” comanda o samba e pagode, sempre contando com convidados especiais a cada dia, a partir das 16h. Entrada é franca para elas até às 18h, com caipirinha free incluída.

ZAPATA Mexican Bar – Centro Cívico, fone 3352-9097

* Abre no almoço de segunda a domingo a partir das 11h30. Seqüência de seis pratos das mais variadas delicias do México das 19h às 23h. Happy Hour com música ao vivo na voz de Alisson Santoli (MPB), a partir das 21h.

Carlos Sandrini, presidente do Centro Europeu, e o advogado René Dotti. Fotos de Amarildo Henning.

ZAPATA Mexican Bar – Batel, fone 3095-2097. Happy hour em dobro das 17h às 20h. Sequência de pratos no almoço. Promoção de Nachos e Tacos com 50% de desconto das 16 às 20h. Forró Pé de Serra com o grupo “Xaxá do Xexé”, a partir das 20h30. Abre segunda a domingo a partir das 11h30 (hoje a cozinha encerra meia noite).

CITRA Bar, fone 3328-7668

* Oferece happy hour, a partir das 18h, com “Tiu Sema e banda”, show MPB e pop nacional. Todos os domingos: desconto de 50% nos temakis até às 20h. A casa mantém ainda promoções diárias especiais no cardápio do restaurante e do bar, uma para cada dia da semana. Mulher free até às 20h.

Os advogados Francisco Zardo, do Escritório Professor René Dotti, e Gustavo Nadalin, diretor jurídico do Coritiba Foot Ball Club e professor do curso de Direito Desportivo do IID – Centro Europeu. Fotos de Amarildo Henning.

Clube DANÚBIO, fone 3372-4674

* Em Santa Felicidade, estará movimentando hoje, após as 15h, uma tarde dançante, com música ao vivo da banda “San Remix”.

GOLD Karaokê Premium, fone 3339-3221

* Funciona de terça a sábado, a partir das 19h, na Rua Paulo Graeser Sobrinho, 200 – São Francisco. Happy hour com música ambiente e uma programação especial de vídeos. É recomendado para quem gosta de bater papo e curtir um bom rock ‘n roll da década de 80 e 90.

A apresentadora Janaina Jacobina está preparando sua volta à TV. Após assinar com o R7 para seu blog de variedades no portal, Janaina decidiu enfrentar uma maratona de cursos para voltar com força à televisão. Ela está cursando reciclagem para apresentação de TV, fonoaudiologia e apresentação de Talk Show, no Globe, uma tradicional escola de São Paulo. “Sempre quis fazer esses cursos para aprimorar meus conhecimentos práticos da TV. Logo que saí da Fazenda a correria foi tanta que nem consegui parar para fazer isso. Agora estou estudando muito para voltar com tudo para as telinhas”. A loira que é destaque do mês em um site sensual diz, que, apesar do corpão, quer fazer algo não tão voltado à sensualidade. “Quero falar com meu público que é a grande massa, então não quero comandar algo para a família, crianças, pais e adolescentes. Adoro esportes, variedades e talk shows, então focarei nessas vertentes”, completa a jornalista e apresentadora. Foto de Nelson Alves Jr.

Empório SÃO FRANCISCO, fone 3222-0301

* Abre as portas mais cedo, das 19h às 22h, para seu Hot Hour, promoção Double Drink e noite de MPB da melhor qualidade, ao som do “Trio Quintina”. Logo após, Naina mostra seu trabalho acústico. E amanhã rola o “Tributo a Michael Jackson”, ao som da banda “Cadillac Dinossauros”. Abertura com Kako Louis Acústico.

JACK MUSIC bar, fone 3081-3898

* No Shopping São José dos Pinhais, o pessoal que curte o melhor do sertanejão, confere nas quartas-feiras e sábados, às 21h, animadas noitadas ao embalo das duplas convidadas. Ponto de encontro da moçada, o bar abre todos os dias das 11h às 4h.

Nos bastidores do ensaio que faz para o Paparazzo a ex-BBB Jaqueline Faria, ou Jaque, como ela gosta de ser chamada, revelou que não gosta de roupa e nem de usar calcinha. “Odeio usar calcinha, principalmente quando saio com um vestidinho curto e que marca. Aí é que não uso mesmo e não vejo problema nenhum em não usar. Feio é sair com a calcinha marcando”, conta. Jaque, que foi eliminada do programa nesta terça-feira, também revelou que gosta mesmo é de dormir nua. “Na casa tive que me acostumar a dormir de camisola, mas eu sempre dormi pelada. Ainda bem que agora, nas poucas horas que consegui dormir quando saí, pude dormir do jeito que gosto: sem nada. O ensaio de Jaque foi ao ar ontem.

ERA SÓ O QUE FALTAVA, fone 3342-0826

* A noite “Cambalacho” de funk, eletro e hip hop terá hoje, após as 22h, com a participação dos DJs Anaum, Schasko e Jeff e convidados.

3 MARIAS Clube de Campo, fone 3370-3000

* O Espaço A abre de terça a sexta-feira das 16h às 24h. Aos sábados das 9h às 24h e aos domingos das 9h às 20h.

TERRITÓRIO Sertanejo, fone 8412-6256

* O melhor da música country/sertaneja rola de terça a domingo, a partir das 19h, ao embalo de várias duplas ao vivo.

News FLICK’s, fones 3232-3068 e 8474-2386

* Convida para prestigiar suas animadas noitadas dançantes de quinta a domingo, às 22h, com boa música e animação.

Bar BRAHMA, fone 3026-0700

* Abre de segunda-feira a sábado, a partir das 17h, com happy hour, restaurante em um ambiente aconchegante e descolado.

Sociedade ABRANCHES, fone 354-2728

* Convida a galera para curtir hoje, a partir das 19h, mais um animado sarau dançante. Mulheres não pagam até as 20h.

HERMAMM Club Dançante, fone 3372-6579

* Mais um concorrido baile gauchesco e sertanejo hoje, a partir das 18h, com música ao vivo e aula de danças. Consulte www.hermamm.xpg.com.br e e-mail: hermam.monstro@hotmail.com .

  

BOA CULINÁRIA

* Anotem as boas opções gastronômicas para almoço e jantar. * O Buffet Bogoni, do Clube Literário de Curitiba, fones 3329-8136 e 9924-0209, abre hoje para almoço. No cardápio: salmão ao molho de maracujá, peixe assado, bacalhau, lombo ao molho de laranja, strogonoff de carne, leitão a pururuca, maminha recheada, lasanha quatro queijos, pene ao molho de brócolis, espaguete ao molho funghi, inhoqui ao molho branco, buffet de saladas e sobremesas.

* Almoçar ou jantar fora hoje, com os amigos ou a família, uma boa sugestão é a Cia. da Costela, na Avenida República Argentina, 5469, fone 3347-7463. Um espaço para eventos, festas e confraternização. O restaurante abre de terça a domingo.

* Normalmente, só o cheiro de uma carne sendo temperada já dá água na boca. E quando tem um toque especial, a vontade de provar o prato é ainda maior. Os segredos de cortes e temperos, técnicas de preparo da picanha invertida ou de uma boa alcatra serão ensinados pelo chef Pedro Calacans no curso oferecido pelo Restaurante Armazém Italiano (Avenida Sete de Setembro, 4750, Batel), fone 3018-1044. O curso acontece terça-feira, das 19h às 22h, no próprio restaurante. O valor da inscrição individual é de R$ 150,00, mas, levando um amigo, o valor passa para R$ 140 ,00 e, com dois amigos, o custo é de R$ 130,00 por pessoa. Além disso, há a opção de adquirir os pacotes para outros cursos do mês de março. Inscrevendo-se para o curso de preparo de carnes e de aves ou de carnes e paella valenciana, o custo do pacote é de R$ 250,00. Adquirindo os três dias de curso – carnes, aves e paella -, o custo é de R$ 380,00 por pessoa.

* Além de comandar com muito sucesso a Churrascaria La Ventura, na Avenida das Torres, o empresário Orli Kuster está na direção da Churrascaria Marumbi, na BR 277 – em frente ao Centro Politécnico) fone 3365-8322. No almoço boas inovações culinárias, massas típicas italianas, carnes nobres, buffet de saladas, carta vinho e sobremesas diversas. Um espaço para grandes eventos, festas e confraternização.

* Para quem quiser conferir, hoje no circuito Italiano de Santa Felicidade, a Piemonte Churrascaria, fone 3372-2093, apresenta no almoço boas inovações culinárias, comidas típicas italianas, carnes nobres, buffet de saladas, carta vinho e sobremesas diversas. Um espaço para grandes eventos, festas e confraternização. O restaurante também atende de segunda a sexta para almoço executivo e buffet por quilo.

* O Schwarzwald Bar do Alemão, fone 3223-2585, oferece um cardápio cuidadosamente elaborado com o que há de melhor na culinária e cultura alemã. Além de pratos tradicionais da culinária germânica, o Schwarzwald oferece refeições à base de peixe, carne e vegetariano.

* Apostando em uma culinária leve, rápida e ao mesmo tempo sofisticada, o Café Legal, fone 3019-7820, apresenta opções gastronômicas combinando aromas e ingredientes diferenciados, mas que resultaram em pratos que conquistaram os clientes. Dentre as inovações, destaque para o escalope de mignon com risoto de alho poró com morangos frescos. O prato é uma criação da casa e o sabor característico do risoto é realçado pelo alho poró, com um toque especial conferido pelos morangos frescos. A novidade tem sido apontada como uma das preferências dos frequentadores. “Ficamos em dúvida se deveríamos incluir o prato no cardápio, porque, na época, achamos que poderia ser ‘inovador’ demais. Foi uma grata surpresa! Hoje, é uma das opções mais pedidas”, diz a proprietária do Café Legal, Maria Augusta de Souza. Abre de segunda à sexta, das 9h às 20h.

* A Churrascaria Devon’s, fone 3254-7073, abre também às segundas-feiras para almoço e jantar. Com isso, a casa está aberta os sete dias da semana, deixando de funcionar apenas nas noites de domingo. Há 23 anos, a Devon’s oferece aos curitibanos o verdadeiro rodízio de carnes, premiado inúmeras vezes por revistas e entidades do setor. Desde o início das atividades, a casa tem como proposta priorizar o que é mais importante numa churrascaria: a carne.

* Quer um ambiente reservado para jantar ou fazer um happy hour com os amigos? O Ippon Japanese Food, (Rua Ângelo Sampaio, 1.651) fone 3224-1010, possui salas com tatames exclusivos que comportam até 10 pessoas. Com janelões de vidro voltados para o segundo piso do restaurante e também para uma das ruas mais agradáveis do Batel, os tatames do Ippon são climatizados e têm som ambiente. O acesso é restrito apenas aos garçons responsáveis pelo atendimento, que batem na porta antes de entrar. No cardápio delícias como o Teppan Yaki de frutos do mar e o Yakisakana Massu, anchova grelhada com molho agridoce e gohan. Quem preferir pode optar pelo sistema rodízio do Ippon, dá direito a saborear a vontade sushis, sashimis e diversos pratos quentes.

  

SABER MASTIGAR É TÃO IMPORTANTE QUANTO SE ALIMENTAR

* É comum encontrar pessoas preocupadas em se alimentar de maneira correta e saudável. Por outro lado, são raras as pessoas que se preocupam com a mastigação dos alimentos consumidos.  Especialistas no assunto afirmam que a mastigação é uma das fases mais importantes da alimentação, afinal o processo de digestão dos alimentos tem início na boca com a ajuda de substâncias encontradas na saliva. Pessoas que comem rápido e não mastigam direito, engolem pedaços grandes de comida e tornam a digestão prejudicada, causando azia, má digestão e  sono.  De acordo com Gisele Gomes, nutricionista do programa Viva Melhor da Risa Refeições Empresariais, comer rápido pode fazer mal à saúde e independente do alimento consumido é sempre importante mastigar bem. “Quando as pessoas têm pressa sempre acabam comendo mais e conseqüentemente ganham mais peso”, comenta. Isso se explica, pois a boa mastigação estimula o centro da saciedade, uma espécie de controle que temos ao nível do cérebro que controla a ingestão de alimentos. O cérebro demora cerca de 15 minutos para entender que estamos satisfeitos. Só depois disso que ele envia substâncias para recusar a comida”. Muitas pessoas comem muito e mesmo assim continuam sentindo fome”, explica a nutricionista. Mas, além de triturar corretamente os alimentos e controlar a quantidade de alimentos ingeridos, para garantir uma alimentação e digestão saudável, o hábito correto de mastigação também é considerado uma fonte de prazer, pois o sabor de cada refeição é melhor percebido. Por isso, a dica de especialistas é ficar ainda mais atento à mastigação. Comer devagar, mastigar com calma e sentir o sabor dos alimentos são algumas dicas para se alimentar de maneira saudável e correta. “Quando fazemos visitas aos restaurantes das empresas clientes ou quando participamos de uma feira, sempre explicamos  a importância de mastigar corretamente. Além de saber o que é saudável consumir é muito importante saber comer”, finaliza Gisele.

DIABETES PODE TER CAUSA HEREDITÁRIA

* Muitas vezes silenciosa, por não apresentar sintomas, a diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pela deficiência na produção ou ação da insulina hormônio produzido pelo pâncreas e pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. Dados da Organização Mundial de saúde mostram que mais de 240 milhões de pessoas no mundo são diabéticas, enquanto no Brasil 21 milhões tem a doença, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Convidamos o Dr. Rafael Yared Forte, cardiologista do Acesso Saúde (www.acessosaude.com.br) para falar sobre os sintomas da doença, tratamentos e principalmente dizer qual o grupo de risco. “Pessoas com sobrepeso, obesas, hipertensas, que tem aumentos de colesterol e triglicerídeos e idosos, fazem parte do grupo de risco da diabete”, diz o especialista. Um dos grandes problemas enfrentados pelas vítimas da doença, é que ela muitas vezes não apresenta sintomas. “A grande maioria não tem sintomas. As que possuem os sintomas e sinais da doença podem ter: sede exagerada, boca seca, aumento do volume urinário, cansaço excessivo, dores no corpo, perda de peso e aumento de apetite”, afirma o médico. Segundo Dr. Rafael Yared Forte para diagnosticar a diabetes é preciso fazer alguns exames de sangue, como: glicemia em jejum, teste de tolerância oral à glicose, hemoglobina glicada, entre outros. É importante lembrar que a diabetes tem dois tipos e um delas pode ter causa hereditária, e esse grupo da doença é responsável por 90% dos casos, ou seja, a maioria. ´´Existem dois tipos de diabetes. A diabetes tipo 1, geralmente é infantil, e todos os pacientes necessitam de tratamento com insulina – nesse caso porém a doença não é hereditária. Já a diabetes tipo 2 pode ter como causa a hereditariedade e nesse caso o tratamento é iniciado com remédios, cuidados alimentares e exercícios físicos´´, explica o cardiologista. A diabetes não tem cura, mas o tratamento adequado pode fazer com que o paciente leve uma vida normal. Se não for tratada a doença pode causar: derrame, infarto, insuficiência renal e ainda a amputação de membros inferiores. Por isso a prevenção e as consultas de rotina são tão importantes.

Para prevenção a doença, alguns hábitos precisam ser adotados:

– Perda de peso;

– Prática de atividades físicas regulares;

– Alimentação balanceada.

– Consultas médicas regulares com exames laboratoriais de rotina.

 

REVISTAS

* Recebemos da Distribuidora Treelog logística, departamento de promoções via Raphael S. Lopes, as revistas: Quem Acontece (“Eu sou uma pessoa normal” – Estrela do Camarote Quem Ivete Sangalo, cantora arrasta multidões ao se apresentar nos cinco dias do Carnaval de Salvador – Cachê inflacionado – Adriana pode ficar de fora da “Playboy”. Segundo o jornal “Agora”, ex-BBB teria pedido cachê alto demais para fazer ensaio nua. Substituta? – Carolina Dieckmann pode substituir Juliana Paes na novela “Fina Estampa”. “Tê-la em um elenco é privilégio”, afirmou o autor Aguinaldo Silva); Hola Brasil! (Colin Firth e todo o glamour da festa do Oscar /// CARNAVAL 2011 – As mulheres mais bonitas do mundo reinaram no carnaval do Brasil. Em todos os pontos do país, comprovou-se o prestígio da beleza nacional. A humorista Sabrina Sato resplandeceu em dose dupla, com fantasias douradas da Gaviões da Fiel, em São Paulo, e da Unidos de Vila Isabel, no Rio. A top Gisele Bündchen encarnou a deusa Vênus, papel que lhe caiu muito bem na mesma Vila Isabel. Na festa de todos os santos, sua majestade, Salvador, triunfou com a energia de Ivete Sangalo no Bloco Coruja. Junto com Gilberto Gil, ela foi a responsável por reforçar ainda mais a identidade da folia baiana. Roberto Carlos cantor ilumina o rio, onde seus súditos esperam até o dia raiar para saudá-lo. Roberto Carlos deu samba. O rei das canções românticas provocou uma apoteose com sua entrada na Marquês de Sapucaí a bordo da última alegoria da escola de samba Beija-Flor (Campeã do Carnaval do Rio de Janeiro), carro que dividiu com 285 crianças da comunidade de Nilópolis. O público que lotava o sambódromo não arredou o pé à espera da agremiação que o homenageou com o enredo “A Simplicidade de um Rei”. A felicidade do cantor era gigante, tanto quanto a demonstração de amor de seus súditos);

Carta Capital (Tragédia sem fantasia – O carnaval vai de novo celebrar a “união das raças”, mas não se iluda: nunca foi tão profundo o fosso entre a segurança de brancos e negros. – Futebol. O Clube dos 13 implode); Pequenas Empresas & Grandes Negócios (Faça a coisa certa – 50 novas franquias em todas as regiões do Brasil – Um manual de perguntas e respostas para abrir uma empresa de sucesso); Vogue (Vida nova – Truques de styling e novidades de beleza para virar outra mulher – Update Fashion – Os 12 melhores looks do inverno e acessórios quentes para combinar); Kaza (Luxo em cinco visões contemporâneas – Renove o décor com cortinas e persianas); Cake Design (40 lindas propostas para momentos inesquecíveis); W Run (Edição de aniversário – 30 minutos de corrida para conquistar 5 km – Aprenda a respirar – Guia de estilo); Galileu (Livre-se dos mitos verdes – Danilo Gentili chuta o balde – Nada disso vai salvar o planeta); Pulo do Gato (Guia sentimental – Gatinhos no divã – Bengal o minileopardo – Temperamento dos gatos); Carro (A cara definitiva do novo Ecosport – Saiba qual é o Campeão do Custo-Benefício – 125 anos do Automóvel); Motociclismo (Aceleramos as novidades de 2011 – Honda CB 600F Hornet em breve no Brasil – Harley-Davidson – Yamaha 1200 Super Ténéré chega por R$ 59.800,00); Guia de Projetos para Construir (122 Projetos com perspectivas e plantas baixas – 20 Casas com edículas – 16 ambientes de churrasqueiras – 45 Sobrados);

Auto Esporte (Já aceleramos a nova onda de Sedãs – Pé embaixo no Mclaren MP4-12C); Windows Vista – A revista Oficial (121 Superdicas para Windows – Smartphones Windows Phone 7 – 32 páginas de tutorais);  Mac + (Mac World 2011 – Coloque seu Mac na sala de estar – iPad nas empresas); X360 (E3 2010 as revelações da maior feira de games – Gears of War 3 – Evolução do enredo – Red Dead Redemption); PS3W (Little Big Planet 2 – Manual – Domine todas as ferramentas de criação, menus, funções, além de dicas e power-ups do modo história – Fear 3); Melhores Piscinas (Com Spa, prainha, raia, borda infinita e muito mais – 28 Projetos para arrancar suspiros – Piscinas com diversos formatos); Festa Viva (Vamos brindar a vida, meu bem! “Reportagem especial sobre destilados E mais de 20 modelos de taças para a hora do tintim”- Entrevistas exclusivas com as celebridades do mundo dos eventos); ESPN (A Isca Perfeita – Dos milhões às baladas, PVC conta a verdadeira história de como Ronaldinho Gaúcho escolheu o Flamengo, na mais polêmica negociação do futebol brasileiro – Rivaldo “O camisa 10 ‘contratado’ por Rogério Ceni); RG Vogue (Claudia Leitte – Sem fantasia, a rainha do carnaval conta tudo e revela sua intimidade. Reinaldo Lourenço veste a musa – Fetiche? Machões que se vestem de mulher – O top acessório do verão: Palha da cabeça aos pés); América Economia (Classe C vai às compras – Nova classe Média cresce na América Latina. Bom para o varejo, mas não para os sistemas previdenciários e de saúde); Photoshop Creative (Mangá Real – Tutorial em 20 passos para criar personagens a partir de fotos – Pintura Oriental “Arte chinesa com técnicas de pincéis” – Efeitos de iluminação – Cor em imagens P&B);

The Finisher (Corra e atinja suas metas – Mais performances – Recovery drinks na medida certa); Seleções Reader’s Digest (Coma isso, perca peso – A polêmica dieta que funciona – Você sabe se prevenir contra o câncer – A fama dos reality shows); Criativa (Moda: 327 peças para curtir o verão – Fernanda Paes Lem “Não entendo por que estou solteira” – Passo a passo para copiar já os looks das passarelas); Sport life (Ganhe mais saúde – 6 melhores suplementos – 12 vitaminas para você viver melhor – Um teste para saber se você ainda está em forma – Exercícios para se livrar das dores nas costas); Yoga Journal (Feliz vida nova – Guia de meditação: 11 dicas – Liberte as costas); Globo Rural (Piscicultura – Mercado em alta – Começa a safra de grãos – Frango recordista “Setor que processar 12,9 milhões de toneladas de carne em 2011); Aero (Solução a prazo – Aviação civil sofre com a falta de infraestrutura e indefinições sobre o futuro do setor – Ensaio em voo – Apresentamos o Sora, um ultraleve com capacidade acrobática); Jardins em pequenos espaços (50 ideias para fazer na sua casa – Ferramentas limpas são fundamentais para manter a saúde das plantas – Curcuma: Além de belas flores também origina um condimento popular);

Cães & Cia (5 guardiões brancos – Raças brasileiras – Agressividade com cães); Crescer (84 dicas para organizar sua vida – Você vai resolver tudo – Roupas para ir à escola); Cantinho do Bebê (Projetos; Ideias inspiradas no tema Naútico – Decoração de paredes – Batizado: Prepare uma festa inesquecível!); Arranjo Floral (Presentes para o Dia da Mulher – A mudança radical de Moa Medeiros para se tornar um reconhecido artista floral – Chegada à maturidade); Go! English (Amy Winehouse – Royal London – Exercícios – Artigos em áudio – Uma forma divertida e informativa de melhorar o seu inglês); Paisagismo e Jardinagem (12 Dicas para renovar o jardim em 2011 – Faça sua parte! Cultive plantas que absorvem mais CO² -Aprecie o colorido das flores da Madiba); Casamento (Edição especial de aniversário – Doces para comer com os olhos – Vestidos e acessórios – A combinação perfeita para o grande dia); Kaza (Tendência das cores – Conheça os tons que irão renovar sua casa em 2011 – Quem é quem na decoração); Terra da Gente (Vestido para Bailar – Entre as aves, o colorido é privilégio do macho – O bungy jumping mais antigo e radical do mundo – Nas comitivas, nossas melhores tradições rurais); Moto Verde (Comparativos – Motocross MX 1- Enduro 450 – Conheça a moto que arrepiou no Dakar); 100% Pega Letras.com; Conta Mais (Belas na Avenida – Os segredos de beleza das musas do carnaval – BBB11 – Diogo: Louco, folgado ou espertalhão – Ronaldo que processar paparazzi – Cláudia Leitte quer ter outro filho ainda este ano); Tevê Brasil (Insensato coração – Pedro flagra beijo de Marina – Tititi – Jacques e Ariclenes viram sócios – Araguaia – Gabriel reconhece Max – Isabeli Fontana e Marcelo Falcão terminam namoro). * Harlequim Romances Desejo – Momento de amar – Bárbara Dunlop; Coleção Primeiros Sucessos / Mundo encantado – Nora Roberts; Paixão – Promessa de emoção – Sandra Marton; Special – Encontro no altar – Jessica Hart.

ABRABAR COMUNICA

* A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (ABRABAR) recomenda aos proprietários, gerentes e prepostos dos estabelecimentos de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas que redobrem a atenção na limpeza, higienização dos banheiros, através das maçanetas, torneiras, no salão e pistas que tenha corrimãos, mesas e apoio, copos e talheres, bem como orientem os clientes através dos  barman, garçom e recepcionistas a não dividirem copos, garrafas (long neck), lata de cerveja, água e refrigerantes. Que os funcionários trabalhem com máscaras e os banheiros tenham álcool gel ou sabão neutro, detergente para limpeza das mãos e que os estabelecimentos de forma facultativa ofereça máscaras gratuitamente aos clientes que sentirem necessidade do uso. Os estabelecimentos que continuem em alerta total nas prevenções e observações com funcionários e clientes. Outra medida importante é que mesmo no frio e com a chuva, aonde exista ventilação natural no estabelecimento deixe sempre aberto, coloquem em funcionamento pleno os ventiladores em locais estratégicos, bem como deixe sempre ligados os exaustores e equipamentos de renovação do ar. Para prevenir os males da Gripe “A” ou Influenza ou popularmente a Suína, já que não existe nenhuma recomendação/portaria ou resolução para o fechamento ou suspensão das atividades dos Bares e Casas Noturnas durante no fim de semana. Se alguém vier com essa informação é simplesmente boato e irresponsabilidade. No segmento de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas, por enquanto qualquer medida nesse sentido de suspensão de atividade será desnecessária e só trará prejuízos. Tudo é questão de precaução e bom senso dos estabelecimentos.

ALERTA SOBRE A GRIPE INFLUENZA A (H1N1)

* Muitas mensagens a respeito da nova gripe têm circulado pela internet e a maioria delas contém inverdades, o que não contribui em nada no combate à doença e provocam pânico e insegurança entre a população. Por isso, é importante que os cidadãos busquem informações sobre a Influenza A (H1N1) em órgãos governamentais e universidades, por exemplo. Um novo site oficial do Governo do Paraná foi criado para explicar tudo sobre a Nova Gripe (Gripe A). http://www.novagripe.pr.gov.br . A Secretaria de Estado da Saúde chamou para si a responsabilidade sobre tudo o que se refere à Influenza A (H1N1) e sabe que informar bem a população, com os dados corretos, é o primeiro passo para combater a doença. Nenhuma informação está sendo omitida e todas as orientações pertinentes estão sendo prestadas aos paranaenses.
Alguns sites onde você pode obter esclarecimentos sobre a moléstia são:
– www.who.int
– www.opas.org.br
– www.saude.gov.br
– www.parana.pr.gov.br
– www.saude.pr.gov.br
– No Twitter: http://twitter.com/sesapr
Lembramos: Manter uma alimentação adequada e hábitos de vida saudáveis é essencial para se prevenir contra qualquer doença. No caso da gripe A, a melhor forma para se precaver da moléstia é tomar alguns cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos frequentemente, proteger o rosto ao tossir ou espirrar e higienizar constantemente superfícies, como portas, mesas, maçanetas e telefones. Também é ideal evitar locais com aglomeração populacional.
Em caso de febre repentina e dores musculares, deve-se procurar orientação médica e ficar em isolamento domiciliar durante sete dias, que é o período no qual o vírus H1N1 pode ser disseminado.

  

DIREITOS DO CONSUMIDOR

* A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E CASAS NOTURNAS -ABRABAR completando as informações mostra as proibições, descontos, reservas, prevenção e segurança. 

ENTRADA DE MENORES DE 18 ANOS

O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe expressamente à entrada de menores de 18 anos em casas noturnas, ainda que seja, por breve período como o de 15 minutos. Ainda mais prevê o referido estatuto a responsabilidade criminal e administrativa para os referidos donos da casa noturna. Neste caso, será necessária uma autorização judicial expedida pelo juiz de menores. Ver artigos 149, 248 e 258 do E.C.A, multa de 3 a 20 salários mínimos, o dobro na reincidência.

Por este motivo sugerimos aos senhores (Donos dos estabelecimentos) que exijam a apresentação de documento original de identidade e identifiquem os menores com fichas especificas bracelete ou pulseira, ou conforme determina a lei após as 22 horas não deixar que permaneçam menores mesmo acompanhados com os pais conforme determina o Estatuto da Criança ou Adolescente, caso contrario busque uma autorização judicial para que o menor possa permanecer com a presença dos Pais. Alguns estabelecimentos já ate reservaram uma área especifica para permanência de menores e outros já estão adotando as medidas preventivas.

Ou ainda o estabelecimento promova matinês para o atendimento dos  menores. Ainda sugerimos as casas para que coloquem na bilheteria e na porta de entrada uma placa de 40 por 40 centímetros , com a informação que é proibida a entrada de menores de 18 anos no recinto, caso contrario a autorização judicial também afixada. Já que a operação integrada já prendeu muitos proprietários de estabelecimentos por estes motivos

LEI DA MEIA ENTRADA

Lei estadual 11.182/95 para os estudantes do ensino fundamental, médio e superior, Assegura o pagamento de metade do valor efetivamente cobrado para ingresso em casas de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, aos estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino, conforme especifica. O Estatuto do idoso e a Lei estadual 14.603, de 28/03/03, determinam, respectivamente, que os cidadãos com 60 anos ou mais têm o direito à meia entrada. A Lei estadual LEI Nº 13964 – 20/12/2002, também da à meia entrada para doadores regulares de sangue em todos os locais públicos de cultura, em casa de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, esporte e lazer do Estado do Paraná.  Para fazer valer o direito à meia entrada basta a apresentação do documento de identificação estudantil, no caso dos alunos, da carteira de identidade, para os cidadãos com 60 anos ou mais. Os doadores regulares de sangue (registrados no hemocentro e nos bancos de sangue dos hospitais do Estado):
*documento oficial expedito pela Secretaria de Estado da Saúde. O estabelecimento deve promover a venda da meia entrada sem restrições de local ou data do evento, horário, postos e dias de venda do ingresso. Se o estabelecimento negar a venda de meia entrada ou limitar a venda do ingresso para dias ou locais específicos, o consumidor pode comparecer ao Procon-PR e aos municipais para registrar sua denúncia. Pode ainda adquirir a entrada pelo valor inteiro, solicitar um comprovante da compra e comparecer ao Procon a fim de obter a devolução do valor pago a mais. Vale a pena ressaltar que esta lei se refere às Casas de diversões, espetáculos, shows e Noturnas que promovam eventos ou atrações, não aos Bares.

RESERVAS E COMPRAS

Em boa parte dos eventos culturais e esportivos, reservas podem ser feitas pelo telefone. Neste caso fique atento:- às formas de pagamento; – locais de retirada dos ingressos – peça o nome do funcionário que o está atendendo e/ou alguma senha (ou protocolo); – se a entrega for feita em domicílio, uma taxa extra por esse serviço pode ser cobrada, mas deve ser informada previamente. Uma dica para evitar problemas é vincular o pagamento ao recebimento dos ingressos. Se a compra for feita pela internet, para a sua segurança, imprima a comprovação de reserva ou de pagamento. 

SHOWS E EVENTOS

Estádios de futebol e ginásios esportivos também devem garantir um bom programa. Por segurança, o ideal é sempre adquirir ingressos com antecedência nos postos de venda credenciados pelos clubes ou promotores de eventos.

Não compre de cambistas, além de pagar muito mais, corre-se o risco de adquirir bilhetes falsificados. Procure não chegar em cima do horário previsto para o início da partida, já que esses momentos geralmente são tumultuados em virtude da enorme concentração de pessoas.

As informações sobre os portões de acesso aos setores do estádio (arquibancadas, numeradas, camarotes, etc.) devem estar claras. Assim como nas casas de espetáculos, se por algum problema você for acomodado em um local diferente do qual comprou, ou a superlotação o impedir de entrar no local, há a possibilidade de requerer o abatimento proporcional do preço ou a devolução de valores pagos, sem prejuízo de eventuais perdas e danos, que podem ser solicitadas na justiça.

SEGURANÇAS DE BARES E CASAS NOTURNAS

Ainda de acordo com a legislação vigente, vigilantes e seguranças precisam ser treinados, qualificados e autorizados pela Polícia Federal do Estado para trabalharem em danceterias ou casas noturnas. O consumidor não pode ser coagido por alguém sem que este tenha o devido preparo para o ofício. Toda Casa Noturna deve identificar seus seguranças com crachás sendo empregados contratados ou terceirizados.

Não discuta com seguranças de Casas Noturnas, mesmo que você tenha razão.

Se o problema for uma nota de consumo errada, argumente, caso não seja atendido, acerte e pague, peça nota fiscal e saia calmamente e depois faça uma queixa  no Procon ou procure o juizado especial. E, em hipótese alguma, acompanhe os seguranças a salas fechadas da casa.

Se você foi agredido por algum segurança, procure um serviço médico e depois vá até a delegacia de polícia mais próxima e faça uma queixa. Verifique a necessidade de fazer exame de lesões corporais.

OUTRAS DICAS

Condições mínimas de conforto e segurança devem ser oferecidas pelo fornecedor de serviços de entretenimento, lazer e cultura garantindo, principalmente, uma boa qualidade técnica do espetáculo e do evento. Em caso de alterações no horário ou cancelamento, tal fato deve ser comunicado com antecedência, oferecendo a possibilidade de devolução dos valores pagos. Para garantir seus direitos, a nota fiscal ou o canhoto do ingresso devem sempre ser exigidos e guardados. A Abrabar orienta os clientes, para preservá-los em qualquer situação. O documento é uma prova importante a ser utilizada em reclamações no Procon ou ações nos Juizados Especiais. Disque Procon: 0800- 41-1512. O telefone funciona somente para esclarecimento de dúvidas.

CUIDADOS BÁSICOS PARA EVITAR TRANSTORNOS

1) Prefira sair acompanhado.
2) Usar um táxi é mais seguro do que ir de carro.
3) Cuidado com o golpe conhecido como “Boa- noite, Cinderela”. O ou A golpista seduz a vítima e vai até sua casa ou a um motel.  Cuidado com bebidas, balas, chicletes, enfim, com qualquer tipo suspeito, e, quando ela (e) dorme, rouba o que estiver ao alcance.

4) Se sair de carro não atenda ao pedido de retirada de seu carro aonde você não estacionou, quando você tenha certeza disso. Os ladrões e golpistas estarão provavelmente te aguardando.

5) Verifique que no ambiente em que você freqüenta se existe controle de acesso e saída do estabelecimento
6) Em locais fechados, observe se existem portas de emergência bem sinalizadas e escolha uma posição de fácil saída. Caso esteja acompanhado, converse com sua companhia e acerte como e por onde sair do local em caso de brigas ou incêndio.
7) Cuidados quando estranhos se aproximem à sua mesa e, ao se levantar, leve seu aparelho celular ou bolsa, a menos que alguém conhecido fique na mesa.

8) Sempre que perceber algo estranho no ambiente avise ao Garçom, gerente, segurança ou responsável imediato
9) Não saia desses locais em companhia de desconhecidos.
10) Prefira sempre Casas Noturnas que tenham estacionamento próprio ou conveniado e com segurança. Tenha cuidado na saída, pois as abordagens ocorrem geralmente quando as pessoas se dirigem ao carro estacionado.

PARA SE PREVENIR FORA DOS ESTABELECIMENTOS

1) Tenha sempre com você todas as suas principais identificações (RG, CPF, Reservista, Habilitação, carteira estudantil ou ate mesmo a Carteira de Trabalhador) e números de telefones pessoais, de familiares e profissionais.

2) Jamais dirija alcoolizado, peça ajuda a sua família ou a amigos.

3) Se alguém estiver te esperando do lado de fora por algum desentendimento dentro do estabelecimento ligue 190 e aguarde a chegada da policia para sair

4) Não passe ou se aproxime de aglomerações aonde as pessoas aparentam sintomas de inquietação ou de descontrole

5) Ao sair do estabelecimento evite fazer barulhos ou algazarras, respeite o sossego dos vizinhos.

6) Se você não deixou o seu carro no estacionamento e estacionou em lugar distante ou ainda vai pegar um táxi peça sempre o auxilio da casa através da segurança para que te acompanhe

7) Se acontecer um assalto, mantenha-se calmo.

8) Se o assalto transcorrer sem reação, permaneça calmo e no lugar e atenda às “ordens” dos assaltantes, sem fazer movimentos bruscos.

9) Se houver reação de alguém, fique atento à possibilidade de tiroteio. Caso ocorram disparos, deite-se no chão e mande os outros fazerem o mesmo. Procure ficar por trás de um anteparo qualquer e, assim que puder saia do local.

10) Nunca seja valentão e senhor da situação, pois o cemitério tem vários exemplos de comparação.

TELEFONES ÚTEIS:

Policia militar: 190

Policia Civil: 197

Narco denuncia: 181

Prefeitura Municipal:156

Ambulância: 192

Bombeiros: 193

Defesa Civil: 199