NOITE DA RESSACA no Crystal

RESTAURANT WEEK – Nesta segunda-feira,a partir das 17h, será realizado o evento de apresentação da 9ª edição do “Curitiba Restaurant Week”, evento que se consagrou como uma das grandes celebrações da gastronomia brasileira. A próxima edição da mostra gastronômica, que terá como tema “Sabores do Brasil”, contará com a participação de 63 empreendimentos gastronômicos e será realizada entre os dias 31 de março e 13 de abril. O evento de apresentação será realizado no Hotel Bourbon – Sala All Seasons (Rua Cândido Lopes, 102). Informações no site www.restaurantweek.com.br.

P.O.D. – O quarteto norte-americana “P.O.D. (Payable On Death)” desembarca em Curitiba sábado, para show do álbum “Murdered Love”, exclusivo no Curitiba Master Hall . O grupo curitibano “Inner Dragon” fará a abertura do show. O show terá inicio as 20h40. Formada em 1992, em San Diego, o quarteto cristão de metal alternativo possui uma explosiva carreira, vendendo milhões de discos ao redor do Mundo. Hits como “Alive”, “Youth of the Nation”, “Boom”, “Southtown”, Total Request Live, “Rock the Party (Off the Hook )” e “Goodbye for Now” (com participação de Katy Perry) invadiram as rádios e credenciaram o “P.O.D.” nos mais importantes festivais dos EUA como OzzFest, além de participar da trilha sonora do filme “Matrix Reloaded”. Neste momento, Sonny Sandoval (vocal), Marcos Curiel (guitarra), Traa Daniels (baixo) e Wuv Bernardo (bateria) estão em plena turnê promocional do álbum “Murdered Love”. O CD foi gravado com o antigo produtor Howard Benson, que também dirigiu o álbum “Satellite” e trabalhou em grandes lançamentos de sucesso de bandas como My Chemical Romance, 3 Doors Down, Kelly Clarkson, Theory of a Madman, Daughtry e All-American Rejects. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos, tel: 3315-0808. Curitiba Master Hal: Rua Itajubá, 143.

Rancho – Mara Nascimento marcou presença nas boas noitadas e no sertanejão do bar Rancho Brasil. Uma ótima semana aos leitores e amigos.

PAULA FERNANDES – Após um ano Paula Fernandes retorna a Curitiba e traz novidades.  A mineira de Sete Lagoas traz para a capital paranaense sua nova turnê “Um ser amor”, primeira totalmente dirigida por ela e sua empresa, a Jeito de Mato. Efeitos especiais, cenas em 3D, parcerias virtuais, climatização, esteiras e plataformas giratórias marcam seu novo show. Com realização da Prime, as apresentações serão realizadas, nos próximos dias 24 e 25 de abril, às 21h30, no Teatro Positivo. Paula Fernandes trouxe para seu universo musical uma atmosfera mais teatral com trocas de figurinos e mudança de cenários. Em Um ser amor, tudo isso ganha mais vida e tem o público como parte integrante de toda produção, já que terá participação ativa e, por diversos momentos terá a sensação de vivenciar as cenas.”Um ser amor” traz o maior número de sistemas de automação já utilizados no Brasil em um só show. A grandiosidade deste sistema irá integrar os conteúdos criados para serem exibidos nos painéis de altíssima resolução e ,curvos. O conteúdo foi devidamente pensado e estudado para não ser somente imagens, mas sim criar situações que transportará Paula Fernandes para os painéis, a aparição de elementos virtuais com qualidade real proporciona uma série de emoções e sensações. Com um show inovador em que a tecnologia é utilizada para evidenciar elementos da natureza e também alguns momentos que fazem parte da sua vida, Paula quer um espetáculo para emocionar o público: “Eu sempre digo que minha missão é emocionar as pessoas, nesta nova turnê meu desejo é compartilhar minhas emoções com o meu público”, comenta. Paula e o cenário se fundem com efeitos e uso de esteiras e plataformas giratórias. Seu encontro com o puro sangue lusitano Violino VO representa os sonhos de uma princesa e seu cavalo branco. Depois, a mesma sonhadora reaparece forte e segura de si, montada no Falcão da Libertas, imponente cavalo da raça Campolina. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos Call-center Disk Ingressos tel: 3315-0808 (de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9h às 18h), na bilheteria do teatro Positivo (de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 18h). Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

Sertanejo – Ana Paula Oliveira esbanjando alegria no sertanejão do bar Victoria Villa, no flash de Raphael Pereira.

SHOW-BAILE – Nos últimos dois anos, Frejat, o músico, cantor e compositor que ajudou a escrever parte da história do rock na MPB e hoje é um dos maiores nomes do gênero no Brasil, tem colocado o país inteiro para dançar! Sem perder a pegada roqueira que está na essência de sua música, Frejat chega a Curitiba com a sua nova turnê “O amor é quente”, com o qual relê e renova o conceito de seu último show, “A Tal da Felicidade”. Com realização da Prime, o carioca apresenta seu show-baile no próximo dia 15, às 21h30, em única apresentação no grande auditório Teatro Positivo. Com concepção cenográfica e luzes de Maneco Quinderé, Frejat sobe ao palco acompanhado por Mauricio Barros (teclados e vocais), Billy Brandão (guitarra e vocais), Bruno Migliari (baixo e vocais) e Marcelinho da Costa (bateria e vocais). Quem não pôde ir à edição 2013 do Rock in Rio, terá a chance de assistir a um dos shows mais aplaudidos do festival. Será a oportunidade do público conhecer ao vivo suas novas canções “Me Perdoa” e “O Amor é Quente”, recém lançada no iTunes e nas rádios do país, e que está incluída no repertório do show que remonta a memória musical do artista nos momentos mais divertidos de sua vida. Composta em parceria com Maurício Barros e Fausto Fawcett, a canção é um rock que traz na letra um firme posicionamento diante da intensidade do fim de uma relação. Além das novas faixas, ele ilustra o setlist com outros temas autorais. Não devem faltar músicas como “Amor Pra Recomeçar” e “Segredos”. É claro, também, que clássicos do Barão Vermelho serão cantados pelo músico, assim como canções de outros compositores como Jorge Ben, Tim Maia, Caetano Veloso, entre outros. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos Call-center Disk Ingressos tel: 3315-0808 (de segunda a sexta, das 9h às 22h, e aos domingos, das 9h às 18h), na bilheteria do teatro Positivo (de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 18h). Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

<,td>

Morgenau – Sucesso total os matinês e bailes infantis de carnaval realizados pela diretoria da Sociedade Morgenau. Durante três dias o salão ficou lotado, por sócios e filhos, que brincaram o reinado de Momo recordando velhas marchinhas e músicas que fizeram a alegria os pequenos foliões. A pequena  Manoela, com a mãe Rosângela Azevedo, conquistou o 1.º lugar no concurso de fantasias, recebeu um prêmio especial do diretor administrativo Francisco de Oliveira Neto. Parabéns! Fotos de Jorge Farias.


AVENGED
– A celebrada banda de hard rock “Avenged Sevenfold” anunciou seu  retorno à América do Sul, trazendo seu explosivo show ao vivo para a Argentina, Chile e Brasil, onde se apresentará em quatro cidades diferentes. A turnê brasileira vai passar por São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e faz uma parada em Curitiba, no dia 19 deste mês, às 22h, para uma apresentação no Curitiba Master Hall. O quinteto originário de Huntington Beach, Califórnia, está em turnê mundial para apresentar seu novo álbum, “Hail to the King”, que ficou no topo da Billboard Top 200 Álbuns desde seu lançamento em agosto de 2013, a segunda vez consecutiva que estreiam um álbum direto no topo da parada. Hail do the King ainda emplacou dois  #1 singles na lista Billboard’s Mainstream Rock: “Hail to the King” e “Shepherd of Fire”. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos, tel: 3315-0808. Curitiba Master Hal: Rua Itajubá, 143.

Western – Gisele Decker foi conferir o show da dupla “Álvaro e Daniel”, no Shed Western Bar. Também aproveitaram para comemorar o inicio do feriadão na casa recém inaugurada na Avenida Bispo Dom José. Foto: Fernando Smak.


GUNS N´ROSES
Um dos mais importantes grupos de rock metal de todos os tempos, o norte-americano “Guns N’Roses” está de volta à estrada com sua nova turnê e escolheu a América Latina para o início dos shows. A“South American Tour 2014” passará por Curitiba no próximo dia 30, às 21h, em única apresentação no Estádio Durival Britto e Silva (Rua Engenheiros Rebouças,1.100). Recentemente, a banda fez sua lista de pedidos para compor seu espaço reservado. Como todo bom show de rock que se preze, Axl Rose e sua trupe não dispensam muitas toalhas: são nada menos que 108 toalhas pretas, espalhadas pelos camarins, pelo palco e pelos espaços reservados à produção internacional. Entre os pedidos aos produtores locais, está outra novidade: um espaço privado com um quiropata e um massagista disponíveis para o Guns N’ Roses, além de uma área reservada para os aparelhos de academia, que serão trazidos pela própria trupe dos astros. No cardápio da banda uma babel culinária: eles querem desde comidas típicas brasileiras até pratos asiáticos, tailandeses, indianos e mexicanos, massas italianas e diferentes tipos de carne animal – incluindo churrascos. Para beber, a novidade fica por conta do “Montain Dew”, refrigerante da cor verde limão que é somente encontrado nos Estados Unidos. Os cardápios têm ainda sugestões vegetarianas com diversos tipos de saladas, que precisam incluir espinafre e um mix de folhas verdes. Nada de desperdício no mundo do rock. A banda quer um cuidado especial da produção local com o material utilizado: pratos e talheres que não sejam descartáveis, comidas orgânicas, produtos e materiais recicláveis, e itens que promovam consciência ambiental. No “Hospitality Room”, onde a banda receberá seus convidados antes e depois dos shows, somente garrafas recicláveis. O Guns N´Roses atualmente é formado pelo vocalista Axl Rose, DJ Ashba (guitarra), Dizzy Reed (teclados), Tommy Stinson ,(Baixo), Richard Fortus (Guitarra), Ron “Bumblefoot” Thal (Guitarra), Chris Pitman (teclados) e Frank Ferrer (bateria). Formada em Hollywood, Los Angeles, Califórnia, em 1985, já lançou seis álbuns de estúdio, três EPs e um álbum ao vivo. O co-fundador e líder Axl Rose e o tecladista Dizzy Reed são os únicos membros da formação clássica no atual Guns N ‘Roses. A banda já vendeu 100 milhões de cópias em todo o mundo, sendo cerca de 43 milhões somente nos Estados Unidos. Só o seu álbum de estreia em 1987, “Appetite for Destruction”, vendeu cerca de 28 milhões de cópias no mundo todo. O último disco lançado foi em 2008, intitulado “Chinese Democracy”. Dono de sucessos como  “Sweet Child O’ Mine”,  Welcome to the Jungle” e “Paradise City”, o Guns N´ Roses não se apresentava no Brasil desde 2011, quando encerrou o Rock in Rio. Esta será a terceira vez que grupo norte-americano passa pelo país. Além da capital paranaense, as apresentações em solo verde-amarelo serão realizadas nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (dia 20), Belo Horizonte (dia 22), Brasília (dia 25), São Paulo (dia 28), Florianópolis (dia 1.º.04) e Porto Alegre (dia 3.04). Depois, a turnê segue para Argentina e Paraguai.Após a passagem pela América do Sul, o Guns seguirá para shows na Europa e Estados Unidos. Os ingressos à venda através do site www.blueticket.com.br, call-center 4062-1214 e nas Lojas Multisom (Shoppings: Total e Palladium, e na Rua Marechal Deodoro,222). 

Yankee – Elysiane Bohun foi conferir a animada programação do Yankee American Bar, no Batel. Foto de Jorge Farias.

FESTIVAL DE TEATRO – A partir da noite de 25 deste mês, quando começa a 23.ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, a capital paranaense se transformará num grande e vibrante palco onde entrarão em cena, até o dia 6 de abril, mais de 430 companhias de 19 estados brasileiros e de quatro países. Durante doze dias, o evento ocupará 65 espaços, entre ruas, calçadões, parques e praças, além dos principais teatros da cidade, promovendo um encontro entre pessoas, artes cênicas e entretenimento. A venda de ingressos estão sendo feitas pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e também nas bilheterias de Curitiba, localizadas no Shopping Mueller, Palladium Shopping Center e ParkShopping Barigui. Nesta edição, a programação da Mostra inclui 35 espetáculos, sendo sete estreias nacionais e quatro de grupos estrangeiros. O Fringe, espaço aberto à participação de companhias interessadas em mostrar seu trabalho ao público, crítica e “olheiros” que acompanham o Festival, terá 400 montagens e dez eventos, no conjunto, vinte a mais do que no ano passado. O Festival contará, também, com outras atividades já consagradas: Risorama – festival de humor com stand up comedy e personagens -, Mish Mash – série de apresentações de variedades, incluindo mágica e arte circense -, Guritiba – programação voltada às crianças – e Gastronomix – quermesse de alta gastronomia com renomados chefs brasileiros. Um programação focada exclusivamente em teatro de rua – Sesi na Rua – possibilitará ao público assistir espetáculos de companhias que utilizam o espaço público como cenário. Essa mostra inclui a peça “El hombre venido de ninguna parte”, da companhia chilena Gran Reyneta, “O pequeno manual do cavaleiro andante”, “A Pereira da tia Miséria” e “Os gigantes da Montanha”. A programação traz ainda os ensaios abertos de “Nus, Ferozes e Antropófagos”, produção franco-brasileira que reúne a companhia brasilei,ra de teatro, o coletivo Jakart/Mugiscué e o Centro Dramático Nacional de Limousin, ambos franceses. Tem direção de Marcio Abreu, da companhia brasileira de teatro, e dos franceses Pierre Pradinas e Thomas Quilladert. Leandro Knopfholz, diretor do Festival, destaca alguns aspectos importantes da Mostra. “Trabalhamos para formar um retrato abrangente do teatro brasileiro, combinando clássicos, nova dramaturgia, novas maneiras de encenar e a comunicação com outras artes”, conta. Nesta edição de 2014, ele indica tendências como a maior abertura para o cenário internacional, o espaço para companhias estáveis, espetáculos inspirados por experiências pessoais (“BR Trans e “SPAM”, por exemplo) e, ainda, a presença da música, seja em musicais na concepção clássica ou não (“Jim”). A curadoria da Mostra foi feita pelo trio formado por Tania Brandão, Lucia Camargo e Celso Curi. Uma das diretrizes seguidas para chegar à grade final foi procurar retratar o panorama nacional das artes cênicas, desde a linguagem até o conteúdo. Tania Brandão destaca essa busca ao assinalar que “o país ferve, transborda inquietude, e o Festival traz uma imagem humana desse turbilhão hoje”. Segundo ela, não faltam “diferenças, confrontos, igualdades; olhares diversos e cenas múltiplas”. Outro ponto marcante da programação deste ano é a presença de companhias estrangeiras. A escolha foi precedida por viagens de investigação. Celso Curi lembra que a internacionalização do teatro é hoje uma enriquecedora realidade. “Caminhos estreitos e localizados estão em processo de ampliação. A movimentação tem gerado um círculo vital para a arte, pois a importação e a exportação oxigenam o processo criativo. É saudável sair de suas aldeias, para não dizer zona de conforto. O contato efetivo com um pensar muito parecido, porém, muitas vezes, com outra pegada, ajuda os dois lados a verem que não estão sós em seus mergulhos e necessidades”. Lucia Camargo também destaca a importância dessa internacionalização da Mostra e ressalta o valor da diversidade que o evento proporciona. “Como um dos mais importantes e polêmicos do país, o Festival de Curitiba consolida também uma ‘janela’ internacional, contemplando ainda a programação democrática do Fringe”, afirma.

Curitibano – Muita animação, fantasias e descontração marcaram o tradicional baile de Carnaval do Clube Curitibano, que ocorreu no Carnaval. A festa no clube anima os carnavais desde 1882, integrando o calendário da folia curitibana. Com inspiração nos ícones da festa, como as sombrinhas do frevo pernambucano e as baianas de Salvador, os foliões pularam ao som de marchinhas e ritmos brasileiros pela Orquestra Democratas. Nas fotos de Marcelo Krelling, acima, as amigas Patricia Moretto e Valéria Zaguini. Abaixo, Marloá e Gilson Osternack.


HUMOR REFLEXIVO
– O diretor Gilberto Gawronski, figura frequente e sempre esperada do Festival de Teatro de Curitiba, e a comediante Guida Vianna, cujo trabalho o público pôde conferir no cinema em “Minha Mãe é uma Peça” e na tevê em “As Canalhas”, são o elenco de “2 X Matei“, que traz o humor reflexivo de dois textos do romeno Matéi Visniec. O espetáculo faz sua estreia na Mostra 2014 e tem apresentações no Guairinha (auditório Salvador de Ferrante), dias 26 e 27 deste mês, às 21h. O primeiro texto da montagem é “O Último Godot”. Escrito em 1987, leva à cena um personagem que sequer existe reivindicando uma participação maior na de Beckett, “Esperando Godot”. Em “O Rei, o Rato e o Bufão do Rei”, o segundo texto escolhido para compor o espetáculo, um rei e um bufão esperam num calabou&ccedi,l;o suas execuções, enquanto o povo que depôs o regime os esqueceu, em festa nas ruas. O nome do espetáculo, que está na Mostra 2014 do Festival, é uma referência à celebre montagem 4 X Beckett, de Gerald Thomas, homenageando assim dois artistas que foram mestres dos dois atores: Sérgio Britto e Ítalo Rossi. Além da unidade temática do autor, o diretor Gilberto Gawronski destaca a temática da hierarquia vista como algo risível. A abordagem do tema é simples e sofisticada, num teatro que investe mais na mediação das palavras e menos na das pirotecnias cênicas. “O grande interesse que o público pode ter em “2 X Matei” é o quanto ele fala de nossas atuais insatisfações sociais”, diz Gawronski. Gawronski cita o autor ao justificar a montagem. “O artista tem de ser sutil para reconhecer as formas de manipulação por meio da publicidade, da moda, da indústria de entretenimento, da sociedade de consumo, dos slogans de comércio e da linguagem das mídias. Com frequência, nesses países ‘livres’, onde o ditador é o mercado, descobre-se que a lavagem cerebral se esconde atrás da máscara da liberdade. Portanto, é uma tarefa mais difícil identificar o mal nas sociedades democráticas, mas é essa a missão dos artistas”, afirma Matei Visniec. 

Gastronomia – Nos próximos dias 22 e 23, a cidade de Curitiba vai ganhar a sexta edição da Alto Juvevê Gastronomia, feira gastronômica que faz parte do calendário oficial de eventos da capital paranaense. Realizada trimestralmente, a feira vai oferecer preparos exclusivos de restaurantes, bares, cafés e confeitarias da cidade de Curitiba.  Além dos empreendimentos curitibanos, a primeira edição da Alto Juvevê neste ano terá como convidados os chefs Rodrigo Martins, chef executivo dos restaurantes Vino! (SP) e La Varenne (Curitiba); e Reinhard Pfeiffer, ex-chef do Spa da Lapinha e do Resort Costão do Santinho, especialista em gastronomia ovo-lacto-vegetarianos.Outro grande destaque da feira gastronômica ficará por conta da Way Beer, uma das principais cervejarias artesanais do Brasil. A cerveja oficial do evento vai oferecer sua vasta carta de rótulos e será responsável, também, pela harmonização de todos os pratos da feira com cervejas especiais. A Alto Juvevê Gastronomia será realizada na Praça Brigadeiro Mário Eppinghauss, ao lado do Asilo São Vicente, entre as ruas Almirante Tamandaré e José de Alencar, das 11h às 19h. Os preços dos preparos variam entre R$ 5,00 e R$ 20,00. Mais informações no site www.altojuveve.com.br.