Semifinal

Até parece mentira. O nosso supercampeonato nem bem começou e já se aproxima do fim. Neste final de semana, teremos a rodada da semifinal. Hoje, na Arena, o Atlético, esbanjando favoritismo, recebe o Iraty. Mesmo com algumas dúvidas na escalação, o atual técnico rubro-negro, Carlos de Oliveira Carli, o popular Riva, está confiante como nunca. Enquanto isto Val de Mello, comandante do Azulão, preocupado com a qualidade do Atlético, está queimando fosfato para desenvolver um sistema que surpreenda seu adversário.

Amanhã, na vila Capanema, o outro favorito, Paraná Clube, enfrenta o irregular Coritiba. Neste jogo um fato desperta atenção: os dois técnicos já trabalharam no lado oposto. Paulo Bonamigo comandou com sucesso o Paraná, e Caio Sarolli teve boa passagem na supervisão do Coxa. Com conhecimento do adversário, os dois treinadores devem tirar partido das deficiências contrárias. Dentro deste raciocínio, espero algumas surpresas táticas.

Se bem que muitas vitórias, principalmente em clássicos, são frutos de criatividade individual e erros defensivos. Neste jogo especificamente, o Paraná Clube, além de estar num melhor momento, leva dupla vantagem – joga em casa e pelo empate. O atual Coritiba tem muita determinação, porém, para dobrar o Tricolor, precisa jogar mais do que vem jogando. Imagino casa cheia e uma grande partida.

Sociais

A convite do fraterno amigo Tico Fontoura, no inicio da semana, fui saborear um churrasco na sua empresa. Lá encontrei toda familia Fontoura, mais o correto narrador Fernando César e o escritor e colunista Malu. Foi uma noite e tanto, com o querido Gilberto Fontoura animando a turma, com mil histórias da turma do rádio. No final da semana, foi a vez do Geninho. O famoso técnico campeão brasileiro convidou a imprensa para um jantar de despedida. Rodeado de colegas, do rádio, jornal, e televisão, tive a honra de ser o escolhido, em nome da classe, para saudar o Geninho.

Foram momentos de carinho, união, harmonia, e consideração recíproca. Foi na verdade, a certeza que imprensa e profissionais do futebol podem conviver pacificamente, basta ter a sabedoria de respeitar a opinião contrária. Como Geninho e sábio, sabe disto. Na sua despedida, Geninho nos deu um até breve, sinal que gostou desta terra e da sua gente.